Governador Amazonino Mendes recebe comitiva para discutir a construção do presídio federal no Iranduba

Na tarde de ontem (11), o governador Amazonino Mendes e o secretário de Estado de Administração Penitenciária Cleitman Coelho receberam a visita de representantes do Governo Federal para tratar da possível construção de uma Penitenciária Federal em Iranduba. Representaram o Governo Federal, Jefferson Almeida, diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional – Depen do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Cíntia Rangel, diretora do Sistema Penitenciário Federal – SPF/Depen,  Alexander Santos, assessor do Depen no Amazonas, e  Alessandro Cohen, superintendente de Patrimônio da União no Amazonas do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Durante a reunião, as autoridades federais apresentaram ao Governador e ao Secretário as vantagens econômicas e sociais que o município de Iranduba receberia com a construção da Penitenciária Federal, bem como o reforço que ocorreria no sistema de segurança pública do Amazonas, com destaque para a forte atuação do Depen na área de Inteligência. Ficou esclarecido que; a construção da Penitenciária Federal em Iranduba integra o Plano Nacional de Segurança Pública lançado pelo Governo Federal no início deste ano como resposta à escalada da violência em todo o país e, em atenção especial, à crise no sistema prisional no Estado do Amazonas. O governador Amazonino Mendes que, inicialmente, havia se posicionado contrário à construção de uma unidade penal federal em Iranduba, se comprometeu a reavaliar a questão após a realização de estudos técnicos complementares que incluirão uma visita ao Governo do Estado de Rondônia para verificar in loco a situação da Penitenciária Federal em Porto Velho, uma das cinco unidades penais federais existentes no Brasil.

 

 

Trend Decor Manaus

Para celebrar o Dia do Arquiteto, a Dell Anno Manaus promove, em parceria com a Art Pedras, a Studio Casa e a Sierra Manaus, nesta quinta-feira, dia 14, no Le Lieu, o Trend Decor Manaus, com as presenças da publicitária e consultora de tendências, Andrea Bisker e de Marcos Bodini, que desempenha projetos de concepção e implementação voltados à área de sustentabilidade ambiental.

 

Natal Solidário 

Músicos, cantores, dançarinos e outros profissionais que atuam em áreas similares se unem para promover, nesta quinta-feira (14), o evento “Intervenção Artística Natal Solidário”. O encontro, com música e outras artes, será no Teatro Gebes Medeiros, a partir das 18h30. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. O projeto, idealizado pela Tearte Produções Musicais, contará, este ano, com a participação especial da cantora Marcella Bártholo (The Voice Kids) e vários músicos que participaram do espetáculo que ela estreou em Manaus, ‘Dream – o musical’.

 

Colônia de Férias

A criançada vai contar com uma opção de diversão nas férias escolares, a Colônia de Férias – O Fantástico Mundo dos Cartoons, funcionando desde ontem (11), no Colégio Martha Falcão e Pinocchio, no horário das 13h30 e 17h30. A novidade promete diversos benefícios aos pequenos, já que a convivência com outras crianças ensina a compartilhar o espaço e as oportunidades, conviver com diferenças, aperfeiçoar conhecimentos sobre direitos e deveres e cultivar amizades. Segundo a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), Nelly Falcão de Souza, a atração é uma oportunidade para aproveitar o recesso escolar para se integrar com outras crianças e participar de atividades do dia a dia, que podem auxiliar no desenvolvimento. Muito bom!

 

Avaliação Positiva

Uma pesquisa feita pela empresa #PESQUISA365 Informações Inteligentes do dia 23 a 29 de novembro, em Parintins, aponta que o governo do prefeito Bi Garcia e vice Tony Medeiros é avaliado positivamente por 79,4% das pessoas consultadas. O número de aprovação leva em consideração a somatória das avaliações feitas como ótimo, bom e regular. Para o prefeito Bi Garcia, a pesquisa é um reflexo de um governo comprometido com a reconstrução de Parintins. “Encontramos uma Prefeitura praticamente falida no início do ano. Mesmo com todas as dificuldades sempre estivemos estimulados a trabalhar para resgatar investimentos para a cidade e fazer obras e ações que atendam aos anseios do parintinense. Para 2018, nossa meta é avançar ainda mais com os convênios que firmamos”, ressalta o prefeito. O vice-prefeito Tony Medeiros destaca que mesmo com a recessão econômica e corte de verbas, a administração municipal buscou maneiras para driblar as dificuldades. É por aí!

