Circuito de Artes Visuais movimenta o mundo da arte amazonense

Com chancela do Governo do Amazonas via Secretaria de Estado de Cultura inaugurou, ontem à noite (1°), a primeira edição do Circuito de Artes Visuais. A mostra, que vai até o dia 1° de outubro, reunirá obras de 70 artistas locais, de diferentes vertentes e linguagens técnicas. As exibições acontecem na Galeria do Largo, na Casa das Artes, no Centro Cultural Palácio da Justiça e no Museu Casa Eduardo Ribeiro, além dos tapumes da Santa Casa de Misericórdia. O Circuito, que integra as programações do projeto Verão na Praça, com curadoria de Cleia Viana e Turenko Beça, traz o tema “Representações e possibilidades”, propondo aos artistas participantes uma reflexão a respeito das questões que permeiam toda a História da Arte. Para isso, contribui também a abertura da mostra a diferentes linguagens e expressões artísticas, da pintura à performance, da escultura à instalação e à videoarte. A agenda do Circuito inclui ainda a Mostra de Audiovisual, que vai promover exibições de produções audiovisuais do Amazonas no Centro Cultural Palácio da Justiça, e em três telões espalhados pelo Largo de São Sebastião, com sessões em quatro domingos, nos dias 10, 17 e 24 de setembro, e 1º de outubro. Programa cultural imperdível!

 

Arthur Bisneto assume a Casa Civil Municipal

Aos 37 anos e com cinco mandatos eletivos no currículo, o deputado federal Arthur Virgílio Bisneto assumiu nesta sexta-feira, 1°/9, a chefia da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. A larga experiência política e o bom relacionamento com o secretariado credenciam o novo secretário-chefe da Casa Civil à coordenação política dos projetos do Executivo Municipal e a relação institucional com a Câmara Municipal de Manaus. Arthur Bisneto tem um mandato de vereador (2001-2003), três de deputado estadual (2003-2006, 2007-2010, 2011-2014) e um de deputado federal (2014-2017) do qual se licencia para assumir a missão de contribuir com a Prefeitura de Manaus. Boa sorte!

 

Festival Nordestino

Um grande pedaço do Nordeste estará muito bem reproduzido em Manaus, no “Festival Nordestino “Feira de Negócios e Gastronomia”, que a Mode On Eventos monta na Arena da Amazônia, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com 30 barracas de comidas, além de food trucks e food bikes, trazendo o sabor nordestino para a capital amazonense, com participação de grandes restaurantes e chefs de Manaus. O “Festival Nordestino” terá caracterização única para quem estiver na Arena se sinta num gostoso e encantador pedacinho do Nordeste, com música, dança, atração nacional, bandas locais, ambientação e muita cor e animação. Só vai faltar o pé na areia e o vento do mar. E como nos eventos que levam assinatura da Mode On, o Festival Nordestino vai beneficiar uma entidade social, a Nacer – Núcleo de Assistência à Criança e à Família em Situação de Risco. Com o ingresso a R$ 5, parte do valor será revertido à instituição que só faz o bem. Crianças até 10 anos não pagam. Bora?

 

Novidade

Os Emojis estão em busca de aventura e diversão no McLanche Feliz™.  A nova campanha do McDonald’s que já está em todos os restaurantes é inspirada nos personagens de “Emoji – O filme”. São oito chaveiros de pelúcia com duas faces mostrando expressões diferentes. Cada surpresa contém um cartão com o nome do personagem e uma presilha plástica que permite pendurar a pelúcia em mochilas e bolsas. A animação da Sony Pictures foi lançada na quinta-feira (31) e promete agradar a todas as gerações.  O filme se passa no Vale de Emoji e apresenta “Gene”, um emoji que mora dentro do telefone celular de um adolescente chamado “Alex”. A campanha do McLanche Feliz contará com os personagens: Gene 1, Rebelde, Sapo, Gene 2, Gato com olhos de coração, Hi-5, Macaco e Dado.

