Projeto ‘Giulia, Mãos que Falam’ será destaque em rede nacional

O repórter do Programa Mais Vocêw, Fabricio Battaglini, entrevista o professor Manuel Cardoso, da UEA, sobre o projeto Giulia Mãos que Falam  (Fábio Costa-SEPED)
O repórter do Programa Mais Vocêw, Fabricio Battaglini, entrevista o professor Manuel Cardoso, da UEA, sobre o projeto Giulia Mãos que Falam (Fábio Costa-SEPED)

A equipe de reportagem do programa “Mais Você”, apresentado por Ana Maria Braga, na Rede Globo de Televisão esteve, ontem à tarde, na sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) para gravar uma reportagem sobre o projeto “Giulia, Mãos que Falam”, idealizado pelo professor Manuel Cardoso, da UEA. A matéria será exibida nos próximos dias em rede nacional e pretende divulgar um novo produto de tecnologia assistida produzido no Amazonas, pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), com apoio da empresa Recofarma. “Giulia, Mãos que Falam” é um kit tecnológico baseado em inteligência artificial que promete ajudar a facilitar a comunicação de pessoas surdas. A ferramenta começa agora a chegar ao público alvo e, antes de usar o equipamento, os beneficiados estão passando por um treinamento especial realizado na Seped. Ao todo, 100 pessoas surdas estão sendo contempladas nesta primeira fase do projeto pelo Governo do Estado. O projeto tem o apoio da primeira-dama do Estado, Edilene Gomes de Oliveira. A nova tecnologia é baseada em inteligência artificial e possibilita a comunicação entre surdos e pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

FEBRE-AFTOSA-716x119px

 

Discutindo o futuro do CBA

O auditório do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) recebe, a partir das 10h, desta quarta-feira, o seminário “Discutindo o futuro do CBA”. A discussão deverá reunir aproximadamente 70 pessoas, entre empresários da área de biotecnologia, pesquisadores e representantes de entidades de classe, associações e órgãos governamentais, a fim de discutir de forma ampla e direta com a sociedade regional o processo de reorganização do CBA de modo que ele esteja apto a cumprir sua missão de promover a inovação tecnológica de processos e produtos, incentivando e apoiando o desenvolvimento das atividades industriais baseadas na exploração sustentável da biodiversidade amazônica. A abertura será realizada pelo secretário de Inovação e Novos Negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Jailson de Andrade, e pelo superintendente adjunto de Planejamento e Desenvolvimento Regional da Suframa, Marcelo Pereira.

 

De olho nos Jogos Olímpicos no Amazonasa

A partir desta quarta-feira, até sexta-feira, 1º de abril, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), realizará o 2° Workshop dos Jogos Olímpicos no Amazonas. O evento tratará sobre a Operação Integrada de Segurança de Instalações, que consiste em normas e procedimentos de ação conjunta, visando a prevenção de incidentes e a forma de atuação dos integrantes das equipes, no caso de uma ocorrência. O workshop acontecerá no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O treinamento VISO (sigla em língua inglesa para Operação Integrada de Segurança de Instalações) é baseado em diversas doutrinas desenvolvidas por forças de segurança no Brasil e de diversos países, e será adotado em Manaus para a proteção da Arena da Amazônia, dos Centros Oficiais de Treinamento (COTs) e do hotel onde ficará hospedada a família olímpica. O workshop também servirá para a entrega dos Planos Integrados de Segurança e Ordenamento Urbano, que foram desenvolvidos após visitas técnicas aos locais feitas pelos órgãos de segurança de forma integrada, afim de verificar as instalações e prepará-las para receber os jogos.

 

Qualificação

A partir do mês de abril, o Manauara Shopping realizará ações para fomentar a qualificação e preparar ainda mais os lojistas e colaboradores do centro de compras para enfrentarem os desafios atuais. As atividades fazem parte do Projeto “Qualifica” e acontecem de abril a julho. Dentre essas ações, um destaque será um encontro com um dos executivos e palestrantes mais renomados do país, André Gomes. Escritor e diretor do Yázigi, André ministrará a palestra “Como enfrentar as mudanças”, no próximo dia 15 de abril. O evento, que é voltado exclusivamente para lojistas e colaboradores do centro de compras, será realizado no cinema Playarte dentro do centro de compras.

