Suframa adere ao Modelo de Governança e Gestão Pública para aumentar eficiência administrativa

A Suframa aderiu oficialmente, na quarta-feira (27), ao Modelo de Governança e Gestão Pública (Gestaopublicagov.br). A iniciativa faz da Autarquia o primeiro órgão público do Amazonas a integrar-se a esse padrão de referência para a gestão organizacional.

O Modelo de Governança e Gestão Pública, conhecido como Gestaopublicagov.br, é uma plataforma composta por padrões de referência consolidados a partir das melhores práticas de gestão. Seu propósito é promover a melhoria contínua da governança e da gestão, aprimorar a entrega de serviços públicos e estabelecer a governança e a gestão como valores fundamentais nas instituições públicas.

A adesão da Suframa a esse modelo foi formalizada mediante ciência aos compromissos a serem assumidos para implementação do Modelo e aceite ao Termo de Adesão. Além da assinatura da Ordem de Serviço – Gabin/Suframa Nº 47, de 26 de março de 2024, pelo superintendente Bosco Saraiva. Essa medida designa os servidores da Suframa responsáveis por compor o Comitê de Aplicação do Instrumento de Maturidade da Governança e Gestão (IMGG), essencial para implementar o Modelo dentro da Autarquia.

Fundamentado na Portaria SEGES/MGI nº 7.383, de 21 de novembro de 2023, o Gestaopublicagov.br visa a contribuir para a melhoria da governança e gestão, aprimorando os serviços públicos e fortalecendo esses aspectos como valores essenciais nas instituições públicas.

Ao adotar esse modelo, a Suframa busca implementar ciclos contínuos de avaliação de seus sistemas de gestão, garantindo a manutenção e o aprimoramento dos resultados ao longo do tempo. Além disso, a adesão ao Gestaopublicagov.br permitirá que a Autarquia alinhe suas práticas e resultados às exigências contemporâneas e às demandas da sociedade.

O Cineclube de Artes exibe a partir das 19h, no Cineteatro Guarany, as obras cinematográficas do ator amazonense Adanilo. Imperdível

Neste sábado (30), obras cinematográficas do ator amazonense Adanilo, estarão em cartaz no Cineclube de Artes, em exibição a partir das 19h, no Cineteatro Guarany, avenida Sete de Setembro (anexo ao Palácio Rio Negro), Centro. Dos cinco curtas-metragens que serão exibidos, dois são escritos e dirigidos pelo ator de projeção internacional. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é de 16 anos. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Cineclube e Artes é um projeto que proporciona visibilidade ao audiovisual e aos artistas amazonenses atuantes no segmento. Sobre o ator: Indígena, manauara, ator, dramaturgo e diretor. Atuou nos filmes “Marighella”, de Wagner Moura, “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, “Eureka”, de Lisandro Alonso, “Oeste Outra Vez”, de Erico Rassi, “O Rio do Desejo”, de Sérgio Machado e “Ricos de Amor 2”, de Bruno Garotti. Na televisão, atuou na novela “Renascer”, e também nas séries “Segunda Chamada”, da Globo, dirigida por Joana Jabace, “Dom”, da Prime Video, dirigida por Breno Silveira, “Cidade Invisível”, série original Netflix comandada por Carlos Saldanha, e “Um Dia Qualquer”, direção de Pedro Von Kruger para o streaming HBO+.

O Pátio Gourmet promove, neste sábado (30), a partir das 11h, na unidade da avenida Djalma Batista, mais uma edição do bate papo com o sommelier Alexsander de Oliveira. O especialista reuniu uma seleção de novos vinhos da adega do supermercado, incluindo o recém-lançado “Essência di Pátio”, marca própria da rede, para apresentar ao público. O público vai poder degustar os vinhos e combiná-los com uma massa preparada pela equipe do restaurante Marimari. Neste dia, os vinhos selecionados estarão com 10% de desconto. Que tal?

