Milton Hatoum é o grande homenageado do Festival Literário e Cultural do Amazonas

Manaus sedia, a partir desta sexta-feira, até domingo (23), a primeira edição do Festival Literário e Cultural do Amazonas (Flics), que traz uma programação diversificada para todos os públicos. O evento gratuito ocorrerá no Clube do Trabalhador do Sesi, zona Leste e conta com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O homenageado da 1ª edição do Flics é o escritor amazonense, Milton Hatoum, quatro vezes vencedor do prêmio Jabuti (o mais importante prêmio literário do Brasil) e por diversas vezes premiado ao redor do mundo, com prêmios como o “Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa” (anteriormente conhecido como Prêmio Portugal Telecom de Literatura). Milton publicou, ao longo de sua vida, quatro romances e dezenas de outras obras como ensaios, artigos, contos e crônicas (também traduzidas a outros idiomas). Homenagem merecidíssima ao talento deste escritor brasileiro que deixou seu torrão natal para brilhar mundo afora.

 

Dia Nacional do Escritor

A Associação dos Escritores do Amazonas (Asseam) realizará neste sábado (22), no auditório do Colégio Martha Falcão, no bairro Adrianópolis, das 9h às 13h, a 1a Feira e Exposição de Livros, em comemoração ao Dia Nacional do Escritor. A programação do evento terá uma palestra do escritor e presidente da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear), Gaitano Antonaccio, exposição e venda de livros de autores regionais, sarau, além de um show musical da dupla Ezequiel e Luana. A visitação é gratuita. Para Nelly Falcão de Souza, diretora das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS), que congrega o Colégio Martha Falcão e o Pinocchio Centro Educacional, o evento é uma excelente oportunidade para incentivar a leitura e o desenvolvimento cultural e social da população. Além de Gaitano Antonaccio, também estarão presentes ao evento os escritores Lenonardo Mississipe, Raimundo Colares, Cecília Souza, Armínio Adolfo de Pontes, Paulo Queiroz, Júlio Antonio Lopes, Franciná Lira e Creuza Barbosa, dentre outros.

 

Congresso de Mulheres/UBM

Com o Tema “Em Defesa da Democracia, Nenhum Direito a menos” a União Brasileira de Mulheres do Amazonas realizará, seu 10º Congresso Estadual em Manaus, com a participação de 120 delegadas eleitas para a plenária. O seminário acontece neste fim de semana (21 e 22), no Auditório João Bosco, localizado na sede da Assembleia Legislativa. O encontro terá uma programação de palestras e debates com temas voltados exclusivamente para a mulher; entre eles; Saúde, Violência, Trabalho e Imagem da Mulher nas Redes Sociais. Segundo Vanja Santos, vice-coordenadora nacional da entidade feminista, existe uma necessidade de se fazer um balanço sobre a situação e a posição da mulher no atual quadro político, debater os avanços e retrocessos nas políticas públicas para mulheres bem como a retirada dos direitos dos trabalhadores que atinge de forma mais perversa as mulheres. “Um momento crítico requer preparo, fortalecimento e ação”.

 

Doação de Órgãos
O Hospital Check Up, em parceria com a  Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos (CIHDOTT)  do Hospital Universitário Getúlio Vargas promovem campanha de informação sobre “Doação de Órgãos”, neste sábado (22), de 18h às 21h, durante a exposição internacional “O Fantástico Corpo Humano”, que está acontecendo no Piso Castanheiras, do Manauara Shopping, localizado na Av. Mário Ypiranga Monteiro, 1300 – Adrianópolis.

 

Artesãos no Flics

O Festival Literário e Cultural do Sesi (Flics), que começa nesta sexta-feira, 21/7, e vai até domingo, no Clube do Trabalhador, na zona Leste, terá a participação de 40 artesãos cadastrados na Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad). Eles serão responsáveis pela Feira do Artesanato com produtos artesanais utilitários e decorativos com preços populares. Na programação há diversas atividades gratuitas, como palestras, oficinas, exposições, talk shows e atrações musicais. Este ano, o escritor amazonense Milton Hatoum será o homenageado da Feira. O evento gratuito tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

 

Salão Encantado

As férias escolares já estão quase no fim – algumas crianças já até voltaram para a escola –, mas ainda há tempo de aproveitar as atrações que estão sendo oferecidas, nesse período, no Amazonas Shopping. Até o dia 30 de julho, estará funcionando o Salão Encantado, espaço onde as crianças se transformam em príncipes e princesas. A criançada vai poder curtir também até o dia 06 de agosto o centro de diversão montado no centro de compras, inspirado em Os Vingadores, da Marvel, e as Princesas da Disney. Que tal as crianças aproveitarem este restinho de férias?

 

Série Encontro das Águas no TA

A Temporada 2017 da Série Encontro das Águas embala o público do Teatro Amazonas com trilhas sonoras de sucessos do cinema e dos animes, em novos concertos neste final de semana. A agenda inicia nesta sexta-feira (21), às 20h, com o concerto A Sétima Arte: Clássica Cult, e segue no sábado, no mesmo horário, com A Sétima Arte: O Sol Nascente. No domingo, às 19h, tem ainda A Sétima Arte: A Música de John Williams. Com direção musical de Marcelo de Jesus, que rege a Amazonas Filarmônica e a Orquestra de Câmara do Amazonas, os espetáculos são uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e por meio do site www.bestseat.com,br

 

Baile do Zé Pequeno

O ator Leandro Firmino que ficou conhecido como um dos personagens mais famosos do cinema brasileiro, o Zé Pequeno, traficante do filme “Cidade de Deus”, é presença confirmada do “Baile do Zé Pequeno” que acontece neste sábado (22), a partir das 21h, no Moai Restobar, localizado na Avenida do Turismo, 5625, Tarumã. O baile será comandado pelo ator com a participação do cantor sertanejo Jhansen Almeida, do grupo Freelance e dos DJs Fernando Araújo, Layla Abreu e Marcela Stahlhofer. Tudo isso em um palco 360º, onde todos ficarão envolvidos. Serão mais de 7 horas de muita música de todos os ritmos. Uma grande estrutura de som, iluminação e segurança está sendo montada especialmente para o evento. Maiores informações: 98117-2827.

