Paço da Liberdade estreia exposição em homenagem ao mestre Moacir Andrade

Integrando a programação da quarta edição do “Passo a Paço”, projeto de ocupação cultural do Centro Histórico de Manaus, o Paço da Liberdade estreia, no dia 12 de agosto, a exposição “Monumentalidade”, com obras do consagrado artista plástico amazonense Moacir Andrade. A exposição, que tem o artista Óscar Ramos como curador, ficará em cartaz até o dia 12 de setembro e é uma homenagem ao artista que faleceu em julho de 2016. “Esta homenagem que o Paço da Liberdade lhe presta, agora que ele se foi de nós, exige de nossa atenção um momento de reflexão neste estímulo que tanto o motivou. Estamos todos nós, amazonenses, muito agradecidos com esta dádiva de um artista tão fiel ao seu trabalho”, comentou Óscar Ramos. Para Óscar, na exposição será fácil notar as intenções de Moacir de nos deixar face a face com a monumentalidade dos espaços onde nascemos. Moacir Andrade foi um dos artistas mais expressivos da Amazônia e com trabalhos reconhecidos internacionalmente. Com uma carreira consolidada, o artista teve mais de 10 mil telas pintadas em mais de 70 países. Andrade faleceu em julho de 2016, aos 89 anos. A exposição é gratuita e estará a aberta ao público a partir das 9h do dia 12 de agosto.

 

Nas comemorações dos 57 anos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o presidente da entidade, empresário Antonio Silva, reafirmou o compromisso do Sistema Indústria de defender uma eficiente gestão dos incentivos fiscais para estimular a atração de capital, com menos burocracia e entraves externos, e mais infraestrutura como um todo. Silva apresentou ações realizadas pelo Sesi, Senai e IEL, instituições que integram o Sistema Fieam, na reunião de diretoria da entidade, ocorrida última quinta-feira (03) na sua sede, com a presença dos representantes dos 27 sindicatos patronais que formam a Federação, de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), e autoridades. A entidade atende as demandas existentes no PIM com oferta de educação básica e profissional que vai da alfabetização aos cursos técnicos, de serviços técnicos, tecnológicos e de inovação que abrangem consultoria, treinamentos e desenvolvimento de soluções inovadoras, e qualidade de vida com ações de esporte, lazer, cultura, saúde e segurança no trabalho.

 

Treinamento

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) realiza, neste sábado, o treinamento dos voluntários que atuarão no McDia Feliz 2017 em Manaus. O encontro será de 15h às 17h no auditório da sede da instituição, localizado na avenida Domingos Jorge Velho, 14, bairro Dom Pedro. A expectativa é de que cerca de 250 pessoas sejam treinadas, incluindo os voluntários das empresas parceiras da ação. Qualquer pessoa que queira atuar como voluntário no McDia Feliz pode participar do processo.

 

Maratona Musical

No mínimo muita disposição e preparo físico. É o que os fãs do forro vão precisar para enfrentar a maratona musical de quase 12h que começa às 18h de domingo e vai até às 5h da manhã de segunda-feira, na área externa do Shopping Manaus ViaNorte, com a gravação do DVD da banda Forró Ideal e do show de MC Kevinho.  A programação tem início com o Forró Bombado, das 18h às 20h, das 20h às 22h, o grupo Ostentação do Forró, e de 22h às 23h30 o Forró Ideal começa a gravação do DVD. Depois quem sobe no palco é a grande estrela da noite, o MC Kevinho, que se apresenta até   1h. O programa será finalizado com as bandas Meu Xodó (1h às 3h) e Xote com Pimenta, das 3h às 5h.

 

Trânsito Seguro

O monitoramento do trânsito estará reforçado neste domingo, com 326 agentes posicionados nos principais corredores de tráfego onde estão situados os maiores colégios eleitorais de Manaus. A ação faz parte do planejamento para dar fluidez ao tráfego e garantir a circulação de pedestres que se dirigem aos locais de votação das Eleições Suplementares. Das 6h da manhã até às 23h, os agentes de trânsito ficarão em pontos estratégicos, intensificando o monitoramento e, caso necessário, realizarão a fiscalização para evitar prejuízos à fluidez de veículos e garantir a segurança dos usuários das vias. No dia da eleição, o Manaustrans atuará em parceria com outros órgãos envolvidos no planejamento da segurança da cidade. Para solicitar a presença de agentes de trânsito, o contato pode ser feito pelo telefone 0800 092 1188.