Com patrocínio da Atem Distribuidora e da Refinaria da Amazônia, a Igreja Presbiteriana de Manaus exibe neste fim de semana, o musical Paixão Pela Vida” (Divulgação)

Começou ontem (28) a temporada 2024 do musical “Paixão Pela Vida”. Realizado pela Igreja Presbiteriana de Manaus, o espetáculo tem patrocínio da Atem Distribuidora e da Refinaria da Amazônia (Ream) e terá apresentações até o próximo domingo (31), sempre às 19h. Tradicional em Manaus há mais de quatro décadas, o musical acontece na sede Pedras Vivas da Igreja Presbiteriana, localizada na avenida Pedro Teixeira, 2650, bairro Chapada, na zona centro-oeste, em frente ao Arena Mall. O “Paixão Pela Vida” é considerado o maior musical de Páscoa da região Norte do país e todas as cenas são interpretadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O espetáculo faz parte do calendário cultural da cidade estabelecido pela Lei municipal nº 2.629, de 03 de julho de 2020. “É gratificante para o Grupo Atem apoiar essas iniciativas que tanto valorizam nossos talentos, promovendo a cultura, o esporte e a educação. Por todo o poder de transformação que elas representam, seja do ponto de vista social, seja na economia”, destacou a Diretora de Marketing, Comunicação e ASG da Atem, Paula Vieira.

Agora todos podem brincar de Méqui! A edição deste mês do McLanche Feliz traz brinquedos inspirados nas atividades realizadas dentro dos restaurantes do McDonald’s, proporcionando diversão para toda a família ao simular a experiência de se sentir dentro da cozinha mais famosa do mundo. Ao todo, a campanha conta com 6 brinquedos, cada um representando uma das ações realizadas pelos colaboradores do McDonald’s no dia a dia. A iniciativa permite que os pais e os pequenos se inspirem nas miniaturas, brincando de ser parte da equipe de atendimento dos restaurantes. Os brinquedos já podem ser encontrados nas unidades do McDonald’s, em todo o Brasil, pelo Peça e Retire, Drive-Thru ou no próprio restaurante, pelos totens de autoatendimento e no balcão.

Alerta! A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar alerta os pais e responsáveis por estudantes para o golpe que simula o aplicativo do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal (Reprodução)

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar alerta os pais e responsáveis por estudantes para o golpe que simula o aplicativo do Programa Pé-de-Meia, do Governo Federal. Para ter acesso ao benefício não é necessário o pagamento de nenhuma taxa de inscrição e o acesso à conta dos estudantes deve ser realizado via cadastro no aplicativo oficial da Caixa Econômica e no site oficial da instituição de forma gratuita. Solicita-se que os responsáveis e estudantes não compartilhem dados pessoais em sites não oficiais e acompanhem as informações nos canais oficiais do Ministério da Educação (MEC) e da Secretaria de Educação. Caso algum beneficiário do Programa Pé-de-Meia venha a ser lesado deve registrar de forma presencial o Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia ou de forma on-line. As denúncias serão encaminhadas a Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC). Olho vivo!

A procissão da Via Sacra deve reunir fiéis na manhã desta Sexta-feira Santa (29), feriado nacional da Paixão de Cristo, nas ruas de Manaus. A programação inicia a partir das 7h, em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja Matriz, no Centro da capital, e segue pelo entorno da Praça do Paço Municipal, avenida 7 de Setembro e volta para a rua Visconde de Mauá. Serão 14 estações que lembraram a condenação de Jesus até o sepultamento. A celebração contará com a participação do cardeal e arcebispo Dom Leonardo Steiner. A Arquidiocese de Manaus organizará também a cerimônia litúrgica com as pessoas em situação de rua da capital. A celebração será realizada em conjunto com a Arquidiocese de Manaus, por meio da Pastoral do Povo de Rua, Comunidade Nova e Eterna Aliança, Pastoral Social da Catedral Metropolitana.

A Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), está organizando o Torneio Relâmpago Indígena 2024, marcado para o dia 13 de abril, no campo do Sesi – Clube do Trabalhador (Divulgação)

O Governo do Amazonas, por meio da Fundação dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), está organizando o Torneio Relâmpago Indígena 2024, marcado para o dia 13 de abril, a partir das 8h, no campo do Sesi – Clube do Trabalhador.  A iniciativa integra a programação de apoio e incentivo institucional ao esporte indígena, com o propósito de ampliar a visibilidade do esporte indígena e celebrar o mês dos povos originários. As inscrições das equipes de futebol indígena podem ser realizadas na sede da Fepiam, das 8h às 14h, até o dia 8 de abril, localizada na avenida Torquato Tapajós, S/N – Colônia Terra Nova, ao lado do Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz. Segundo o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão, o torneio não apenas destaca o talento esportivo dos povos indígenas, mas também reforça nossa missão de preservar e valorizar sua cultura única. A abertura do torneio contará com a entrada solene das equipes indígenas, autoridades locais e rainhas indígenas. Para dar início às festividades, o Hino Nacional será entoado na língua materna dos povos indígenas, simbolizando o respeito e a valorização de suas tradições. Muito bom!

