Zeca Nascimento celebra na sua morada os 200 anos da Independência do Brasil

Como bom patriota, meu amigo-irmão Zeca Nascimento reuniu ontem (07), grupeto interessante na sua morada do Centro, para celebrar os 200 anos da Independência do Brasil. O almoço rolou na varanda das samambaias, belamente decorada sob orientação do dono da casa com as cores verde-amarelo.

Um delicioso cardápio regional que incluía tatu d’água, vatapá (preparado pelo anfitrião), o imbatível pirarucu manauense assinado pela banqueteira Cleide Sousa e sobremesas saborosas, fizeram a alegria dos comensais. Bons papos e uma set list primorosa elaborada pela DJ Ayla Abreu para a ocasião embalou os presentes.

Neste calor amazônico, a cervejota gelada foi eleita a bebida preferida para refrescar o gogó dos convidados. O momento cívico ficou por conta do Hino Nacional Brasileiro cantado euforicamente pela turma presente.

A tarde correu preguiçosa, com a alegria constante dos convidados e o bem receber do Zeca, um anfitrião nota 10. Foi tudo de bom!

Mesmo com tumulto, o #SouManaus Passo a Paço 2022 foi um sucesso

O Festival #SouManaus Passo a Paço 2022 reuniu mais de 300 mil pessoas durante os quatro dias de festa com atrações locais, nacionais e internacionais (Reprodução Internet)

O último dia do festival #SouManaus Passo a Paço 2022, realizado na terça-feira (06), foi comemorado pelo prefeito de Manaus, David Almeida, como o resgate da autoestima do manauense após a pandemia de Covid-19 que assolou o Brasil e o Mundo. Realmente, o festival que reuniu mais de 300 mil pessoas durante os quatro dias de festa foi exitoso com atrações locais, nacionais e internacionais.Em um balanço da edição 2022, o prefeito David Almeida o classificou como totalmente positivo e prometeu, para o ano que vem, um evento ainda maior. “Estamos providenciando, para o ano que vem abrir mais espaços e mais palcos. Com o sucesso de 2022 tenho certeza que será ainda maior”, disse o prefeito.

O prefeito, esta certíssimo em ampliar os espaços em 2023. A meu ver e de outras pessoas que ouvi, o #SouManaus Passo a Paço  agigantou-se e deve ter seu planejado revisado, procurando onde houve falhas e corrigi-las. Nada de apresentar na mesma noite atrações de peso como foi o caso da cantora Joelma e da Banda Jota Quest que atraiu uma legião de fãs vindos de todos os quadrantes da cidade.

Só assim será evitado o triste episódio como o de segunda-feira (05), quando centenas de pessoas saíram seriamente machucadas e com hematomas causados pelo confronto entre policiais e espectadores, que queriam entrar a todo custo no espaço do show lotado. Todos queriam ver os ídolos Joelma e Jota Quest. O resultado foi uma correria geral, com bombas de gás lacrimogêneo e gás de pimenta sendo disparadas para dispersar a multidão, que veio para se divertir e voltou para casa seriamente lesionada. Isso não pode acontecer em 2023.

Bem a que Prefeitura poderia, no próximo ano, pedir ao público que levasse um quilo de alimento não perecível como passaporte de entrada no espaço dos shows. Os alimentos arrecadados seriam distribuídos posteriormente à entidades assistênciais aos mais carentes. É preciso replanejar o evento até a exaustão para evitar acidentes fatais. Pensem nisso, senhor prefeito e organizadores do #SouManaus Passo a Paço. Nossa capital merece tudo de melhor. Em 2023 tem mais, Até lá!  

Super Nova Era no Chef Urbano 

O Super Nova Era estará presente no Chef Urbano, o maior festival gastronômico e musical da região Norte. A marca é patrocinadora do evento, que acontece de sexta-feira (09) a domingo (11), no Sambódromo, sempre a partir das 17h. O Chef Urbano terá mais de 30 estações, com opções gastronômicas variadas, além de shows musicais todos os dias. Também estarão presentes no evento dois grandes nomes da gastronomia nacional: a influenciadora e campeã do programa Mestre do Sabor, da Rede Globo, Ju Lima, e o campeão do MasterChef Brasil, da Band, Leo Young. Marquem presença!

