Feira Internacional da Amazônia (FIAM 2015) começa nesta quarta-feira

A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem a FIAM 2015 durante os quatro dias de evento (Divulgação)
A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem a FIAM 2015 durante os quatro dias de evento (Divulgação)

A partir desta quarta-feira, o Studio 5 Centro de Convenções sedia o maior evento voltado à atração de investimentos e à disseminação da produção, cultura e empreendedorismo da região amazônica: a oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (VIII FIAM). Chancelado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio da Superintendência da Zona Franca de Manaus, a feira chega com novidades estruturais e aprimoramento em sua programação geral. De acordo com a superintendente da autarquia, Rebecca Garcia, a exposição é um importante instrumento para o dinamismo dos negócios na região. “A FIAM é uma clara expressão da união de esforços em prol do Polo Industrial de Manaus e do desenvolvimento dos estados amazônicos, em especial da Amazônia Ocidental”, afirmou. Com o tema “Invista no Futuro. Agora”, a Feira busca contextualizar a prorrogação do modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073 a cenários de investimento e crescimento na Amazônia, fazendo alusão tanto às potencialidades regionais quanto à pujança tecnológica do PIM. “O ‘agora’ (do tema) representa congregarmos esforços para superar o momento da crise econômica e robustecer mecanismos que possibilitem a retomada do crescimento econômico o mais breve possível”, destaca a superintendente Rebecca Garcia. A visitação do público é gratuita e ocorrerá das 15h às 22h, nos quatro dias de evento. A solenidade de abertura será às 17h de hoje, no Salão Nobre do Studio 5.

 

Prêmio Infraero de Eficiência Logística

Aê participar, ontem, da entrega do Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2015, o governador José Melo destacou duas obras que são de extrema importância para contribuir com a questão da logística no Estado. Uma delas é a construção pelo Governo do Amazonas dos anéis viários Leste e Sul, cujas obras já avançam no sentido Distrito Industrial/Aeroporto Eduardo Gomes. A outra seria a conclusão da BR-319, sob responsabilidade do Governo Federal, cujas obras estão emperradas por questões ambientais. A entrega do prêmio aconteceu no hotel Intercity Premium, com a presença de representantes de várias empresas do Polo Industrial de Manaus que se destacam em eficiência logística e da superintendente da Infraero em Manaus, Socorro Pinheiro. O Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2015 do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM) tem o objetivo de valorizar a competência individual e o sucesso coletivo das empresas envolvidas, todas do Polo Industrial de Manaus, além de reconhecer e premiar as empresas que mais se destacaram pela eficiência na gestão de cadeia logística, incentivando a melhoria contínua dos processos de desembaraço de carga por parte das organizações.

 

Feira Internacional de Gastronomia Amazônica

Durante a solenidade de abertura da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa), realizada ontem à noite, o vice-governador Henrique Oliveira enfatizou os investimentos que o Governo do Amazonas tem realizado para incentivar novos negócios que trazem mais desenvolvimento para a economia da região. A Figa é destinada a empresários do setor, estudantes e profissionais da gastronomia. A feira também promove o 24º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), onde presidentes das Associações de Bares e Restaurantes de todo o Brasil estarão em Manaus para conhecer a gastronomia amazônica e discutir sobre as políticas públicas e as melhorias do segmento. A mostra encerra-se amanhã (19), no Centro de Convenções do Amazonas (CCA) Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery. A entrada é gratuita!

 

Festival da Cultura Negra

A partir desta quarta-feira (18) até 20 de novembro, acontece na capital amazonense o Festival de Cultura Negra 2015. O acontecimento terá a presença de artistas da região que representam a causa, como os cantores James Rios, Márcia Siqueira, Luiz Armando, entre outros. A abertura do festival será no palco do Teatro Amazonas, a partir das 20h, com entrada gratuita. Na primeira noite do Festival da Cultura Negra acontecerá a homenagem à Personalidades Negras nas categorias: Homenagem Quilombo, Grupo de Capoeira, Juventude Negra, Mulher no Movimento, Projeto na Escola, Sacerdotes/Sarcedotisas, Diversidade Cultura e Cidadania. A música fica por conta de talentos do Amazonas que se apresentarão no palco do Teatro.  De acordo com o cantor James Rios, o convite surgiu há muito tempo, mas por causa da agenda de eventos foi impossível participar. O Festival de Cultura Negra é uma realização do Instituto Ganga Zumba em parceria com o Coletivo Difusão. A apresentação promete emocionar o público.