 

Maquinetas de Crédito

Os artesãos de Manaus agora poderão ter acesso facilitado às maquinetas de cartão de crédito para venda de seus produtos. Em uma reunião realizada na última quinta-feira, representantes da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad), Caixa e Cielo deram início a uma parceria voltada para os artesãos cadastrados no Departamento de Economia Solidária do órgão municipal. O objetivo da parceria é flexibilizar o acesso dos artesãos às facilidades da venda por meio de cartões de crédito, inserindo-os na realidade da maioria dos clientes que têm evitado utilizar dinheiro em espécie em suas compras. Durante a reunião também foram citados os benefícios que a Caixa Econômica oferece a esses profissionais como, por exemplo, a abertura de contas correntes e poupança a baixo custo e a possibilidade de linha de crédito com mais facilidade.

 

Miss Amazonas Plus Size

Neste sábado, o Amazonas irá conhecer sua representante no Miss Plus Size 2017. A quarta edição da competição será realizada em Manaus, às 20h, no Hotel Intercity Manaus (Av. Marciano Armond, 544, Adrianópolis). Ao todo, 32 candidatas representantes de diversos pontos turísticos e empresas do Estado com idades entre 18 e 55 anos estarão concorrendo no certame. Como pré-requisitos, elas precisam usar manequim acima do número 46, ter simpatia e, principalmente, atitude. As etapas que elegeram as finalistas foram feitas em várias atividades realizadas durante o primeiro semestre que contou com avaliações de um corpo de jurados. A grande campeã, além de ganhar vários prêmios dos patrocinadores do evento, ela vai arrebatar uma viagem para representar o Amazonas no concurso nacional em 2018. A vencedora poderá realizar diversas campanhas publicitárias do segmento.

 

Duplo Quarteirão

Aos fãs do clássico Quarterão, uma ótima notícia,  o McDonald’s acaba de lançar o Duplo Quarterão, o sanduíche que você já conhece, com o dobro de sabor. A novidade é composta pela deliciosa combinação de dois hambúrgueres, duas fatias de queijo cheddar, duas fatias de picles, cebola fresca, ketchup e mostarda. O McDonald’s também tem lançamento nas bebidas, a grande novidade é a Fanta Guaraná e Fanta Guaraná Zero que chega a todos os restaurantes do país. Além disso, há uma novidade na plataforma de Pequenos Preços, o Junior Mex, que é composto por Pão de Quarterão, Frango Crispy, Tomate, Alface Crespa e Molho Guacamole. Bom demais!

 

Passarela

Suely Lacerda Moss, Daniel Rosenthal, Marineves de Oliveira, Helena Brito, Wesley Andrade, Shirley Assis, Jeane Glay e Júnior Rodrigues, figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado. Personalíssimos, por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Grupo Simões anunciou que este ano estará novamente apoiando, como padrinho, a campanha McDia Feliz, coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e que tem como entidade beneficiada em Manaus o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-AM). Aplausos!

O grupo Alemã, leia-se Bob’s, Fiorentina, C&A do Camarão e restaurantes do mesmo nome, ofereceram lanches para crianças da instituição Coração do Pai, que curtiram um dia de lazer no “Plaza Convida”, realizado no shopping. A criançada teve uma programação de brincadeiras e muitas atividades.  Hoje com capacidade para acolher 40 crianças de 0 a 13 anos, o Coração do Pai é uma casa que recebe menores que sofreram violação dos seus direitos pessoais.

Os convites já começam a circular para o coquetel de abertura oficial da Cia. Marítima, que acontece no dia 17 de agosto, às 19h, no piso Castanheiras do Manauara Shopping. A marca pertence ao Grupo Rosset e é a maior tecelagem produtora de tecidos com fio  lycra® do Continente sul-americano, atuando no mercado há 25 anos.

Uma das duplas de palhaços das conhecidas, se não a maior delas, Patati e Patatá desembarca na capital amazonense neste fim de semana para apresentações neste sábado e domingo no Ramito Circo, instalado na Avenida Torquato Tapajós, antes da entrada da Cidade Nova, sentido bairro.  Os artistas chegam a Manaus exclusivamente para a apresentação do seu novo show “Alegria”, que terá sessões às 16h, 18h e 20h30 no sábado e domingo.

Neste domingo, a partir das 22h, no Forró dos 5, no Almirante Hall ( Rua Padre Agostinho Martin,  981 – Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal ), acontece o lançamento da dupla Japinha & Siane, trazendo o melhor do forró pé de serra, com DJ Dentinho, Xote com Pimenta e Feras do Forró. Que tal prestigiar?

O cantor Rodrigo Raniely é a principal atração deste fim de semana do projeto cultural Palco ViaNorte, um  programa gratuito que acontece aos sábados e domingos, no horário das 19h às 21h, no palco da praça de alimentação do centro de compras do bairrro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus. Ainda na programação, tem apresentação de Rik Jr, cantando musica sertaneja.

 Carros que são verdadeiras máquinas e despertam a curiosidade e o desejo do público, ao redor do mundo, estão em exposição no Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova) até o dia 30 de agosto. Ao todo, a mostra ‘Super Carros’, vinda diretamente de Gramado (RS), conta com nove famosos automóveis superesportivos de luxo e um modelo GM Sonic da Stock Car.

Parintins abriu oficialmente na quinta-feira (03), a campanha “Agosto Dourado” que visa incentivar o aleitamento materno. A campanha de nível nacional encampada pela Secretaria Municipal de Saúde atuará em várias atividades com mulheres grávidas, lactantes, profissionais e estudantes da saúde, entre outros. Na abertura, a secretária extraordinária Michele Valadares aceitou o convite da Secretaria de Saúde para ser a madrinha da campanha.

Paro por aqui, lembrando que; com o espetáculo “No Mundo do Faz de Conta”, o Parque Cidade da Criança recebe a partir deste sábado, a ‘Temporada de Teatro para a Infância’. A apresentação começará às 17h. A temporada de teatro tem como objetivo fomentar o interesse da criança pela arte de interpretar e, também oferecer uma programação cultural de qualidade para os pais que buscam entretenimento para os pequenos no final de semana. Até terça-feira. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

A bela Gracélia Benacon de Oliveira abre seu melhor sorriso para saudar este fim de semana (Pedrinho Aguiar) 
Duas mulheres dimensionadas e de bem com a vida, a desembargadora Graça Figueiredo e a arquiteta e urbanista Leila Barakat (Pedrinho Aguiar)
Sandra Santos continua brindado com clientela com peças únicas no seu atelier do Vieiralves (Pedrinho Aguiar)
Claudia Mendonça, Giovanna Mendonça Magnardi e Alexandre Gouvêa, marcando presença no restaurante Caxiri (Pedrinho Aguiar)
Ana Claudia e Oswaldo Tinoco chegam hoje de sua curta temporada de férias em Nova Yorque. Afinal, ninguém é de ferro (Pedrinho Aguiar)
Mario Tadros, Maria Helena Fonsêca e João Araújo, skalegas da melhor qualidade (Pedrinho Aguiar)
Menga Junqueira e Mazé Mourão, jornalistas solfejadas e amigas queridas desta coluna
Mestre inigualável da pintura amazônica, com trabalhos espalhados nos quatro cantos do mundo, Moacir Andrade será reverenciado com a exposição ‘Monumentabilidade’, no Paço da Liberdade, a partir do próximo dia 12 de agosto. Mostra imperdível (Reprodução)

 

 

 

1 comentário em “Paço da Liberdade estreia exposição em homenagem ao mestre Moacir Andrade”

  1. Saudades do talento e da amizade de Moacir Andrade. Tenho emolduradas e destacadas, em casa, telas com dedicatórias de Moacir e Ruy Machado. Craques.

Comentários estão fechados.