Airton Luís Corrêa Gentil é empossado como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas

 O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli seja boa sorte a Airton Gentil, o mais novo desembargador do TJAM (Divulgação)
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli deseja boa sorte a Airton Gentil, o mais novo desembargador do TJAM (Divulgação)

Em solenidade concorrida e super prestigiada, ocorrida, ontem (14), no Plenário de Justiça Desembargador Ataliba David Antonio, o juiz de direito, Airton Luís Corrêa Gentil, tomou posse como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). Alçado ao posto pelo critério de merecimento, após concorrer com outros sete juízes de entrância final, Airton Gentil passa a ser 21º membro da Corte Estadual. “Venho fortemente imbuído da vontade de somar”, disse o magistrado, em seu discurso de posse. Cerimônia foi conduzida pelo presidente da Corte Estadual, desembargador Flávio Pascarelli. A solenidade também foi prestigiada pelo governador do Estado, José Melo, pelo corregedor-geral do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Mauro Campbell, além de juízes, magistrados aposentados, autoridades civis, militares, religiosas, e familiares do desembargador empossado.  O discurso de acolhida do novo membro do Pleno foi proferido pelo desembargador Lafayette Carneiro Viera Junior.

 

716x119px_bannerdig_educacao

 

Mobilidade Urbana

Construindo uma agenda positiva sobre mobilidade urbana para Manaus, o vice-prefeito Marcos Rotta recebeu, ontem (14), um grupo de empresários do setor, que participou de todos os projetos de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) já desenvolvidos no Brasil e alguns também no exterior. A reunião, realizada na sede da prefeitura, abriu novas possibilidades na busca da modernização do Sistema de Transporte Coletivo, com a apresentação de novas tecnologias, já utilizadas em cidades como Curitiba e Goiânia, que aprimoraram o próprio conceito do BRT. Segundo o vice-prefeito de Manaus, a prefeitura está estudando várias alternativas para definir a melhor solução para Manaus, pensando no custo/benefício de cada modal, nas melhorias reais oferecidas para os usuários e, ainda, no aprimoramento da gestão do transporte coletivo. É por aí!

 

Suframa: 50 anos

O Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS) realiza, às 10h desta quarta-feira, sua 278ª Reunião Ordinária, dando início ao calendário de atividades comemorativas aos 50 anos da autarquia e do modelo Zona Franca de Manaus, os quais serão completados, oficialmente, no próximo dia 28 de fevereiro. A reunião será presidida pelo ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Pereira, e contará ainda com a presença da superintendente da Suframa, Rebecca Garcia, do governador do Amazonas, José Melo, e do prefeito de Manaus, Artur Neto, entre outros conselheiros e autoridades. A programação inclui a análise de 37 projetos de implantação, atualização, diversificação e ampliação, que estimam investimentos fixos de US$ 310 milhões, investimentos totais de US$ 1.36 bilhão e a geração de 566 empregos no Polo Industrial de Manaus (PIM), bem como a cerimônia de outorga do Prêmio Cunhantã e as solenidades de lançamento da nona edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2017) e do selo postal comemorativo ao cinquentenário da Suframa e do modelo ZFM. Antes do início da reunião, o ministro do MDIC, Marcos Pereira, e autoridades presentes farão, ainda, o descerramento da placa em homenagem ao jubileu de ouro da autarquia.

 

Municipalização da Saúde aos municípios do Amazonas

A proposta do governador do Amazonas, José Melo, de municipalizar as gestões dos hospitais do interior do Estado, repassando para as prefeituras as verbas e programas destinados à administração das unidades de saúde, empolgou os prefeitos que participaram, ontem (14), da abertura do Encontro de Novos Gestores, evento promovido pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), em Manaus. Em seu pronunciamento, Melo disse que já está à disposição das prefeituras que quiserem realizar o processo de transferência administrativa na saúde e também anunciou que, após o Carnaval, irá reunir-se individualmente com todos os prefeitos para apresentar projetos e ouvir as demandas de cada um. “Essa é uma medida importante e legítima porque os recursos federais para a Saúde passam a ser geridos diretamente pelo município, que conhece as carências de cada local e pode atuar com mais agilidade nas soluções destas questões”, afirmou o presidente da AAM, João Campelo.

 

CAAAM na Folia

Uma equipe de trabalho e advogados voluntários da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM) estará no calçadão da Praia da Ponta Negra, nesta quarta-feira, a partir das 18h, para a abertura da “Campanha CAAAM na Folia”. Na ocasião, a ONG internacional AHF (Aids Healthcare Foundation), acompanhada de um grupo de voluntários realizará testes rápidos, com distribuição de camisinhas e informações sobre DST/Aids. O objetivo da CAAAM é de ampliar os investimentos e esforços para garantir a ampla cobertura na efetivação das campanhas de saúde. Durante o período de 15 a 24 de fevereiro, a equipe realizará visitas aos fóruns e tribunais da cidade e do interior com orientação das equipes de saúde, panfletagem e distribuição de preservativos. A intenção é reforçar o uso do preservativo como forma de combate a doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a presidente da CAAAM, Denize Aufiero “A campanha de prevenção aos DST/Aids visa chamar a atenção da advocacia para a importância da própria saúde”. É por aí!

