Morre em São Paulo o poeta Jorge Tufic, compositor do hino do Amazonas

Morreu ontem (14), em São Paulo, vítima de um câncer no pulmão, o jornalista e poeta Jorge Tufic , 88 anos, autor da letra do Hino do Amazonas. Nascido em Sena Madureira, interior do Acre em 1930, Tufic era membro da Academia Amazonense de Letras e sócio-fundador da Academia Internacional Pré-Andina de Letras, na cidade de Tabatinga-AM. Em 1976 foi premiado com o diploma “O Poeta do Ano”, concedido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, em reconhecimento à sua grande contribuição literária. Tufic  publicou inúmeros livros, entre eles a “Varanda de pássaros”, “Chão sem mácula”, “Retrato de Mãe” e “Quando as noites voavam”. O poeta transferiu-se aos 12 anos de idade, para Manaus, onde realizou estudos secundários. Ainda jovem militou na imprensa de Manaus, foi também um dos fundadores do Clube da Madrugada e ex-dirigente da Fundação Cultural do Amazonas. Desde 1969, Tufic ocupava a cadeira de nº 18 da Academia Amazonense de Letras, que tem como patrono o poeta Jonas da Silva. Tufic era viúvo e atualmente morava em Fortaleza-CE.

 

 

Portal Manaus Atende

Dando continuidade ao programa de modernização e desburocratização dos processos da Prefeitura de Manaus, a partir desta quinta-feira (15), um novo portal de serviços estará disponível ao contribuinte. O “Manaus Atende” ampliará o atendimento às empresas e aos cidadãos, centralizando em único portal os serviços de órgãos licenciadores, como as secretarias municipais de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus). Para consolidar o novo conceito de serviços de apoio à atividade empresarial e empreendedorismo em Manaus, a partir do dia 19, será ampliado também o atendimento do programa “Manaus Atende” no Shopping Philippe Daou, na zona Leste, com orientação aos contribuintes para o novo procedimento na abertura e regularização de empresas. O posto físico, além de possibilitar a abertura de novas empresas e fomentar o empreendedorismo, tem o intuito de orientar e prestar consultoria ao cidadão.

 

Curso de Cuidador de Idoso

A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional – (Espi), abre as inscrições para o primeiro Curso de Cuidador de Idoso – “Cuidadoso” — deste ano. A capacitação já formou mais de 2,8 mil profissionais desde 2006. A primeira fase do processo seletivo é a pré-inscrição por meio do site da Fundação (doutorthomas.manaus.am.gov.br), no período de 21 a 23 de fevereiro, ou até alcançar o limite das 240 vagas oferecidas.  É importante que o candidato leia o edital também disponível no site. A relação dos pré-inscritos estará disponível no site da FDT partir do dia 24 de fevereiro. Na segunda fase, os candidatos selecionados deverão comparecer ao Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado à rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, entre os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018, no horário das 8 às 12h ou das 14 às 17h, para efetuar sua inscrição e agendar data para entrevista e preenchimento de questionário munidos de documentos.

 

Combate ao abandona de incapaz

Com o objetivo de conscientizar a população e diminuir o índice de crimes contra as crianças no Estado, o deputado estadual Carlos Alberto (PRB) deu entrada na mesa diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), de um Projeto de Lei que visa criar uma semana estadual de atenção e combate ao abandono de incapaz. “Essa iniciativa visa levar para a nossa sociedade informação sobre as consequências físicas e psicológicas, que as pessoas incapazes podem sofrer. Também queremos alertar os pais, filhos e responsáveis sobre as penalidades impostas por lei e que o abandono de incapaz trata-se de um crime”, disse o parlamentar no plenário Ruy Araújo da Casa Legislativa. De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), o Estado registrou no ano passado 289 casos de abandono de incapaz, sendo que 39 ocorrências foram no interior e 250 crimes desta natureza ocorreram na capital amazonense. Abandono de incapaz é um crime previsto no artigo 133 do Código Penal Brasileiro (CPB). A transgressão ocorre se o infrator abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono.

 

Fisiologia da Reprodução de Peixes

Pesquisadores interessados em participar do 11º Simpósio Internacional sobre Fisiologia da Reprodução de Peixes já apresentaram seus trabalhos para fazer a submissão do resumo. O evento ocorrerá entre os dias 3 e 8 de junho de 2018, no Tropical Manaus Ecoresort, na Ponta Negra. Com base no mérito científico, parte dos resumos serão selecionados para apresentação oral. “Os pesquisadores da Região Norte, especialmente do Amazonas, terão uma oportunidade ímpar de interação com a comunidade científica mundial”, enfatiza o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), Luiz Renato de França, responsável pela coordenação do evento. O Simpósio Internacional sobre Fisiologia da Reprodução de Peixes reunirá na capital amazonense especialistas de diversas partes do mundo para debater as mais recentes descobertas científicas da área. Entre os palestrantes confirmados, está Olivier Kah, do Centro Nacional de Pesquisa Científica, na França; Wei Ge, da Universidade de Macau, na China; Goro Yoshizaki, da Universidade de Ciência e Tecnologia Marítima de Tóquio, no Japão; e Graham Young, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

 

