Sindarma alerta que AM poderá enfrentar nova seca recorde em 2024

A estiagem nos rios do Amazonas este ano, deve ser igual ou mais rigorosa que a de 2023, segundo alerta apresentado na manhã desta quarta-feira (31), pelo presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Amazonas (Sindarma), Galdino Alencar Júnior, com base em dados e informações coletadas pelas transportadoras que indicam que o nível dos rios nas principais bacias do estado estão em média, com um metro de profundidade a menos do que neste mesmo período nos anos anteriores. 

“Acabamos de sair de uma seca recorde e devemos nos preparar para enfrentar outra crise em 2024 caso permaneça a tendência fluvial que estamos observando. Apesar do retorno das chuvas, os índices ainda são insuficientes para assegurar que no início do verão teremos condições normais de navegabilidade”, acrescentou Galdino Alencar. 

Durante a reunião promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação para debater os efeitos, ações e previsões de cheia e vazante para o Amazonas este ano, o dirigente do Sindarma também destacou a necessidade urgente de desenvolver propostas e planos para antecipar e evitar o desabastecimento de produtos nos municípios do interior e no Pólo Industrial de Manaus (PIM), assim como já acontece com o setor de combustíveis. 

“Há uma década, as transportadoras juntamente com as distribuidoras de combustível, executam o ‘Plano Verão’, no qual são formados estoques em algumas regiões de maior demanda para evitar a falta dos produtos mesmo em secas históricas como a de 2023”, explicou Galdino. 

No evento, que contou com a presença de diversos segmentos da economia amazonense, o presidente do Sindarma também explanou sobre os problemas de segurança pública que ficam mais graves durante a vazante. 

“Na seca, as viagens quase triplicam o tempo de duração devido ao baixo calado dos rios. Os comboios transportados levam menos carga, tem que reduzir a velocidade das embarcações e em alguns trechos a capitania proíbe a navegação noturna, e esses fatores, além de aumentar os custos, também facilitam a ação de piratas e quadrilhas que dominam os rios amazônicos”.

A Ardagh Metal Packaging, via projeto Ardagh para a Educação prevê investimentos de R$ 25 milhões em Manaus nos próximos dez anos, na formação de 2.500 professores da rede pública de ensino, nas áreas de Robótica e de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Divulgação)

A Ardagh Metal Packaging (AMP), empresa do Ardagh Group e uma das líderes globais na produção e venda de embalagens de alumínio para bebidas, apresentou oficialmente ontem (01) à secretaria municipal da Educação de Manaus, professora Dulce Almeida, o  projeto Ardagh para a Educação que prevê investimentos de R$ 25 milhões, nos próximos dez anos, na formação de 2.500 professores da rede pública de ensino, nas áreas de Robótica e de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), em Manaus e mais duas cidades em que a empresa possui unidades produtivas, Jacareí (SP) e Alagoinhas (BA). A apresentação foi na fábrica de tampas de latinhas de alumínio da Ardagh, em Manaus, com a presença de dirigentes da empresa, técnicos da Secretaria da Educação, e representantes do Sesi, responsável pela metodologia e implantação. O projeto prevê também a capacitação de jovens em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), abrindo oportunidades profissionais a uma parcela vulnerável da população que não concluiu a formação básica e encontra dificuldades para se inserir e crescer no mercado de trabalho. Maraavilha!

O Brasil vive momentos de euforia. A felicidade entrou na casa dos brasileiros. É o Brasil unido, sem desavenças, sem problemas. O paraíso tropical.  Oposição sem chão.  Miséria e desemprego perto do fim.  O inferno da cracolandia de São Paulo com dias contados. O severo e falante Flávio Dino acabou com a criminalidade. Malfeitores tremem,  ouvindo  o nome dele. Famílias voltaram a sorrir. Magistrados ganham pouco. Dino deixou o Ministério da Justiça enxuto. Tudo nos conformes,  para Ricardo  Lewandonski. O bondoso Geraldo Alckmin arrumou emprego de 40 mil reais para Renato Capelli. Vice-presidente fofo. Quem tem amigo forte, não morre pagão.   As viagens de Lula e Janja ao exterior,  sem gastos exagerados para os cofres públicos, deixaram o Brasil mais respeitado aos olhos do mundo. O chefe da nação é probo. Cidadão acima de qualquer suspeita. (Vicente Limongi Netto)

