Jantar Tropical movimenta a Praça dos Amigos

A badalada Praça dos Amigos, São Jorge recebeu, na última quinta-feira (27), um naipe estelar de figuras queridas do soçaite baré,  para prestigiar a banqueteira Salvani Araújo, da Santa Cozinha, que preparou um jantar dos deuses para comensal nenhum botar defeito. Sobre a mesa; arroz de pato, escondidinho de pernil, salada verde com manga, berinjela assada e tomatinhos cereja, fizeram a delícia dos convidados. Como não poderia de ser, o regabofe foi complementado por um delicioso pirarucu manauense e o famoso vatapá dos amigos, preparados no capricho pela Cleide Souza e pela Andrea Aguiar. De sobremesa, abacaxi gelado com groselha e tortas geladas de limão e de maracujá. Uma maravilha!

A Praça dos Amigos é na verdade, um belo jardim suspenso adornado por vistosos bouganvilles, dracenas, samambaias, crótons multicores, hortênsias e outras plantas decorativas de grande efeito. Debutando no espaço, Liliane e Bruno Lobato, ele, Superintendente de Operações da Suframa, a engenheira civil, arquiteta e urbanista Maria Tereza Guerreiro, a advogada Lucirene Oliva Rezende, a empresária Ana Claudia Guerra de Amorim e o assessor Pedro Côrtes. Foi uma noitada agradável recheada por bons papos de pessoas de bem com a vida. Quem confirmou e não marcou presença, perdeu uma grande confraternização de amigos. (Fotos by Cleide Sousa)

 

Apoio Solidário

A Samsung Eletrônica da Amazônia realizou, nesta semana, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM), a “Semana Feliz”, ação de mobilização dos colaboradores em prol do combate ao câncer infantojuvenil. Com essa ação, a multinacional estimulou o engajamento dos funcionários na campanha McDia Feliz 2017, comprando tíquetes antecipados, ou contribuindo para as ações do GACC, com o troco solidário, nas compras na loja de conveniência que funciona na fábrica. Coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, o McDia Feliz, que será ; realizado em 26 de agosto, vai arrecadar recursos para serem utilizados em projetos do GACC-AM. Parabéns à Samsung pela iniciativa!

 

Agosto Dourado

Com o tema “Aleitamento Materno e Paternidade”, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) irá desenvolver no mês de agosto uma série de atividades para sensibilizar a população sobre a importância da amamentação. A programação faz parte do projeto “Agosto Dourado”, que integra o calendário oficial de eventos do município de Manaus e representa uma estratégia para garantir maior visibilidade às ações de promoção ao aleitamento materno. A abertura oficial será no dia 1º de agosto com o início da 25ª  Semana Mundial de Aleitamento Materno, na Maternidade Moura Tapajoz, quando haverá a entrega de certificação para a “Mãe Doadora do Ano” e para os pais que mais participaram do Pré-Natal das companheiras.

 

Feira do Livro

Neste domingo (30), a partir das 9h da manhã, a Biblioteca Pública do Amazonas recebe mais uma edição da Feira de Troca de Livros e Gibis. O evento, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, foi criado em abril de 2016, e de lá até aqui tem sido sucesso absoluto de público. Além da troca de livros e gibis, que já seguem as mesmas regras das edições anteriores, haverá também exibição de dois filmes: a comédia chilena 31 Minutos, de Pedro Peirano e Álvaro Díaz; e o documentário O Rock Brasileiro: história em imagens, de Bernardo Palmeiro. Fica a dica!

 

Trabalhadores Saudáveis

Em três anos de parceria, o Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) e a empresa Eletrobrás já “aprovaram” 66 trabalhadores na avaliação final do Programa Alimentação Saudável na Indústria, desenvolvida por seis meses na empresa. No encerramento das atividades, na quinta-feira (27), houve sessão de macroginástica, café da manhã balanceado, com o tradicional “suco da horta” servido pela equipe do “Cozinha Brasil”, apresentação do Grupo de Teatro do SESI, que culminou com a entrega dos certificados. Realizado de fevereiro a julho, o programa teve acompanhamento direto do psicólogo Adonias Junior, que realizou atendimentos a profissionais que apresentavam problemas psicológicos, a exemplo de transtornos de ansiedade. Muito bom!

 

Novo Presídio de Parintins
Após uma audiência pública realizada, ontem (28), no auditório do Centro do Idoso de Vila Amazônia, os moradores da gleba decidiram com a maioria dos votos que na área será construído o novo presídio de Parintins, com a capacidade para 286 detentos. Fora os moradores de diversas comunidades da Vila, participaram da audiência pública o vice-prefeito de Parintins, Tony Medeiros, vereadores, representantes da igreja católica, Incra, Polícia Militar e Seap. A unidade de detenção será construída pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e sua implantação ocorrerá em um lote de terra com aproximadamente 9 hectares de extensão. Durante o encontro que decidiu pela implementação da unidade, os representantes da Seap anunciaram que já estão assegurados mais de R$ 17 milhões de reais que serão investidos na obra através de um fundo federal. Maravilha!

 

Salão Encantado

Quem ainda não visitou o Salão Encantado do Amazonas Shopping, tem só até domingo (30) para conhecer esse espaço mágico, onde as crianças transformam-se em príncipes e princesas e participam de uma encenação, com direito a baile real. Instalado no segundo piso, o salão fica aberto de 15h às 20h. Outra atração para a criançada no Amazonas Shopping é o Centro de Diversão montado na Praça Central, inspirado em Os Vingadores, da Marvel, e as Princesas da Disney. A atração, que funcionará até 06 de agosto, tem a parceria da The Walt Disney Company. Diversão garantida para a garotada!

