Primavera dos Museus terá palestra sobre arqueologia da Catedral Metropolitana de Manaus

Um dos símbolos mais emblemáticos de Manaus, a Catedral Metropolitana de Manaus, é a igreja matriz da cidade. Sua construção remonta aos missionários carmelitas que, em  1695 ergueram a primitiva Matriz de Nossa Senhora da Conceição. A nova obra, entretanto, foi destruída por um violento incêndio em 1850. A atual edificação é em estilo grego, com grande parte do material importado da Europa, principalmente de Portugal. Todos esses fatos e outros serão abordados durante a 11ª Primavera de Museus. No dia 18, as arqueólogas Margaret Cerqueira e Vanessa Benedita apresentam a “Arqueologia Histórica: A Memória da Igreja da Matriz”. Margaret explica que a palestra será direcionada a partir da história arqueológica da igreja, desde sua construção até os dias de hoje. A 11ª Primavera dos Museus é uma proposta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram),Nesta edição contará com a participação de 900 museus em todo o país, com mais de 2,5 mil atividades. Em Manaus, a coordenação é da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Serão promovidas exposições, visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de documentários, no Les Artistes Café Teatro e no Paço da Liberdade.

 

Prêmio de Sustentabilidade

O Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) recebeu, no último dia 13, em São Paulo, o Troféu Prata, na categoria Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade, entregue pela Associação Brasileira de Shopping Centers. A solenidade aconteceu, no Instituto Tomie Ohtake, e premiou o centro de compras pela Feira de Produtos Regionais, em funcionamento desde setembro de 2016, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS). O Sumaúma Park Shopping foi o primeiro mall da cidade a abrir espaço para a agricultura familiar, fomentando a economia do Estado e possibilitando que o consumidor, principalmente os que moram nas adjacências da Cidade Nova, pudesse usufruir de produtos saudáveis e com preço acessível, pois eles são vendidos diretamente pelos produtores. Parabéns pela conquista!

 

Arte Contemporânea

Para além do mercado tradicional de arte, envolvendo colecionadores, galerias e artistas de renome, cada vez mais cenas independentes e novas possibilidades ganham espaço no circuito contemporâneo da arte. Esses novos mercados estão na pauta que Baixo Ribeiro, proprietário, curador e diretor da galeria Choque Cultural (SP), discute em oficina com artistas locais desde ontem (14), no Palacete Provincial. A formação, que segue até sábado (16), integra a agenda do Circuito de Artes Visuais, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.  Além de compartilhar sua experiência, que abrange seus quase 15 anos à frente da Choque Cultural, Baixo Ribeiro espera conhecer mais sobre os artistas e o cenário artístico amazonense. Na visão do curador, o Estado tem potencial para se destacar como um ponto de convergência e circulação da arte, até mesmo em âmbito internacional.

 

Pequenos Negócios

O deputado Adjuto Afonso (PDT) repercutiu, ontem (14), no plenário da Assembléia Legislativa do Amazonas (Aleam), o crescimento dos pequenos negócios, que, atualmente, empregam mais de 16,9 milhões no país, conforme pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada na mídia nacional. “Como presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Micro e Pequena Empresa desta Casa, faço questão de fazer esse registro. É uma prova de que a economia está dando sinais de crescimento, mesmo que tímido, mas já começa a crescer no país, e aqui no nosso Estado certamente. Os números dessa pesquisa mostram que em 2010 nós tínhamos 51% de trabalhadores com carteira assinada, e em 2015 54%”, destacou o parlamentar. Segundo o Sebrae, em 2015, o número de empregados nos pequenos negócios passou de 14,7 milhões para 16,9 milhões, configurando um aumento de 15%. Outro número que o deputado Adjuto Afonso destacou também foi o aumento do número de empregos nesse segmento, já no primeiro semestre de 2017. É por aí!

 

Audiência Pública
A Comissão de Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual Carlos Alberto (PRB) realizará no próximo dia 22, uma audiência pública, que vai discutir a “Saúde Mental infanto-juvenil no Estado” relacionada à campanha nacional do setembro amarelo, que tem o objetivo de prevenir o suicídio. De acordo o parlamentar, o evento vai contar com a participação de autoridades do poder público municipal e estadual, engajadas na luta pelas crianças, adolescentes e jovens do Amazonas. A audiência pública acontecerá às 9h, no miniplenário Cônego Azevedo, na dependências da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

 

Mostra “Arte Expressa”

O Manauara Shopping lança, nesta sexta-feira, a exposição inédita “Arte Expressa”, que fica em cartaz até o próximo dia 30 na entrada do centro de compras, pela avenida Mário Ypiranga. A mostra é composta com obras dos artistas Inos Corradin, João Machado, Lou Borghetti, Marcelo Celau, Paulo Calazans, Roberto Burle Marx, Rosolen, Sônia Menna Barreto,Yutaka Toyota e Júlia Rosolen. Segundo o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti, a atração é exclusiva e uma oportunidade dar ao público uma opção gratuita de conhecer obras de artistas renomados e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. A exposição funcionará no mesmo horário do centro de comparas, que de segunda a sábado é das 10h às 22h e aos domingos das 14h às 21h.

 

Dia do Cliente

Para marcar o Dia do Cliente – festejado em 15 de setembro – a NET vai realizar diversas ações, internas e externas, com o mote “Você é a estrela de todas as nossas telas”, em alusão à campanha Multitelei da operadora. Na loja da Constantino Nery, durante todo o dia, os clientes poderão participar de brincadeiras com o uso do NOW, bem como experimentar os aplicativos minha NET e o NOW também nos smartphones. Além disso, promotoras estarão na frente da Arena da Amazônia, com panfletagem e abertura de faixa alusiva à data, convidando os clientes para visitarem a loja e participarem da programação que inclui distribuição de brindes especiais e exclusivos.

