Manaus recebe iniciativa pioneira com uso de novas tecnologias na educação

Manaus recebe iniciativa pioneira com uso de novas tecnologias na educação

Mais de 63 mil alunos, do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental, de 140 escolas municipais de Manaus, serão beneficiados com o ProFuturo Aula Digital. O projeto, lançado, ontem (20), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), é uma iniciativa educacional da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Prefeitura de Manaus via  Secretaria Municipal de Educação (Semed), visa formar e acompanhar 700 educadores da rede municipal de ensino, desenvolver conteúdos educativos digitais e oferece às unidades de ensino dispositivos tecnológicos, com o objetivo de facilitar o acesso de crianças de entornos vulneráveis à tecnologia e à uma educação mais inovadora. A ação é pioneira no Brasil, mas já acontece em outros países. O ProFuturo Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica, à procura de melhorar as oportunidades das crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem. Desenvolvido no Brasil exclusivamente pela Fundação Telefônica Vivo, o projeto é baseado em quatro pilares: Formação de professores, Conteúdos Pedagógicos Digitais, Equipamento Tecnológico e Acompanhamento na escola. Manaus, é a primeira cidade brasileira a ser contemplada com o ProFuturo Aula Digital. Coisa boa!

 

 

Fieam anuncia homenageados da indústria em 2017

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) vão homenagear em 26 de maio o empresário Carlos Alberto Souto Maior Conde, do setor de Panificação, com o título de Industrial do Ano de 2017. Para receber o título de Microindustrial do Ano foi escolhido Roberto Benedito de Almeida, da Marcenaria. Em solenidade a realizar-se no SESI Clube do Trabalhador, a Recofarma Indústria do Amazonas, pela 10ª vez consecutiva, será reconhecida como a maior exportadora de 2016. Este ano as entidades também vão outorgar a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moysés Israel ao empresário e político Amazonino Armando Mendes, e ao general de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira.

 

Novas embalagens

Coca-Cola Brasil e Grupo Simões lançam a partir de maio, as novas embalagens de Del Valle 100% Suco (Uva e Laranja) e Laranja Caseira em garrafas PET de 300ml. A marca aposta em inovação nessa mudança: saem as caixinhas em Tetrapak e entram garrafinhas, aumentando o volume de 250ml para 300ml. Com a nova apresentação, Del Valle traz um produto que facilita o consumo, proporcionando maior conveniência para as pessoas que buscam um suco nutritivo e têm uma rotina cada vez mais corrida.  A nova embalagem utilizará o processo hot fill, que dispensa a necessidade de adicionar conservantes ao produto.

 

Oportunidades de negócios para indústria

Em reunião sobre a atuação da Marinha na Amazônia na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), o comandante do 9º Distrito da Marinha do Brasil, vice-almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, sugeriu várias oportunidades de negócios para os empresários da construção civil e naval.“O vice-almirante Hecht, ao apresentar o planejamento da Marinha, indicou serviços que vão aquecer vários setores da indústria, gerando emprego e renda para nossa população e negócios para os empresários”, disse o presidente da Fieam, Antonio Silva. O comandante pontuou ações que integram o planejamento estratégico da Marinha a ser cumprido até 2030, com destaque para obras de ampliação do cais flutuante que está com limitação de acesso e de tamanho, prejudicando o fluxo e serviços da Estação Naval do Rio Negro. “Para a indústria da construção naval do Amazonas, essa é uma boa oportunidade de negócio, pois a Marinha já possui projeto de construção de ponte de acesso ao cais e suas melhorias”, revelou o vice-almirante Hecht.