 

Passarela

Euler Ribeiro Filho, Mônica Queiróz de Melo, Alex Pereira Pinto e Leandro Alves Duarte, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Os viadutos e passagens de nível em Manaus vão receber nova roupagem, com pinturas e obras de arte em grafite. Os trabalhos começaram à noite de terça-feira (18), na passagem de nível da avenida Djalma Batista, que já começou a receber a primeira pintura para formar a base e correção da superfície para receber o grafite.

Nem sempre as dietas que as mulheres fazem pra emagrecer, deixam o corpo do jeito que elas gostariam, a perda de gordura acaba causando certa flacidez em algumas partes do corpo. É por isso que a médica dermatologista Montaha Jasserand indica o tratamento com o aparelho Freeze, que é uma radiofrequência com pulsos magnéticos que pode ser utilizada tanto no corpo quanto no rosto. O equipamento possui duas ponteiras diferentes que se adaptam facilmente às diversas regiões do corpo e rosto. Muito bom!

Desde a última semana, a Vigilância de Saúde de Parintins e do Amazonas, por meio do Setor de Zoonoses, intensifica a campanha de vacinação contra a raiva animal na cidade. Desde abril, mais de quatorze mil e oitocentos animais foram imunizados na cidade e interior. A intensificação visa criar um bloqueio vacinal que impede a proliferação do vírus da raiva.

Mais uma ação promete movimentar as Galerias Populares. A partir deste sábado (22), os empreendedores dos dois centros de compras realizam o 1º Evento de Doação de Pets das Galerias Espírito Santo e Remédios, com o apoio da ONG ‘Protetores dos Animais’ e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Para adotar, o candidato precisa ser maior de idade, apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência e, ainda, assinar um Termo de Adoção.

Para quem deseja ingressar no mundo das artes, uma oportunidade nova se abre com as inscrições para os cursos de dança, coral e teatro oferecidas pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI). As inscrições têm início na próxima segunda-feira (24) e terça-feira (25), das 8h às 17h, no CECI, bairro Aparecida.

O Largo de São Sebastião e o Parque Rio Negro vão continuar respirando cultura, arte e animação neste domingo (23), a partir das 17h, em mais uma edição do Verão na Praça 2017. O projeto, que tem atraído público de todas as idades, principalmente crianças, que têm à disposição brincadeiras infantis, apresentações de teatro, música, dança, espetáculos circenses, cinema e muitas outras atividades culturais, é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, que completa 20 anos de atividades neste ano.

Balada sertaneja em Manaus agora tem nome e sobrenome: Moose Lounge. A festa que acontece nesta sexta-feira, a partir das 21h. Os cantores  Vagner Martins, Kadu Almeida, Marcos Jandryne e o DJ Ítalo Rodrigues serão as atrações. Eles prometem agitar a pista de dança do Arena Pub, na av. Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro.

A programação deste fim de semana, no Parque Cidade da Criança, terá atividades lúdicas como pintura facial, Zumba Family, show musical, Tteinamento Pirata e outras. No sábado, a diversão começa às 14h30 com a pintura facial com distribuição de senhas na emtrada até às 16h. No domingo, a atividades permanece no horário das 14h30 às 16h, mas desta vez, na Praça de Alimentação do parque. A criançada vai adorar!

Paro por aqui, lembrando que; o Manaus Plaza Shopping traz neste fim de semana, mais uma edição do “Música na Praça”. Projeto cultural de shows gratuitos de bandas e cantores que acontece na praça de alimentação do mall. As apresentações acontecem toda sexta, sábado e domingo das 19h às 21h na praça de alimentação do centro de compras. Fiquem na paz e até amanhã. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

O diretor-presidente do Jornal do Commercio Guilherme Aluizio e sua Selma Bomfim, presenças raras nos acontecimentos sociais da Grande Manaus (Pedrinho Aguiar)
Anne e Jaime Benchimol personalidades estreladas do grand monde manauense (Pedrinho Aguiar)
Rita Bacuri toda feliz ao lado de seu único filho, o guapo Vitor Bacuri Torres (Pedrinho Aguiar)
Farid e Tâmara Mendonça, amigos queridos de antigos carnavais e gente da melhor qualidade (Pedrinho Aguiar)
Na noite de Manaus, Suely e Waldy Fialho, amigos queridos de longas datas (Pedrinho Aguiar)
Meus considerados Marília e Murad Aziz sempre de bem com a vida (Pedrinho Aguiar)
Após comandar um grupo católico até Aprecaida, Claudia Mendonça foi os sabores do badalado restaurante Caxiri (Pedrinho Aguiar)
O solfejado escritor amazonense Milton Hatoum é o grande homenageado do Festival Literário e Cultural do Amazonas. Honraria merecida (Reprodução)