Chef manauense vence concurso no I Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas

A “Costela de tambaqui assada com redução de tucupi, cuscuz Uarini, vinagrete de hortelã e purê de coalho” do chef Roberto Barbosa, representante do município de Manaus, foi o prato vencedor do concurso gastronômico promovido pelo I Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, os pratos produzidos por chefes dos municípios de Presidente Figueiredo e Novo Airão. “O evento foi maravilhoso e ganhar o prêmio foi extraordinário para mim. Só tenho a agradecer ao apoio que recebi desde o primeiro momento da equipe da Manauscult”, comentou o gastrônomo Roberto Barbosa, do restaurante Caboco Pávulo, que tem 12 anos de experiência em serviços de alimentos e bebidas em restaurantes e similares atuando como barman, coordenador, gerente de restaurante hoteleiro, de loja de vinhos e consultoria de treinamento para profissionais do serviço. A Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) está participando do festival com um stand sobre o turismo na cidade de Manaus. O festival está sendo promovido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e teve início na última quinta-feira, no Centro de Convenções  Vasco Vasques (CCA), seguindo até o domingo, 25/6,  das 15h às 21h, com gastronomia, artesanato, manifestações culturais e rodadas de negócios. A entrada é franca

 

Ação no Mercado Municipal

Com objetivo de levar informação e orientação quanto à forma correta de manipulação e armazenamento de alimentos, alunos da Faculdade Uninassau estarão neste sábado, dss 9h até 11h, em ação no Mercado Municipal Adolpho Lisboa, localizado No Centro de Manaus. A manipulação correta de produtos foi tema que surgiu durante aula do curso de Gastronomia e se tornou assunto de exposição e orientação deste próximo sábado. O evento será gratuito e aberto ao público. Bela iniciativa  da Faculdade Uninassau!

 

Coletivo Jovem

Cerca de 480 jovens que estudam no Coletivo Jovem participaram, ontem, nas quatro unidades do projeto em Manaus, de um workshop de empregabilidade com gestores da Recofarma e os jornalistas Clayton Pascarelli e Nilsandro Júnior. A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento dos participantes, através do contato com profissionais que já atuam no mercado de trabalho. As inscrições do próximo ciclo do Coletivo Jovem acontecem a partir do dia 3 de julho.

 

Jogos SESI 2017

A 17ª edição dos Jogos SESI já começou para 156 equipes do Futebol Sete Masculino, com três partidas diárias, de segunda a sexta-feira, no Clube do Trabalhador do Amazonas. A competição em sua edição estadual, vai se estender até o mês agosto, com cerca de 5 mil trabalhadores-atletas de 123 empresas do Polo Industrial de Manaus divididos em seis modalidades: futebol sete master, futebol sete principal, futebol de campo, futsal, voleibol indoor e vôlei de praia. Empresas como Moto Honda, Philco, Caloi, Salcomp, Sony, Ambev, Samsung, Flex, Yamaha, Mitsuba e Panasonic e já colocaram suas equipes em quadra para disputar as duas modalidades do futebol sete. Estão inscritos para disputar os Jogos SESI, 59 equipes do naipe masculino no futebol sete máster, 97 equipes do masculino no futebol sete principal, 43 equipes do masculino no futebol de campo, 59 do naipe masculino e 20 do feminino no futsal, 15 do masculino e oito do feminino no vôlei de quadra, e 15 do masculino e nove do feminino no vôlei de praia.

 

Diversão Garantida

O fim de semana será de São João e muita animação no Parque Cidade da Criança. Neste sábado e domingo, a partir das 14h, acontecerá o animado arraial do espaço. A programação vai contar com o Concurso de Rei e Rainha Caipira, encenação teatral de casamento caipira, brincadeiras infantis, a Quadrilha do Parque da Criança, pintura facial junina, além da presença das quadrilhas “Caipira Na Roça da Betânia”, “Brotinhos de Petrópolis” (infantil) e “Brotinhos de Petrópolis” (adulto).Crianças de 0 a 12 anos poderão participar do Concurso Rei e Rainha Caipira. O Parque Cidade da Criança está localizado na Rua Castro Alves, no bairro Aleixo.

 

Aterro nos trinques

A titular da Terceira Promotoria Pública da Comarca de Parintins, Carolina Monteiro, e o juiz de direito da Primeira Vara, Fábio César Olintho vistoriaram, ontem (23), o aterro controlado de Parintins. A inspeção foi acompanhada pelo coordenador de Meio Ambiente de Parintins, Alzenilson Aquino, e pelo secretário de Obras, Mateus Assayag. De acordo com Assayag, a promotora e o juiz ficaram satisfeitos com os trabalhos de melhoria feitos pela Prefeitura no aterro. Os trabalhos de compactação e cobertura dos resíduos sólidos continuam diariamente, seguindo orientação da Justiça Federal e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

Comitiva Aurora na Suframa

A superintendente adjunta de Projetos da Suframa, Paula Soares, o superintendente adjunto de Operações, Bruno Lobato, acompanhados do coordenador geral de Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Orisvaldo Neves, e de técnicos da Coordenação Geral de Estudos Econômicos e Empresariais (Cogec), recepcionaram na quinta-feira (22), na sede da autarquia, uma comitiva de aproximadamente trinta pessoas da Aurora, cooperativa originária de Santa Catarina e que hoje é uma das maiores produtoras de alimentos do Brasil e referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. O objetivo da visita foi apresentar as diretrizes do modelo Zona Franca de Manaus à comitiva e discutir possibilidades de negócios envolvendo o Distrito Agropecuário da Suframa.

