Industrial do Ano 2017, a grande festa da indústria amazonense

O ex-governador Amazonino Mendes e o general de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar serão os homenageados em 26 de maio pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), no Sesi Clube do Trabalhador. Antonio Silva e Wilson Périco, titulares das entidades, entregarão aos dois a Medalha de Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel, em reconhecimento a contribuição de ambos, para economia, educação, cultura e segurança da sociedade amazonense. Também serão homenageados o “Industrial do Ano 2017”, Carlos Alberto Souto Maior Conde, proprietário da rede Conde do Pão, e o “Microindustrial do Ano 2017”, Roberto Benedito de Almeida, proprietário da empresa RB de Almeida. E, ainda, a Recofarma Indústria do Amazonas, da The Coca-Cola Company, que em 2016, pela 10ª vez consecutiva, foi a maior exportadora do Polo Industrial de Manaus (PIM).

 

 

Professor Inovador 2017

Profissionais que desenvolvem projetos relevantes para a melhoria da educação básica no Município de Manaus receberão o “Prêmio Professor Inovador 2017”. É o que consta o Projeto de Lei 011/2017, que foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã de ontem (25). O PL é autoria da vereadora professora Therezinha Ruiz (DEM), que tem como objetivo dar visibilidade a educadores e aos projetos que visam estimular cada vez mais o aprendizado aos alunos, com propostas que vão além do conteúdo pedagógico. A premiação é prevista para o mês de outubro durante a “Semana Municipal de Valorização do Educador”, conforme a Lei Municipal n. 1.787 de 12 de novembro de 2013, também de autoria da parlamentar.

 

Malariatrat

O aplicativo Malariatrat completou, ontem (25) Dia Mundial da Malária,um ano de uso. Desenvolvido pela empresa Processamento de Dados Amazonas S. A. (Prodam), o aplicativo permite que os profissionais da saúde tenham acesso universal ao protocolo do Ministério da Saúde, com todos os dados referentes à forma mais adequada para o tratamento de pacientes diagnosticados com a doença. Disponível para download na loja Play Store, para usuários do sistema operacional Android, o app é ferramenta para profissionais que atuam em mais de cem laboratórios espalhados pelo Estado, substituindo o folder e o livreto normalmente utilizados. Por meio dele, os profissionais fazem o cálculo da medicação de acordo com o peso e idade do paciente e o tipo de malária diagnosticada. E ainda traz informações sobre Doença de Chagas, Tuberculose e deficiência de Glicose 6-Fosfato Desidrogenase (G6PD).

 

Curso de Culinária Básica

A Alquimia Arte Culinária está com inscrições abertas para o curso de Culinária Básica, que começa na quarta-feira próxima (26).  As aulas serão realizadas, as quartas-feiras, em quatro módulos, no horário das 19h às 23h com carga horária de 16 horas. O curso é ministrado pelo Chef Fernando Souza e ensina técnicas fundamentais, voltado especialmente para quem pretende aprender as principais técnicas e preparações.

 

Gianne Albertoni no Fashion 092

Das trilhas de bicicleta no Parque do Ibirapuera, onde foi descoberta, até as campanhas para gigantes do mundo da moda, como Gucci e Prada, Gianne Albertoni se tornou um dos principais nomes do universo fashion no Brasil e no mundo. Agora, a poderosa loira de 1,81 metros de altura promete movimentar o circuito fashionista de Manaus como destaque do Fashion 092, evento de moda que vai agitar a cidade no próximo dia 8 de junho, no Studio 5 Centro de Convenções (avenida General Rodrigo Otávio, 3.373, Crespo). Com sua presença em Manaus, Gianne promete fazer uma das coisas que sabe fazer de melhor: chamar a atenção. Com beleza, charme e glamour de sobra, Gianne Albertoni é uma das personalidades que irá iluminar a plateia e os bastidores do Fashion 092. É aguardar e conferir!

 

Oportunidade Digital

O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino  (Seduc), estará com inscrições abertas no dia 29 de Abril, para o projeto Oportunidade Digital, no qual serão ofertadas 3.648 vagas em cursos de informática básica e avançada em Manaus, distribuídas em várias escolas da rede pública estadual de ensino, situadas em diversas áreas da cidade. As inscrições serão realizadas diretamente em uma das 67 escolas da rede estadual de ensino que participam do projeto, no horário de 8h às 17h. O projeto oferta cursos de informática básica e avançada, nas plataformas Windows ou Linux. O projeto é destinado a pessoas com idade igual ou superior a 14 anos e que já concluíram ou estejam cursando pelo menos o 8º ano do Ensino Fundamental II.

 

Diversão garantida

O Dia dos Trabalhadores já tem uma programação super animada para o público da Zona Leste. Neste domingo (30), quem for ao Estacionamento do Shopping Cidade Leste vai poder curtir atrações como Edicarlos Oliveira com muito Boi-Bumbá, Xote Real, Xote com Pimenta e Jôci Carvalho, com muito Sertanejo. A festa começa às 16h e a entrada é um 1kg de alimento não perecível. A iniciativa é da JC Produções e do empresário Giga Byte que vai fazer toda estrutura de som, luz e led. “É uma data importante. Por isso, queremos proporcionar à comunidade local entretenimento de forma acessível. Nós não vamos cobrar ingressos, o acesso será 1kg de alimento não perecível que será doado à Casa Mamãe Margarida”, explica Giga Byte. Muito bom!

