Sawabona – Mostra Afro Amazonas movimenta o Teatro Chaminé

O Ponto de Cultura Conexão Afro-Amazonas realiza, a partir desta terça-feira até sexta-feira (24), a “Sawabona – Mostra Afro Amazonas” que vai reunir exposição fotográfica, oficina, roda de conversa, palestras e festa com o intuito de desmistificar as religiões de matriz africana ou afro-brasileira. As atividades acontecerão no Centro Cultural Usina Chaminé, de 17h até 21h, com entrada gratuita. O encontro, é uma das propostas contempladas no “Espaço Aberto”, programa realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que permite a ocupação dos equipamentos culturais da secretaria por diversas linguagens artísticas e culturais. A “Sawabona – Mostra Afro Amazonas” integra as celebrações pelo Dia da Consciência Negra, comemorado ontem (20). Para começar, nesta terça-feira,  às 17h, acontecerá a roda de conversa “Mulheres negras nos espaços urbanos: autoestima e empoderamento”, comandada por Marieny Matos e com participação do Ponto de Cultura Conexão Afro, da Associação de Mulheres do bairro da Redenção, do Grios do Quilombo e do Grupo Fala Mulher.

 

Qualidade aprovada
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) encerrou, no domingo (19) sua participação no Salão Duas Rodas 2017, em São Paulo (SP), no Centro de Exposições São Paulo Expo, desde segunda-feira (13). A autarquia se despediu do principal evento do segmento de motocicletas da América Latina com resultados e notícias promissoras, incluindo a potencial instalação de pelo menos duas novas marcas no setor de Duas Rodas do Polo Industrial de Manaus (PIM) a médio e longo prazo e, ainda, a realização de mais de 50 contatos e reuniões executivas com empresários e investidores interessados em conhecer a atuação da Suframa e os benefícios do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e de toda sua área de abrangência. O superintendente Appio Tolentino, ressaltou ainda que a força do Polo de Duas Rodas da ZFM esteve em grande exposição no Salão, uma vez que estandes das diversas marcas já atuantes no PIM, tais como Honda, Yamaha, BMW, Ducati, Harley-Davidson, Triumph, Dafra, Suzuki e Kawasaki, entre outras, foram sucesso de visitação, com a exposição ao público em geral dos principais lançamentos e novidades do setor. Além disso, a mídia especializada reconheceu, novamente, a qualidade dos produtos fabricados na ZFM. Muito bom!

 

Feira Criativa, um sucesso

Em m sua nona edição, a Feira Criativa do Parque Municipal do Mindu que exalta o conceito de sustentabilidade  movimentou o fim de semana oferecendo uma opção a mais para quem visitou, neste final de semana, a unidade de conservação situada no Parque Dez, zona Centro-Sul de Manaus. Com 20 expositores, a feira reuniu artesãos com os mais variados tipos de produtos feitos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos. Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, a feira é um espaço que consolida a proposta do trabalho de educação ambiental desenvolvido pela gestão ambiental do município, seguindo a orientação do prefeito Arthur Virgílio Neto de dar visibilidade às áreas protegidas municipais. Na oportunidade, o secretário Nelson Júnior adiantou que o Parque Municipal Lagoa Senador Arthur Virgílio Filho, no Japiim, também administrado pela Semmas, estará aberto para outras edições da feira. Amanda Guimnarães, coordenadora do Projeto Arte em Movimento, diz que a realização da feira no Parque do Mindu foi positiva para os artesãos e expositores e que a intenção do Projeto é dar continuidade à parceria em 3018.

 

Um 70tão de bem com a vida

O jornalista amazonense Vicente Limongi Netto completa, nesta terça-feira, em Brasília, onde mora e trabalha, 73 anos. Limongi costuma dizer, “vivo, quero viver, amo a vida”. Conhecido por sua combatividade e lealdade aos amigos, o jornalista não abandona um amigo na estrada. Guarda com carinho  opinião do ministro aposentado e acadêmico, Marcos Vilaça, salientada por Hélio Fernandes, em 1992, na Tribuna da Imprensa: “Parabéns pelo teu caráter. Um homem que não abandona os amigos, é totalmente confiável”. Parabéns, amigo, que venham mais novembros na tua vida.

