Em Brasília, Wilson Lima reúne com ministros e pede apoio para antecipar ações que minimizem impactos da estiagem de 2024

Em reunião ontem (03) com os ministros Silvio Costa (Portos e Aeroportos), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional) e o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, o governador Wilson Lima pediu apoio do Governo Federal para antecipar ações que minimizem os impactos da estiagem no Amazonas.

A previsão é de que a seca de 2024 seja tão ou mais severa que a registrada no ano passado. No encontro com os ministros, na sede do MMA, em Brasília, o governador expôs sua preocupação com relação à necessidade de ajuda humanitária, apoio econômico e fortalecimento do combate a queimadas e desmatamento. Ele solicitou recursos para apoiar ações do Governo do Amazonas na aquisição de alimentos; a dragagem antecipada dos rios da região para facilitar a navegação; e apoio logístico e humano para combate a incêndios e outros crimes ambientais.

Desde janeiro, o Governo do Estado, por meio da Defesa Civil, realiza reuniões com diversos setores como indústria e comércio, demais poderes públicos, empresas de telecomunicações e concessionárias de água e energia para fornecer informações e coordenar ações de prevenção diante da possibilidade de outra severa estiagem em 2024. O objetivo é garantir que serviços essenciais não sejam interrompidos. 

Em 2023, o estado enfrentou a seca mais intensa da história. O Governo do Amazonas atendeu de forma célere necessidades urgentes, como o envio de ajuda humanitária aos afetados pela seca severa, por meio da Operação Estiagem 2023, com envolvimento de 30 órgãos estaduais e investimentos diretos de R$ 100 milhões. Entre outras ações, foram entregues mais de 95,8 mil cestas básicas.

O multimídia João Araújo deixou seu cargo na ManausCult para assumir o comando o Conselho Empresarial de Turismo no Amazonas – Cetur-AM, contratado pela Fecomércio-AM (Reprodução)

Personalidade de peso no trade turístico amazonense, João Araújo pediu para ser desligado de sua função na ManausCult, para alçar novos voos sempre no Turismo. Desde o último dia (02), ele está exercendo seu novo mister, foi contratado pela Fecomércio-AM para trabalhar o segmento do Turismo para o Conselho Empresarial de Turismo no Amazonas – Cetur-AM, além de desenvolver projetos pessoais e para outras empresas que precisarem de sua consultoria, assessoria e conhecimento, frutos de uma carreira profissional de 43 anos. João também desenvolverá projetos para a SKÅL INTERNACIONAL MANAUS e SKÅL INTERNACIONAL BRASIL, como presidente e vice-presidente nacional, respectivamente, visando a participação maior dessa organização mundial que congrega profissionais ao redor do Mundo. Além disso, ele continuará colaborando com o Comitê Gestor da Aliança Francesa em Manaus, como vice-presidente, ao lado da presidente Claudia Mendonça. Vida que segue!

Em uma solenidade com homenagens às mulheres que reconhecidamente têm uma trajetória de luta em prol da garantia dos princípios fundamentais e da igualdade de gênero, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) fará, nesta quinta-feira (04), às 10h, no auditório do TCE-AM, o lançamento da Ouvidoria da Mulher. Como forma de reconhecer a trajetória em prol dos direitos das mulheres, de forma inédita, durante a solenidade, a Corte de Contas concederá a “Medalha de Honra à Mulher” para 50 mulheres que têm uma atuação voltada à igualdade de gênero. Maravilha!

Equipe do Sesi Dra. Emina Mustafa formada pelas alunas do 1º e 2º ano, participam do Amazon Stem Adventure 2024 promovido pela UEA-Universidade do Estado do Amazonas (Divulgação)

Alunas do ensino médio da Escola Sesi Dra. Emina Barbosa Mustafa vão propor solução de combate à poluição do ar, nesta quinta-feira (04) e sexta-feira (5) no Amazon Stem Adventures 2024 (ASAD). O evento será realizado das 8 às 17 horas, na sede do Stem Lab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), promovendo a troca de conhecimentos por meio de trabalho em equipe, da colaboração e da integração entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais multidisciplinares. O Sesi será representado pela equipe formada pelas alunas Amanda Natália Silva, Laura Silva e Ana Beatriz Silva, do 1º ano do ensino médio, itinerário de linguagem e ciências humanas, e por Maria Julia Lopes e Raquel Cassiano, do 2º ano do itinerário ciências da natureza, sob orientação dos professores Ana Caroline Duarte e Nicanor Tiago Bueno. A equipe participa do projeto do Clube de Ciências da Escola SESI, dedicado à exploração e investigação de diferentes áreas da ciência. A equipe vai apresentar o projeto de Detecção de fuligem em ônibus para a melhoria da qualidade do ar em Manaus. “Com base nos dados coletados, pretendemos tomar medidas para melhorar a qualidade do ar na cidade”, disse Amanda Silva. Boa sorte à equipe!