 

Redator Nota Mil

O estudante amazonense que tirou nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016, Kelvin Nunes, é o convidado especial da Tribuna Popular, da Câmara Municipal de Manaus, nesta quarta-feira, às 9h, no plenário Adriano Jorge. O evento é uma iniciativa da Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, Vereadora Professora Therezinha Ruiz. Kelvin foi um dos 77 alunos do Brasil a tirar nota 1.000 na redação do Enem. Parabéns, campeão!

 

Folia no Parque dos Bilhares

O Parque Municipal Ponte dos Bilhares, contará com roteiros de folia durante os dias 17, 18 e 19 deste mês, com apresentações de grupos de maracatus e tambor de criola. Trata-se da primeira edição do Carnaval dos Bilhares, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com a finalidade de oferecer uma programação diferenciada e no clima carnavalesco aos frequentadores do logradouro, dando início a um roteiro cultural inédito na cidade. As apresentações acontecerão em um circuito nas duas etapas e no anfiteatro da primeira etapa do parque, sempre das 17h às 20h. Estarão presentes os maracatus Malungo Dudu, Eco da Sapopema, Quebramuro, Baque Mulher Manaus e Nação Geap. A programação abrirá espaço também para outras manifestações culturais de origem afro, como o Tambor de Criola, originário do Maranhão. Muito legal!

 

Revisão

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus, vereadora Professora Therezinha Ruiz recebeu, na manhã de ontem (14), o relatório final com a proposta de Revisão para o Plano de Cargos, Carreira e Salários dos Profissionais de Educação. O documento tem por objetivo registrar a conclusão dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão de Revisão do PCCR, além de propor alterações e promover a atualização do Plano, tendo como princípios norteadores a valorização do Profissional da Educação e a melhoria na qualidade da prestação dos serviços da rede   pública municipal de ensino. Os trabalhos iniciaram em outubro de 2015 com a instalação desta Comissão. Diante disso, as atividades foram baseadas em reuniões periódicas em que eram apresentadas propostas sobre os diversos dentro da Lei. De acordo com a Vereadora Professora Therezinha Ruiz, a intenção do Executivo municipal é atender aos pleitos dos profissionais de educação.

 

Mimos Preciosos

As lojas Top Internacional vão oferecer mimos especiais para as clientes nos dias 16 (quinta-feira) e 17 (sexta-feira). Dentro da programação do Festival de Fragrâncias e Beleza, que destaca produtos de perfumaria e cosméticos com descontos, um momento especial vai agradar quem for à loja. A cliente que garantir os produtos do mix de descontos ganhará uma maquiagem, feita por profissionais renomados. Vale a pena aproveitar os descontos e garantir a make para curtir o fim de semana. Fica a dica!

 

Passarela

Sebastião Guerreiro, Vládia Vianez Figueira Albuquerque, Said Hossary, Suely Paes Barreto, Fábio Falabella, Glau Castro Pereira, Vladimir Herculano, Andrea Arcanjo e Carlinhos Mello, figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Sílvio e Patrícia Prestes Pedrosa fazem circular na nata da sociedade manauense, o convite do debut de sua linda filhota Maria Silvia Prestes Pedrosa. A celebração dos 15 anos de Silvinha será Diamond Convention Center, a partir das 21h, quando o dia 10 de março pintar no calendário. A recepção será inesquecível. Aguardem!

Os laboratórios do Sistema Hapvida participaram do Programa Nacional de Controle de Qualidade e, na avaliação anual de 2016, foram classificados como excelentes, recebendo os certificados em janeiro deste ano. O Programa é patrocinado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC) que qualifica, ao longo do ano, o desempenho de laboratórios de todo Brasil. Os laboratórios da Operadora estão passando por uma reestruturação no seu parque tecnológico, sendo preparados para novos crescimentos. As unidades possuem tecnologia de ponta para exames laboratoriais de urgência, eletivos e de pacientes internos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) lança, nesta quarta-feira, na sede da secretaria, o edital de chamada pública 2017 voltado para produtores rurais da agricultura familiar que queiram fornecer os gêneros alimentícios que compõem o cardápio da merenda escolar da rede pública municipal de ensino. 

