Museu da Amazônia integra a programação nacional da 11ª Primavera dos Museus

Os museus preservam parte da história. O objetivo da Primavera dos Museus coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) é revelar estas histórias para a população, destacando e valorizando a memória institucional dos museus. Neste ano será realizada a 11ª edição e mais uma vez o Museu da Amazônica (Musa) faz parte do projeto. Para 2017 o tema é “Museus e suas memórias”. No Museu da Amazônia serão duas atividades principais. No Musa Jardim Botânico, no bairro Cidade de Deus, a visita guiada à exposição Peixe e Gente. No Musa do Largo, na Praça São Sebastião no Centro, uma mesa redonda no dia 21 de setembro. A atividade começa às 18h30 e os convidados debatem o assunto “Museus: memórias do antes contadas depois.” Confirmaram presença a historiadora e arqueóloga Tatiana Pedrosa, o arqueólogo italiano Filippo Stampanoni, a socióloga, presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas e ex-reitora da UEA Marilene Corrêa e o antropólogo Alfredo Wagner. A coordenação dos trabalhos será do diretor do Museu da Amazônia, Ennio Candotti. Vale a pena participar!

 

À procura de investidores

Manauense, 24 anos, técnico em manutenção formado pela Fucapi, Igor Araújo Lima pensa alto.  Quer ser um grande empreendedor no ramo da refrigeração. Quer expandir seu negócio e se tornar o importador número 1 da refrigeração. Igor está procurando investidores para alavancar seu negócio, a Zero Grau, uma loja com um dos melhores serviços especializados na capital amazonense. O jovem empreendedor visa um investimento de R$ 350 mil mensais, com promessa de giro rápido nas contas bancárias dos investidores. A ideia é passar de prestador de serviço para Gerente operacional da sua própria empresa. Contato: 99381-5982. A sacada é genial, que venham os investidores!

 

Feira climatizada

Acontece nesta quinta-feira (22), mais uma edição da Feira de Produtos Regionais, no shopping Manaus ViaNorte. O empreendimento recebe 120 produtores rurais de diversos municípios do Amazonas em ambiente climatizado – pela primeira dentro do shopping – onde o público poderá escolher e compra diretamente do agricultor hortaliças, hortifrutigranjeiros, mel, pães, doces, queijos, peixes, ovos, laticínios, produtos orgânicos, artesanato regional e entre outros, que são vendidos por preços acessíveis. A feira funciona todas as quintas- feiras, das 16h às 20h.

 

Ponte interditada

O prefeito em exercício Marcos Rotta, concedeu coletiva sobre os trabalhos com a interdição total na avenida Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, zona Centro-Sul, no trecho que vai da praça de alimentação até a rotatória da UniNilton Lins. A interdição começou às 23h de ontem (19) e ocorreu em virtude do comprometimento da estrutura da ponte da via, que apresenta risco de desabamento. Há cerca de dois meses a prefeitura já atua na reconstrução da antiga ponte, que não resistiu ao desgaste do tempo e das chuvas. As obras deverão estar terminadas no prazo de 60 dias.

 

Carreira, mercado de trabalho e empregabilidade

A escolha da carreira profissional pode não ser uma tarefa fácil para os jovens. Entre questões como curso, universidade, remuneração, perspectivas de mercado e influência de pais e amigos, é necessário saber o que levar em consideração. Para ajudar nesse processo, a Feira Norte do Estudante realiza sua oitava edição em Manaus, entre os dias 27 e 29 de setembro, no Manaus Plaza Centro de Convenções. Durante a FNE, os visitantes participarão de uma extensa programação com 90 palestras sobre aprendizagem, carreira e empregabilidade, além de testes vocacionais, ações culturais, sorteios, oficinas, jogos, painéis e minicursos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site: www.feiranortedoestudante.com.br.

 

1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde

Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade”, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) abre nesta quinta-feira (21), às 8h, no auditório da Faculdade Estácio, unidade Djalma Batista, a 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde (CRVS). A convenção salienta o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, vai propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS) e o fortalecimento dos programas e ações de vigilância em saúde no âmbito dos municípios participantes do Polo de Saúde de Manaus e Entorno e do Estado do Amazonas. Aplausos!

 

Espetáculo de dança

O ritmo, o movimento e as performances tomam do Teatro da Instalação com o espetáculo ‘A quem será que se destina?’, realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, via Secretaria de Cultura do Estado, com o Corpo de Dança do Amazonas, às 19h, quinta-feira (21). O acesso é gratuito e o público pode contar com uma apresentação interativa, colorida, envolvente e, ao mesmo tempo, pessoal. O espetáculo de dança, que teve seu processo criativo exposto ao público durante o “Mova-se: Solos Duos e Trios”, realizado no início de setembro e estreou na sétima edição do Festival Amazonas de Dança, no dia 8 deste mês, foi concebido a partir das experiências e sensações dos bailarinos do Corpo de Dança do Amazonas.