 

Dom Quixote em pauta

Às vésperas da data em que se comemora o Dia Internacional do Livro (23 de abril), escritores e pesquisadores abordaram, ontem (20), no Les Artistes Café, a vida e obra de Miguel de Cervantes, autor de “Dom Quixote”, considerado o primeiro romance moderno. No encontro, pensadores como José Seráfico, Saturnino Valladares, Wagner Teixeira e Carlos Martins destacaram a importância da leitura de obras clássicas da literatura mundial, incluindo a obra de Cervantes, publicada há mais de 400 anos. O circuito de palestras promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) teve início no último dia 17. Além do seminário com o tema da obra de Cervantes, a exposição “Don Quijote – Sonhando o sonho impossível”, que também faz parte da programação, permanecerá em cartaz no Paço da Liberdade até o dia 19 de maio com aproximadamente 20 peças do acervo pessoal do professor e colecionador José Seráfico. Esta é a primeira vez que a sua coleção particular é aberta ao público.

 

Cursos profissionalizantes

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Amazonas) abriu inscrições para dois cursos profissionalizantes: Mecânico de Manutenção em Motores Álcool e Gasolina e Matemática Aplicada à Mecânica, ambos com o início das aulas previsto para segunda-feira (24), na Escola Senai Waldemiro Lustoza, localizado na Av. Carvalho Leal, 555, Cachoeirinha. Os interessados em realizar os cursos devem procurar a sede do SENAI Amazonas no bairro Cachoeirinha, munidos de cópias do RG, CPF, comprovante de residência (atualizada) e escolaridade. Para mais informações ligar para os números (92) 3133-6400 / 6401 /6402 / 6403, pelo e-mail [email protected] ou pelo site http://www.fieam.org.br/senai/cursos/.

 

Pinta Cuia na Noite Paraense

A terceira edição da festa “Noite Paraense” será marcada pela gravação do DVD da banda Pinta Cuia, um dos principais nomes do brega na Região Norte. O evento ocorre neste sábado (22), a partir das 20h, na Cervejaria Rio Negro, localizada na Rua Francisca Mendes, bairro Cidade de Deus.  Intitulado “Pinta Cuia na Amazônia”, o DVD terá uma super produção e reunirá os principais sucessos do grupo ao longo de mais de 20 anos de carreira. Oriunda de Monte Alegre, no Pará, a Pinta Cuia é responsável por canções como ‘Esfrega’ e ‘Apadrinhada’. Entre os álbuns gravados, ênfase para ‘Um show brega’, que teve recorde de vendas, alcançando a marca de 100 mil exemplares. A banda já se apresentou em países como Peru, Venezuela, Bolívia e Guiana Francesa.

 

Feijoada beneficente

Para celebrar dois anos de atuação em Manaus, o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer) anuncia uma feijoada beneficente, no dia 6 de maio, a partir das 12h, no Sesi – Clube do Trabalhador. A programação terá muita música, brincadeiras e sorteios de brindes. Entre as atrações, os cantores Lucas Freitas, Breno Marx, Natty dos Anjos, Daniela Nascimento e o Grupo D’Samba. A renda arrecadada será revertida para a manutenção dos projetos da instituição, que garante assistência a adolescentes grávidas e crianças em situação de vulnerabilidade social. O preparo da feijoada será assinado pela equipe da Feijoada no Balde, empresa comandada pelas irmãs Louise Lauschner e Indianara Lauschner. Os ingressos à venda no valor de R$ 50 pelos telefones (92) 99326-6222 e 3302-6282.

 

Passarela

Paulo Ronaldo Santos, Mari Venturini, José Carlos Lopes, Vânia Tereza Reis, Aldemir Reis, Rose Aquino, Solange do Carmo Ribeiro e Pri Cabral, figuram na lista dos estrelados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Aniversariantes da temporada, Vânia Tereza e Aldemir Reis festejam, hoje, separadamente, suas trocas de data. Vânia abre as portas de sua morada no São Jorge. No mesmo esquema, Aldemir Recebe no residencial ICA Paraíba. Os festejos serão no lauto almoço com a presença de familiares e amigos queridos.

A Prefeitura de Manaus realizou, ontem (20), uma homenagem à educadora indígena Paula Aliomar Ribeiro Beltrão, falecida no último dia 12 de fevereiro. A atividade marcou o aniversário de nove anos de regulamentação da Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra e a passagem do Dia Nacional do Índio (19/04).

O Shopping Ponta Negra está trazendo em breve diversas novidades para os consumidores amazonenses. A gerente de marketing do empreendimento, Karla Henderson, acaba de retornar de São Paulo onde foi conferir em primeira mão as tendências do setor. Vem coisa boa por aí, aguardem!

Para agitar o ‘feriadão’, o Alambique, localizado na Estrada do Turismo, promove nesta sexta-feira, o retorno da banda Feras do Forró ao palco da casa. As bandas Balanço da Sanfona, Forró Show e o DJ Geraldinho também prometem agitar o autêntico Pé de Serram, a partir das 21h. Mulheres e nomes na lista VIP (disponível na página do Facebook), não pagam até 23h.

O Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo,  zona Centro-Sul, funcionará em horário especial neste feriado (21), das 14h às 18h, com Pintura facial a Oficina de Desenhos Criativos. No fim de semana, as atividades serão normais. Fica a dica!

A pedida deste feriado (21), é o Eletro Dinner, projeto que movimentará todas as sextas-feiras do mês de abril, unindo gastronomia e música eletrônica no Shopping Ponta Negra. A atração desta sexta-feira será o DJ BessMaze, que promete transformar a praça de alimentação em uma verdadeira balada. Devido ao feriado, o mall irá funcionar em horário especial: alimentação e lazer das 12h às 22h, enquanto as lojas e quiosques serão das 14h às 21h.

Em busca de valorizar e incentivar a prática de esportes tradicionais entre os povos indígenas, a Prefeitura de Manaus realizará a 7ª edição dos Jogos Interculturais Indígenas, nos dias 29 e 30 de abril, na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada na zona Rural de Manaus.

A presidência do Conselho Municipal de Saúde (CMS) deu posse, ontem (20), aos 578 conselheiros, recém-eleitos para atuar nos cinco distritos de saúde da capital, no triênio 2017-2020. A cerimônia de posse foi conduzida pelo secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

Paro por aqui, lembrando que; um cardápio de estilo musical será ofertado neste feriado de Tiradentes, pela cantora amazonense Laura Abreu. A artista vai mostrar toda sua versatilidade no Sr. Garrafas (Rua Rio Mar, no  Vieiralves, próximo do Parque do Idoso). Laura Abreu preparou para esta noite um show com sambas, pagodes, bossas e até rock pop brasileiro, a partir das 21 horas. Até amanhã!

 

GALERIA

 

Presidente da Fieam. Antonio Silva com os homenageados da Indústria do Ano 2017, Carlos Conde e Alberto Almeida (Divulgação)
Ao lado do marido Sérgio, Vânia Tereza Reis recebe hoje para almoço na sua morada do São Jorge, festejando seus 60 anos (Pedrinho Aguiar)
Bela e competente no que faz, Karla Henderson.gerente de marketing do Shopping Ponta Negra anuncia muitas novdades para o movimentado mall
Farid e Tâmara Mendonça sempre tranquilos e de bem com a vida (Pedrinho Aguiar)
Banqueteira bem sucedida, Denise Martins Coelho continua em alta com seu espaço Denise Coelho Festas e Eventos, no Parque das Laranjeiras (Pedrinho Aguiar)
Claudinha Pio de Souza e Rita Bacuri com suas vistosas ventarolas chinesas (Pedrinho Aguiar)
A cantora Laura Abreu é a atração desta sexta-feira no Sr. Garrafas (Divulgação)
Primeira-dama de Manaus, Elisabeth Vakeiko, prefeito Arthur Virgílio Neto, sscretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt e Américo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica no lançamento do projeto ProFuturo Aula Digital (Alex Pazuello-Secom)

 

1 comentário em “Manaus recebe iniciativa pioneira com uso de novas tecnologias na educação”

Comentários estão fechados.