Uma das maiores plataformas digitais de serviços financeiros do mundo, o Nubank, acaba de atingir o marco de quatro milhões de clientes no Nubank PJ, que conta com soluções voltadas para empreendedores. O número representa um aumento de cerca de 50% em relação ao ano anterior, o que torna o Nubank a instituição financeira com mais contas para pessoas jurídicas abertas no país. Desde o lançamento da modalidade em 2019, o Nu foi pioneiro na abertura de contas PJ, serviço totalmente digital e sem taxas. Como parte do esforço contínuo de expansão e com foco em fornecer uma experiência cada vez mais completa, o Nubank agora expande sua gama de benefícios e soluções para os usuários do Nubank PJ com o lançamento da primeira solução de empréstimo: o Capital de Giro. A novidade oferece aos empreendedores acesso a uma linha de crédito projetada para atender às necessidades diárias de caixa dos empreendedores, ou outras demandas comerciais, seguindo a política transparente, flexível e sem taxas escondidas que caracteriza as linhas de crédito do Nubank. Maravilha!

A Arena da Amazônia recebe neste domingo (31), às 15h30, a partida entre Manaus FC e São Raimundo. O duelo é válido pelas quartas de final do Campeonato Amazonense de Futebol 2024, que tem apoio do Governo do Amazonas. “A Arena da Amazônia, assim como as outras praças esportivas do Estado, estão prontas para receber os torcedores que vão prestigiar a reta final do Barezão”, destacou o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira. No Grupo A da competição, o Gavião do Norte ocupa a liderança com 7 pontos e no domingo tem vantagem do empate para chegar às semifinais do campeonato. Já no Grupo B o São Raimundo está na quarta colocação da tabela e vai em busca da vitória para seguir no Barezão. Os ingressos para assistir à partida podem ser adquiridos no dia da disputa no estádio onde acontece a decisão.

O primeiro dia do Feirão do Peixe finalizou com bons resultados na quarta-feira (27). A ação realizada pelo Governo do Amazonas por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas movimentou cerca de R$ 578 mil, impulsionando o mercado de pescado em Manaus, neste período de Semana Santa. No primeiro dia, foram vendidas, aproximadamente, 27 toneladas de pescados nas três unidades do Feirão do Pescado: Arena Amadeu Teixeira, Centro de Convivência Padre Pedro Vignola e Centro Cultural Povos da Amazônia. O Feirão do Pescado segue até esta sexta-feira (29). Olho vivo!

BDay

Vitória-Régia de Medeiros Góes, Celso de Oliveira Alves, Simone Isper, Beto Vital, Martha Barros Monteiro de Paula (no belo Rio), David Mesquita de Amorim, Elizeth Massulo, Rivaldo Pereira, Gigi Cunha e Silene Marinho  figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira, 29 de março. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna! 

Minha contemporânea dos bons tempos do Colégio Brasileiro, Vitória Medeiros Dantas de Góes e uma das celebradas aniversariantes desta sexta-feira. Parabéns, amiga querida
Feliz, a jornalista Menga Junqueira recebe de sua amiga Lúcia Maria Viana, a lembrança e os votos de uma feliz Páscoa. Coisa boa
Meu amigo querido Jero Sanches foi um dos ícones da geração dourada dos anos 70/80, inclusive era um dos membros do grupo Rebelde que aprontava poucas e boas em Manaus. Gosto dele
Gracélia Benacon de Oliveira, Lenize Figueiredo, Karina Pacheco Maia, Elis Daniel e Ana Claudia Tinoco, curtindo a boa comida e bem atender do Restaurante Terra & Mar. Poderosas
Em Sampa, Zeca Nascimento jantando ontem no badalado Tatá Sushi com os amigos, Fátima Loureiro, Pierre Jansen e Leandro. Finos
O vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas e o representante na região Norte da multinacional Sherwin-Williams, David Freitas, nova patrocinadora do Festival de Parintins. A empresa vai criar uma linha de tintas exclusiva para o bumbá, destacando a peculiaridade e riqueza das obras artísticas azuladas. Te mete