 

Parceria

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e o Centro de Ensino Literatus (CEL), firmaram uma parceria possibilitando o atendimento de mais de 50 idosos, na manhã de ontem (19), por estudantes de enfermagem da instituição. A ação visa prevenir idosos, que estão se preparando para a 19ª edição da Olimpíada da Terceira Idade. Foram aferidas pressão arterial e verificado o índice de massa corporal dos participantes da competição. Com mais de 2,5 mil inscritos a disputa inicia na sexta-feira (22), a partir das 17h, no Parque Municipal do Idoso, bairro Nossa Senhora das Graças. As disputas serão realizadas até o dia 29/9, e os idosos irão competir nas modalidades de natação, atletismo, bocha, bola na cesta, dominó, concurso de dança, entre outros. Muito bom!

 

Passarela

Alane Braga, Eduardo Lasmar e Evanir Rocha Muniz, figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Personalidade respeitada da press baré, a jornalista Baby Rizzato será homenageada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na próxima terça-feira (26), com o prêmio Cidade de Manaus, por seus relevantes serviços em prol da nossa cidade. Homenagem merecidísima, já que a Baby é uma defensora ferrenha dos interesses da nossa terra.

O Shopping Ponta Negra continua com a exposição “Nuances Urbanas”, da artista plástica paranaense Eliane Mezari. Com 24 telas, a mostra traz aspectos sociais, estéticos e subjetivos existentes nas cidades. As obras estarão expostas no Studio Galeria HA, localizado no segundo piso (L2). A visitação é gratuita e segue até o dia 14 de outubro.

A Personal Trainner Lilian Daniel comanda neste fim de semana o Curso de treinamento funcional com a participação do especialista Mauricio Peixoto. O curso acontece na Cia Athletica a partir das 8h30 e vai ensinar modalidades como Bodyweight, fita de suspensão e outras técnicas. 

Com o intuito de melhor atender aos pais e responsáveis, as Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS) informam que já se encontram abertas as matrículas para o ano letivo de 2018. Dentre as vantagens de quem garantir a vaga durante o mês de setembro, estão os descontos e facilidades para o pagamento. Maiores informações pelos telefones (92) 3303-0746 (Pinocchio Centro Educacional) ou no (92) 3303-0700 (Colégio Martha Falcão).

Uma nova casa de shows chega à capital amazonense. O Buxixo Music Food Drink, abre nesta quarta-feira, a partir das 21h. Jardel e banda, Xiado da Xinela, Mão pra Riba e ainda DJ Fernando Araújo tocam no espaço. O local que irá trazer shows de bandas já consagradas na cidade fica na avenida Tancredo Neves, no Parque 10, (antigo Caneco do Jonas).

Estão abertas as incrições para o II Seminário Sistêmico de Atenção Psicossocial ao Servidor Público, que acontece nos dias 27 e 28 de setembro. Os registros, que vão até sexta-feira (22), são gratuitos e online, pelo portal da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi): http://portalespi.manaus.am.gov.br/capacitacao. Serão oferecidas 300 vagas e certificação, esta é a segunda edição do Seminário, que acontecerá no Auditório da Casa Militar.

O NOW, plataforma de vídeo sob demanda da NET e Claro HDTV, traz um especial de tirar o fôlego, com alguns dos melhores programas sobre um dos animais mais temidos do mundo: tubarões. O Especial Tubarões reúne documentários do Discovery que retratam o universo desta fera marítima, para serem assistidos quando, onde e quantas vezes quiser. Bom demais!

O 60º Festival Folclórico do Amazonas segue reunindo a riqueza e a expressividade das culturas populares amazônicas, brasileiras e mundiais na arena no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. O festejo segue até sábado (23), com apresentações de bois-bumbás, danças, cirandas, garrotes, quadrilhas, cacetinhos e tribos da Categoria Ouro.

Paro por aqui, lembrando que; no próximo sábado (23), às 22h, o comunicador Waisser Botelho será homenageado pela Discoteca Crocodilo’s, que na década de 80 foi um dos mais festejados RPs da casa. Quem vai agitar a balada é o excelente DJ Renatinho Rocha. Vai ser bom demais. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Amiga de tantos anos, Alane Braga celebra nesta quarta-feira mais um setembro na sua vida. Cheers
Cheio de metas a alcançar, o jovem empresário Igor Araújo Lima está em busca de investidores para alavancar seus negócios. Quem se habilita
A estrela da multimídia Maze Mourão não para de brilhar. Mazé é o grande sucesso do momento com seu programa ‘Amazônia Mulher’, no Amazon Sat. Nega danada
Eduardo Lasmar festeja hoje com a família e amigos queridos a chegada dos seus 22 anos. Parabéns
A personal trainner Lilian Daniel comanda neste fim de semana o Curso de treinamento funcional com a participação do especialista Mauricio Peixoto
Antonio Silva e Mariano Rebelo, nomes que dignificam o empresariado amazonense
Amigo queridos e nomes do tradicional soçaite baré, Wilson e Clara Brito circulando nos salões da Grande Manaus
Localizado no bairro Cidade de Deus, o Museu da Amazônia (Musa) integra a programação nacional da 11ª Primavera dos Museus, com visita guiada à exposição Peixe e Gente (Reprodução)