 

Prospectando Projetos
Com o objetivo de divulgar os incentivos fiscais disponíveis no âmbito da Amazônia Ocidental, uma equipe técnica da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Sufama) está em missão institucional no Acre e visitou, ontem (11), as instalações das empresas Peixes da Amazônia S.A., localizada no município de Senador Guiomard (a 21 quilômetros de Rio Branco) e Nutrak Indústria de Alimentos para Animais, na capital. A equipe da autarquia é composta pela coordenadora geral de Estudos Econômicos e Empresariais, Ana Souza, pela chefe de Gabinete, Maria Auxiliadora Melo, e pelo coordenador regional da Suframa em Rio Branco, João de Deus. A equipe também se reuniu com o diretor superintendente do Sebrae, Mâncio Cordeiro, e com a diretora de Administração e Finanças, Rosa Nakamura, para discutir a viabilidade da aplicação de recursos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em projetos no Estado.

 

Shopping Phelippe Daou

Em seu primeiro dia de funcionamento, o Shopping Phelippe Daou, localizado à avenida Camapuã, zona Leste da capital, registrou um bom movimento de clientes a procura de bons preços e também para aproveitar a facilidade dos serviços públicos oferecidos no local. O clima ainda é de curiosidade, com muitos microempreendedores organizando suas lojas e com a população impressionada com o tamanho da estrutura, criada pela Prefeitura de Manaus para realocar os ex-camelôs que ocupavam as ruas do Centro. Com 15 mil metros quadrados de área construída, o Shopping Phelippe Daou tem estacionamento para mais de 300 carros, praça de alimentação com 400 lugares, além de centenas de lojas de variedades, que ao longo desta semana devem estar com o funcionamento a todo vapor. A perspectiva é de que, pelo menos, duas mil pessoas passem por dia pelo novo centro de compras populares, aquecendo o comércio da zona Leste e fomentando a geração de emprego e renda na região.

 

Mérito Reconhecido

O professor da rede pública de ensino, Rodrigo Barbosa Fróes, vai receber a Comenda “Ordem do Mérito Legislativo”, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na próxima quinta-feira (14), por indicação do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT). Ocupando o cargo de gestor em uma escola pública na capital, ele implantou um projeto chamado “Escola de Qualidade, Responsabilidade de Todos”, metodologia que transformou a unidade em referência na rede municipal de ensino. A partir da implantação do projeto sob a gestão de Rodrigo, os resultados foram aparecendo. O crescimento do rendimento escolar evoluiu de 74% para 88% no ano seguinte. Também houve uma redução de 50% para 7% no índice de evasão escolar na EJA, segmento que apresentava taxa elevada de desistência, além do avanço da nota de 3,5 para 4,8 no índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb), do ano de 2015. Em 2016, o projeto teve reconhecimento em nível nacional, e Rodrigo Barbosa Fróes recebeu o “Prêmio Victor Civita Educador Nota 10”, no final de novembro do mesmo ano, em Brasília, tornando-se o primeiro amazonense a ganhar o título de melhor gestor do Brasil. Muito bom!

 

Passarela

David Tadros, Louise de Oliveira Braga, Paulo Girardi (em São José do Rio Preto-SP), Alberto Loureiro, Lúcia Kurosawa Santos, Juan Diego Corrêa (em Belém-PA), Fábio Casagrande e Ricardo Santos Tornagui (em Juiz de Fora-MG), figuram na lista dos felizes aniversariantes desta terça-feira. Parabéns!

