Manaus é destaque em feira turística no Japão

A convite do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), a capital amazonense participou de um dos maiores eventos de comércio de viagens e turismo do mundo, a feira internacional Tourism Expo Japan. O destino Manaus foi apresentado na cidade de Osaka, no Japão, no período de 24 a 27 de outubro. Em um estande de promoção turística o projeto Manaus: o Brasil que você só encontra aqui foi exibido causando grande interesse no público presente.

O projeto visa a atração de fluxo turístico para os três maiores eventos promovidos na capital amazonense: Passo a PaçoBoi Manaus e Réveillon da Cidade, e também busca promover, além dos atrativos naturais e culturais da região, outros segmentos de turismo, como a pesca esportiva e cruzeiros fluviais.

A Tourism Expo Japan exibiu uma infinidade de destinos, experiências e performances de palco, que apresentam os encantos de mais de 100 países e regiões. De acordo com o diretor de turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), João Araújo, que participou da feira. O Japão está entre os dez maiores emissores de turistas para o Estado.

Semana Nacional de Conciliação

Os contribuintes inscritos na dívida ativa do Estado vão ter uma nova oportunidade para regularizar seus débitos fiscais com condições favoráveis de parcelamento, que pode chegar até 60 meses. No período de 4 a 14 de novembro, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM) vai promover um verdadeiro mutirão para que os devedores possam sanar suas pendências. As negociações vão ocorrer na esteira da Semana Nacional de Conciliação, que o Poder Judiciário promoverá no período de 4 a 8 de novembro, em todo o país. Porém, a PGE-AM concedeu um prazo maior, e a conciliação poderá ser feita no órgão até o dia 14 de novembro. Muito bom!

Veganismo

Nesta sexta-feira (01), Dia Mundial do Veganismo, as unidades dos supermercados Pátio Gourmet, na Djalma Batista e Morado do Sol, e Emporium Roma, no Adrianópolis, estarão com promoções e degustação de produtos dessa linha, que vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo. Quem adota o estilo de vida vegana não consume alimentos ou produtos (vestuários, cosméticos, entre outros) de origem animal e seus derivados. No Pátio Gourmet e Emporium Roma há uma infinidade de produtos de alimentação e limpeza totalmente veganos. Fica a dica!

Natal com receitas saudáveis

O Sesi está com inscrições abertas para o curso Educação Alimentar – Especial de Natal que vai oferecer alternativas na hora de preparar a ceia natalina sem comprometer a dieta com alimentos muito calóricos. Nas aulas práticas, o cardápio especial vai utilizar basicamente frutas e legumes na composição dos pratos. As vagas são limitadas e o curso acontece de 26 a 28 de novembro, das 14h às 17h, na Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, na Avenida Cosme Ferreira, 3295, no São José. A nutricionista do Sesi, Noemi Pereira, responsável pelo curso, explica que o cardápio será preparado de forma saudável, com material de baixo custo e sem desperdícios. Maravilha!

Inscrições Prorrogadas
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) prorrogou até o dia 29 de novembro o prazo para a submissão de ideias ao Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha/AM, edital Nº 011/2019. As inscrições podem ser realizadas de forma gratuita no endereço eletrônico www.programacentelha.com.br , clicando no mapa do Amazonas. A prorrogação de inscrição não ocorreu apenas no Amazonas, o mesmo movimento foi observado em outros estados. O Programa Centelha é realizado em 21 unidades federativas. No Amazonas, o Programa é desenvolvido pela Fapeam, em parceria com a Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), e visa apoiar ideias inovadoras para transformá-las em negócios de sucesso.

Prazos para pagamento e descontos no IPVA 

Donos de veículos com placas de final 8, 9 e 0 devem atentar para o encerramento de três prazos importantes relativos ao Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) neste fim de mês: o prazo para pagamento do tributo sem o ônus de multas e juros; para pagamento com desconto de até 10%, por antecipação de recolhimento; e para solicitação de redução de até 20% no valor do imposto, de acordo com a Lei do Bom Condutor (Lei 203/2014). Para as opções de parcelamento, imunidade, isenção, redução na base de cálculo, cancelamentos, descontos e benefícios da Lei do Bom Condutor, o contribuinte deve procurar a Central de Atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-AM), localizada no prédio anexo do órgão, na avenida André Araújo, 150, ou acessar o site www.sefaz.am.gov.br. Fica a dica!

