Fórum de ESG reforça compromisso com o Desenvolvimento Sustentável da Indústria na Amazônia 

A Suframa recebeu, ontem (25), a primeira edição do “Fórum de ESG Amazônia: Desenvolvimento Sustentável na Indústria”, uma iniciativa do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam) em parceria com a Autarquia. O seminário reuniu especialistas, líderes corporativos e representantes governamentais em prol da incorporação dos princípios ambientais, sociais e de governança em todas as esferas empresariais. 

O fórum proporcionou um espaço para debates e reflexões sobre como as empresas podem contribuir efetivamente para o crescimento sustentável na Amazônia e no mundo, além de enfatizar a importância da governança, da responsabilidade ambiental e social, e da busca por práticas empresariais economicamente viáveis. 

A mesa de abertura contou com a presença do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva e do presidente do Conselho do Cieam, Luiz Augusto Rocha, entre outros representantes do setor público e privado. Bosco Saraiva destacou a importância do evento para a Suframa, ressaltando o papel da Autarquia como catalisadora do desenvolvimento regional na Amazônia Ocidental e no Amapá.  

O superintendente enfatizou, ainda, a necessidade de integração com os princípios modernos de governança, responsabilidade social e ambiental, destacando a relevância do diálogo contínuo entre os diversos atores envolvidos. “A última reforma tributária estabeleceu uma tranquilidade jurídica para os próximos 50 anos, porém estabelece uma responsabilidade imensa, que é a de evoluirmos tecnologicamente para não nos tornarmos um polo obsoleto e perder espaço em relação aos outros centros de desenvolvimento tecnológico que existem no mundo atualmente”, observou. 

Luiz Augusto Rocha destacou a relevância da indústria instalada na região e a necessidade de promover o desenvolvimento sustentável como uma prioridade “É com muito prazer que nos reunimos hoje para destacar a importância mais uma vez da Zona Franca de Manaus para a Amazônia, para o Brasil e para o mundo”, disse. Ele também reforçou a singularidade da região amazônica em termos de biodiversidade e importância para o equilíbrio climático global. 

Relator-geral da Constituição de 1988, o ex-senador amazonense Bernardo Cabral celebra, seus 92 anos, amanhã, 27, no Rio de Janeiro onde mora ao lado de familiares e amigos

Ex-senador e ex-ministro da Justiça, o advogado amazonense Bernardo Cabral celebra, amanhã (27), no belo Rio, onde mora, seus 92 anos redondinhos, colhendo louros por ter construído uma biografia dedicada à política e ao Direito. O principal marco na vida do ex-senador amazonense é ter sido quinto brasileiro a escrever o texto da principal legislação do País: ele foi relator-geral da Constituição de 1988, que garantiu direitos individuais e fundamentais para a população. Personalidade respeitada e muito querida no solo verde-amarelo, o ex-senador será alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns!

As bandas Casa de Caba e Los Matrinxãs se apresentam às 18h30 desta terça-feira (26), no Largo de São Sebastião, um dos mais emblemáticos pontos turísticos da capital amazonense, o retorno da 17ª temporada do “Tacacá na Bossa”, uma plataforma que enaltece o cenário cultural local. Nessa temporada, os shows serão realizados de forma quinzenal, às quartas-feiras, proporcionando ao público uma experiência constante de música regional e entretenimento. Para a segunda quinzena de março, o público poderá desfrutar das incríveis performances das bandas Casa de Caba e Los Matrinxãs, dois nomes de destaque na cena musical amazonense. O “Tacacá na Bossa” promete uma noite memorável de música, dança e celebração da cultura amazonense. Fica a dica!

