Artista plástico do Amazonas, Jandr Reis leva a videoinstalação “Mãos que Matam” ao XI Festival Cultural do Brasil, em Viena, Áustria

O Amazonas se fará presente na programação do ‘XI Festival Cultural do Brasil’, evento que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, na cidade de Viena, capital da Áustria. O artista plástico Jandr Reis é um dos nomes que compõem a exposição coletiva “Tonga da Miranda”, com a videoinstalação “Mãos que Matam”!

Com 30 anos de carreira e cerca de 5 mil obras produzidas, Jandr é um dos maiores nomes do cenário das artes visuais contemporâneas no Brasil. Natural de Óbitos, no Pará, mas radicado no Amazonas, possui uma trajetória consolidada, marcada por diversas exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais.

Ele retorna a Áustria levando a videoinstalação “Mãos que Matam”, intervenção artística produzida em 2021, no arquipélago de Anavilhanas em Novo Airão (AM), executada em meio a maior enchente já registrada na história de Manaus em dois locais: em frente à Catedral Metropolitana no centro alagado da cidade, e no arquipélago de Anavilhanas.

O convite para participar da exposição coletiva partiu da curadora e organizadora do XI Festival Cultural do Brasil, Vanessa Noronha Tolle. A exposição apresenta um conjunto de obras variadas em pintura, escultura, fotografia ou vídeo e, de modo breve, os assuntos da exposição se relacionam com autocuidado, infância, regionalidade e a importância de cuidar do meio ambiente.

Omar Aziz é o mais novo Cidadão do Amazonas

Merecidamente, o senador Omar Aziz foi honrado com o título de ‘Cidadão do Amazonas’ e Medalha Ruy Araújo, concedidos pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Omar Aziz agora é ‘caboco’ da terra. Parabéns (Imagem Internet)

Ex-governador do Amazonas, entre 31 de março de 2010 a 4 de abril de 2014,  o senador Omar Aziz (PSD-AM) recebeu bem ontem (18), em sessão especial no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas,  o título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo. A propositura da honraria foi do deputado João Luiz (Republicanos). Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Amazonas, Omar Aziz é paulista, nascido em Garça, em 1958, e chegou ao Estado em 1971, aos 13 anos. Na juventude, militou nos movimentos estudantis. Começou a carreira política em 1989, como vereador mais votado do pleito do ano anterior. Em 1994 se candidatou a deputado estadual e foi eleito, novamente, com a maior votação da eleição. Exerce seu segundo mandato no Senado Federal, onde é um batalhador ferrenho em prol do Amazonas. É casado com a deputada estadual, Nejmi Jomaa Aziz e tem três filhos. Parabéns, senador, homenagem justa e merecida!

Tenha dó I

Um enfático “tenha dó”, duas vezes, irritado, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes ao ministro André Mendonça, por criticar o espalhafatoso ministro da Justiça, Flávio Dino, trouxe de volta nas batucadas dos pagodeiros versos da dupla Claudinho e Bochecha, no samba “Tenha dó”. Diz parte da letra: “Tenha dó/de compaixão/tenha dó nas cordas do violão”. Nessa linha, no cotidiano do brasileiro, o tenha dó tem lugar cativo. Cresce como capim. Aumenta,  assustadoramente, a quantidade de moradores de rua. Tenha dó; a fome aumenta, triste e desesperador ver pais que não têm nada de dar para comer aos filhos. Tenha dó; governo pensando( pensando? foi mal) em comprar avião de luxo, autêntico hotel voador,  para transportar Lula, Janja e aspones.  Tenha dó; o ministro Alexandre de Moraes exagerou, tenha dó, nas críticas ao jovem advogado que insultou os ministros da suprema corte; Não abriu o bico, porém, para advogado que afirmou que os ministros do STF são as pessoas mais odiadas do país. Tenha dó;  faltam creches em Brasília.

Tenha dó II

Perto de 15 mil crianças aguardam vagas. População cada vez mais insegura, com roubos, assaltos e assassinatos. Tenha dó, governador Ibaneis Rocha; minireforma eleitoral aprovada pela Câmara Federal insulta o bom senso e agride a sociedade. Tenha dó; Lula cada vez mais refém dos gulosos do centrão.  Insaciáveis por vantagens. Querem sempre mais. O povo que se dane. Tenha dó; povo sofre sem bons postos médicos, sem vagas nos hospitais públicos. Tenha dó; de uma hora para outra, delator vira herói nacional. Para livrar a cara,  entrega  a própria mãe. Tenha dó; um escárnio, a numerosa comitiva de Lula a Cuba e aos Estados Unidos. Humilha e ofende milhões de brasileiros sem moradia, emprego e comida. Tenha dó. Quando a maioria dos políticos vai começar a lutar pelos pleitos do cidadão, deixando de cuidar e preservar seus próprios interesses? Tenha dó. (Vicente Limongi Netto)