O Manauara Shopping está festejando 15 anos de bons serviços à população amazonense com uma grande programação festiva (Reprodução)

O mais emblemático centro de compras da Grande Manaus, o Manauara Shopping vai celebrar seus 15 anos com uma programação que prestigia os clientes e enaltece a cultura local. No próximo dia 10 de abril, às 19h, a direção do shopping recebe convidados para a celebração dos 15 anos no espaço Armazém XV, no Centro. Na programação festiva o destaque vai para um espetáculo de no próximo domingo (07), com apresentações teatrais, musicais e de dança. A programação segue com um Spinning Day no dia 20 de abril. Em seguida, de 25 de abril a 19 de maio, será lançada uma promoção, na qual os clientes concorrem a uma lancha a cada R$500 em compras nas lojas participantes. Que tal?

A Natan Congelados vai marcar presença no Amazonas Food Festival a partir desta quinta-feira (04). A marca é apoiadora do evento promovido pelo Amazonas Shopping, e que vai reunir em dois fins de semana diversas opções gastronômicas e shows musicais de artistas locais. A Natan Congelados, que tem um portfólio com mais de 100 produtos, fará degustação de alguns itens. Além disso, o público que passar pelo Amazonas Food Festival também poderá comprar os produtos Natan. Vai perder?

A primeira rodada de oitivas para a apresentação de propostas para o Plano Anual de Aplicação de Recursos, da Política Nacional da Lei Aldir Blanc foi aberta com a presença de músicos e produtores culturais (Divulgação)

A primeira rodada de oitivas para a apresentação de propostas para o Plano Anual de Aplicação de Recursos, da Política Nacional da Lei Aldir Blanc, foi aberta, à noite de terça-feira, (02), pela Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura). O encontro, que contou com a presença dos artistas do segmento de Música, foi realizado no Casarão da Inovação Cassina, na rua Bernardo Ramos, Centro Histórico da cidade. O presidente do Concultura, Neilo Batista, abriu os trabalhos apresentando a legislação que orienta a execução da PNAB. Ele lembrou que depois desta primeira rodada haverá outra, de devolutiva, quando a dinâmica será reunir todas as sugestões que, durante uma semana, serão analisadas internamente quanto a legalidade, para em seguida, na semana das devolutivas, apresentar o resultado e fechar o setorial. É por aí!

Patético e inacreditável, entrar na vida pública não pelos méritos pessoais, mas porque é da família de uma carismática política, assassinada por denunciar falcatruas de canalhas engomados. Medonha demagogia e descarado oportunismo do governo surfar na morte de alguém para obter lucros políticos.  Refiro-me a ministra de uma pasta que até agora não mostrou serviço, de nome pomposo, igualdade racial, Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco. Anielle filiou-se ao PT, com as bençãos de Lula e Janja (está em todas), já empurrada e escalada pelo chefe da nação para a rinha política de 2026, sonhando com a Câmara Federal. Sempre destacando a bandeira, imagens e trajetória da irmã assassinada. A arte da nobre e boa política é arranhada e ultrajada em cheio pela escassez de escrúpulos.  (Vicente Limongi Netto)  

Para a inauguração dos atrativos turísticos que irão mudar a cara de Manaus, nesta quinta-feira, 4/4 – o mirante Lúcia Almeida e o largo de São Vicente -, a Prefeitura de Manaus,, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), elaborou um esquema especial de trânsito nas imediações do local, no centro da Cidade, para facilitar a locomoção de veículos e deslocamento da população que irá prestigiar o evento. Entre 6h e 23h desta quinta-feira, as vias no entorno da praça Dom Pedro II (avenida 7 de Setembro, rua Gabriel Salgado e rua Bernardo Ramos) ficarão interditadas. A rua Visconde de Mauá também ficará interditada neste período, assim como a rua Taqueirinha. O acesso local e ainda veículos autorizados poderão acessar as proximidades do mirante pelas ruas Frei dos  Inocentes,  Gabriel Salgado e Bernardo Ramos. Agentes de trânsito estarão nas imediações do local para orientar condutores e pedestres quanto a melhor forma de chegar aos novos pontos turísticos.

Regina Pinho Assi, Fellipe Sampaio Rebelo, Sandra Nascimento (em Sampa), Mário Fabrício Cavalcante, Mary de Mattos, Júnior Roque e Janeth Andrade figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira, 04 de abril. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna! 

Sob o comando de sua presidente, conselheira Yara Amazônia Lins, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) fará, nesta quinta-feira, o lançamento da Ouvidoria da Mulher
A solfejada advogada Grace Benayon muito bem acompanhada de seus pais, delegado aposentado Vilson Benayon e Anunciação Fonseca Benayon. Gosto deles
Gente da melhor qualidade, a juíza aposentada e ex-deputada federal, Alzira Ewerton vive hoje advogando em São Paulo, onde mora
Artista plástico Rui Machado e o diretor-presidente da Fundação Amazonia Sustentável, Virgílio Viana. Grandes amigos
Presidente do Rotary Distrito Industrial, Macileia Leão está sempre atenta no acompanhamento da entidade beneficente que comanda. Somos amigos
Empresária de turismo, Claudia Mendonça, leia-se Paradise Turismo, continua sua árdua missão de restaurar prédios antigos para transformá-los em hotéis de charme. Um dos mais novos é a Casa dos Frades, localizado no Largo de São Sebastião, próximo ao Teatro Amazonas. Uma guerreira