 

Expressões em Cores

Fragmentos de temas diversificados retratados com uma variedade de cores e tons e valorização de figuras como pássaros, canoeiros e rostos por meio de formas e um marcante impulso ao pintar poderão ser conferidos na exposição “Expressões em Cores”, do artista plástico Mário de Paula, nesta quarta-feira (18), a partir das 9h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. A trajetória do grande artista amazonense Mário de Paula foi sempre baseada em estudos acadêmicos, passando a pintar o realismo como ofício de trabalho, além de fotos de personagens da sociedade amazonense. Nos anos 70, quando esteve no Rio de Janeiro, atuou como profissional na publicidade e ao longo de décadas explorou um pouco de tudo: realismo, cubismo, impressionismo e pop arte até chegar à arte contemporânea. A exposição pode ser conferida de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 9h às 13h no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Vale a pena conferir a mostra do talentoso artista.

 

Altos dos Salgueiros

O Lugar Uma de Artes será palco para o lançamento do livro de ficção “Altos dos salgueiros”, neste domingo, dia 22, a partir das 18h. A obra é uma publicação da Chiado Editora, de Portugal, e marca a estreia na literatura do amazonense Gabriel Mar, de 25 anos. “Altos dos salgueiros” aborda o tema da exposição da intimidade por meio da Internet, numa história que combina drama e suspense, narrada sob o ponto de vista de diferentes personagens. O livro é dividido em dois volumes; lançados simultaneamente. Além de sessão de autógrafos, o coquetel de apresentação terá ainda um debate sobre a obra, mediado pela professora e doutora em Literatura pela Universidade de Coimbra, Francisca de Lourdes Louro. A estreia integra a agenda da Ocupação Lugar Uma, iniciativa do Projeto Cênica Corporal Uma contemplada pelo Prêmio Manaus de Ocupação Artística 2015, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos.

 

Oportunidades bilaterais de negócios

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) participou, ontem, de um encontro bilateral da missão Peru no Amazonas, realizada pelo Ministério de Comércio Exterior e Turismo do Peru, no hotel Caesar Business, em Manaus. O evento contou com a participação do Governo do Amazonas, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), investidores e empresários – peruanos e brasileiros – das áreas de comércio,  navegação e  logística. Durante a conferência, a superintendente da autsrquia, Rebecca Garcia, destacou a potencialidade em relação ao comércio bilateral dos países. Na reunião, o vice-ministro do Comércio Exterior do Peru, Edgar Vásquez Vela, apresentou as oportunidades da aliança entre Peru e Brasil, sobretudo na questão logística, com o corredor interoceânico Norte, que liga o porto de Paita, no Peru, até Manaus, passando por Yurimaguas e Tabatinga; e o corredor interoceânico Sul, que liga a capital peruana Lima a Manaus, por meio de Arequipa, Iñapai, Rio Branco e Porto Velho, levando cerca de 12 dias o trajeto.

 

Concurso de Vitrines

A cultura agora incrementa a economia do Centro de Manaus. Por ideia do Governo do Amazonas via Secretaria de Estado da Cultura, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus vai deixar o Natal do Centro da cidade mais bonito ao promover o concurso que vai eleger a mais bela vitrine de Manaus com tema natalino. A ação inicia-se nesta quarta-feira, às 10h, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, com o sorteio dos artistas e respectivas lojas que receberão projetos de ambientação para participar do concurso. O “Concurso de Vitrines” tem como objetivo atrair mais clientes ao Centro de Manaus e, com isso, fomentar as vendas de Natal, além de incentivar a visitação de pessoas no local, estimular a criatividade, a inovação e a valorização da cultura e do artista local. Os vencedores serão conhecidos no dia 22 de dezembro, no Largo de São Sebastião, às 18h, com publicação ampla nos sites e redes sociais das instituições realizadoras.

 

Passarela

Creusa Lopes (em Curtiba) e Raphael Campos figuram na lista dos felizes aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito queridos por certo serão alvos dos merecidos e cumprimentos. Parabéns!

Quem está em Manaus desde hoje cedinho é o meu querido Rômulo Mêne juntamente com sua Dayse. O casal irá passar três dias entre nós para rever os amigos que moram aqui, entre eles o Zeca Nascimento e se deliciar com nossas delícias regionais, tipo um tacacá sem goma e pato no tucupi feito pela Charufe Nasser.

 Braços soltos, mãos relaxadas e postura ereta são apenas algumas dicas para quem busca brilhar nas passarelas dos fashions. Estas e outras orientações serão colocadas em prática pelos modelos recém-formados no desfile ‘Fresh Face’, que acontece no sábado, às 20h no Sumaúma Park Shopping. Promovido pela agência de modelos BR Models, o desfile vai relevar “novos rostos” de Manaus. A entrada é gratuita.

 A badadalada casa noturna Porão do Alemão, localizada na estrada da Ponta Negra promoverá, nesta quarta-feira, a partir das 21h, uma noite de shows com as bandas Old Cash e Rockaholics. A balada promete. Que tal conferir?