Tacacá da Jana movimenta a Ponta Negra

A bela e curvilínea empresária Janaína Jamila tombou geral a noite sabatina com seu badalado ‘Tacacá da Jana’. O party foi um sucesso e congestionou o trânsito lá pros lados da Ponta Negra

A empresária de moda e influencer, Janaína Jamila, tombou a noite sabatina com o badalado com seu badalado ‘Tacacá da Jana’. Apoiada por parceiros poderosos, ela realizou uma festança das boas com várias atrações na Casa Rayol (antiga residência do meu saudoso amigo Murilinho Rayol), espaço privilegiado na Ponta Negra, com praia e vista espetacular do nosso majestoso Rio Negro. O party iniciou às 17h com gente famosa, outras nem tanto, e muitos anônimos, que gostam de uma boa diversão. Todos os níveis da casa foram tomados por gente alegre e de bem com a vida. Para distrair os convidados Jamila otimizou vários espaços com cabines fotográficas, estúdio de maquiagem e outras bossas. Vários cantores locais desfilaram no palco, coroando o espetáculo com a apresentação do cantor Wanderley Andrade. O famoso ‘Tacaca da Jana’ estava uma delícia com camarões enormes a fazer a delícia dos convidados. A festança rolou solta noite a fora, terminando na madrugada do domingo na maior animação. Foi tudo de bom. Janaína Jamila é uma mulher linda, empreendedora nata e grande anfitriã. Noitada perfeita!

17ª Primavera dos Museus

O Poder Municipal viaFundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) abriu, ontem (18), a 17ª Primavera dos Museus com palestras e exposições, incluindo ainda um documentário sobre a temática, no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na rua Gabriel Salgado, no centro histórico da Cidade. A programação iniciou no Museu da Cidade, com a abertura seguida da palestra “Quilombolas na Amazônia – Aspectos Sociais, Econômicos e Históricos”. O tema foi ministrado pelo professor Evandro Brandão Barbosa, reitor da Ulbra/Manaus. Simultaneamente, foi aberta a exposição de livros “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”, na biblioteca João Bosco Pantoja, localizada na rua Monsenhor Coutinho, 529, Centro. Vale ressaltar, que a  exposição estará disponível até o dia 22 de setembro, das 9h às 17h. Confira!

Reitor da FUnATI lança livro ‘Recordar é viver: coletâneas’ na Academia Amazonense de Letras

Solfejado médico geriatra Euler Ribeiro lançou sábado passado na Academia de Letras do Amazonas, seu mais novo livro ‘Recordar é viver: coletâneas’. A cerimônia foi das mais concorridas (Divulgação)

Membro da Academia Amazonense de Letras, o médico Dr. Euler Ribeiro, reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) lançou seu novo livro “Recordar é viver: coletâneas” na manhã de sábado (16), na sede da Academia, localizada na Avenida Ramos Ferreira, Centro de Manaus. A obra é uma coletânea de artigos relacionados à saúde e promoção do bem-estar, fatores que resultam num envelhecimento de qualidade da população. Presentes; familiares, amigos, alunos da FUnATI e personalidades como Dom Luiz Soares Vieira, que deu um breve discurso sobre a literatura amazonense, Sylvio Puga, reitor da UFA, Serafim Corrêa, titular da Sedecti, Antônio Ausier, representando o Secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz e o presidente da Academia Amazonense de Letras, Aristóteles Comte de Alencar Filho. Fica o registro!

Empresária do AM é destaque no Conecta Imobi, maior evento imobiliário da América Latina

O cenário dos negócios imobiliários da Região Norte e, em especial, do Amazonas, ganhará uma representação de peso no Conecta Imobi 2023, o maior e principal evento do mercado imobiliário da América Latina. Grauben Lauschner, renomada operadora imobiliária do estado, assume um papel histórico como palestrante, marcando a primeira vez, em uma década de história do Conecta Imobi, que o Amazonas está presente com uma voz influente, destacando-se ainda mais por sua representatividade feminina. Grauben subirá ao palco no primeiro dia do evento, que ocorrerá nesta quarta-feira (20), participando do painel intitulado “Como as imobiliárias podem prosperar com o Minha Casa, Minha Vida”. Vale ressaltar que ela é a única mulher convidada para este painel, acompanhada dos palestrantes Valdomiro Garrah e Emmanuel Soares Nobre, com moderação de Guilherme Diamante. Grauben, CEO e fundadora do Grupo Lauschner, com sede principal em Manaus e 10 filiais, sendo 9 em São Paulo e 1 no Mato Grosso, possui uma sólida experiência de 24 anos no mercado. O Grupo Lauschner é o principal operador imobiliário da Região Norte e líder regional no segmento econômico. Parabéns!

