Metrópoles amazônicas precisam criar força-tarefa para melhorar a qualidade de serviços públicos

A “Pesquisa Condições de Vida nas Metrópoles da Amazônia” é parte da 1ª edição da “Pesquisa Nacional Qualidade dos Serviços Públicos nas Capitais Brasileiras”, realizada pela Agenda Pública e que é um amplo levantamento com mais de 35 indicadores comparativos e percepções de cidadãos que vivem nesses municípios.

“O desenvolvimento sustentável da Amazônia passa, necessariamente, pelo bem-estar das pessoas que ali vivem. Para isso, o acesso a serviços públicos de qualidade é elemento determinante, mas quase ausente, no grande debate sobre o futuro da região”, afirma Sergio Andrade, cientista político e diretor executivo da Agenda Pública. 

A rede Uma Concertação pela Amazônia propõe a existência de quatro Amazônias, que são das áreas conservadas, das áreas de transição, das áreas convertidas e das cidades, como as capitais analisadas na pesquisa, Belém e Manaus. São 76% os moradores amazônidas que vivem em áreas urbanas e enfrentam problemas ligados à qualidade de vida e ao planejamento urbano, e 38 milhões de habitantes na região da Amazônia Legal.

O sucesso das políticas públicas voltadas para as metrópoles da Amazônia deve ser baseado em uma visão integrada entre economia, sociedade e meio ambiente às agendas de desenvolvimento sustentável, especialmente, no marco da transição justa para economia de baixo carbono.

Na pesquisa, a análise do índice de desenvolvimento econômico foi feita para obter notas de 0 a 10, sendo 0 a mais baixa e 10 a mais alta. O indicador é formado por resultados de PIB per Capita, Taxa de Empregos Formais per Capita, Índice de Vulnerabilidade Social com Recorte de Renda e Trabalho, Investimento per Capita, Índice de Vulnerabilidade Social com recorte de Infraestrutura Urbana e Índice de Cidades Empreendedoras.

Segundo a pesquisa, a nota média dada pelos manauaras aos serviços públicos ligados à promoção do desenvolvimento econômico é de 2,83 e pelos belenenses, de 1,83. A média nacional é de 4,21, o que coloca as duas principais capitais da Amazônia Legal entre os dez piores índices de aprovação nas 26 capitais estaduais.

As avaliações positivas para o item “Nível de satisfação com as políticas das prefeituras para a geração de renda e a criação de empregos” são de apenas 13,4% em Manaus e 11,2% em Belém. Quando questionados se “A prefeitura protege o meio ambiente e promove ações de combate às mudanças climáticas”, 46,2% discordam e 25,5% concordam em Manaus. Em Belém, as respostas foram de 60,8% e 11,9%, respectivamente. É por aí!

A sede da Suframa foi projetada por Severiano Mário Porto, conhecido como o “arquiteto da Amazônia”, em 1971, o edifício localizado no coração do Distrito Industrial, na zona Sul da capital amazonense, consolidou as bases do PIM-Pólo Industrial de Manaus (Divulgação)

Inaugurado em 31 de janeiro de 1974 pelo presidente do Brasil, à época, Emílio Garrastazu Médici, acompanhado do então superintendente da Autarquia, Hugo de Almeida, o prédio onde hoje funciona a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa 50 anos nesta quarta-feira (31). Projetado por Severiano Mário Porto, conhecido como o “arquiteto da Amazônia”, em 1971, o edifício localizado no coração do Distrito Industrial, na zona Sul da capital amazonense, consolidou as bases do Pólo Industrial de Manaus (PIM) e, além de ser alvo da curiosidade de arquitetos do mundo inteiro, é citado em várias obras sobre o tema. O destaque são as cúpulas de concreto armado com ventilação por efeito chaminé, rompendo com as soluções regionais em madeira usualmente empregadas pelo arquiteto. Segundo relatos de pesquisadores, Porto afirmou que o projeto teve a preocupação de apresentar uma solução que levasse o mundo a acreditar que o Distrito Industrial “ia ser pra valer, não era uma coisa temporária”. Dessa forma, o concreto visava transmitir uma imagem de solidez e permanência à estrutura. O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, contextualiza o momento de construção do edifício da Autarquia com a ocupação do Pólo Industrial de Manaus. “Estamos no momento de construção do Distrito Industrial, com a instalação das primeiras indústrias na área destinada do PIM e é necessária uma sede para a Superintendência desse novo pólo que promete revolucionar as bases desenvolvimentistas da região. Severiano Porto (falecido em 10 de dezembro de 2020) entendia a dimensão do que devia significar a sede da Suframa e desenvolveu essa estrutura arquitetônica única que criou um entrelaçamento entre o concreto armado e a floresta amazônica, que marca sua obra”, explicou.

O ainda ministro da Justiça e futuro ministro do Supremo tribunal Federal(STF), Flávio Dino, deita falação sobre o quadro caótico da segurança no Brasil(Correio Braziliense = 29/01).  O falante e espaçoso Dino quer deixar a Esplanada dos ministérios com a fama do mais bonitão e o mais sabido dos ministros. Ninguém na administração federal, sabe mais do que ele.  Exibe dados sobre segurança pública tirados de alguma cartola de mágico de circo mambembe. Com todo respeito aos circos mais pobres. Nessa linha, de acordo com números recentes do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, no primeiro semestre de 2023 foram 20.435 mil mortes violentas. Com taxas por 100 mil habitantes, o Brasil está entre as maiores do mundo. Em média, foram 110 assassinatos por dia, nos primeiros 6 meses de 2023. No primeiro semestre de 2023 foram 19.742 assassinatos. Crescem, todos os dias, estupros, sequestros e assaltos com mortes. Feminicídios são milhares que humilham o Brasil aos olhos do mundo. Antes de se exibir com a toga preta do paraíso chamado STF,  Dino precisa voltar de Marte para o Brasil real, amedrontador e turbulento. (Vicente Limongi Netto)

A estrutura do Mirante Lúcia Almeida, na orla do Rio Negro, Centro, começou a ser montada e instalada na obra que tem inauguração prevista para este terceiro semestre (Clóvis Miranda-Semcom)

A varanda frontal do mirante Lúcia Almeida, do programa municipal “Nosso Centro”, começou a ser montada e instalada na obra na avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. A estrutura metálica vai dando forma a mais um local do espaço que será um dos pontos mais instagramáveis no edifício em construção, com vista para o rio Negro. O prédio entra na reta final para conclusão da construção, com entrega prevista para o primeiro trimestre, tendo ainda serviços de instalações do brise, forro de madeira, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e dos aparelhos de ar-condicionado. Pintura e instalações de infraestrutura de elétrica e lógica também são executados no mirante. No entorno, operários trabalham nos assentamentos da sarjeta e da pedra São Thomé nas calçadas. Aguardem a mais nova belezura turística da nossa Manaus!

Com o objetivo de oferecer capacitação para quem busca uma renda extra ou aperfeiçoamento profissional, o Centro de Ensino Literatus anuncia a abertura de turmas para cursos livres que acontecerão em fevereiro. Maquiagem para o Carnaval, Marketing Digital, Administração de Medicamentos Via Intramuscular/Intradérmica e Subcutânea e Informática Básica são as opções oferecidas para o mês de fevereiro. Todos os cursos dão direito a certificado digital e por serem de curta duração, permitem que os alunos  possam conciliar a rotina de trabalho. Outra vantagem é que, durante a capacitação, os participantes podem exercitar o networking, conhecer outros profissionais e aumentar sua rede de contatos. Os interessados podem entrar em contato no telefone 3584-1925 ou acessar o site https://www.literatus.edu.br/. Fica a dica!

Vindo de Porto Rico, o navio norueguês MS Viking Sea está ancorado no Porto de Manaus desde segunda-feira. À tarde desta quarta-feira ele segue viagem com novos passageiros vindos de Miami até a cidade de Parintins-AM ((Cadu Castro-Manauscult)

O navio norueguês MS Viking Sea chegou ontem (30) a Manaus. O cruzeiro, que saiu de San Juan (capital de Porto Rico), é o segundo a ancorar no Porto de Manaus, após a liberação das ancoragens para embarcações deste porte, trazendo 928 turistas e 465 tripulantes. Pelo menos 95% são turistas norte-americanos. “Manaus se torna cada vez mais um dos destinos turísticos mais procurados e os turistas de outros países geram um fluxo financeiro muito grande para a cidade. Então, estamos preparados para receber esses turistas que geram muita receita e, consequentemente, fomentam o turismo na Amazônia”, explica Reginei Rodrigues, presidente da Manauscult. Os passageiros do Viking Sea permanecem na cidade até esta quarta-feira (31), quando sairão de Manaus em voo charter. Neste mesmo dia chegarão à capital amazonense por via aérea, mais 800 turistas vindos de Miami. Eles embarcarão no navio, com previsão de saída às 14h de quinta-feira (1º/02), seguindo para Parintins. A passagem do navio por Manaus vai gerar uma receita estimada em R$ 8 milhões. A temporada de cruzeiros 2023/2024 se estenderá até o mês de abril. Muito bom!

A terceira edição da Feira Internacional de Negócios (FIN) do Brasil (entre os dias 3 e 4 de abril, nas instalações do CentroSul, em Florianópolis, SC), tem expectativa de movimentar cerca de 20 milhões de euros em negócios e reunirá palestras, mentorias, rodadas de negócios internacionais, além de diferentes ambientes e ferramentas para negócios globais. Nesta edição, as principais áreas abrangidas serão: Agronegócio, Construção Civil, Educação, Energias, Logística, Smart Cities, Saúde, Tecnologia, Têxtil e Turismo. Investidores, empresas e autoridades internacionais, incluindo portugueses, são esperados no certame. “A FIN Brasil está no calendário global como uma das principais feiras multissetoriais de negócios. Participantes de várias nacionalidades dos seis continentes se reúnem aqui com o objetivo de realizarem negócios que extrapolam os limites de fronteiras, culturas e línguas. É uma iniciativa audaciosa, mas Santa Catarina é um Estado vocacionado e altamente preparado para esse movimento”, conta Jatyr Ranzolin, CEO da FIN Brasil 2024.

O IEL Amazonas abre 19 vagas de estágio com atuação em regime presencial, para estudantes de nível superior na capital, nível técnico e ensino médio no interior (Divulgação)

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) oferece para esta quinzena 19 vagas de estágio, com atuação em regime presencial, para estudantes de nível superior na capital, nível técnico e ensino médio com bolsas que vão de R$ 600,00 (Ensino Médio) a R$ 1.400,00 (Ensino Superior), mais auxílio transporte. As vagas para nível superior, em Manaus, são para os cursos de Administração, Contabilidade, Direito, Marketing, Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia Mecânica, Gestão de RH, Nutrição.  Já para o aluno do curso Técnico em Design (uma), e Ensino Médio (uma). Para participar do processo, os candidatos devem ter cadastro no site do IEL Amazonas e manter todos os dados pessoais, escolares e de conhecimentos gerais atualizados, incluindo telefone e e-mail. Mais informações pelo site e redes sociais do IEL (Facebook e Instagram). As vagas ficarão disponíveis até completar o número máximo de candidatos a serem encaminhados de acordo com a demanda da empresa cliente.

Na manhã desta quarta-feira (31), o Procon Manaus acompanhará diligência do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM) na sede da empresa Amazon Best, para fins de esclarecimentos sobre a venda dos ingressos para o “Festival Folclórico de Parintins”. A ação tem como objetivo averiguar a transparência na comercialização de ingressos e a verificação da conformidade com as normas de defesa do consumidor. A empresa, que é responsável pela venda dos ingressos, foi notificada, no último dia 19, pelo Procon Manaus pela falta de clareza nas informações divulgadas nas redes sociais, especialmente sobre a possibilidade de adquirir ingressos por noite, o que poderia configurar a prática de venda casada. Os ingressos variam de R$ 1,2 mil a R$ 2 mil para as três noites de festival. O Art. 39, inciso I, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) proíbe a venda casada, por considerar prática abusiva “condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”. É por aí!

BDay

Lucrécia Melo, Malvino Salvador (no belo Rio), Camille Corrêa Carneiro, Pedro Wilson Viana Leitão (em São Paulo-Capital, Bruno Mazziere, Claudio Valente (em Goiania-GO) e Roberto Lincoln da Costa Areias figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

Representando o Amazonas no BBB 24, a cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira escapou do temido paredão com a porcentagem de 61%, tornado-a uma das queridinhas do reality-show. É muita pavulagem
Luciana Felicori (Restaurante Felicori Gastronomia) marcou presença no níver da amiga Claudia Borges (Churrascaria Gaúcho’s), renomadas casas de comida da Grande Manaus. Gosto delas
– Desembargador Jomar Fernandes, o primeiro amazonense a presidir o Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE 2024). Merecido
O cirurgião plástico amazonense Euler Ribeiro Filho e sua Juliana Ozores estão em viagem de férias pelo Velho Mundo, Coisa boa
Executiva bem-casada, com uma família linda e unida a querida Fátima Nahum está sempre de bem com a vida e com os amigos também. É por aí
Na passarela do Sambódromo amazonense, o cantor e compositor Uendel Pinheiro, autor do samba-enredo 2024 da Vitória-Régia e a solfejada carnavalesca da verde-rosa, Islene Botelho