 

Reforma do ensino médio é discutida na Fieam

Cerca de 90% dos brasileiros concordam que os cursos de educação profissional têm mais oportunidades no mercado de trabalho. Sete em cada 10 alunos de cursos técnicos do SenaiI, por exemplo, conseguem emprego no primeiro ano, após a conclusão do curso, de acordo com pesquisa realizada pelo Ibope/CNI. O dado foi destacado ontem (31) em reunião na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas pelo secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), Rossieli Silva. Recebido pelo vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, Silva esclareceu o novo Ensino Médio a uma plateia de empresários, gestores, professores e alunos dos alunos dos cursos profissionalizantes e técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A lei do Novo Ensino Médio dispõe sobre a reforma curricular, a ampliação de carga horária na etapa e institui a Política de Fomento às Escolas de Tempo Integral, que irá duplicar o número de matrículas e quase triplicar o número de escolas de ensino médio em tempo integral até 2020. É por aí!

 

Festivais agitam Lábrea e Boca do Acre

O deputado Adjuto Afonso (PDT) destaca a Festa do Sol, em Lábrea, e o Festival de Praia, em Boca do Acre, como eventos importantes para fomentar a economia na Calha do Purus. O parlamentar, que nasceu naquela região, ressaltou a realização dos eventos em pronunciamento e entrevistas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A 27ª Festa do Sol, que acontece no município de Lábrea (a 702 km de Manaus), neste fim de semana, caracteriza-se como um dos acontecimentos mais populares no período de verão da Calha do Purus. Da mesma forma se destaca o 23ª Festival de Praia de Boca do Acre (a 950 km da capital), que iniciou no dia 19 de agosto e se estende até o dia 10 de setembro. “Esses eventos promovidos pelas Prefeituras são importantes porque movimentam a economia dos municípios. As pessoas se hospedam em hoteis, se ligar hoje não tem mais vaga, da mesma forma a empresa que presta serviços de aviação. É uma forma de investimento e de fomento à economia na região”, disse o parlamentar.

 

Millenium Esporte Clube

Desde ontem (01), o Millennium Shopping está dando oportunidade aos torcedores amazonenses que desejam assistir à partida do seu time favorito em um ambiente climatizado, seguro e com direito a telão, chopp gelado e uma praça de alimentação com muita variedade. A novidade, chamada de “Millennium Esporte Clube”, consiste na exibição das transmissões ao vivo dos jogos de futebol e, para isso, o shopping divulgou uma agenda pré-definida, que também pode ser acompanhada nas redes sociais, em que o público poderá acompanhar os dias para colocar a camisa do seu time, reunir os amigos e ir torcer pelo seu time. Bela ideia!

 

Desfile Cívico na Ponta Negra

Mais de 4 mil alunos integraram, ontem (01), do desfile cívico promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Complexo Turístico da Ponta Negra. Alunos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), de todas as modalidades de ensino da rede municipal de educação, participaram da parada escolar. Durante a marcha aconteceram apresentações de fanfarras escolares, apresentação do grupo de dança Star Dance, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita de Cássia. Além dos alunos da rede municipal, o desfile contou com a participação da Banda Marcial do Comando Militar do Amazonas (CMA), e  do Grupo Especial Sussuarana. Fica o registro”

 

Passarela

Tonia Seixas (em São Paulo), Kahled Hauache Júnior,Tábata Neves Farias, Carlos Rosa e Jorge Luiz, figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Aos felizardos os parabéns da coluna!

Neste sábado (2), ​ a partir das 19h, a Roda de Samba “Meia Noite Acaba” (Avenida Nilton Lins, Parque das Laranjeiras, em frente ao Posto Shell), promove mais um especial e as músicas que fazem sucesso na voz do grupo Sorriso Maroto darão um toque todo especial ao show do Uendel Pinheiro e os Jamblacks. Fica a dica!

Fábio Deganutti é o novo superintendente do Manauara Shopping. Ele está há 17 anos na Sonae Sierra Brasil, com experiência em diversos shopping centers do grupo no Brasil. O executivo é graduado em Engenharia Elétrica e tem MBA em Gestão Empresarial. Rodrigo Galo deixa o Manauara Shopping para assumir a superintendência do Shopping Parque Dom Pedro, também da Sonae Sierra Brasil, em Campinas (SP).