Dia da Amazônia: 75% dos parlamentares da região votam contra os direitos dos povos indígenas e pela destruição da floresta 

Mais de 75% dos parlamentares da Amazônia votaram em medidas contrárias e prejudiciais ao Meio Ambiente e aos povos indígenas ao longo de seus mandatos (Divulgação)

Mais de 75% dos parlamentares da Amazônia votaram em medidas contrárias e prejudiciais ao Meio Ambiente e aos povos indígenas ao longo de seus mandatos. Do total de 91 deputados federais que representam os nove estados da Amazônia Legal, 69 foram favoráveis a projetos ou medidas provisórias com impacto na área socioambiental. Os dados são do Ruralômetro 2022, que mede a atuação dos deputados federais em temas como meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores rurais a partir dos votos nominais. No dia da Amazônia celebrado em 05.09, o coordenador político da Campanha Indígena, Kleber Karipuna, alertou para a necessidade de os Estados que integram a Amazônia Legal ter uma representação parlamentar condizente com o bioma onde vivem os deputados eleitos.  A Bancada Indígena, composta por 30 candidatos de todas as regiões do País e de 31 povos diferentes, é uma iniciativa da Articulação dos Povos Indígenas da Amazônia (Apib), dentro do movimento “Aldear a Política”, que traz como proposta a ampliação da representatividade indígena nos poderes legislativos e executivos em todo o país, como forma de fazer frente organizada contra as iniciativas legislativas prejudiciais aos povos originários, além de avançar na proposição de medidas favoráveis à pauta socioambiental. É por aí!

Novos consultórios médicos

A Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SES-AM) entrega, nesta quinta-feira (08, novos consultórios médicos que irão funcionar em três contêineres instalados no Hospital Infantil Dr. Fajardo. As salas foram adaptadas e equipadas para consultas de cirurgiões plásticos, fonoaudiólogos e otorrinolaringologista que atuam, exclusivamente, no atendimento de pacientes de cirurgia plástica, que fazem tratamento de lábios leporinos e fenda palatina.

Exposição mostra o impacto dos resíduos sólidos nos rios da Amazônia  

Os efeitos do descarte incorreto de resíduos sólidos nos rios da Amazônia fazem parte da exposição “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, ora em exposição no Shopping Manaus ViaNorte (Divulgação)

Imagens impactantes sobre os efeitos do descarte incorreto de resíduos sólidos nos rios da Amazônia fazem parte da exposição “Plástico Zero nos Igarapés de Manaus”, que ocorrerá até 11 de setembro, com entrada gratuita, no Shopping Manaus ViaNorte, situado no bairro Monte das Oliveiras, zona norte da cidade. A iniciativa no centro de compras é resultado de uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Coca-Cola Brasil em alusão ao Dia da Amazônia, comemorado nesta segunda-feira, dia 5 de setembro. O estande também divulga resultados do projeto, que retirou 7,5 toneladas de lixo da foz do Igarapé do Gigante, em Manaus.  Além da exposição, a FAS promoverá eventos culturais, ações de engajamento e lançamento de produtos multimídia voltados para a valorização da floresta amazônica e de suas populações em vários pontos de Manaus, e também em outras capitais do Brasil. O projeto ‘Plástico Zero nos Igarapés de Manaus’ tem o objetivo de reduzir a poluição por resíduos plásticos nos cursos d’água da capital amazonense.

Mais de 80 pontos de vacinação contra a Covid-19 serão disponibilizados nesta quinta e sexta-feira

 Após o feriado prolongado, a vacinação contra a Covid-19, segue ofertando 87 pontos de imunização nesta quinta-feira (08), e sexta-feira (09), em todas as zonas geográficas da capital amazonense para que crianças, jovens, adultos e idosos se protejam das formas graves da doença. Dos 87 pontos de vacinação, sete funcionarão em horário ampliado das 8h às 20h. As unidades de pequeno porte ofertarão os serviços das 8h às 16h e as de horário regular ofertarão os imunizantes das 8h às 17h. A lista completa com horário e endereço de cada ponto de saúde pode ser conferida pelo link: no link bit.ly/localvacinacovid19, e também nas redes sociais da secretaria (@semsamanaus no Instagram e Semsa Manaus no Facebook). Fica a dica!