Com o título “A Poética do Imaginário Caboclo”, o Boi-bumbá Caprichoso se apresenta no Centro Cultural Amazonino Mendes (Bumbódromo), durante o Festival Folclórico de Parintins 2017, com a participação das crianças dos cursos de Coral Juvenil e Adulto, Coral de Libras e Curso de Iniciação ao Balé do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, executando as técnicas de “Boi de Arena” e contribuindo para a formatação de um belíssimo espetáculo para o mundo ver.

Para a criançada cair na folia, o Parque Cidade da Criança promoverá, de 22 a 26 de fevereiro, uma programação especial de Carnaval para os baixinhos. Além do tradicional bailinho e concurso de fantasias haverá ainda desfile do bloco “Se Babo”, oficina de pinturas e brincadeiras populares.

Sete atrações musicais agitarão o bloco de carnaval ‘Chopp Folia’, neste sábado (18), a partir das 16h, na Cervejaria Rio Negro, localizada na Rua Francisca Mendes, bairro Cidade de Deus. Em sua estreia no carnaval manauense a festa reunirá os foliões para dançar ao som de marchinhas, samba, forró, música eletrônica e muitos outros ritmos.

A Associação dos Oficiais da Polícia e Bombeiro do Amazonas também vai cair na folia e promete a volta dos grandes carnavais de Manaus, com a realização tanto do tradicional Baile Infantil “Estrelinhas na Folia”, quanto do Bloco dos Estrelas, no próximo dia 26 de fevereiro, Domingo Gordo.

O Projeto “Aprender, Conviver e Lutar”, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu, ontem (14), a visita do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o italiano Leonardo Tonelli e do campeão mundial de Jiu-Jitsu, o amazonense, Alexandre Ribeiro. Os dois assistiram a uma aula de apresentação com alunos especiais que fazem parte do projeto, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Especial André Vidal de Araújo.

Paro por aqui, lembrando que; a f Folia vai tomar conta da rua Inocêncio de Araújo, no bairro Educandos, zona Sul, nesta sexta-feira, 17. A 5ª Edição da Banda do Coronel promete muita música e tradicionalismo, a partir das 16h. A festa teve sua primeira edição em 2013, comandada pelo Coronel Bernardo, seu fundador. Vale a pena conferir. Fiquem todos na paz e até amanhã!

FOTOS BY ANA CLÁUDIA HATAHY

 

GALERIA

 

Silvinha Prestes Pedrosa vai festejsar seus 15 anos em grande estilo no próximo dia 10 de março, no Dimond Convention Center (Divulgação)
Silvinha Prestes Pedrosa vai festejar seus 15 anos em grande estilo no próximo dia 10 de março, no Dimond Convention Center. A celebração promete (Divulgação)
Empresário antenado e de bem com a vida, Sebastião do Nacimento Guerreiro festeha ao lado de sua amada Mararubia mais uma vsirada de folhinha. Cheers
Empresário antenado e de bem com a vida, Sebastião do Nascimento Guerreiro festeja hoje. ao lado de sua amada Mararubia e filhos, mais uma virada de folhinha. Cheers
O solfejado artista plástico Rui Machado emoildurado pela irmã Sônia e pela amiga Sarah Cury, na expô Verdemais com os mais novos trabalhos do pintor na loja Dell Anno (Sílvia Castro))
O solfejado artista plástico Rui Machado emoldurado pela irmã Sônia e pela amiga Sarah Cury, na expô ‘Verdemais’, com os mais novos trabalhos do pintor na loja Dell Anno (Sílvia Castro))
 O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli seja boa sorte a Airton Gentil, o mais novo desembargador do TJAM (Divulgação)
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli deseja boa sorte a Airton Gentil, o mais novo desembargador do TJAM (Divulgação)
O governador José Melo e o desembargador Ari Moutinho prestigiando a posse de Airton Gentil
O governador José Melo e o desembargador Ari Moutinho prestigiando a posse do desembargador Airton Gentil no TJAM
O desembargador empossado Airton Gentil, prestigiado pelo sogro, desembargador Alcemir Figliuolo e epo cunhado, o também desembargador Lafaette Vieira Júnior
O desembargador empossado Airton Gentil, prestigiado pelo sogro, desembargador aposentado Alcemir Figliuolo e pelo cunhado, o também desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior
Na posse de Airton Gentil, o sempre bem-humorado ex-governador Amazonino Mendes e a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana
Na posse de Airton Gentil, o sempre bem-humorado ex-governador Amazonino Mendes e a juíza Lúcia Maria Corrêa Viana
Elza e o conselheiro Mario de Mello, a conselheira Yara Lins dos Santos, o presidente do TJAM,dsembargador Flávio Pascarelli  e o deputado Josue Neto, prestigiando Airton Gentil
Elza e o conselheiro Mario de Mello, a conselheira Yara Lins dos Santos, o presidente do TJAM,dsembargador Flávio Pascarelli e o deputado Josue Neto, prestigiando Airton Gentil