Governador José Melo é condecorado com insígnia da Ordem de Rio Branco no grau Grã-Cruz

Em Brasília para tratar da liberação de recursos importantes para uma série de investimentos no Estado, o governador do Amazonas, professor José Melo, recebeu das mãos do presidente Michel Temer, na quinta-feira, 20 de abril, a insígnia da Ordem de Rio Branco no grau Grã-Cruz, mais alta honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. A cerimônia ocorreu no saguão do Palácio do Itamaraty.“Este é um momento muito especial porque ao receber tão alta honraria, como governador, também represento o povo do Amazonas, os muitos amazonenses que, como eu, venceram por meio da educação. Além do governador, também está aqui o filho de seringueiro que dentre tantas lutas hoje conduz um Estado equilibrado com as contas ajustadas e tomando as decisões necessárias para nos manter no caminho certo, investindo na geração de emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Essa condecoração, esse reconhecimento, é também resultado de tudo isso”, afirmou José Melo.

 

 

Abril Verde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST Manaus) e o Comitê Municipal de Enfrentamento Relacionado ao Trabalho, vão realizar no próximo dia 28 de abril uma ação para marcar o Dia Mundial de Mobilização em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A mobilização integra as atividades do “Abril Verde”, movimento internacional em defesa da Saúde do Trabalhador, que tem como objetivo discutir e monitorar as causas determinantes do acidente de trabalho. No Brasil, o mês de mobilização pelo trabalho seguro “Abril Verde” foi fruto de iniciativas das Centrais Sindicais, incorporadas pelo Ministério da Saúde e pelas secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Visita institucional

A Secretária Executiva de Estado do Procon Amazonas, Rosely Fernandes, esteve  no Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas para fazer uma visita institucional ao Presidente do Tribunal de Justiça/AM, desembargador Flávio Pascarelli. Durante o breve encontro, Rosely Fernandes tratou sobre dois assuntos fundamentais no tocante à defesa dos direitos do consumidor: a implantação no prédio do Tribunal de Justiça da plataforma consumidor.gov  no qual, de pronto, o presidente do TJ-AM se posicionou favorável à adesão à ferramenta virtual. E sobre a criação de uma vara especializada de direitos do consumidor, difusos e coletivos, os quais possuem uma demanda considerável nos órgãos de defesa do consumidor, e que seriam analisados com mais uniformidade e rapidez. A visita serviu para sensibilizar o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas sobre a importância da Defesa do Consumidor, bem como os meios alternativos de reclamações. Flávio Pascarelli se comprometeu a realizar um estudo junto à sua equipe para a viabilidade da criação da Vara Especializada.

 

Teatro Amazonas será tema de doutorado em Oxford

Listado entre as principais casas de espetáculos do mundo, o Teatro Amazonas será tema de uma tese de doutorado da prestigiada Universidade de Oxford, da Inglaterra. Quem está à frente do trabalho é a pesquisadora britânica Rosemary McMahon. Ela esteve na Secretaria de Estado de Cultura, onde encontrou o secretário Robério Braga e onde assinou documentos que lhe darão acesso ao Teatro e seus profissionais, e também à bibliografia relacionada à casa lírica do Amazonas disponível no órgão. Estudante do primeiro ano de doutorado da Faculdade de Música de Oxford, Rosemary deverá passar um ano em Manaus. Nesse período, ela irá acompanhar de perto as atividades promovidas pela Secretaria no Teatro, conhecendo o espaço a fundo e realizando entrevistas com artistas e equipe técnica da casa.

 

Workshop BIM é apresentado em Manaus

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou, no último dia 19, o Workshop  Implementação do BIM (Building Information Modeling), no auditório Gilberto Mendes de Azevedo, na FIEAM. O seminário promovido pela CBIC, através da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), e pelo Senai Nacional, com realização pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM) e Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Amazonas (Ademi-AM), reuniu estudantes, professores, engenheiros, arquitetos, associados dos sindicatos, e demais profissionais,  para debaterem a eficiência da plataforma e o ganho de positividade na aplicação em qualquer tipo de obra da construção civil. O Workshop BIM está rodando as principais capitais brasileiras para apresentar o que existe mais moderno em plataforma de softwares desenvolvedores de projetos em 3D, 4D, para a construção civil. O objetivo é democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídio à implementação da metodologia nas empresas.

 

A estrela sobe

A cantora Marcella Bártholo, que representou o Amazonas no ‘The Voice Kids Brasil’, acaba de fechar parceria com a Saraiva do Manauara Shopping, para realização, no local, de um pocket show gratuito para os fãs. O evento será no dia 31 de maio, às 18h, com vagas limitadas. Marcella, que lançou música autoral recentemente, ‘Recomeçar’, também já está com shows agendados no Teatro Amazonas, em junho e em outubro, tanto em apresentação solo, como também acompanhada de outros kids que participaram do programa da Rede Globo de Televisão.

 

Fiscalização serrada

A comissão que atua na fiscalização e controle urbano do Complexo Turístico Ponta Negra, reduziu em 60% o volume de vendedores clandestinos no local, que acessam o espaço principalmente pelo calçadão e pela areia. De março até o último fim de semana, foram apreendidos no espaço mais de 900 itens alimentícios, desde marmitas, salgados, queijo assado, camarão em espeto e outros produtos comercializados sem procedência e data de validade. A ação também se intensifica na fiscalização geral da área de praia, combatendo o trabalho infantil e a presença de menores de idade sem acompanhantes.