Cerca de 40.401 pessoas participarão do concurso público para provimento dos quadros permanente de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR), no próximo domingo (Divulgação)

Um total de 40.401 pessoas se inscreveu no concurso público para provimento dos quadros permanente de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (AM/RR) e cadastro de reserva. Em Manaus foram inscritos 33.907 candidatos e em Boa Vista, 6.494. As provas serão realizadas no próximo domingo, dia 4 de fevereiro de 2024. O edital de convocação com as datas, horários e duração das provas do concurso saiu no dia 10 de janeiro. O certame será aplicado nas cidades de Manaus e Boa Vista conforme a opção indicada pelo candidato no formulário de inscrição. Entre os locais de prova estão escolas do Ensino Médio e faculdades públicas e privadas. Os candidatos poderão confirmar os locais por meio do cartão informativo, enviado pelo e-mail e disponibilizado no site da Fundação Carlos Chagas (FCC). Quem não receber o cartão informativo tem até três dias antes das provas para entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato (SAC) da FCC, no telefone (011) 3723-34388, ou consultar o site da instituição organizadora.  As provas acontecem em dois turnos: Pela manhã do dia 4/2, às 8h (pelos fusos de Manaus e Boa Vista) é iniciada a apresentação ao local com o fechamento dos portões marcados para as 8h30. As provas serão objetivas e discursivas com redação para os cargos de técnico judiciário em todas as áreas e especialidades. A duração das provas será de 4 horas e 30 minutos.

O Botânica Office, empreendimento em construção pela Engeco na avenida Darcy Vargas, Zona Centro-Sul, é um marco na arquitetura de Manaus e tem potencial para impulsionar o turismo local. Isso porque o design inspirado na natureza não só oferece um ambiente corporativo funcional, mas também contribui para ornamentar a cidade, atraindo olhares de todo o mundo para a nossa capital. O projeto segue uma tendência inédita no Estado, mas que já vem sendo observada em outros países, especialmente da Europa e Ásia, onde edifícios emblemáticos têm se transformado em verdadeiros atrativos turísticos.

Equipe da Captação do Hemoam fechou uma agenda de ações pré-carnaval envolvendo universidades, igrejas e a sociedade civil organizada para abastecer os estoques de sangue antes do feriadão momesco (Rubia Gomes)

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) fechou uma agenda de ações pré-carnaval envolvendo universidades, igrejas e a sociedade civil organizada para abastecer os estoques de sangue antes do feriadão momesco, que este ano será de 9 a 14 de fevereiro. No sábado (03), acontece a campanha “Vida por Vidas” com os fiéis da Igreja Adventista. No mesmo dia, às 18h, o Bloco do Vampirão, juntamente com o Bloco da Saúde, desfilará pela passarela do Sambódromo, abrindo a noite de apresentações das Escolas de Samba do Grupo Especial. A estratégia do Hemoam é alcançar pelo menos 600 bolsas de sangue armazenadas até o dia 10 de fevereiro, para assegurar todas as demandas de transfusões no período carnavalesco. Nesse período há uma tendência histórica pela queda de 30% do número de doadores. No dia 10 de fevereiro, a organização do Bloco das Piranhas, a Federação de Futebol Americano e Flag do Amazonas (FEFAFAM), e a Associação Manaus Cavaliers de Futebol Americano também mobilizarão suas caravanas de doadores para ajudar o estoque de sangue. As parcerias se estendem ao longo do mês e incluem outras entidades, tais como, a Uninorte, Ufam, Sefaz, Unicoba e a Igreja Adventista. Coisa boa!