Encontro de Tenores do Brasil

Miquéias William, Hélenes Lopes, Enrique Bravo e Rafael Stein unem suas vozes em noite especial de canto lírico acompanhados pela Orquestra Amazonas Filarmônica, sob regência do maestro Luiz Fernando Malheiro. O VIII Encontro de Tenores do Brasil acontecerá no próximo domingo (03/11), às 19h, no palco do Teatro Amazonas. O Encontro de Tenores do Brasil existe desde 2012 e já faz parte do calendário de eventos da cidade, ganhando projeção nacional e internacional, contando com a participação de talentosos artistas nacionais e regionais. O concerto tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os ingressos custam de R$ 80 a R$ 150 (valores de inteira) e estão à venda no site bilheteriadigital.com.

Festival Assador´ES

Começa nesta quinta-feira (31), mais uma rodada do Festival Assador’ES, no Amazonas Shopping, com encerramento no domingo (03). O evento reúne especialistas em cortes de carnes, apresentando pratos especiais em oito estações montadas no local. No espaço, o público também conta com cervejarias artesanais, shows musicais e área kids. A entrada é gratuita e a programação começa às 17h, nesta quinta e sexta-feira e às 15h, sábado e domingo. Entre as atrações musicais desta semana estão as duplas João Victor e Rodrigo, João Paulo e Mathias, as bandas Rahvox, Cafetão e os Capuccinos, Goodf ellas e Gabriel Sindrone.

Eva Zaïcik no TA

Premiada no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica 2018, a jovem mezzo-soprano Eva Zaïcik se apresenta às 20h desta quinta-feira (31), no Teatro Amazonas. O concerto terá a participação da Amazonas Filarmônica sob a regência do maestro Marcelo de Jesus. O recital, que tem entrada gratuita, terá no repertório obras do compositor francês Hector Berlioz (1803-1869) e faz parte da programação da Série Guaraná XVI, promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio do Guaraná Antarctica. A classificação é para 10 anos.

BDay

Margareth Mousse de Souza, Eymar Pereira, Claudia Pedrotti, Chester Gontijo (em Brasília-DF), Dirce Souza, João Miguel Langbeck Soares, Zeila Hebron, Demisson Rosário (em São José-SC), Denise Benchimol Rezende e Geovanna Amorim, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Gerente geral do Banco Safra em Manaus, a bela Claudia Pedrotti celebra nesta quinta-feira mais uma virada de folhinha. Cheers
Ao lado de sua elegante Hebe, o engenheiro Eymar Pereira festeja hoje mais um outubro na sua vida. Parabéns
Carol Carvalho e Ivo Melo finalizando os preparos do festaço que vai comemorar em grande estilo o primeiro ano de sua amada filhota, a fofíssima Valentina (Pedrinho Aguiar)
Os amigosAlmerinho Botelho e Iriane Câmara em recente agito gastronômico no Clube do Trabalhador (Pedrinho Aguiar)
Kathy Oliveira e José Carlos Calil, unidos pelo amor e cumplicidade. Dois queridos (Pedrinho Aguiar)
As primas Mazé Chaves de Oliveira e Baby Rizzato celebrando a vida em grande estilo (Pedrinho Aguiar)
Premiada no Concurso Rainha Elisabeth da Bélgica 2018, a jovem mezzo-soprano Eva Zaïcik se apresenta à noite desta quinta-feira no Teatro Amazonas (Divulgação)
Plena nos seus 350 anos, Manaus, a capital da Amazônia Ocidental foi apresentada com sucesso em um dos maiores eventos de comércio de viagens e turismo do mundo, a feira internacional Tourism Expo Japan (Reprodução)