 

Empreendimento e Inovação

O Centro Literatus (CEL) é um dos expositores da I Conferência Amazônica de Empreendedorismo e Inovação (CAEI), que acontece no Studio 5 Centro de Convenções. O evento faz parte da Semana Amazonense de Criatividade e Inovação (Saci) e contará com empreendedores de todo o Brasil. Além de levar serviços de massagem e aferição de pressão arterial aos participantes, o evento será uma oportunidade para os visitantes conhecerem os mais de 20 cursos técnicos e a modalidade in company da Educação Para Jovens e Adultos (EJA/Supletivo) oferecidos pela instituição. O CEL também irá apresentar o Aprendiz Formação Inicial e Continuada (FIC), que oferece capacitação para diversos segmentos, além de encaminhamento e acompanhamento ao mercado de trabalho. Atualmente, mais de dois mil jovens interessados em trabalhar como aprendiz fazem parte do programa do CEL. A instituição atua em Manaus como qualificadora do Melhor Aprendiz, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Passarela

Jussara Pordeus, José Fernando Pereira da Silva. Gina Araújo, Marcelo Guilherme Magalhães, Ana Cláudia Jatahy, Clayton Pascarelli, Cláudia Telles de Souza, Sylvio Puga, Vanessa Carvalho, Rogério Rodrigues (na linda Lisboa-Portugal), Bella Queiroz e Sávio Pereira (em Cuiabá-MT), figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

O chef Felipe Schaedler, do restaurante Banzeiro e parceiro da internacional Le Creuset, desembarca na loja da marca no Shopping Ponta Negra nesta quarta-feira, para um workshop com direito a degustação de sabores amazônicos, das 18h30 até às 22h, direcionado a formadores de opinião e clientes da Le Creuset.

O Programa Arboriza Manaus prossegue esta semana realizando a manutenção de mudas plantadas em diversas localidades da cidade. O trabalho faz parte da estratégia do prefeito Arthur Virgilio Neto de implantar uma política municipal de arborização com a finalidade de tornar Manaus uma das cidades mais arborizadas do Brasil.

Um show intimista e nostálgico. Isso é o que promete o cantor e compositor Tom Cleber em seu retorno á Manaus, nesta quarta-feira. Em uma apresentação especial no “Bar do Elon”, localizado na Avenida Rio Branco, no Vieiralves, o músico promete relembrar os grandes sucessos de seus 20 anos de carreira. Vale a pena conferir.

Inspirado no balé russo “Les Noces”, o Núcleo de Dança do Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro apresenta no sábado (29), a partir das 17h, o espetáculo “Bodas”, no Largo de São Sebastião. A apresentação é aberta ao público e faz parte da programação do 4º Encontro de Intérpretes de Dança, realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.

Até o domingo (30), o público que for ao Les Artistes Café Teatro, poderá conferir mais de dez espetáculos teatrais promovidos pela Federação de Teatro do Amazonas (Fetam) durante a 11ª Mostra de Teatro do Amazonas. Os espetáculos estão sendo apresentados em dois horários: às 10h para o público infantil e às 20h para os adultos, com entrada gratuita.

A 3ª Feira de Livros, no Parque dos Bilhares, que objetiva estimular a prática da leitura, bem como o reaproveitamento de livros usados, já conseguiu arrecadar 1.628 livros de diferentes áreas do conhecimento, desde o começo da campanha de coleta, no dia 3 de abril, até agora. A estimativa é de que o número de volumes entregues nos pontos de coleta supere o total de livros arrecadados no ano passado – 2,5 mil.

A organização do concurso Comida Di Buteco e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) estão convidando para a Caravana que será realizada amanhã (27), com saída programada para às 19h. No roteiro surpresa a degustação de comidinhas em três estabelecimentos inscritos no concurso. O ponto de encontro será o hotel Go Inn, localizado na rua Monsenhor Coutinho, Centro.

A Cervejaria Rio Negro, à rua Francisca Mendes, na Cidade de Deus, preparou uma agenda especial para este fim de semana. Serão três dias de festa, com shows de atrações locais e nacionais. A programação começa na sexta-feira (28) com a festa Portal do Arrocha, segue no domingo (30) com show do cantor Tom Cleber, e encerra na segunda-feira (1º) com a Chopp Fest do Trabalhador. Bom demais!

Paro por aqui,lembrando que; o humorista Tirullipa está de volta em Manaus e vai se apresentar com o espetáculo “Não sou o Cara, mas Sou o Filho dele”, na segunda-feira, dia 1º de maio, a partir das 19h, no Centro de Convenções do Manaus Plaza. O humorista promete apresentar novas músicas, piadas e paródias, para divertir o público com muitas surpresas. Fica a dica. Fiquem na paz e até amanhã!

 

GALERIA

 

Amigo querido, Rogério Rodrigues celebra hoje em Lisboa, mais uma virada de folhinha. Cheers
Por critério de merecimento, a magistrada Márcia Nunes Bessa. toma posse como desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT11) (Divulgação)
O diretor-presidente do Jornal do Commercio, Guilherme Aluzio e sua Selma em solenidade formal nos salões da Grande Manaus (Ismael Neves)
O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas. Muni Lourenço Filho e sua cara-metade, a arquiteta Tininha Auzier (Ismael Neves)
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag e sua elegante Mylciete Braga Assayag (Ismael Neves)
Papo descontraído entre o deputado federal Paudeney Avelino (DEM) e o empresário Wilson Périco, presidente do Centro das Indústrias do Amazonas (Ismael Neves)
Solfejado chef do restaurante Banzeiro, Felipe Schaedler comanda workshop logo mais à noite na Loja Le Creuset, no Shopping Ponta Negra (Cacau Mangabeira)
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva  será o anfitrião da esperada premiação Industrial do Ano, no próximo dia 26 de maio no Clube do Trabalhador (Ismael Neves)