Vem aí o 20º Festival Amazonas de Ópera

O Teatro Amazonas abre suas portas no próximo dia 07 de maio, para a 20ª edição do Festival Amazonas de Ópera (FAO), famoso por ter trazido em apresentações passadas, montagens de óperas mundialmente aclamadas, como Carmen, de Georges Bizet; Yerma, de Heitor Villa-Lobos; Os Troianos, de Hector Berlioz; e a montagem original em francês de Medée, de Luigi Cherubini; além da tetralogia completa de O Anel do Nibelungo, de Richard Wagner, seu maior destaque. O Festival é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e do Fundo de Promoção Social, com o apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC). A edição deste ano é a primeira a ser realizada inteiramente com recursos da iniciativa privada, contando com o patrocínio máster do Bradesco Prime e o patrocínio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) e da Ambev, além de parceria com o Theatro São Pedro, de São Paulo. Com 22 apresentações que incluem récitas de óperas, concertos e recitais, além de uma rica programação acadêmica com palestras e workshops, o Festival deste ano ainda conta com uma equipe de produção que envolve quase 800 pessoas, entre instrumentistas, cantores e técnicos, locais e nacionais, trazendo óperas inéditas para o deleite do público amazonense.

 

 

Fundação Telefônica Vivo lança projeto educacional

Nesta quinta-feira, a Fundação Telefônica Vivo – braço social da operadora Vivo –, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), lança o Projeto ProFuturo Aula Digital, que forma e acompanha educadores, desenvolve conteúdos educativos digitais e oferece às escolas dispositivos tecnológicos, com objetivo de facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças de entornos vulneráveis. O projeto, já desenvolvido pela Fundação Telefônica na Espanha, está chegando ao Brasil em 2017 e Manaus é a primeira cidade a ser beneficiada. A apresentação do projeto acontece nesta manhã, no auditório da Semed e, reunirá cerca de 300 gestores educacionais da região. O encontro tera a participação de Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo, Kátia Schweickardt, titular da Semed e do jornalista André Gravatá, co-autor dos livros “Volta ao mundo em 13 escolas” e “Mistérios da Educação”, e um dos criadores da Virada Educação, que mobiliza escolas e territórios pelo Brasil, além de articulador do projeto Criativos da Escola.

 

Diversão no Parque

O Projeto Bilhares pela Cultura, criado com a finalidade de levar atrações culturais nos finais de semana ao Parque Ponte dos Bilhares, já tem confirmada até o próximo mês de junho a programação de apresentações. O espaço e o projeto são coordenados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). No próximo sábado (22), a Companhia de Teatro Criatê, especializada em montagens teatrais infantis, estará se apresentando na Praça do Bonde, segunda etapa do parque, a partir das 19h. No domingo (23), o Projeto Roda na Praça, que reúne artistas circenses e de várias outras expressões culturais, terá números de malabarismo, dança contemporânea, palhaçaria, pirofagia, entre outras atrações.

 

Campeã

A beneficiária do Bolsa Atleta Municipal, Rita de Cássia Reis, sagrou-se, ontem (19), a nova campeã mundial de Jiu-Jítsu, do torneio Abu-Dhabi World Pro Jiu-Jítsu, realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Faixa Roxa na modalidade, a amazonense foi campeã de um dos principais campeonatos de Jiu-Jítsu do mundo, pela categoria Galo (até 49 kg), ao vencer, na final, a também brasileira Mariana Bravo, que representava a seleção dos Emirados Árabes. Parabéns!

 

A Cabana no CineMaerna

Nesta quinta-feira, às 14h, acontece mais uma sessão do CineMaterna no Cinépolis do Shopping Ponta Negra. O filme escolhido deste mês é A Cabana, que recentemente ultrapassou  a marca de 1 milhão de expectadores no Brasil. O longa conta a jornada espiritual de Mack Phillips (Sam Worthington), um pai que passa a questionar suas crenças após sofrer uma tragédia familiar que o leva a entrar em uma profunda depressão. Mack então recebe uma carta misteriosa que o convida para ir a uma cabana abandonada no deserto de Oregon e ali ele passa a encontrar as representações da Trindade, tendo então as respostas para suas questões espirituais. As sessões do CineMaterna são organizadas para mães, pais e acompanhantes com bebês de até 18 meses.

 

Gastroweek

Com objetivo de falar sobre a profissão do gastrônomo, a Faculdade Maurício de Nassau, em Manaus, realiza de 25 a 28 de abril, a partir das 18h30, o I Gastroweek. Uma semana repleta de palestras e oficinas de aprendizagem sobre técnicas e diversidades da gastronomia local. Voltado para estudantes e apaixonados por gastronomia, o encontro terá a participação de chefes de cozinhas, especialistas e nutricionistas que irão ministrar palestras, exposições e oficinas práticas. Para inscrição, basta acessar: extensao.uninassau.edu.br, selecionar a cidade Manaus e preencher os dados cadastrais na lacuna I Gastroweek. Os participantes também devem doar duas latas de leite, que serão ofertadas as casas de acolhimento da cidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3236-3960.

 

Ramito Circo em Manaus

Respeitável público, o circo chegou. A partir desta sexta-feira, o Ramito Circo abre a sua tenda em duas sessões, às 18h e 20h30, para receber os manauenses no Shopping Manaus ViaNorte, no bairro Nova Cidade. Com uma equipe de mais de 30 integrantes, entre artistas, técnicos e pessoal de apoio, o circo legitimamente brasileiro (descendente do tradicional Broadway), com sede em Belo Horizonte (MG), desembarca na cidade após rodar o Brasil e apresentações em Santarém (PA), para temporada de um mês na capital amazonense.Na estreia o circo apresenta um espetáculo tradicional circense, com trapezistas, mágico, acrobatas, malabaristas, o fantástico Globo da Morte, sem faltar a alma do circo, os engraçadíssimos palhaços Tulypa, Romerito e Fuleragem. As sessões acontecem de segunda a sexta, sempre nos horários das 20h30. Aos sábados às 18h e 20h30h e nos domingos e feriados às 16h, 18h e 20h30h.