Em concorrida reunião realizada, ontem (01), no Clube Ilha Verde, a chapa de Marco Aurélio e Tatiane Barros fez o lançamento oficial de sua campanha à presidência do Boi-Bumbá Garantido em Parintins. O encontro teve a presença de sócios, torcedores e apoiadores da campanha.  Boa sorte aos candidatos!

Com o objetivo de contribuir para a empregabilidade de estudantes e profissionais, o Centro Literatus (CEL) informa que estão abertas as inscrições para os cursos livres do mês de setembro. Informática Básica, Auditoria de Qualidade, Finanças Empresariais, Atendimento Pré-Hospitalar, Avaliação e Orientação Nutricional para Gestante e Automaquiagem são as capacitações oferecidas para as próximas semanas.

Os swingueiros de plantão têm encontro marcado neste fim de semana na 1ª edição do ‘Movimento Art&Dança Swing’, que acontece neste sábado, a partir das 19h30, no barro São José I.  Quinze grupos de Swingueira se apresentarão no palco montado na rua Engenheiro Vilar Fiúza da Câmara. O evento tem apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Artesãos cadastrados no município terão oportunidade de participar da Oficina de Formação de Preço e Atendimento ao Cliente, nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas. A reunião para a formalização foi realizada no último dia 30 de agosto, com a participação de 70 artesãos, além de gestores da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

O Amo do Boi Caprichoso, Prince, campeão do Festival no seu item, foi a grande atração do  Marujada Fest, promovido pela Marujada de Guerra do Boi Caprichoso ocorrido, ontem (01), no Atlético Rio Negro Clube. Prince do Caprichoso é conhecido pelos torcedores azulados pelo repertório de toadas vibrantes e versos desafiadores. Foi bom demais!

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está com inscrições abertas para o Processo Seletivo dos cursos Técnicos e Especializações Técnicas até este domingo, dia 3 de setembro. Serão ofertadas 3.623 novas vagas para o primeiro semestre de 2018, sendo 260 vagas em cursos Técnicos em Manaus e 1.193 para o interior do estado. Para os cursos de Especialização Técnica na capital serão destinadas 500 vagas e para o interior serão oferecidas 870 vagas. Os cursos de Especialização são destinados aos alunos que já passaram por um curso Técnico

Paro por aqui, lembrando que; com uma proposta de trazer o autêntico samba para as rodas da capital amazonense, o Samba Kiss nasceu em 2012 unindo amigos e amantes do samba e pagode. O grupo comemora cinco anos de existência com uma roda de samba pra lá de especial neste domingo (3), a partir das 16h, no Moai Restobar, localizado na avenida do Turismo, Tarumã. Fica a dica. Até terça-feira. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Amiga querida de tantos anos, Tonia Seixas celebra neste sábado mais uma virada de folhinha. Cheers
Fábio Deganutti e novo superintendente do Manauara Shopping
Linda, competente e compromissada com seu trabalho, a notária Juliana Folmmer é, merecidamente a mais nova Cidadã do Amazonas
A beleza morena de Julianne Nicolau circulando nos salões das Grande Manaus (Ana Claudia Jatahy)
Cercada pela família, a arquiteta e urbanista Ana Gorette Santiago Pimentel festejou no meio da semana mais uma viradade folhinha. (Cleomir Santos)
Pamela Mota e Nívea Mendonça, simplesmente avassaladoras (Ana Claudia Jatahy)
A ladode  Nelson Azevedo, vice-presidente da Fieam, o secretário de educação do MEC, ), Rossieli Silva, fala sobre a importância da indústria para a educação profissional no ensino médio (Divulgação)
Centro Cultural Palácio da Justiça é um dos cenários do Ciarcuito de Artes Visuais, aberto ao público aos domingos até o dia 1º de outubro (Reprodução)

 

1 comentário em “Circuito de Artes Visuais movimenta o mundo da arte amazonense”

Comentários estão fechados.