O prefeito Arthur Virgílio Neto apresenta, à tarde desta quarta-feira,  o Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob). O projeto foi desenvolvido pela empresa terceirizada Oficina Engenheiros Consultores Associados Ltda., com supervisão do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O projeto Sudam Itinerante que esta percorrendo todos os estados da Amazônia Legal chega à Manaus, amanhã (19), o estudo chega à capital do Amazonas, para divulgar o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) entre outros projetos de incentivos. O evento acontece a partir das 8h30 no Hotel Confort, localizado na Av. Mandi , nº 263 – Distrito Industrial.

Para auxiliar a Justiça do Trabalho a garantir o pagamento de dívidas trabalhistas, o Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11-AM/RR) e a Serasa Experian assinaram, na segunda-feira, um documento de adesão ao acordo de cooperação técnica para a implantação do sistema SerasaJud. A ferramenta substituirá tramites em papel por ofícios eletrônicos, agilizando a inclusão no cadastro de inadimplentes da Serasa as pessoas físicas e jurídicas que tenham dívidas trabalhistas.

Desde setembro, cinco cantores disputam o concurso “Nossa Energia Move a Amazônia”, realizado pela Equador Petróleo, que está chegando em sua fase final, lançando um CD com as músicas dos participantes e a entrega do prêmio de R$ 10 mil para o ganhador. O encerramento ocorrerá no dia 6 de dezembro, com show do cantor Nando Reis e a banda Os Infernais, no hotel Tropical Manaus, localizado na Ponta Negra.

O clima natalino toma conta do Sumaúma Park Shopping a partir do dia 27 com uma decoração divertida. Bonecos de neve ano e gigantesca árvore de Natal armada na praça de eventos, onde será possível caminhar por dentro dela e se transportar para a terra do Papai Noel são algumas das atrações. E mais, a partir das 19h, a cada 30 minutos, o ambiente será tomado de flocos de neve, proporcionando um belo cenário para o registro de muitas fotos.

Paro por aqui, lembrando que, no domingo (22), será realizada a nova eleição para os cargos de conselheiros tutelares. Estão concorrendo 165 candidatos a 45 vagas para titulares e a mesma quantidade para suplentes. Ontem, o prefeito Arthur Virgílio Neto convocou a população para participar do pleito e por em prática o conceito de cidadania, durante coletiva de imprensa realizada no auditório do Parque Municipal do Idoso. Muito bom. Até amanhã!

 

cats cats2 cats3

banner-açao_gov-716x119px

 https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/
https://nfamazonense.sefaz.am.gov.br/minha-conta/formulario/

 

 

GALERIA

 

Governador Jsoé Melo discvursa na solenidade de entrega do Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2015 (Valdo Leão-Secom)
Governador Jsoé Melo discursa na solenidade de entrega do Prêmio Infraero de Eficiência Logística 2015 (Valdo Leão-Secom)
A presidente da Abrasel-AM. Janete Fernandes, vice-governador Henrique Oliveira, Oreni Braga, titular da Amazonastur e presidente da Abrasel nacional, Paulo Solmucci, (Nathalie Brasil-Secom)
A presidente da Abrasel-AM. Janete Fernandes, vice-governador Henrique Oliveira, Oreni Braga, titular da Amazonastur e o presidente da Abrasel Nacional, Paulo Solmucci, na abertura da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (Figa) (Nathalie Brasil-Secom)
 José Fernandes, do Acqua Park emldurado pelas sócias, as irmãs Jacira e Janete Fernandes (James Cavalcante)
José Fernandes, do Acqua Park emldurado pelas sócias, irmãs Jacira e Janete Fernandes (James Cavalcante)
A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem a FIAM 2015 durante os quatro dias de evento (Divulgação)
A expectativa é de que mais de 60 mil pessoas visitem a FIAM 2015 durante os quatro dias de evento (Divulgação)
O vice-gaovernador Henrique Oliveira e sua Camila na abertura da Figa
O vice-gaovernador Henrique Oliveira e sua Camila na abertura da Figa
Sempre de alto astral, Oreni Braga, presidente da Amazonastur prestigiando a Feira Internacional de Gastronomia do Amazonas (James Cavalcante)
Sempre de alto astral, Oreni Braga, presidente da Amazonastur prestigiando a Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (James Cavalcante)
Ana Gorette Pimentel, Luciana Felicori e Arlindo Paiva badalando na Figa (James Cavalcante)
Ana Gorette Pimentel, Luciana Felicori e Arlindo Paiva badalando na Figa (James Cavalcante)
A advogada Maciléia Leão e o artista plástico Rui Machado na abertura da Figa (James Cavalcante)
A advogada Maciléia Leão e o artista plástico Rui Machado na abertura da Figa (James Cavalcante)