 

”Futuro da Minha Cidade”

As entidades do setor da construção civil do Amazonas realizam a partir das 8h desta sexta-feira, o workshop de implantação do “Futuro da Minha Cidade” (FMC), que visa criar estratégicas e planos para o desenvolvimento urbano do município. A implantação do projeto “O Futuro da Minha Cidade” em Manaus é uma iniciativa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na capital, o projeto é coordenado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM). O sistema será apresentado pelos especialistas e consultores Silvio Barros e Márcia Santin. O encontro vai acontecer no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas  (Fieam), na avenida Joaquim Nabuco, Centro.

 

Passarela

Meu filho Paulo Henrique Aguiar, meu neto João Miguel Pedroza deAguiar, Kelly Reis, Belmiro Vianez Neto, Achilles Fernandes e Sérgio Reis, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Aniversariante da temporada, minha considerada Janete Fernandes abriu,ontem à noite, as portas de sua morada no residencial Adrianópolis, para receber um grupo de amigos para festejar mais um setembro na sua vida. O encontro foi dos melhores.

Nesta sexta-feira, o Bubuia Restaurante (Japiim) realiza a segunda edição do evento ‘Una Noche de Tango’. Além da apresentação dos dançarinos da SoulArt Danças e Eventos, o público presente poderá conferir o talento da cantora gaúcha Leka Denz, com um repertório de que mistura Música Popular Brasileira (MPB) e música internacional.

O Pagode do Coronel (na rua Japurá, Centro), promove nesta sexta-feira, mais uma rodada de muito samba e pagode. Quem fará as honras da casa, será Bruno Mocidade e banda.Logo em seguida, a casa recebe o cantor e compositor Uendel Pinheiro que irá promover o melhor do pagode. Confira!

A banda de pagode que virou sensação na web está de volta ao palco do Moai Restobar. O Pagode da Ofensa improvisa nas canções de humor e interage com o público, retorna à Manaus neste domingo (17), a partir das 16h. O grupo conta com o humorista Eros Prado, que ficou conhecido pelo personagem “Inconveniente”, do programa Pânico na Band. Ele atua junto de Xaxá, Lele e Tata.

Nesta sexta-feira, o Projeto “Música na Praça”, abre o fim de semana com Edu Guedes, cantando o melhor do sertanejo. O vocalista adianta que vai levar os sucessos de artistas conhecidos do público. O show inicia às 19h até 21h com entrada gratuita para toda família na Praça de alimentação do Manaus Plaza Shopping. Fica a dica!

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) realiza, nesta sexta-feira,  a 1ª. Feira Cultural de Produtos e Serviços da Escola de Educação Profissional Padre Estelio Dalison, no bairro São Jorge. A feira acontece de 9h às 17h, contará com a participação dos 46 cursos disponíveis na unidade de ensino com exposições e vendas de produtos confeccionados pelos alunos durante as aulas.

A mistura de funk com sertanejo vem invadindo o Brasil, com hits sendo lançados a todo o momento. Pegando carona nessa mistura, o cantor Igor Oliveira fará sua estreia no palco do Imperial Pub. Será a quarta edição da festa “FunkNeja”, que acontece neste sábado (16),  às 21h, no V8 Center, na Av. Ephigênio Salles, Aleixo.

Duas enfermeiras e um técnico em enfermagem do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu – Manaus) integram a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está no município de Benjamin Constant, ministrando os cursos de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Suporte Básico da Vida (SBV) e, ainda, de atendimento em casos de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). O treinamento está previsto para encerrar nesta sexta-feira.

Paro por aqui, lembrando que; os famosos gigantes Orcs continuam fazendo sucesso na Praça Central do Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova). Os bonecos, que chegam até cinco metros de altura, são obra do artista plástico argentino Christian Scherf, que vive no Brasil há mais de 15 anos e se estabeleceu em São Paulo, onde é diretor da Fixxon Realizações Criativas. A visitação é gratuita, sendo uma boa pedida para curtir o fim de semana.  Até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Meu filho querido Paulo Henrique Aguiar, emplaca hoje seus 33 anos. Parabéns. Te amo
A camaleônica jornalista Mazé Mourão está em terras cariocas para se jogar no balanço gostoso do Rock in Rio. A nega é´danada mesmo
Ora em temporada paulistana na sua morada do Jardim Europa, Zeca Nascimento ensaia retorno à sua base manauense quando outubro pintar no calendário
Apaixonado pela pesca esportiva, Belmirinho Neto celebra hoje com a famííia mais uma virada de folhinha. Cheers
A queridíssima Janete Fernandes com a irma Jacira e os amigos Rui Machado, Juliana Raphael e Salvani Araújo festejando mais um setembro na sua vida
Amigo querido, o parintinense Sérgio Reis recebe nesta sexta-feira, merecidamente, o titulo de Cidadão de Itacoatiara. Parabéns
Um dos gigantes Orcs que está fazendo o maior sucesso na Praça Central do Sumaúma Park Shopping. Diversão garantida para a garotada
A história da arquelogia da centenária Catedral Metropolitana de Manaus será tema de palestra durante a 11ª Primavera dos Museus (Reprodução)

 

 

1 comentário em “Primavera dos Museus terá palestra sobre arqueologia da Catedral Metropolitana de Manaus”

Comentários estão fechados.