Com a licença liberada pelo Implurb, a UGPE do Governo do Amazonas poderá iniciar as obras do complexo habitacional Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus (Divulgação)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas obteve a licença do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para as obras do complexo habitacional Cachoeira Grande, no bairro São Jorge, zona oeste de Manaus. Serão construídos 520 apartamentos, por meio do Programa Amazonas Meu Lar, em parceria com o Minha Casa Minha vida, do Governo Federal. A obra integra um termo de contrato de financiamento firmado em 2011 com a Caixa Econômica Federal, cuja parte habitacional ficou pendente por questões burocráticas não solucionadas em gestões passadas. O projeto está sendo retomado na gestão do governador Wilson Lima. Serão duas quadras habitacionais, cada uma com 260 apartamentos, construídas na área das comunidades Arthur Bernardes e Kako Caminha. Parte das obras previstas no convênio com a Caixa já foi entregue, dentre elas, infraestrutura viária, drenagem, iluminação pública, calçamento, sinalização horizontal, meio-fio, sarjeta, uma Policlínica, um Centro de Psicologia da Polícia Militar, uma quadra poliesportiva e uma área de convivência. Maravilha!

Para encerrar as atividades voltadas para o mês da mulher, as executivas da Singulari, Luciana Minev e Suelen Scop, comandaram ontem à noite (25), a live “Mulheres na Liderança”, no Youtube (@singulariconsultoria). No roteiro os desafios, experiências e conselhos sobre Liderança. A Singulari é referência há 11 anos no mercado amazonense. A equipe, formada por mulheres, conta com nomes como Sonia Grasseschi, Ina Pongelupe, Elizabeth Sicsú, Ketleen Mesquita, Léia Nascimento, Mayana Ladislau, Rosevany Oliveira e Victoria Xavier. A Singulari oferece serviços em gestão de pessoas, com foco em gestão estratégica de negócios. Entre os destaques estão o Programa de Líderes, Programa de Inovação, além de mentoria para desenvolvimento de pessoas e organizações, cultura organizacional e transformação digital. Muito bom!

O conselheiro Érico Desterro, prestigiou, a cerimônia de entrega da medalha de Mérito Ruy Araújo à desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Onilza Abreu Gerth, na ALE/AM (Joel Aarthus)

Representando o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o conselheiro Érico Desterro, prestigiou, na sexta-feira (22), a cerimônia de entrega da medalha de Mérito Ruy Araújo à desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), Onilza Abreu Gerth, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM). A solenidade, conduzida pela presidente da casa legislativa, deputado Roberto Cidade, reconheceu sua carreira exemplar na magistratura, bem como sua contribuição aos serviços prestados ao Estado. “É muito merecida a entrega da medalha a desembargadora Onilza Abreu, pois ela é um exemplo de magistrada vocacionada, tendo passado por diversos cargos públicos. Hoje ela alcança o cargo de desembargadora do TJAM e tem todos os méritos para receber a medalha que hoje recebe”, declarou o conselheiro Érico Desterro. A desembargadora Onilza Abreu foi alçada ao cargo que ocupa por aclamação dos membros da Corte, pelo critério de antiguidade no ano de 2021.

A 9ª edição da Corrida da Água, organizada pelo Centro de Ensino Literatus e liderada pela mantenedora Elaine Saldanha, foi um sucesso, reunindo cerca de 2 mil atletas no domingo (24) na avenida Governador José Lindoso (Avenida das Torres). A competição, que celebrou os 33 anos da instituição, foi criada com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da preservação da água, e se consolida como um marco no calendário esportivo de Manaus, promovendo tanto a saúde, quanto a responsabilidade ambiental. Muito bom!

Em Parintins, o presidente da ALE-AM, deputado estadual Roberto Cidade (UB),ao lado do governador Wilson Lima, e do vereador Babá Tupinambá, durante a entrega do “Espaço Anjo Azul”. (Divulgação)

Comprometido com a defesa dos direitos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e entusiasta das atividades promovidas pelo Instituto Autismo de Parintins Isadora Tupinambá (IAPIN), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), participou em Parintins, ao lado do governador Wilson Lima, da entrega do “Espaço Anjo Azul”. Construído em anexo à sede do instituto, o espaço foi viabilizado a partir de emenda do deputado presidente, por meio de Termo de Fomento junto à Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e irá fortalecer a atenção às 678 crianças com TEA que atualmente são atendidas pelo IAPIN. Desde 2021, Cidade vem destinando recursos para o Instituto Isadora Tupinambá, que foram aplicados na aquisição de um veículo para o transporte das crianças diagnosticadas com espectro de autismo aos centros de acompanhamento das suas atividades. “O espaço azul de recreação vai atender as crianças com educação física, especialmente com aulas de natação. Também terá um parquinho para as crianças se divertirem. Se as famílias das crianças autistas quiserem fazer alguma festinha de aniversário, poderão usar o espaço. Será um local destinado à brincadeira, recreação, aniversários, natação e para dias de lazer”, resumiu o vereador Babá, pai da Isadora.

Começou ontem (25), a Feira de Páscoa da Universidade Nilton Lins, mostra anual que agrega micro e pequenos empreendedores, produtores caseiros, lojas online e fabricantes de deliciosos ovos de chocolate, doces, decorações temáticas e outros serviços indispensáveis nesta temporada festiva. A feira, aberta ao público, acontece no campus da instituição, no bairro Parque das Laranjeiras, e promete encantar os visitantes com uma variedade inigualável e exclusiva de produtos. Com uma ampla gama de presentes personalizados, a Feira de Páscoa é uma oportunidade única para os consumidores adquirirem produtos de alta qualidade a preços muito mais acessíveis do que das grandes marcas. A Feira de Páscoa estará aberta ao público até a próxima quarta-feira (27), com horário de funcionamento estendido até às 20h30, permitindo que os visitantes desfrutem de uma experiência conveniente e acessível. Vai perder?

Depois de surpreender com seu primeiro single solo,“Nosso Lar”, o cantor, compositor e multi-instrumentista Zekrdoso revela outros tons de seu álbum de estreia, “Todo amor dessa vida”. O disco está previsto para o segundo semestre de 2024 e ganha outros contornos com a inédita “Aqui no telhado”. A canção, um diálogo sobre estar junto nos momentos mais difíceis, celebra a cumplicidade de um casal. O single é acompanhado por um vídeo intimista que Zekrdoso dedica à própria companheira.  O vídeo que acompanha a canção tem a intimidade como fio condutor. O clipe é um compilado de imagens que o músico foi coletando ao longo dos anos de sua companheira de vida e reforça a intenção de que este trabalho seja um retrato profundamente pessoal. Isto une a nova faixa a “Nosso lar”, primeira canção solo que Zekrdoso lançou, no final de 2023. Assista ao clipe “Novo Lar”:https://youtube.be/QIoOwM4ODY4

Denise Macedo, Pedro Monteiro, Anete Perrone, Paulo Roberto Pereira, Ilia Ferreira e Bella Mattos  figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira, 26 de março. Personalíssimos e muito estimados Por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna! 

Sempre bela, elegante e de bem com a vida, a renomada advogada Denise Macedo, é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns, amiga querida
Empresário de sucesso, o administrador de empresas, Pedro Monteiro, também figura entre os celebrados aniversariantes de hoje. O festejo será em família. Happy Birthday
Vinda de Miami onde mora, a querida Débora Benchimol está em curta temporada entre nós. A aproveitou um tempo livre para atualizar colocar papo em dia com o amigo de longas datas, o artista plástico Rui Machado
Lúcia Bittencourt e Helô Veloso de Lima, mulheres inteligentes e desencanadas celebrando a amizade em recente agito social. Poderosas
Amigas de longas datas, Francy Litaiff e Hebe Miranda Pereira prestigiando os famosos almoços das quintas-feiras na casa de comidas de Charufe Nasser. Gosto delas
Aniversariante da temporada, o colunista Pedro Cortes recebeu no sábado, um grupo de amigos para um lauto almoço, entre as comunicadoras Mazé Mourão, Baby Rizzato e Iriane Raposo da Câmara