 

In Loco

A poucos meses para ser inaugurado, o Shopping T4 recebeu, ontem, a visita de alguns dos novos permissionários que irão ocupar o local, previsto para ser inaugurado ainda em junho deste ano. Esta será a terceira e maior estrutura do projeto Viva Centro Galerias Populares. O Shopping T4 é hoje a maior obra civil em execução na Região Norte e será um dos principais indutores do comércio na zona Leste da capital. O centro de compras T4 fecha o ciclo de um projeto social que a Prefeitura de Manaus começou ainda em 2014 com a retirada dos primeiros camelôs das ruas do Centro. O novo espaço terá mais de 700 lojas, supermercado, banco, academia ao ar livre, quadras poliesportivas e pista de caminhada. Muito bom!

 

Sessão Especial

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas realiza, nesta quarta-feira, Sessão Especial em comemoração aos 26 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A homenagem será às 10 horas, no Plenário Ruy Araújo. A Sessão Especial é um reconhecimento aos relevantes serviços que a Defensoria Pública vem prestando à população do Estado, no que se refere à garantia institucional dos direitos humanos e do acesso à Justiça. De acordo com o defensor público geral da DPE-AM, Rafael Barbosa, a homenagem à instituição e seus servidores reconhece o papel essencial do órgão para o pleno exercício da cidadania. Ele ressaltou que a Defensoria Pública, ao longo de sua trajetória, tem se fortalecido institucionalmente, sobretudo após a conquista da autonomia orçamentária, administrativa e financeira. Com uma gestão mais moderna e eficiente, somado à expectativa de reforço orçamentário, a meta é ampliar o alcance de suas ações tanto na capital quanto no interior.

 

Viva Melhor Sabendo

A Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), divulgou novas datas de atendimento itinerante do projeto “Viva Melhor Sabendo”, direcionado aos jovens e realizado  com o apoio da Unidade Móvel da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). As atividades, que incluirão a oferta de testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, acontecem amanhã (31), no Parque dos Bilhares, e terão mais duas edições em abril e duas em maio. Lançado no mês passado, o projeto tem como ênfase o público na faixa de 15 a 24 anos, e é resultado de parceria do Governo do Amazonas com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Prefeitura de Manaus. A primeira ação de atendimento do projeto com a unidade móvel da FMT ocorreu no dia 19 do mês passado, no Centro de Convivência da Família da Cidade Nova, zona norte.

 

Para deficientes visuais

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais ao viajar é a falta de acessibilidade. Em Manaus, o hotel Go Inn, localizado no Centro, encontrou uma forma de tornar a estadia mais fácil e prazerosa através de um recurso tecnológico: canetas que decodificam o material impresso e reproduzem sons previamente gravados. O dispositivo foi desenvolvido pela Pentop do Brasil, empresa sediada na capital amazonense. Com um sensor posicionado em sua ponta e um sistema interno, a caneta permite associar textos ou imagens a um som.

 

Passarela

Tatiana Rego Corrêa Sabino, Lucas Carvalho e Maísa Bacelar figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

Amanhã (31), os cantores JotaA e Davi Assayag assanham a platéia do Teatro Manauara com um show imperdível. Os artistas prometem um espetáculo cheio de emoção, recheado com belas composições daqui, dali e dacolá. Ingressos à venda na bilheteria do teatro.

Máfia e Destilados estão no comando – não, não se trata da história da Lei Seca nos Estados Unidos, mas da balada que rola nesta quarta, a partir das 21h, no Porão do Alemão.. As duas bandas abrem a semana roqueira no bar com clássicos do rock’n’roll, do hard rock e do pop rock nacional e internacional. A festa terá ainda promos de bebidas, e entrada gratuita e ingresso para a área VIP pela metade do valor para elas, como parte do Março Mulher do bar, que chega à reta final esta semana.

A última palavra em tecnologia em transplante capilar, o robô Artas, já é realidade em Manaus. O equipamento está disponível somente na Clínica Dra. Montaha e o procedimento é realizado pelos médicos associados Montaha Jasserand, Israel Oliveira e Julio Nakano para o tratamento definitivo da alopecia androgenética. Vale a pena conferir!