 

Nova Parceria

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Japão firmam, nesta terça-feira, nova parceria para a construção de dois poços artesianos, que ampliarão o atendimento à demanda de abastecimento de água potável das comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, unidade de conservação municipal localizada à margem direita do Rio Negro, distante 25 minutos de Manaus. Os poços serão construídos dentro do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Segurança Humana do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Manaus concorreu com outras cidades de cinco Estados da Amazônia e foi novamente contemplada com recursos da ordem de US$ 71,9 mil para a execução do projeto. Esta é a segunda parceria firmada entre ambas as instituições para o benefício das comunidades da RDS do Tupé. É por aí!

 

Honraria Merecida

O médico urologista amazonense Dr. Anoar Samad será homenageado com a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, no próximo dia 30 de novembro, no Plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM). A medalha é a maior honraria concedida pela Casa Legislativa pelos relevantes serviços prestados à sociedade manauara. Anoar Samad tem quase 25 anos de experiência na área da Urologia e é reconhecido internacionalmente por sua atuação no Amazonas, realizando cirurgias pioneiras no Estado como a cirurgia de câncer de próstata, conhecida como Prostatectomia radical, cirurgia de SLING Spark para tratar incontinência urinária feminina e a cirurgia de retirada da bexiga e confecção de uma nova para tratar câncer de Bexiga. A propositura é do o vereador Marco Antônio Souza Ribeiro da Costa (Chico Preto). Distinção merecidíssima!

 

Missão Comercial
O Ministério de Comércio Exterior e Turismo e o Vice Ministério de Comércio Exterior do Peru, com apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizam, amanhã (22), a “II Missão Comercial e Logística Peru em Manaus”. O simpósio vai ocorrer das 8h às 13h no Salão Rio Negro do Hotel Quality e contará com a participação do embaixador do Peru no Brasil, Vicente Rojas, e do vice-ministro do comércio exterior peruano, Edgar Vásquez. Dentre os participantes do workshop, estão superintendente da Suframa, Appio Tolentino, o presidente da presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antônio Silva, o presidente da Federação do Comércio do Amazonas, José Tadros, e o presidente da Amazonastur, Orsine Júnior, além de representantes estaduais e municipais da região, empresários estrangeiros e locais. Na ocasião, serão debatidos temas da interconexão multimodal pelas hidrovias amazônicas e pela rodovia transoceânica do norte peruano, bem como a conexão via porto da província de Callao até Manaus. Além da apresentação “Oportunidades de alianças comerciais Peru-Brasil”, será realizados o debate “Oportunidades comerciais e conexões logísticas entre o Peru e o Amazonas” e uma rodada de negócios do setor comercial – para segmentos alimentícios e metalúrgicos.

 

Vigilância da qualidade atmosférica

Com a proposta de aprimorar a rotina de prevenção na vigilância da qualidade atmosférica, uma vez que muitas doenças estão associadas à poluição, cada vez mais, acentuada dos centros urbanos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza nesta terça-feira, o “Seminário de Vigilância em Saúde de População Exposta a Poluentes Atmosféricos – (VigiAr)”. O encontro, realizado pelo Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (Devae) da Semsa, reunirá universitários, servidores e gestores das instituições parceiras, além interessados na temática, a partir das 8h, no auditório da Escola Normal Superior, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul. O sistema VigiAR é uma das estratégias para o monitoramento do ar em áreas de maior potencial de poluição e para a tomada de decisões relativas à redução de risos à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, anualmente, a poluição do ar mate oito milhões de pessoas no mundo.

 

Medalha do Mérito Imaculada Conceição

O presidente de honra da Associação Amigos da Catedral, Dom Sergio Castriani e a presidente executiva, Carmen Novoa Silva, estão convidando para a solenidade de outorga da Medalha do Mérito Imaculada Conceição. Os homenageados deste ano são: padre Luiz Gonzaga de Souza, irmã Jacy Dutra Pessoa, desembargadora Maria das Graças Figueiredo, Max Carphentier e Centro Educacional Santa Terezinha. A solenidade será realizada no próximo dia 6 de dezembro, às 18h30 na Catedral Metropolitana de Manaus. Ao término, será servido um coquetel patrocinado pelo casal José Ricardo e Carmen Novoa Silva.

 

Passarela

Priscilla Antony, Ramiz Braga,  Mychelle Mattos Monteiro (no Rio) e meu querido amigo Vicente Limongi Netto (em Brasília-DF), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Zeca Nascimento reúne, no próximo dia 4 de dezembro, no seu casarão do Centro, amigos queridos para a sua confraternização natalina anual. O cerimonialista Alberto Chã Filho ficou encarregado de fazer os convites. encontro promete ser dos mais animados, já que o Zeca é um anfitrião nota 10. Compromisso agendado!