A melhor cantora brasileira no mundo é amazonense

Radicada na Itália, a cantora Karine Aguiar conquistou o prêmio de ‘Melhor Cantora Brasileira no Mundo’. Karine leva em seu canto uma mistura de Jazz com a música amazônica. Parabéns

Olha que notícia boa! A cantora e compositora amazonense, Karine Aguiar conquista o prêmio de ‘Melhor Cantora Brasileira no Mundo’. Radicada na Itália, a cantora leva a mistura do Jazz com a música Amazônica em seu canto. Em suas redes sociais, Karine emocionada escreveu: “Ainda não consigo dizer muita coisa sobre isso porque tem um turbilhão de emoções que eu vou levar algum tempo pra elaborar dentro de mim. Agora preciso descansar um pouco, pois amanhã tem o último compromisso aqui em Londres que é o show no Brazil World Fest. Por enquanto, eu só queria dizer a cada um (a) de vocês: muito, muito obrigada!” Grande Karine!

Projeto Belas Artes do Amazonas recebe menção honrosa

Nesta terça-feira (19), a Associação Belas Artes do Amazonas – Belarte, que completa a maior idade neste mês, será homenageada na Câmara Municipal de Manaus com uma menção honrosa concedida pelo vereador Antônio Peixoto (PROS). A cerimônia especial destaca o papel fundamental desempenhado pela Belarte na promoção da inclusão social e no desenvolvimento de valores éticos, morais e culturais. O Projeto Belarte deu seus primeiros passos em setembro de 2005 e, desde então, tem sido um farol de esperança para cerca de 150 crianças e adolescentes, com idades a partir de 5 anos, provenientes das comunidades dos bairros Vale do Sinai, Monte Sinai e Colônia Santo Antônio – Manoa e arredores. Atuando como uma entidade sem fins lucrativos, o Belarte não apenas ensina a arte da dança, mas também promove valores essenciais, como cidadania, disciplina, organização, companheirismo e solidariedade. Essa dedicação à formação integral das crianças e famílias atendidas tem como epicentro a Escola Municipal João Braga. Muito bom!

Sorteio mensal da Nota Fiscal Amazonense

O sorteio mensal da Campanha Nota Fiscal Amazonense (NFA) será realizado nesta quarta-feira (20), com transmissão ao vivo pela rádio e TV Encontro das Águas, após o Jornal do Meio-Dia. A campanha promovida pelo o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Fazenda (Sefaz-AM), irá sortear R$ 105 mil em prêmios para cidadãos cadastrados na campanha e que colocaram o CPF na nota ao longo do mês de agosto. Mais de 300 mil pessoas estão concorrendo na premiação, que sorteará dez prêmios em dinheiro, sendo sete de R$ 5 mil, dois de R$ 10 mil e um no valor de R$ 20 mil. Dez entidades sociais, indicadas pelos ganhadores, também serão contempladas com prêmios de até R$8 mil. O valor dado para as entidades sociais equivale a 40% do prêmio do ganhador que indicou a instituição na hora do cadastro na Campanha. Maravilha!

UEA divulga inscrições para 200 vagas no curso de Libras

Com o objetivo de promover acessibilidade linguística, o projeto de extensão da Escola de Libras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) oferece, pela segunda vez, o curso de capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). As inscrições ocorrem no período de 20 a 22 de setembro. São oferecidas 200 vagas entre os módulos básico, intermediário e avançado. As aulas iniciam no dia 9 de outubro, presencialmente, na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Batista, 2.470, Chapada. São 150 vagas para o público em geral e 50 vagas para servidores da UEA (docentes, técnicos e terceirizados). As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, no período das 8h às 18h. Que tal?

BDay

Sihame Cruz e Silva, meu irmão Sidney de Aguiar Corrêa, Marlene Ituassú, Rodrigo Pacheco de Araújo, Izabel Célia da Silva (em Fortaleza-CE), Fante Melo e Abdala Fraxe figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada, a queridíssima Gracélia Benacon de Oliveira celebrou sua nova data ontem cercada pelo carinho da família. Amiga querida, desejo tudo que o mundo pode te dar, principalmente muita saúde. Amo-te, um beijo no coração
Carlos Aguiar, David Tadros, Cleide Sousa e Rodriguinho Aguiar marcaram presença no badalado ‘Tacacá da Jana’. Amaram tudo e divertiram-se a valer
Presidente da ONG ‘Lar das Marias’, a médica oncologista Adelaide Portela pilotou domingo, no Clube Sesi do Trabalhador, mais uma edição da Feijoada das Marias. Uma guerreira
A comunicadora Izane Tores Barros, e o marido médico Marcus Barros, eram presenças simpáticas na Feijoada das Marias
Domingando em Roma, a cidade eterna, onde está de férias, meu querido amigo Rômulo Mêne em frente à famosa Fontana de Trevi, se refrescando com um delicioso gelato
Renomada operadora imobiliária do Amazonas, Grauben Lauschner, assume um papel histórico como palestrante no Conecta Imobi 2023, o maior e principal evento do mercado imobiliário da América Latina (Divulgação)
O artista plástico amazônida Jandr Reis se fará presente na programação do ‘XI Festival Cultural do Brasil’, evento que acontece entre os dias 18 e 25 de setembro, em Viena, capital da Áustria, com a vídeoinstalaçao ‘Mãos que Matam!’(Divulgação)