 Banda Skyline vai agitar o Red Dog Pub pela primeira vez, nesta quarta-feira, com o melhor do rock nacional e internacional. Localizada na Rua Misushiro, no Parque 10, a casa abre ás 19h. Mulheres terão entrada liberada até ás 23h. Outro atrativo da casa são as promoções. Essa semana, quem comprar um balde de long-necks leva seis e paga somente quatro. Reservas antecipadas pelo telefone: (92) 98409 – 2780.

O Manauara Shopping oferece até o dia 30 de abril uma oportunidade a mais para quem quer fazer compras com descontos ou ganhar brindes exclusivos em dezenas de lojas. Essa chance é oferecida através do “Guia de Descontos”, um livreto com cupons de descontos e/ou brindes destacáveis e aceitos em mais de 70 lojas do centro de compras.

 A equipe Feminina Adulto de Goalball da Semjel vai representar o Amazonas no Regional Norte-Nordeste da modalidade, que será realizado em Belém (PA), entre os dias 14 a 17 de abril. A competição serve como seletiva para a Copa Brasil de Goalball no fim do ano. O Goalball é um esporte praticado por atletas que têm deficiência visual ou baixa visão.

 Nesta quarta-feira, o Gargalo anuncia o melhor do Samba e do Pagode. O cantor Gui e o grupo Freelance farão ‘as honras da casa’. O cantor Duda Liron inicia o Happy-hour com acústico de MPB. O bar, localizado na rua Rio Branco, no Vieiralves, abre ás 18h, com um rodízio de chopp. Cobra-se couvert . Reservas pelo telefone: (92) 3308 – 9529.

 O músico Célio Vulcão ministra, nesta quarta-feira, a Oficina de Harmonia e Improvisação, no Sesc Centro. O laboratório iniciará às 15h e está sendo promovida pela cantora Lucilene Castro como contrapartida do Prêmio Edital de Conexões Culturais 2015, da Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult). As inscrições são gratuitas e ainda podem ser feitas pelo telefone (92) 2121-5357.

Paro por aqui, lembrando que; em alusão ao Dia Mundial do Autismo, celebrado no dia 2 de abril, ciclistas e adeptos do esporte se encontrarão, na sexta-feira, dia 1º de abril, na 3ª edição da Pedalada da Inclusão. Para participar do evento esportivo basta fazer a inscrição gratuitamente pelo site da Secretaria Municipal de Educação –www.semed.manaus.am.gov.br –  até esta quarta-feira, 30. A largada será no Complexo Turístico Ponta Negra, às 19h. Fiquem na paz e até amanhã!

 

GALERIA

 

Antonio e Norma Silva presenças sempre requisitadas nos grandes lances sociais da nossa trepidante Manaus
Antonio e Norma Silva presenças sempre requisitadas nos grandes lances sociais da nossa trepidante Manaus
O presidente da ALE, deputado Josué Neto e sua bela  Andreza, sempre de bem com a vida
O presidente da ALE, deputado Josué Neto e sua bela Andreza, sempre de bem com a vida
O guapo Lucas Carvalho emplaca hoje 23 anos bem vividos. Cheeers
O guapo Lucas Carvalho emplaca hoje 23 anos bem vividos. Cheeers
O repórter do Programa Mais Vocêw, Fabricio Battaglini, entrevista o professor Manuel Cardoso, da UEA, sobre o projeto Giulia Mãos que Falam  (Fábio Costa-SEPED)
O repórter do Programa Mais Vocêw, Fabricio Battaglini, entrevista o professor Manuel Cardoso, da UEA, sobre o projeto Giulia Mãos que Falam (Fábio Costa-SEPED)
Elizeth Lange e Leila Barakat, grandes amigas e mulheres de sucesso
Elizeth Lange e Leila Barakat, grandes amigas e mulheres de sucesso
Daniel e Paloma Anzoategui na noite de Manaus
Daniel e Paloma Anzoategui na noite de Manaus
Daniel e Paloma Anzoategui na noite de Manaus
Muito bem casados, Anna e Maurício Guimarães prestigiando o badalado restaurante Freddy, em São Paulo
O pesquisador Rogério de Jesus (Roca) e o médico Emerson Sena, grandes amigos
O pesquisador Rogério de Jesus (Roca) e o médico Emerson Sena, grandes amigos