 

Fim de inscrição

Com mais de sete mil inscritos até ontrem (23), o Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG) da Prefeitura de Manaus entra na reta final das inscrições, que serão encerradas às 23h59 deste domingo (25). O resultado do processo seletivo será conhecido no dia 29 de junho. Este ano, o programa, que é coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), oferta  6.679 bolsas de 50%, 75% e 100% de desconto para graduados residentes em Manaus, que desejem cursar a primeira especialização e tenham renda familiar per capita de até dois salários mínimos e meio. São mais de 70 cursos em dez Instituições de Ensino Superior (IES) particulares. As inscrições são feitas exclusivamente no  portalespi.manaus.am.gov.br.

 

Passarela

João Araújo, Ana Luiza Guerra de Amorim, Cacau Mangabeira, Andrea Esther Lira Benzecry, Leonel Feitoza, Luís Henrique de Oliveira e Richard Vairo, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

‘Dream – o musical’, espetáculo estrelado pela cantora Marcella Bártholo (The Voice Kids Brasil), será apresentado neste sábado, no Teatro Amazonas, em duas sessões – às 17h e às 20h. O espetáculo envolve a participação de 25 artistas, entre músicos, atores e bailarinos. 

O investidor Zeca Nascimento abre as portas de sua morada, no Centro antigo, para almoço em torno do candidato Amazonino Mendes, seu amigo de antigos carnavais. A banqueteira Charufe Nasser será a responsável pelo menu árabe que será servido. Várias atrações animarão o bate-talher marcado para as 13h. Eu vou!

O cantor de destaque no cenário brega, Wanderley Andrade se apresenta no Forró dos 5, no Almirante Hall, no bairro Santo Antônio, amanhã (25), a partir das 22h. A noitada contará, ainda, com shows dos grupos Xoteziim, Xote com Pimenta e 100% Abusado.  Wanderley Andrade é considerado um dos principais cantores de brega pop do país.

Representando a cidade de Manaus na programação cultural, deste sábado, a cantora Lucinha Cabral se apresenta no palco do Festival de Turismo e Gastronomia, a partir das 19h. A artista fará um show de voz e violão com canções de grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) e da Música Popular do Amazonas (MPA).

O grupo Forrozado será a atração do projeto ‘Música na Praça’, neste domingo, dia 25, do Sumaúma Park Shopping (Cidade Nova). O show, que começa às 19h e segue até às 21h, é gratuito. Taí um bela opção para este fim de semana.

Até o dia 30 de junho ainda podem ser vista as obras da artista plástica amazonense, Clio Baraúna. São doze telas que estão expostas no hall dos três restaurantes da Galeria Cristal- Moquém do Banzeiro, Umê Bar N´Food e Suplicy Cafés Especiais. A exposição é gratuita e está disponível para todo público. As obras são inéditas e tem as cores como enfoque principal, em decorrência do motivo que mais persegue a obra da artista: flores.

Paro por aqui,lembrando que;. o fim de semana do Sumaúma Park Shopping (Avenida Noel Nutels, Cidade Nova) está recheado de atividades para toda a família, incluindo música animada, teatrinho para os pequenos e muita comida típica das festas juninas. Uma das atrações é o ‘Arraiá do Chico Bento’, considerado um dos personagens mais carismáticos do universo Maurício de Sousa. Até terça-feira. SEGURANÇA JÁ!

 

GALERIA

 

Garantidíssimo, Zeca Nascimento abre as portas de sua morada no Centro antigo, neste sábado, para almoço em torno do amigo Amazonino Armando Mendes (Pedrinho Aguiar)
Ex-presidente do Skal Internacional Manaus, João Araújo comemora neste sábado mais uma virada de folhinha. Parabéns amigo
Ítalo Vasconcelos e Carolina Toledo oficializam noivado neste sábado em animada festa na casa de Jurandir-Elidith Toledo, avós da bela (Pedrinho Aguiar)
Jovem, carismática e cheia de talento, a cantora amazonense Marcella Bártholo (The Voice Kids Brasil) estrela o musical Dream, à noite deste sábado no Teatro Amazonas (Divulgação)
A estrela de Vivi Cariolano, a menina dos cabelos cor de cenoura, continua brilhando intensamente (Pedrinho Aguiar)
Cláudia Mendonça e Alexandre Gouvêa na cena social da Grande Manaus (Pedrinho Aguiar)
O chef Roberto Barbosa, do restauranrte Caboco Pávulo foi o vencedor concurso gastronômico promovido pelo I Festival de Turismo e Mostra Gastronômica do Amazonas (Sandro Paulo-Manauscult)
A “Costela de tambaqui assada com redução de tucupi, cuscuz Uarini, vinagrete de hortelã e purê de coalho” do chef Roberto Barbosa, foi a grande vencedora Fe Sandro Paulo-Manauscult)