Filme sobre luta de povo indígena chega ao Cine Casarão, nesta quinta-feira

Em Rondônia, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros (Divulgação)

A partir desta quinta-feira (08), o Cine Casarão, localizado na Rua Barroso, 279, Centro, passa a contar com o filme ‘O Território’ em sua grade de programação. O longa venceu duas categorias no Festival Sundance de Cinema (Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri para Arte Documental). A primeira exibição está marcada para as 18h, de quinta-feira. No filme, com direção de Alex Pritz, o povo indígena Uru-eu-wau-wau viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde o contato com os brancos brasileiros. Embora prometida a autonomia sobre seu território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração de madeira e mineração ambientalmente destrutiva e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras, estimuladas por políticos de direita. Os ingressos podem ser adquiridos de forma antecipada pelo Instagram (@casaraodeideias) ao preço de R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia).O filme será reexibido no sábado (10), às 18h. 

Coren-AM entra com pedido no STF para derrubar liminar que suspendeu o piso salarial da enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM) entrou com pedido de revogação da liminar concedida pelo  Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que suspendeu os efeitos da Lei que cria o piso salarial nacional da enfermagem por 60 dias, no domingo (04). No documento encaminhado na terça-feira (06), o Coren-AM, defende a constitucionalidade da Lei nº14.434, e contesta a decisão de Barroso, apontando que os pontos de vista apresentados pelo Ministro na decisão, são especulativos e convenientes do ponto de vista patronal, superficial com a interpretação distorcida do piso salarial da enfermagem, como mero custo operacional para os municípios, estados e estabelecimentos privados. O documento esclarece que o piso salarial da enfermagem é um direito constitucional previsto no artigo 7º da Constituição de 1988 que determina que o piso salarial deve ser proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. É por aí!

Escolas Nilton Lins oferecem mil bolsas para ensino Fundamental e Médio de até 100%

Estão abertas, até o dia 30 de setembro, as inscrições para o Concurso de Bolsas 2023 das Escolas Nilton Lins, com prova presencial para os candidatos marcada para 7 de outubro. No total, são mil bolsas para turmas do 2º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, para turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II e para as turmas do 1º ao 3º do Ensino Médio 2023. As bolsas são destinadas para as unidades das Escolas Nilton Lins no bairro do Japiim, em Manaus, e para a unidade Manacapuru, e obedecem o critério da nota obtida no teste, podendo variar entre 50%, 70% e 100% de acordo com a classificação do aluno.  

BDay

Yeda Vianez Costa, Jayth Chaves Filho, Darcy Corrêa (em Edimburgo-Escócia) e Jackelyne Corrêa Pereira figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Anfitrião nota 10, Zeca Nascimento abrfiu sua morada dpara comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. No clique, ele e a DJ Ayla Abreu
Átila Romano Benjamin e sua amada Denise prestigiando o almoço festivo na morada do amigo Zeca Nascimento
Ana Cláudia e Luiz Oswaldo Tinoco sempre simpáticos e amáveis. Gosto deles
Notário Luiz Eron Castro Ribeiro com sua mulher Cláudia e o filho Érico, sempre unidos
Jornalistas Baby Rizzato e MazéMourão, habitués das festas do Zeca. Minhas musas
Andréa Ramos e a queridíssima Ruth Alencar Peixoto também responderam presente ao chamamento do anfitrião Zeca Nascimento
Fátima Loureiro e o noivo Pierre, sempre discretos e positivos
Empresário Olavo Castro e sua amada Alê Mourão, sempre de bem com a vida
Zeca Nascimento e amigos no clima festivo alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil