Jantar amazônico na Praça dos Amigos é a grande pedida desta quarta-feira

Hoje, 06 de março, quarta-feira, todos os caminhos levam à Praça dos Amigos, no São Jorge, que faz hoje a sua abertura para a temporada 2024, recebendo expressivos nomes do high society manauense para degustar um delicioso cardápio regional assinado pela banqueteira Cleide Sousa.

Tudo está aviado, louças separadas, salões limpos e brilhando, a cerveja já está gelando e o ambiente repleto de flores e folhagens, festivo para receber os convivas na praça gastronômica mais concorrida da Grande Manaus.

As delícias by Cleide Sousa serão supimpas, anotem: pirarucu manauense, vatapá de pão, tambaqui assado de forno, salada tropical, arroz de pato, filé ao molho madeira com champignon e moqueca de ventrecha de pirarucu e os devidos acompanhamentos, além das deliciosas sobremesas.

O músico Matheus Goiano foi chamado para animar a cena musical com uma excelente setlist para deleitar suavemente os ouvidos dos convidados.A praça estará à disposição dos freqüentadores a partir das 20h30. Ainda há ingressos disponíveis pelo celular 98110-4843. Vai perder?

A 313ª Reunião Ordinária do CAS teve caráter especial em alusão ao 57º aniversário da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Suframa, datas celebradas oficialmente em 28 de fevereiro (Divulgação)

A manutenção das vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus (ZFM) na reforma tributária aprovada no Congresso Nacional foi um dos temas mais destacados durante a 313ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Suframa (CAS), presidida pelo presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, realizada na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório da Autarquia. A reunião, que teve caráter especial em alusão ao 57º aniversário da Zona Franca de Manaus (ZFM) e da Suframa, datas celebradas oficialmente em 28 de fevereiro. Durante o CAS foram aprovados um total de 33 projetos industriais e de serviços, dos quais 15 são de implantação, 13 são de diversificação e cinco de atualização. Os projetos representam um investimento de R$ 1,2 bilhão (US$ 249 milhões) e expectativa de gerar 1.084 novos postos de trabalho diretos. A primeira reunião de 2024 contou com a participação do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, do ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequena Porte, Márcio França, do governador do Amazonas, Wilson Lima, do vice-governador do Amazonas, Tadeu Silva, do senador do Amazonas Omar Aziz, do senador de Roraima, Chico Rodrigues, do prefeito de Manaus, David Almeida, do vice-governador de Roraima, Edílson Lima, além de conselheiros, autoridades, parlamentares, representantes de entidades de classe e governantes da área de atuação da Autarquia.

O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), administrado pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), encerrou o ano de 2023 com um total de 121 eventos realizados, consolidando sua posição como um dos principais espaços para eventos na região. Segundo o setor de Estatísticas da Amazonastur, um dos principais motivos das viagens para a região é trabalho e negócios, representando expressivos 42,33% das estadias. Esse dado enfatiza a crescente opção pelo Amazonas como destino não apenas turístico, mas como pólo atrativo para eventos corporativos e oportunidades de negócios. Com uma infraestrutura moderna e versátil, o Vasco Vasques atraiu uma variedade de eventos, desde conferências corporativas a exposições culturais, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do turismo de negócios no estado do Amazonas. Maravilha!

O Desafio da Aliança com a união das equipes Lego Master e Roboben na FLL que participam do Torneio Sesi de Educação Etapa Nacional, em Brasília, foi um sucesso (Divulgação)

Dificuldade faz parte do jogo, principalmente para os alunos que estudam no interior do Amazonas e precisam participar de grandes campeonatos, como é o caso das equipes Lego Master, da Escola SESI Padre Francisco Luppino (Parintins), e das equipes Elétrons e Apoema, da Escola Sesi Abrahão Sabbá, que participam do Torneio Sesi de Educação Etapa Nacional, em Brasília. Uma das dificuldades encontradas pelas equipes foi a falta de locais estruturados, com equipamentos que atendam as necessidades dos alunos para produção de robôs e protótipos, participantes da competição, mas que não os impediram de participar da competição. Contudo, com comprometimento e garra, a equipe classificada pelo Sesi Nacional conseguiu montar seus carros em tempo para participar da competição do F1 In Schools. Mesmo com todas as dificuldades encontradas a equipe se saiu muito bem, honrando o nome do Amazonas. Parabéns!

Nesta quinta-feira, dia 7 de março, das 8h às 18h, será realizado o seminário “Saber para Resistir, Existir e Viver”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. O encontro reunirá especialistas de diferentes áreas para promover reflexões em torno do tema da violência contra a mulher dentro do ambiente universitário e nos relacionamentos conjugais. O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar devem se inscrever por meio do link abre.ai/i4Zp. A programação ocorrerá no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizado na avenida Roberto Vieira, bairro Coroado. O simpósio é uma realização do Grupo de Estudo, Pesquisa e Observatório Social: Gênero, Política e Poder (Gepos), vinculado à Ufam e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A programação inclui palestras, roda de conversa, debates, sorteios e a exibição do documentário “Dona Maria, cadê tua poesia?” Muito bom!

O Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) já tem a data da 2ª edição do Festival Literário do Centro, o Flic acontecerá de 26 a 28 de abril de 2024 (Divulgação)

Após reunir mais de 8.500 pessoas em 2023, o Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI) já tem a data da 2ª edição do Festival Literário do Centro, o Flic: de 26 a 28 de abril. O evento, que será gratuito, visa popularizar o livro tornando-o um instrumento de acesso às informações e ao conhecimento. Segundo João Fernandes, diretor do espaço cultural, o Flic foi “muito bem recebido” pela população e, por isso, passa a integrar em definitivo o calendário do CCCI. Assim como em 2023, o Flic 2024 contará com palestras, mesas-redondas, lançamentos de livros e atrações nacionais. “Isso, claro, sem esquecer dos autores regionais. Poder difundir os autores do Amazonas e do Norte é uma das nossas missões. Então, estamos preparando um ‘calendário’ diverso e de alto nível, oportunizando, cada vez mais, atividades fomentadoras de cultura”, salienta Fernandes. Agendem!

Desde o início da vacinação contra a dengue, no dia 20 de fevereiro, o Amazonas aplicou apenas 8.239 doses de imunizante nos 12 municípios eleitos pelo Ministério da Saúde para receber a campanha de vacinação contra a doença. Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) divulgados ontem (5). A quantidade de doses aplicadas representa 10,4% do total do público-alvo da vacina, que está destinada às crianças de 10 e 11 anos. No total, o estado recebeu 78.760 doses da vacina contra a dengue. A meta da prefeitura de Manaus é imunizar 90% das 65.037 crianças de 10 e 11 anos de idade. Atualmente, o Amazonas já registrou 2.232 casos de dengue confirmados, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela FVS-AM. A campanha não está sendo levada a sério, infelizmente!

O documentário ‘Se Não Me Engano Márcio Souza – Arte & Literatura Amazonense’, é centrado na celebração da vida pessoal, literária, e artística do consagrado escritor amazonense Márcio Souza (Divulgação)

Nesta quarta-feira (06), o Teatro Amazonas dá continuidade à sua programação do mês de março com a exibição do documentário “Se Não Me Engano Márcio Souza – Arte & Literatura Amazonense”, às 20h. Com entrada gratuita e classificação livre, a película  foi filmada entre 2018 e 2019. Seu desenrolar é centrado na celebração da vida pessoal, literária, e artística do consagrado escritor amazonense Márcio Souza. Essa é a primeira vez que o projeto será exibido dentro do Teatro Amazonas.  Dirigido por Sérgio Cardoso (que também cuidou da fotografia, edição e roteiro) o filme mergulha nas profundezas da alma manauense, trazendo à tona as nuances da cidade e da vida de Márcio Souza. Durante a narrativa, Márcio Souza compartilha reflexões profundas sobre a civilização amazonense contemporânea e sua cultura. Trazendo desde relatos sobre a trajetória pessoal do escritor até comentários críticos sobre a história da cidade, o filme nos conduz em uma jornada por caminhos notáveis de Manaus, revelando a riqueza e a complexidade da metrópole amazônica. Vale conferir!

A presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) e Mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, participou ontem (05) do programa “Papo Cidadão”, com o tema “Desafios e estratégias para ampliação da cobertura vacinal nas escolas privadas do estado do Amazonas”. Além da professora Elaine Saldanha, que também é membro titular do Conselho Estadual de Educação, a programação teve mediação da professora Adriana Antony e a participação da Dra. Romina Carvalho, promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude; e da professora Shirley Amaral, Gestora do Centro Educacional Shirley Amaral, diretora do Sinepe-AM e Membro Titular do Conselho Municipal de Educação.

A Clínica Escola de Psicologia da Faculdade Santa Teresa, localizada na rua Rio Madeira, 444, Vieiralves, está com agendamento aberto para atendimento à comunidade. O serviço é gratuito e direcionado a crianças a partir de 8 anos, adolescentes, adultos e idosos. Os interessados devem entrar em contato pelos números (92) 3090-3022 ou 98555-1155 para verificar disponibilidade. Maravilha!

BDay

Liliane Mais, meu filho Saulo Rodrigo de Aguiar Corrêa (em Santa Bárbara do Oeste-SP), Arthemisa Gadelha, Adriano Sena, Talita Avelino, Justina Lebre da Silva, Vanderlei Alvino, Claudia Ribeiro e Jorge Isper Abrahim Filho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira, 06 de março. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

A talentosa chocolate maker amazonense Talita Avelino é uma das celebradas aniversariantes desta quarta-feira. Muito querida, por certo será alvo dos merecidos cumprimentos. Parabéns
A bela Ana Ruth Fernandes foi uma das inúmeras amizades da querida Socorro Siqueira, que foram cumprimentá-la no festejo de seu aniversário
Aniversariante da temporada o empresário Nelson Dibo Nunes, ganhará festança comemorativa pelos seus 84 anos orquestrada por sua amada cara-metade Dirce Seixas Nunes, no próximo dia 16, na sua morada da Cachoeirinha
Dama da telinha manauense, a querida Baby Rizzato recebeu no domingo para almoço, no seu flat do Vista do Sol, a prima Mazé Chaves de Oliveira e a amiga de anos, Léa Macedo. Baby é anfitriã nota 10
Norma Araújo, Celes Borges Melo, Aline Rocha e Sonia Jinkings, encontro de empoderadas que movimentam a cena social da Grande Manaus. Gosto delas
Após merecidas férias na sua Manaus, o querido Hamilton Cidade, já está devidamente instalado na gelada cidade de Montmagny, no Canadá, onde mora e trabalha. Grande Hamilton