 

Culinária Parintintin

Com objetivo de incentivar a criatividade no âmbito da culinária, estimulando possibilidades e valorização dos produtos regionais, a Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lança edital para o concurso de gastronomia regional/local denominado “Culinária Parintintin”. As inscrições ocorrerão de 20 a 25 de abril de 2017, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, de 08h às 12h e de 14h às 17h. De acordo com o edital, poderão se inscrever interessados maiores de 18 anos, brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados, residentes em Parintins. É vedada a participação de integrantes da comissão julgadora e de familiares dos mesmos.

 

Passarela

Marcílio de Avelar Junqueira, Nair Cavalcante Esteves, Tony Santos, Jorge Gioia, Juca Semen, Mario Bagre (em Presidente Figueiredo) e Carlos Souza, figuram na lista dos festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Aniversariante da temporada, a queridíssima Ana Maria Garcia Leitão abre, nesta quinta-feira, as portas de sua morada na rua Acre, no Vieiralves, para receber parentes e amigos queridos para celebrar em concorrido jantar, sua nova data. Personalidade querida na Grande Manaus, Aninha por certo será cumprimentadíssima.

Com a missão de promover cursos de aperfeiçoamento e atualização nas áreas de saúde, bem estar, fitness e esporte, com excelência profissional e oportunidade de negócio. O ENAF promove o sétimo encontro profissional, nos dias 21, 22 e 23 de abril, no Centro de Convenções do Manaus Plaza. O seminário tem como público estudantes, professores e demais profissionais da área da educação física e da saúde.

A realidade e o dia a dia de pessoas com síndrome de down estão sendo expostas na mostra fotográfica “Eu faço a diferença, e você?” sediada no Manauara Shopping e promovida pela Associação de Pais e Amigos do Down do Amazonas (APADAM). A exposição acontece diariamente no Piso Castanheiras, na entrada da avenida Mário Ypiranga Monteiro.

O Manauara Shopping funcionará em horário especial durante os feriados de abril. Na sexta-feira (21), feriado de Tiradentes, as lojas âncoras  funcionarão de 13h às 21h e as satélites das 14h às 21h. O horário da praça de alimentação e lazer será das 12h às 22h. A Academia Cia. Atlética funcionará das 9h às 19h. Fica a dica!

O Forró do Netão desta quinta-feira vai ser pra lá de especial. As bandas 100% Abusado, Gang do Forró, Segura Pizada e Toinho & Forró Show estão encarregadas de animar o público com os grandes sucessos do Aviões do Forró. A partir das 22h, no Arena Pub, fincado no Shopping Arena Mall, na avenida Pedro Teixeira. Mulheres não pagam até às 23h.

Um ensaio fotográfico personalizado com renda total destinada para o Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), que acolhe adolescentes grávidas e crianças em situação de vulnerabilidade social. Essa é a proposta da campanha “Click Solidário”, edição especial Dia das Mães, que acontece até o dia 05 de maio, em parceria com o estúdio Andreza & Douglas Fotografia. As sessões podem ser agendadas pelo telefone (92) 98182-5640.

Após ficar afastado da música e recuperar-se de um câncer na pleura, o cantor Arlindo Júnior, ex-levantador de toadas do Boi Caprichoso, retorna aos palcos da roda de samba “Meia Noite Acaba”, neste sábado (22), a partir das 19h, celebrando a vida. A casa está localizada na Avenida Nilton Lins, 3855, Parque das Laranjeiras, em frente ao Posto Shell.

O seminário sobre o escritor Miguel de Cervantes e sua obra “Dom Quixote” vai encerrar a programação em homenagem ao Dia Internacional do Livro, que ocorre no dia 23 de abril. O encontro vai reunir os escritores e professores José Seráfico, Márcio Souza, Saturnino Valladares, Wagner Teixeira e Luiz Souza, nesta quinta-feira, 20/04, no Les Artistes Café Teatro, das 9h às 12h, com entrada gratuita.

Paro por aqui, lembrando que; o dermatologista carioca Yuri Mêne desembarca na próxima semana, em Manaus, mas especificamente na Clínica Caroline Frota (Praça do Congresso), para uma série de atendimentos. Um dos destaques deste mês de abril, são os procedimentos de preenchimento. Fica a dica. No mais, fiquem com Deus e até amanhã!

 

GALERIA

 

De família tradicional, Ana Maria Garcia Leitão recebe hoje todas as parabenizações por mais uma virada de folhinha. Cheers
Após um belo trabalho à frente do Skal Internacional Manaus João Araújo prepara-se para passar a presidência do clube no próximo dia 6 de maio (Pedrinho Aguiar)
Um dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, o empresário Marcílio de Avelar Junqueira, divide o click feliz da vida com o filho Rodrigo
A jornalista Monica Santaella toda faceira envolta em estampas multicores
Meu considerado Tony Santos, colunista do Jornal do Commercio também celebra hoje a chegada de mais um abril na sua vida. Parabéns
Acadêmica Rosa Mendonça em recente agto sóciocultural
Cirurgião dentista Francisco Saraiva Correia de Almeida continua em alta atendendo sua clientela VIP
Cena da ópera Carmen, de Bizet, montagem que brilhou em edições passadas no internacional  Amazonas Festival de Ópera (Reprodução)