O Governo Federal emitiu, no domingo (19), o comprovante eletrônico que renova o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) do Município de Manaus. O procedimento, que acontece a cada seis meses, é o reconhecimento de que o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) da capital amazonense cumpre os 35 critérios e exigências estabelecidos em lei sobre normas de boa gestão, assegurando o pagamento em dia dos benefícios previdenciários. Muito bom!

A queridíssima Roberta Camila Imbiriba Salgado está em Manaus. Veio para lançar, no sábado (25), no Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), seus livros Tropicália – com poemobjetos que integram a obra Tropicalia, de Helio Oiticica e Verdes Correntes,editados pela Azougue do Rio de Janeiro. O encontro, marcado para as 10h, promete reunir amigos e admiradores da autora.

O posto do Sine Manaus da Ouvidoria Municipal está buscando, nesta terça-feira, candidatos para nove vagas de emprego: almoxarife, operador de empilhadeira (duas vagas) gestor de pessoas, motorista de carreteiro, vendedor de automóveis, funileiro de veículos, auxiliar de cozinha e auxiliar de churrasqueiro. O posto do Sine Manaus da Ouvidoria Municipal fica na Afonso Pena, 38, Praça 14, ao lado do SAMU.

O Pé de Serra do Moai desta terça-feira será em clima de aniversário. Um dos principais nomes do Forró em Manaus, o cantor Toinho (da banda Forró Show) aproveita a festa para comemorar mais um ano de vida, ao lado do público forrozeiro. Os convidados da noite são Xotezin, Jardel Santos e o DJ Geraldinho que agitam o evento a partir das 21h.

A comunidade da Colina do Aleixo, na zona Norte, se mobilizou para participar, na manhã de(18)  de uma ação de plantio de mudas frutíferas. A iniciativa faz parte do Projeto Pomares Urbanos, do Poder Municipal, que visa promover o reflorestamento de trechos degradados de áreas verdes com mudas frutíferas, além de sensibilizar os moradores do entorno. Ao todo, foram plantadas 100 mudas de espécies variadas. Muito bom!

A realização da 4ª Corrida Manaus pela Paz do Trânsito marcou, na manhã de domingo (19), a atividade da Prefeitura de Manaus, pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. A competição, organizada pelo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), reuniu mais de 400 participantes da prova esportiva de rua com percurso de cinco quilômetros.

As inscrições para o curso de Inclusão Digital começam, nesta terça-feira e seguem até amanhã (22), das 8h às 13hna sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad). O curso, que tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é voltado para feirantes, trabalhadores agrícolas e demais trabalhadores autônomos com algum vínculo rural e que desejem aprender as ferramentas básicas da informática.

Paro por aqui, lembrando que: a Semana da Juventude teve início, ontem (20), Dia da Consciência Negra, com o show “Personalidades Negras”, no Teatro Amazonas. O acontecimento marcou, ainda, a celebração dos 10 anos do Festival “Até o Tucupi”, que este ano chega a sua 12ª edição e será realizado dentro da programação da Semana da Juventude. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Em Brasília, o aniversariante desta terça-feira, Vicente Limongi Netto feliz da vida com a filha Carla e o neto Federico. Cheers
O médico urologista amazonense Anoar Samad receberá no proximo dia 30 de novembro, merecidamente, a Medalha de Ouro Cidade de Manaus
Roberta Imbiriba Salgado lança sábado, Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, seus livros Tropicália e Verdes Correntes
Ao lado do marido Raimundo Lelis Júnior, Mychelle Mattos Monteiro celebra hoje no belo Rio, mais uma virada de folhinha. Parabéns
Rosa Mendonça, Artemis Soares e Carmen Novoa Silva, encontro de imortais na Academia Amazonense de Letras
Lúcia Viana, Helena Frazão, Aninha Seixas e Menga Junqueira, amigas queridas marcando presença na Casa Leopoldo, no Adrianópolis
José Geraldo dos Anjos e Jaime de Araújo Covas, em recente encontro literário na Academia Amazonense de Letras
O Ponto de Cultura Conexão Afro-Amazonas movimenta o Teatro Chaminé até sexta-feira com a mostra ‘Sawabona’ (/Reprodução)

 

 

 

1 comentário em “Sawabona – Mostra Afro Amazonas movimenta o Teatro Chaminé”

Comentários estão fechados.