O Bubuia Restaurante realiza, na sexta-feira (15), a partir das 20h, mais uma edição do ‘Una Noche de Tango’. A animação ficará por conta da cantora Taty Corazon e sua banda. As reservas já podem ser feitas por meio do telefone (92) 99487-7077.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2002, o Museu do Porto passará a integrar o projeto de ressignificação do Centro Histórico de Manaus. Nesta terça-feira,  o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto assina o termo de posse do importante prédio histórico, durante solenidade que será realizada dentro do próprio museu, na rua Governador Vitório com Vivaldo Lima, nº 610, Centro.

Nesta terça-feira, o Pé de Serra do Moai, promove o lançamento do DVD “Xandinho x Toinho”. Os vocalistas das bandas “Balanço da Sanfona” e Forró Show”, vão apresentar aos forrozeiros o registro do show que gravaram no outubro. A noite terá ainda a presença das bandas Xote Puladin eMeu Xodó, e do DJ Geraldinho (nos intervalos) a partir das 21h.

A Great Place to Work elegeu, pelo segundo ano consecutivo, premiou a Distribuidora Equador Petróleo como uma das cinco principais empresas para se trabalhar na Amazônia. A cerimônia foi realizada na última semana, no Restô do Parque, em Belém (PA), promovida pela Revista do PIM Amazônia, parceira do GPTW.

A Claro anuncia que, desde a última sexta-feira (8), o mais recente lançamento da Apple, o iPhone X, está disponível nas lojas da operadora de todo o Brasil. Os aparelhos também podem ser encontrados na Loja Online da operadora – www.claro.com.br/lojaonline

A Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) recebe, nesta terça-feira e quarta-feira, a documentação dos 9.727 classificados no Remanejamento do Bolsa Universidade  2018. O atendimento será realizado das 8h às 18h, na sede da Escola, zona Centro-Sul de Manaus. Olho vivo!

O Laboratório Municipal de Especialidades Prof. Sebastião Ferreira Marinho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), localizado na rua Rio Purus, no Vieiralves, está completando dez anos de atividades, comemorando um crescimento expressivo no número de resultados de exames emitidos. Parabéns!

A Coca-Cola escalou um timaço para sua campanha de verão. Anitta, Luan Santana, Ludmilla, Pabllo Vittar, Projota, Simone & Simaria, Solange Almeida, Thiaguinho e Valesca estampam as novas embalagens de Coca-Cola e Coca Cola Zero Açúcar, que vão trazer a imagem do rosto de cada um, com um trecho de suas músicas.

Paro por aqui, lembrando que: a Cachaçaria do Dedé promove nesta terça-feira, uma animada festa de confraternização com a press local. O motivo? Agradecer a parceria dos colegas na divulgação das ações da empresa ao longo deste 2017, que ora chega ao fim. A partir das 13h no Boteco do Dedé, no Amazonas Shopping. Eu vou. Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

Amizade estimada, personalidade de caráter integro e solidário, o jovem advogado David Novoa Tadros emplaca hoje, seus 40 anos bem vividos. Cheers, mon ami
De férias, na cidade-luz, minhs querida Gracélia Benacon de Oliveira toda feliz, com Paris a seus pés
Dublê de administador de empresas e jornalista, meu considerado Alberto Loureiro festeja hoje, mais uma virada de folhinha,  em Cascais (Portugal), onde mora, após deixar Manaus. Parabéns

 

O deputado Adjuto Afonso indicou o educador Rodrigo Fróes para receber a Comenda “Ordem do Mérito Legislativo”, da Assembleia Legislativa do Amazonas na próxima quinta-feira (14)
O prefeito de Parintins Bi Garcia e o vice Tony Medeiros, a dupla dinâmica que está fazendo o diferencial na Ilha Tupinambarana

 

O secretário da Casa Civil, Sidney Leite, o secretário de Cultura Nenilson Novo e o prefeito de Maués, Júnior Leite, no camatore VIP prestiginado a Festa do Guaran
Prefeito de Maués Junior Leite e a primeira-dama Solange Rocha
Alexander Santos, Cíntia Rangel, Jefferson Almeida (representantes do Governo Federal), governador Amazonino Mendes, Alessandro Cohen e Cleitman Coelho, após reunião que marcou o entendimento para a construção do presídio federal no município de Iranduba (Divulgação)