Tira ressaca do Carnaval

Independente de quem abusou ou não da diversão no Carnaval, o Arena Pub apresenta nesta quinta-feira, sua festa ‘tira ressaca’. Quem comanda o agito nessa edição especial do “Forró do Netão” são as bandas Meu Xodó, 100% Abusado e Xiado da Xinela. Os show’s começam a partir das 22h, no espaço que fica na entrada do shopping Arena Mall, à avenid Pedro Teixeirsa (entre as avenidas Constatino Nery e Djalma Batista). Ninguém paga para entrar na casa até 00h. Depois desta hora será cobrado ingresso.  Aqueles que forem ‘clicados’ pelo fotógrafo oficial da festa, que estará circulando pela pista de dança, terão suas fotos disponibilizadas na página: facebook.com/Forrodonetaoofical. Fica a dica!

 

Passarela

Sebastião Guerreiro, Suely Paes Barreto, Said Hossary, Andréa Arcanjo, Alberto Leal Júnior, Glau Pereira, Fábio Falabella, Márcio Lopes, Thiago Nascimento e e Vladimir Herculano, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Despedindo-se de Manaus, para retornar à sua segunda base, em São Paulo, o investidor Zeca Nascimento abriu, no sábado, as portas de sua morada na no Centro antigo, para receber uma turma de amigos em torno de uma suculenta feijoada carnavalesca, preparada com esmero pelo cozinheiro da casa, Braz Ponfitory. O encontro foi 10!

As famílias com renda a partir R$ 1,6 mil até R$ 2,6 mil terão agora a oportunidade de realizar o sonho da casa própria, através do financiamento do imóvel pelo Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). A Direcional Engenharia está lançando o primeiro empreendimento na faixa 1,5 em Manaus, o Conquista Tarumã.

Claudia e Mario Bernardino escolheram a bela Itália para passar os dias agitados do Carnaval. Os pombinhos estão em clima de lua de mel, revisitando os pontos turísticos da cidade e se refestelando com a boa culinária e os vinhos da Cidade Eterna. Isso é que é saber viver a vida!

O major da PM, Agnelo Júnior, presidente da Confraria Flajorge recebe amanhã, com um jantar na Praça dos Amigos, associados e convidados em torno do ex-jogador do Flamengo, Ronaldo Angelim, que vem prestigiar a festividade e apadrinhar a 10ª versão da Banda Flajorge, que saiu pelas ruas do bairro São Jorge, no sábado.

Nilson e Ana Gorette Pimentel festejaram ontem mais uma virada de folhinha do filhote advogado Leonardo. A reunião, bem íntima, teve a presença de familiares e amigos do aniversariante. Nilson e Gorette são ótimos anfitriões.

Desde o início de fevereiro, o Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) passou a operar com duas novas lojas: a de brinquedos Ri Happy e o espaço de iguarias regionais Nativo Amazônico. “Estamos muito felizes com a chegada das duas lojas. Cada vez o shopping está empenhado em oferecer, juntamente com os empresários, mais opções de compras aos visitantes do Sumaúma”, afirma a gerente de marketing do local, Emília Popoff.

Outra loja que também passou a operar no início deste mês, foi o coffee shop Nativo Amazônico. O espaço, devidamente decorado com elementos regionais, como o próprio nome diz é roteiro certo para degustar parte da culinária amazônica e seus sabores únicos. Tendo como símbolo o muiraquitã, uma espécie de amuleto que vive nas lendas dos primeiros nativos da Amazônia, o local conta com um vasto cardápio.

Gerente da Praça dos Amigos, Cleide Sousa agitou o espaço na segunda-feira gorda (12), com um animado Baile de Máscaras. Um animado grupo de pagode e a cantora Lyanne Ferreira e o percussionista Waldeck Cardoso animaram a festança. Foi tudo de bom!

Paro por aqui, lembrando que: Jaime e José Covas mais Geraldo dos Anjos estão no Rio. Foram curtir o Carnaval na ‘cidade maravilhosa’. Aproveitaram para conferir os espetáculos musicais da temporada. O trio, além das comprinhas básicas, foram à Marquês de Sapucaí torcer pela vitoriosa Beija-Flor.  Retornam no domingo . Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Cleide Avelino, Denise Macedo, Alba Almeida, Sílvia Tuma, Norma Silva, Ana Rebelo e Valdenice Garcia, um time de mulheres maravilhosas
Beth Castro, Denise Coelho, Gracielza Afonso e Socorro Coimbra, colorindo a Praça dos Amigos
Felipe Roselene Medeiros Cunha já confirmaram presença na reabertura dos jantares na Praça dos Amigos, quando março pintar no calendário
Menga Junqueira, Cleide Sousa, Baby Rizzato e Rita Bacuri, sempre de bem com a vida
O notário Eron Ribeiro e sua Claudia festejando a vida na Praça dos Amigos
Cintione e Cinthia Fonsêca, distribuidoras em Manaus dos famosos vinhos miolo em plena ação de degustação na Praça dos Amigos
O publicitário Carlos Edson Costa e sua sorridente e amada Sandra, gente da melhor qualidade
Um dos artífices da literatura amazônica, o jornalista e poeta Jorge Tufic agora virou estrela nos céus do Brasil (Reprodução Internet)