 

Teatro na Floresta

Neste sábado (29), os jovens participantes do Projeto de Incentivo à Leitura e Escrita (Incenturita) vêm a Manaus para uma apresentação teatral de contos e lendas da região a partir da perspectiva ribeirinha, com roteiro autoral. A apresentação será realizada no anfiteatro Parque do Mindu, às 10h, com entrada gratuita. A ação faz parte da programação da Virada Sustentável Manaus, promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um conselho criativo formado por 36 instituições. O Incenturita tem como objetivo promover a leitura e contribuir para o domínio da oratória e do empoderamento dos alunos, e realiza atividades que envolvem educação e arte nos núcleos Victor Civita e Samuel Benchimol, da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Juma, e Assy Manana, na Área de Proteção Ambiental Rio Negro.

 

Passarela

Milena de Brito Fagundes, Mauro Cavalcante, minha irmã Creuza Aguiar, Manoel Moreno e Solange Furtado, figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Culinária regional e cidadania na Amazônia serão temas abordados na roda de conversa “Gastronomia de Impacto”, que ocorre neste domingo (30), às 16h, no Musa do Largo,  como parte da programação da Virada Sustentável Manaus, promovida pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com um conselho criativo formado por 36 organizações. O evento é aberto ao público.

A alegria da garotada está garantida durante o mês de agosto no Centro Cultural Usina Chaminé, localizado no Centro de Manaus. Durante todo o mês, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), preparou uma programação especial em celebração ao “Dia dos Pais” (comemorado no dia 13) e ao “Dia do Folclore” (comemorado no dia 22), com atividades lúdicas e temáticas desenvolvidas para entreter e divertir a criançada.

Autor do hit ‘Os Muleke é Liso’” que já ultrapassou os 80 milhões de acesso no You Tube, o funkeiro Mc Rodolfinho é atração nacional deste domingo (30), a partir das 22h, no Forró dos 5, que funciona no Almirante Hall (Rua Padre Agostinho Martin,  Santo Antônio, em frente à Câmara Municipal). A casa preparou uma mega estrutura com as principais bandas que prometem esquentar a temperatura de Manaus.

Começa no dia 1º de agosto e segue até o dia 25, um novo módulo da oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com técnicas para transformar garrafas de vidro, pet e embalagem de leite em peças decorativas e rentáveis. A oficina será realizada no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam) do Uai Shopping São José. As oficinas ocorrem nos horários de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

O projeto Verão na Praça, chancelado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura, tem levado muita arte e diversão para o Parque Rio Negro e Largo de São Sebastião todos os domingos. Amanhã (30), excepcionalmente, o evento vai acontecer somente no Parque Rio Negro, localizado na orla do Bairro de São Raimundo, com muitas atrações de qualidade para entretenimento das famílias.

A Vigilância Sanitária (Visa Manaus), órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou, no último dia 26, uma série de capacitações que vai orientar donos de restaurantes e lanchonetes no cuidado e manipulação de alimentos que serão comercializados durante o 61º Festival Folclórico do Amazonas que, este ano, será realizado de 4 a 16 de agosto, no Complexo Turístico Ponta Negra. Muito bom!

Neste sábado, a partir das 20h, o grupo Soweto será a atração nacional da festa “Samba Chopp Mix”, que ocorrerá no Shopping do Chopp – Cervejaria Rio Negro, localizado na Rua Francisca Mendes,  bairro Cidade de Deus. O grupo que fez grande sucesso nos anos 90, com o cantor Belo como vocalista, vem retomando seu lugar de destaque no cenário musical do país.

Neste sábado, acontece, a 24ª edição da “Marcha pra Jesus”, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). O tema deste ano é “Família: Projeto de Deus para transformar a sociedade” e terá como atração o cantor gospel Fernandinho. A programação inicia às 13h, na Praça da Saudade, no Centro, com quatro trios elétricos. Em seguida, a caminhada segue com destino ao Sambódromo. Haverá interdições e desvios temporários no trânsito.

Paro por aqui, lembrando que; com 20 anos de estrada, o cantor e compositor Ângelo Márcio prepara um super show de gravação do seu DVD “Retrozim do Pagode”, que será gravado ao vivo neste domingo (30), a partir das 16h, no Moai Restobar, localizado na Avenida do Turismo, Tarumã. Fiquem na paz, tenham um belo fim de semana e até terça-feira, se Deus quiser. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Liliane e Bruno Lobato, ele, superintendente de operações da Suframa, jovens, descolados e de bem com a vida, debutando na Praça dos Amigos
A advogada Denise Macedo e a engenheira civil e arquiteta Maria Tereza do Nascimento Guerreiro
A sempre bela Andrea Aguiar e a comunicadora Baby Rizzato
A empresária Janete Furlan Fernandes e o gerente da MSCasa, Arindo Paiva
O assessor de imprensa Júlio César Guimarães e a advogada Mônica Bonfim, grandes amigos
Salvani Araujo feliz da vida com a filha, empresária Ana Cláudia Guerra de Amorim
A pesquisadora da Fiocruz, Rita Bacuri, a jornalista Mazé Mourão e o colunista Zenaldo Mota
Bruno e Liliane Lobato com o assessor Pedro Côrtes
Arlindo Paiva, Janete Fernandes, Salvani Araújo e Ana Claudia Guerra de Amorim
O belo jardim suspenso da Praça dos Amigos e toda a sua efervescência social e gastronômica