Dados do Novo Caged foram divulgados nesta terça (30/1). Estado teve 243,6 mil contratações e 221,6 mil desligamentos nos 12 meses. País fecha ano com 1,48 milhão de vagas com carteira assinada, os dados foram divulgados na terça-feira (30), pelo TEM. O Amazonas terminou o ano de 2023 com um saldo de 21,9 mil empregos com carteira assinada. Ao longo dos 12 meses, foram 243,6 mil admissões e 221,6 mil desligamentos. O saldo amazonense é o segundo maior da região Norte, atrás apenas do Pará. O resultado no Amazonas foi positivo em quatro dos cinco setores da economia avaliados pelo Novo Caged. O setor de Serviços acumulou o maior número de vagas, com 12.589, seguido por Comércio (4.155), Indústria (2.851) e Construção (2.637). O único setor com variação negativa no estado foi a Agropecuária, com -232. Na divisão por municípios, Manaus foi a que mais gerou oportunidades de emprego formal no estado em 2023. O saldo foi de 19 mil vagas com carteira assinada na capital do estado. Na sequência aparecem Iranduba (857), Parintins (608), Tabatinga (495) e Manacapuru (406). O estoque total no estado, que corresponde ao número de trabalhadores com carteira assinada, fechou em 2023 com 496 mil. Maravilha!

Vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo destaca a importância do planejamento prévio para uma eventual vazante severa, de forma que haja o mínimo de prejuízo possível aos negócios (Divulgação)

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, destacou a importância do planejamento prévio para uma eventual vazante severa, de forma que haja o mínimo de prejuízo possível aos negócios, especialmente para a sociedade, evitando assim eventuais desabastecimentos. A observação foi feita pelo empresário durante reunião, ontem, no auditório do Senai, conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Defesa Civil, para discutir previsões e orientações acerca da cheia e vazante deste ano. “É importante daqui para frente que a sociedade amazonense se una e busque junto aos governos federal, estadual e municipal investimentos permanentes na navegabilidade de nossos rios, para que possam ser efetivamente chamados de hidrovias”, destacou Azevedo. É por aí!

O restaurante “Terra&Mar na Folia” (Avenida Mário Ypiranga, 1.039, Adrianópolis )abre suas portas neste sábado, a partir das 21h para um animado carnaval pré-carnavalesco com  inusitado concurso de fantasia com direito a vários prêmios para os primeiros colocados. O restaurante, conhecido por oferecer o melhor da culinária portuguesa e argentina, promove nesta edição uma volta aos tradicionais bailes de Carnaval de Manaus, com música ao vivo, segurança e personagens infantis no espaço kids para garantir a diversão também da criançada, além do acesso ao bufê livre com finger food e caipirinha grátis, tudo isso por apenas R$ 189,90 ou com desconto especial para grupos de quatro pessoas. Informações e ingressos: (92) 98419-2558. Vai ser bom demais!

BDay

Marion Guerreiro Bastos, Marcos Ricardo Cavalcanti, Gisélle Lins Maranhão, Luís Márcio Albuquerque, Gabriela Muelas, Luan Lima, Shirley Tomé e Lucas Rafael Botelho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta  sexta-feira, 02 de fevereiro de 2024. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!.

Reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão é uma das festejadas aniversariantes desta sexta-feira. A celebração será em família ao lado do marido Efrem Maranhão. Parabéns, amiga
O investidor Zeca Nascimento deixou Sampa ontem rumo ao belo Rio. No sábado, ele comparece como convidado para prestigiar o ensaio da Mangueira, sua escola do coração. Danado
Tradicional, Marion Guerreiro Bastos celebra nesta sexta-feira ao lado marido médico otorrino, Altamir Bastos, a chegada de mais um ciclo de vida. Happy birthday
Bem-nascida, a bela morena Renata Monteiro de Paula e Silva festejou ontem em família mais uma virada de família. O festejo foi em família
Aline Rocha, Alexandre Prata, Graça Ferraz e Sonia Jinkings, quarteto peso-pesado e da melhor qualidade celebrando ontem os belos momentos da vida
De férias, Hamilton Cidade trouxe com ele os canadenses André Lelièvre e Pierre Perreault, para conhecer os encantos de sua amada Manaus. Ontem, eles visitaram nosso centenário Mercado Adolfo Lisboa. Adoraram tudo