Amazonas reforça compromisso com avanços logísticos sustentáveis em 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal

O Governo do Amazonas fortaleceu a mobilização dos nove estados da Amazônia Legal em defesa do avanço da infraestrutura logística e de transporte na região de forma sustentável. A garantia foi dada ontem (12), em Rio Branco (AC), pelo vice-governador Tadeu de Souza, que representou o governador Wilson Lima no 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal.

A assembleia, que funciona como plataforma de cooperação regional, reuniu governadores, vice-governadores e secretários da Amazônia Legal, membros do Poder Judiciário e do Governo Federal. Durante dois dias, os debates giraram em torno de soluções conjuntas e sustentáveis para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos que afetam a região.

Na presença dos ministros Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), o vice-governador destacou os impactos logísticos positivos da implantação do projeto federal Manta-Manaus, lançado esta semana em Tabatinga (a 1.180 quilômetros da capital).

A nova rota multimodal poderá interligar Manaus com o porto de Manta, no Oceano Pacífico, no Equador, eliminando a dependência do trajeto feito atualmente pelo canal do Panamá. A expectativa é aumentar a competitividade do que é produzido no Polo Industrial de Manaus (PIM), com redução de até 25 dias na entrada de insumos e exportação de produtos.

“A rota Manta-Manaus é a oportunidade que temos de diminuir o custo amazônico dos produtos da Zona Franca de Manaus. Essa priorização que, hoje, o Governo Federal tem de dar uma nova cara à infraestrutura nesse eixo Norte é muito bem-vinda. Esse é um projeto estratégico que tira o Amazonas do isolamento que, até então, ele vivia”, ressaltou Tadeu de Souza.

De acordo com o Ministério de Planejamento e Orçamento, o projeto Manta-Manaus está inserido no novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) com status prioritário. Nesse sentido, a ideia é que o novo eixo logístico seja finalizado até o ano de 2026 e se consolide como Rota de Integração Sul-Americana.

Com uma trajetória vitoriosa de mais de 50 anos no comércio de importados em Manaus, o empresário colombiano Jorge Mojica, leia-se Top Internacional, receberá por merecimento o título de Cidadão do Amazonas

Com mais de 50 anos no varejo de importados em Manaus, a trajetória de Jorge Mojica ganha reconhecimento aos 86 anos de idade. O empresário, nascido na Colômbia, será contemplado, merecidamente, com o título de Cidadão Amazonense. A cerimônia será no dia 29 de abril, na Assembleia Legislativa do Amazonas, por propositura do deputado estadual, Adjunto Afonso. Homenagem mais que merecida nesse empresário que acreditou na Zona Franca de Manaus, fundando a cadeia de lojas Top Internacional, com lojas aqui e em outras cidades brasileiras, vendendo produtos internacionais de marcas mundialmente conhecidas e procurando sempre proporcionar um atendimento de excelência aos seus clientes. Viva Jorge Mojica, um colombiano que agora é, por direito, um Cidadão do Amazonas!

O curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Fametro, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), está promovendo uma iniciativa para auxiliar a comunidade na declaração do Imposto de Renda, direcionada aos colaboradores, comunidade acadêmica e público em geral. Esta prestação de serviço tem como objetivo contribuir para a educação fiscal dos cidadãos, com os alunos voluntários recebendo orientação dos professores durante todo o processo. Os atendimentos começaram ontem (12) e seguem até hoje 13 de abril, pela manhã, nos laboratórios de informática 02 e 03 da Unidade 2. Os voluntários fornecerão dicas e orientações sobre a declaração do imposto. É fundamental que o contribuinte leve os documentos usuais: RG, CPF, comprovante de residência, comprovantes de despesas (educação e saúde), informe de rendimentos e informe de bens e direitos. É possível, por exemplo, destinar parte do imposto devido a ações sociais para os idosos, conforme estabelecido pela Lei Federal 13.797/2019. A equipe responsável pelo projeto está empenhada em oferecer um serviço de excelência, pautado pela ética, transparência e comprometimento com a comunidade e fortalecendo assim a noção de cidadania. É por aí!

Recém instituída, a Ouvidoria da Mulher, do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), já está em pleno funcionamento e aberta para o recebimento de denúncias e sugestões (Divulgação)

Lançada há menos de dez dias em solenidade especial realizada no Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), a Ouvidoria da Mulher da Corte de Contas amazonense já está em funcionamento e aberta para o recebimento de denúncias e sugestões. Conforme a diretora Ana Paula Aguiar, a Ouvidoria da Mulher já recebeu, ao longo da semana, denúncias envolvendo diferentes tipos de assédio, como o psicológico, moral e também de violência doméstica e injúria racial. Idealizada e anunciada pela conselheira-presidente Yara Amazônia Lins durante sua posse, em dezembro de 2023, a Ouvidoria da Mulher teve o projeto desenvolvido durante primeiro trimestre de 2024, chegando a ter força de Lei, após o governador do Amazonas, Wilson Lima, ter sancionado o Projeto de Lei 092/2024, também aprovado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Localizada no andar térreo do prédio principal do TCE-AM, na avenida Efigênio Salles, 1155, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul de Manaus, a nova ouvidoria também realiza atendimentos de forma virtual, por meio do WhatsApp de número (92) 99315-0974.

O projeto “Confeitaria em Casa”, do Grupo Queiroz, está com inscrições abertas para os treinamentos do mês de abril. Em formato de cursos livres, as capacitações voltadas para empreendedores acontecem no Centro de Treinamento, na loja Queiroz, da avenida Constantino Nery, 1360, bairro Chapada. Os interessados podem conferir a agenda no instagram @onlinequeiroz . Fica a dica!

Figurando em diversas categorias no ranking Great Place to Work Brasil (GPTW) – Diversidade, a Arcos Dorados conquistou a 2ª posição na categoria Pessoas com Deficiência (Divulgação)

A Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e do Caribe, celebra a presença em diversas categorias no ranking Great Place to Work Brasil (GPTW) – Diversidade, conquistando a 2ª posição na categoria Pessoas com Deficiência, na disputa com 210 empresas inscritas. Autoridade global no mundo do trabalho, o GPTW apoia organizações a obter melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. Pioneira na inclusão de pessoas com deficiência, com um programa idealizado antes mesmo da Lei de Cotas de 1991, a Arcos Dorados no Brasil conta com mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência, sendo 72% com deficiência intelectual. Apenas em  2023, a empresa contratou 905 novas pessoas com deficiência. Comprometida em abrir a porta do mercado de trabalho e oferecer oportunidades de crescimento, cerca de 66% dos colaboradores com deficiência da companhia nunca haviam conseguido emprego antes de ingressar na empresa, onde tiveram sua primeira oportunidade. Há 27 anos, a companhia acumula participações e prêmios conquistados no ranking GPTW no país em diferentes categorias. Neste ano além da categoria Pessoas com Deficiência, a Arcos Dorados conquistou o 4º lugar na categoria Jovens Potências, entre 401 empresas, e a 6ª colocação nas categorias LBGTI+, entre 393 inscritas e Mulheres, entre 663 participantes. Coisa boa!

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, em parceria com a Sun – Snap-on Incorporated, realizaram ontem, 10, evento para troca de conhecimento sobre diversos assuntos das áreas de transmissões automáticas para funcionários e trabalhadores do setor automobilístico. A empresa Sun é considerada marca líder de mercado em soluções e equipamentos para a indústria de veículos e reparação automotiva há mais de 60 anos no Brasil, focada no desenvolvimento contínuo de melhorias e novas tecnologias que proporcionam maior segurança, produtividade e performance aos produtos. Na ocasião, o representante da Sun – Snap-on Incorporated na região Norte, Saile Chaves, destacou que o objetivo do encontro é trazer as novidades do mercado, principalmente na área de troca de frisa de câmbio que, segundo ele, é tendência para montadoras, pois todos os novos veículos já vêm equipados com esses modelos de transmissão.

Huanderson Barroso Lobo, professor do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi premiado na categoria Educadores no Prêmio Led de Educação 2024 (Divulgação)

O professor Huanderson Barroso Lobo, do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foi premiado na categoria Educadores no Prêmio Led de Educação 2024. O professor concorreu com o projeto “Formação de professores na reserva de desenvolvimento sustentável de Uacari”. O programa destacou-se por promover a formação de professores em áreas rurais remotas do Amazonas, especificamente em Carauari, dentro de uma reserva de desenvolvimento sustentável às margens do rio Juruá. A iniciativa visa suprir a carência de formação acadêmica dos educadores que atuam nessas regiões, aproximando as práticas pedagógicas das realidades locais e promovendo a conservação ambiental. Utilizando materiais sustentáveis e reutilizáveis, o projeto busca criar uma educação contextualizada e voltada para a preservação do meio ambiente. O Prêmio LED reconhece iniciativas que potencializam o futuro da educação no Brasil, destacando aspectos como inovação, impacto, escala, replicabilidade e rigor metodológico. Como parte do reconhecimento, os projetos premiados receberão R$ 200 mil cada e foram exibidos em um programa especial na TV Globo. Parabéns!

Os frentistas, chefes de pistas e gerentes de postos vão ser premiados, junto com os clientes, na nova campanha promocional da Atem Distribuidora. Com lançamento programado para o dia 18 de abril, a campanha “Combustível do Bem” vai distribuir prêmios para clientes dos estados do Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em todo o Brasil, a Distribuidora Atem possui mais de 350 postos bandeirados, responsáveis por levar o combustível de qualidade internacional do grupo amazonense. Na quinta-feira (11) e sexta-feira (12), profissionais participaram de workshops para integração e conhecimento das regras da nova campanha. Em Manaus, o evento reuniu 270 funcionários de postos bandeirados. A abertura foi feita pelo Diretor Comercial da Distribuidora Atem, Alexandre Ferreira, e pela Diretora de Marketing, Comunicação e ASG do Grupo Atem, Paula Vieira. 
 

A Universidade do Estado Amazonas (UEA) publicou, na quinta-feira (11/04), o edital de seleção para admissão de alunos para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Dermatologia (PPG-CAD), mantido por meio de convênio com a Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) desde agosto de 2017. As inscrições para o exame de seleção começam à meia-noite desta sexta-feira (12), e terminam às 23h59 do dia 13 de maio. Serão disponibilizadas 08 vagas, das quais duas serão destinadas a Pessoas Com Deficiência (PCD). O curso é multidisciplinar e, por isso, podem se candidatar profissionais com diplomas de nível Superior em Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, em áreas que apresentem interesse de atuação com a dermatologia, de modo específico ou afim.

Há quatro anos atuando no segmento de medicamentos genéricos, a Biolab, uma das maiores indústrias farmacêuticas do Brasil, anuncia o tricampeão de Roland Garros, Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, como embaixador de sua marca Biolab Genéricos. Com a parceria, a empresa busca reforçar sua imagem à saúde e a qualidade de vida, pilares fundamentais na rotina de um atleta com uma carreira de grande relevância como a do novo parceiro. Apesar da empresa ter iniciado há pouco tempo nesse mercado, hoje a linha de genéricos já representa 15% do faturamento da Biolab. Seu portfólio contabiliza mais de 50 moléculas de diferentes classes terapêuticas e recebe ampla aceitação entre os pacientes e a classe médica.

BDay

Azize Dibo Neto, Autamine Salum, Fábio Rezende, Lívia Valério, Moisés Dutra, Lourdes Mota, Carlysson Sena, Rodrigo dos Santos Lopes e Arnaldo Carpinteiro Péres figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado, 13 de abril. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Amiga de bons tempos Maria da Conceição Lins de Albuquerque emplacou ontem mais um abril na sua vida. Parabéns, minha querida
Vinda diretamente de Dubai, louríssima, a querida Graça Albuquerque e a amiga Maria Eunice (Maru) Lopes prestigiaram ontem à noite o restaurante do Mirante Lúcia Almeida, o mais novo ponto turístico da Grande Manaus
Toda chique a empresária Lenúbia Alcântara Aziz prestigiou a festa que comemorou os 15 anos de Manauara Shopping
Mazé Mourão e o promoter Fernando Salignac agitam neste sábado, o espaço Contemporâneo com o jantar temático “Uma noite em Buenos Aires”. Eu vou
A psicóloga Aline Rocha e a educadora Nelly Falcão de Souza, troca de presente entre amigas de muitos anos. Gosto delas
Aniversariante da temporada Elizeth Lange celebrou, na quinta-feira em Sampa, mais uma virada de folhinha. Chique demais