 

Encontro de líderes emancipalistas

O feriado de Tiradentes, comemorado ontem (21), foi marcado no Amazonas pela abertura do 4º Encontro Nacional de Líderes Emancipalistas e Anexionistas, reunindo integrantes do movimento de todo o Brasil na cidade de Manaus para discutir a emancipação de distritos. O seminário é uma realização do Movimento Emancipa Brasil, e no Estado do Amazonas, está sob a coordenação da Federação das Associações de Desenvolvimento Distrital Emancipalista do Amazonas (Faddeam) com apoio do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT-AM). A abertura do encontro aconteceu ontem (21), no auditório Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Hoje, sábado, o debate acontece a partir das 9h no mesmo local.

 

Passarela

Cláudia Daou Paixão e Silva, Samuel Lira Benzecry, Maurício Filho e Antonio Bernardo de Oliveira Júnior, figuram na lista dos felizes aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O Flutuante Sedutor (Estrada da Praia Dourada, Tarumã), apresenta no domingo (23), o cantor goiano Henrique Mel. O cantor está em turnê pelo Norte, divulgando suas músicas inéditas e trabalhando em um disco que será lançado no segundo semestre deste ano. Vale a pena conferir!

De 24 a 30 de abril, o Les Artistes Café Teatro, sediará a segunda fase da 11ª Mostra de Teatro do Amazonas com a apresentação de 14 peças. As sessões ocorrerão todos os dias, em dois horários, sendo às 10h os espetáculos para o público infantil e às 20h para os adultos. No dia 24, às 10h, o Grupo Dragão 7 de Teatro, de São Paulo, abre a temporada com o espetáculo “Pés na Estrada”. Às 20h, Dimas Mendonça encenará “Abaporutação”. A entrada é gratuita.

O cantor Auzier apresenta neste sábado, sua animada roda de samba no Sr. Garrafas (Rua Rio Mar, Vieiralves, próximo ao Parque do Idoso). Na roda de samba, Auzier tem sempre convidados especiais A música começa às 19h30 e há cobrança de couvert artístico.

Os bancos Bradesco e BMC são os mais novos parceiros da Prefeitura de Manaus, oferecendo opções de consignação em folha de pagamento aos mais de 6.400 aposentados e pensionistas do município, além dos servidores lotados na Manaus Previdência. A parceria foi firmada na quinta-feira (20), com a assinatura de Termo de Convênio.

O fim de semana será movimentado no Moai Restobar (Avenida do Turismo, no Tarumã). Neste domingo (22), a partir das 17h, apresentam-se o grupo Joia Rara, Gil Andrade e banda, com participações das bandas #3 e Gilberto Safadão. Durante os intervalos, o DJ Geraldinho agita o público com mixagens eletrizantes de house.

O bairro Cidade Nova comemora, neste sábado, o seu 36° aniversario. A celebração que tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), acontece a partir das 19h, na avenida Bispo Pedro Massa, ao lado do Shopping Sumaúma. A programação inclui shows com bandas locais, homenagens aos moradores mais antigos e distribuição de bolo para a comunidade.

Sistema Nacional de Emprego – Sine Manaus – teve o melhor desempenho entre os Sines Municipais da Região Norte. Os indicadores, que vão do número de cadastros até a recolocação ao mercado de trabalho, foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e referem-se ao período de outubro de 2016 a março deste ano.

A Marujada de Guerra realizou, ontem (21), mais um ensaio técnico em preparação para o 52º Festival Folclórico de Parintins. O ensaio do item oficial na temporada teve a participação de Renato Freitas. Com 20 anos de carreira, o cantor deu voz a dezenas de toadas em álbuns oficiais e coletâneas do touro negro. Renato foi levantador de toadas e amo do boi Caprichoso na década de 2000.

Paro por aqui, lembrando que; pensando em criar um espaço educativo com objetivo de falar sobre a profissão do gastrônomo, a Faculdade Maurício de Nassau, em Manaus, realiza de 25 a 28 de abril, a partir das 18h30, o I Gastroweek. Uma semana repleta de palestras e oficinas de aprendizagem sobre técnicas e diversidades da gastronomia local. Fiquem na paz e até terça-feira, se Deus quiser!

 

GALERIA

 

Ao lado do marido Ely, Claudinha Daou Paixão e Silva, festeja hoje com a família mais uma virada de folhinha. Cheers (Pedrinho Aguiar)
O secretário de Estado da Cultura, Robério Braga recebe no seu gabinete,a pesquisadora britânica Rosemary McMahon da prestigiada Universidade de Oxford, da Inglaterra (Divulgação)
Mario Bernadino Filho e sua Cláudia nos domínios noturnos da Grande Manaus (Pedrinho Aguiar)
Jorge e Flavinha Skobot Grosso, gente da melhor qualidade da cena social manauense (Pedrinho Aguiar)
Rodrigo e Denise Junqueira, bem casados, felizes e de bem com a vida (Pedrinho Aguiar)
Janete Furlan Fernandes e Arlindo Paiva, uma amizade sólida, inquebrantável (Pedrinho Aguiar)
O publicitário Alexandre Gouvêa e sua sorridente Claudia Mendonça, diretora da Paradise Turismo (Pedrinho Aguiar)
Em Brasília, o governador do Amazonas, José Melo, recebeu com muita honra a insígnia da Ordem de Rio Branco no grau Grã-Cruz, mais alta honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores (Joel Arthus-Secom)