Morre, aos 80 anos, o cenógrafo e artista plástico Óscar Ramos

Internado desde o dia 05 de junho no Hospital Beneficente Português, quando deu entrada com quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC). o cenógrafo e artista plástico Óscar Ramos, 80, fez sua passagem hoje pela manhã. Nascido em Itacoatiara, no Amazonas, e reconhecido como um dos maiores nomes da arte contemporânea do Brasil, Óscar Ramos tinha uma longa trajetória com mais de 60 anos de produção, marcada pelo experimentalismo de apelo universal. Atualmente, Óscar desenvolvia projetos de curadoria no Museu da Cidade de Manaus, no Paço da Liberdade. O Amazonas perde um de seus maiores expoentes da cultura. Estamos de luto pela perda desse amigo querido. R.I.P.

Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho), o Governo do Amazonas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e de Segurança Pública (SSP-AM), organizará ações de cidadania atendimentos na área da saúde, caminhada e abordagens de orientação na capital. Nesta quinta-feira serão realizados atendimentos e orientações aos usuários da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), localizada na Avenida Brasil, 70, no Bairro Santo Antônio, das 8h às 14h. No local, serão realizados atendimentos dos profissionais da Delegacia do Idoso, que receberão denúncias, além de darem orientações sobre os programas sociais e cadastro no “CadÚnico”, com agentes da Semasc.

Homenagem ao compositor polonês Wojciech Kilar

A grande pedida desta quinta-feira é o concerto Wojciech Kilar in Memoriam,  com uma seleção de obras-primas do compositor clássico polonês Wojciech Kilar (1932 – 2013), sob a regência do maestro polonês Maciej Sztor. O espetáculo é chancelado pela Embaixada da República da Polônia, com apoio do Consulado Honorário da República da Polônia em Manaus, da Casa Sanguszko de Cultura Polonesa de São Paulo e Governo do Amazonas via Secretaria de Estado da Cultura (SEC). O recital começa às 20h, no Teatro Amazonas. A classificação é livre e a entrada gratuita.
Fica a dica!

Resgate do folclore brasileiro

Junho é um dos meses mais gostosos do ano e o Colégio Martha Falcão vai reunir toda essa animação neste sábado (15), na Festa Junina que terá como tema “Folclore, Nossa Identidade Cultural”. O evento acontece a partir das 17h30, na quadra do Sesc, na Avenida Constantinopla, 288, Campos Elíseos. Segundo a professora e diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão, além de celebrar essa época do ano, a festa irá resgatar nossa cultura popular, o folclore brasileiro. Barracas com quitutes, pescaria, brinquedos infláveis, sorteios de brindes e as apresentações de quadrilha, ciranda, dança do café, axé, boi-bumbá, carimbó e xote fazem parte da programação da Festa Junina .

Na ribalta

Os espetáculos “Preciso Falar” e “Antígona” serão apresentados nesta quinta-feira no Teatro Gebes Medeiros (Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro – térreo do Ideal Clube) em duas sessões. Abordando de forma autobiográfica as vivências de uma jovem negra, “Preciso Falar” será apresentado às 17h30. “Antígona”, uma adaptação da tragédia grega de Sófocles, que se desenvolve a partir da proibição do enterro do irmão da personagem central da história, poderá ser visto às 18h30. As montagens, que fazem parte de um projeto de alunos finalistas do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), têm entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos.

Parceria TIM/ Netflix

A TIM lança uma campanha multiplataforma para comunicar o lançamento do TIM Black Família. O filme produzido em parceria com a Netflix traz cenas com personagens dançando, oriundas de séries e filmes originais do serviço de streaming, como “Stranger Things”, “Orange is the new black”, “Coisa mais linda”, “The Perfect Date” e “The Umbrella Academy”. Já o segundo filme conta novamente com a música All Night do DJ austríaco Parov Stelar, que embala cenas de famílias dançando e usando os serviços do plano. 

Apoio à ciência, tecnologia e inovação

Com investimento da ordem de R$ 20 milhões, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), lança nesta quinta-feira mais sete editais de programas para apoiar a formação de recursos humanos, pesquisa, inovação, difusão e popularização da ciência. O lançamento será realizado no auditório da sede do Governo do Amazonas, na Zona Oeste de Manaus, às 16h, com a presença do governador Wilson Lima.

Caprichoso versus Garantido

A partir das 21h desta sexta-feira (14), o All Night Club, fincado na Avenida Efigênio Salles, 2.085, Bairro Aleixo, abre suas portas para receber o último ‘embate’ entre os bumbás Caprichoso e Garantido, antes do Festival Folclórico de Parintins. O agito, promovido pelo Kwati Club, contará com os apresentadores oficiais dos bumbás, Edmundo Oran e Israel Paulain. A noite contará, também, com a apresentação dos grupos A Toada, residente da temporada 2019 do Kwati Club, e Estrelas.

Inferno & Paraíso

O Cine-Teatro Aldemar Bonates (Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, Avenida Brasil, s/nº, Santo Antônio) apresenta, às 19h desta quinta-feira, a montagem “Deus e o Diabo: O Inferno no Paraíso”, dos alunos de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. A apresentação, que utiliza elementos de Dança e Teatro, faz uma releitura da criação do universo e seus cosmos contando a história da luta de um grupo de Teatro para estrear um espetáculo no período medieval. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

Carnet
Com o lema ‘É hora de arquitetar o bem’, a Dell Anno Manaus e a Portobello Shopp Manaus promovem, no dia 20 de junho, um arraial solidário. Os convites começam a circular em breve./// O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, participou, ontem, da cerimônia militar comemorativa do 154° aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, a data magna da Marinha do Brasil. Bonates representou o governador Wilson Lima.

BDay

Lícia Roque da Cunha, Celso Gioia, Sandra Marvin (em New York City), Isaac Santos, Patrícia Brito e Daniel Sabbá figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas celebrações!

GALERIA

Parintinense da gema, Sandra Reis Marvin festeja hoje em Nova Iorque, ao lado do marido Barry, a chegada de mais um junho na sua vida. Cheers
A queridíssima Lícia Roque da Cunha feliz da vida com o neto Flávio Barros Neto. Lícia é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Santé
Casados há 48 anos, Anna e Maurício Guimarães deixaram Manaus para viver sua eterna lua- de-mel em São Paulo com os filhos e netos. Ah, o amor
Cynthia e Farid Mendonça Júnior, enamorados, bem-casados e gente da melhor qualidade
O jovem empresário Eduardo Vianez de Castro e sua amada Renatta, amor pra toda a vida
Morando e trabalhando em Lisboa desde o começo do ano, Bruno e Liliane Lobato estão felizes da vida com o filho Júnior em terras portuguesas. Gosto deles (Pedrinho Aguiar)
O maestro polonês Maciej Sztor será o regente da audição do concerto Wojciech Kilar in Memoriam nesta quinta-feira no Teatro Amazonas (Andrzej Szumowski)
Reconhecido como um dos maiores nomes da arte contemporânea do Brasil, o cenógrafo e artista plástico Óscar Ramos fez sua passagem nas primeiras horas desta manhã no Hospital Beneficente Português, em Manaus, onde estava internado. O Amazonas está de luto (Marinho Ramos-Semcom)