Palco e espaços com madeiras de barcos antigos ganham destaque em evento de tecnologia e sustentabilidade

Construir soluções que valorizam a Amazônia, o seu potencial, a sua proteção e o ecodesenvolvimento é o propósito do arquiteto Sérgio Santos, responsável pela construção dos palcos, receptivos e espaços da ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, utilizando uma técnica que une madeira de reuso de barcos antigos e materiais reaproveitados.

A exposição acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Manaus, com a expectativa de reunir mais de 16 mil pessoas e abordará o tema “Tecnologia Sustentável da Amazônia para o Mundo”.

O objetivo principal da Expo é alavancar os pólos de Bioeconomia (Bio) e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como dois vetores econômicos viáveis e sustentáveis para a manutenção da floresta amazônica e o desenvolvimento socioeconômico da Amazônia.

Um desses pilares é o ecodesenvolvimento, pauta defendida há décadas por Sérgio Santos, que é conhecido mundialmente por tirar o maior proveito de materiais descartados e proporcionar um novo significado.

Na ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, não será diferente. “Nós estamos usando materiais de reaproveitamento como paletes, OSB (oriented strand board) e embalagens gerais. A gente reaproveita tudo e monta os estandes, fabrica piso, móveis, painéis, estandes, portais, palcos e outros espaços do evento”, compartilha o arquiteto.

Outro destaque é o reuso de madeiras retiradas de barcos antigos, que são desmontados pela equipe do arquiteto. “Eu também uso as madeiras de reuso de barcos. Com elas, fazemos mesas, cubos, balcões e muito mais. Ou seja, dá para fazer muita coisa com estes materiais”, enfatiza.

O arquiteto também atua na ambientação e paisagismo da ExpoAmazônia com as madeiras reaproveitadas. Quando acabar o evento os produtos serão doados para instituições sociais e associações, que atuam com reciclagem de materiais. Muito bom!

Projeto do Amazonas de teclado digital para línguas indígenas é semifinalista do 65º Prêmio Jabuti

As cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Ana Carla Bruno e Ruby Vargas-Isla, com dois jovens estudantes amazonenses: Samuel Minev Benzecry e Juliano Dantas Portela, criadores do “Linklado: teclado digital para línguas indígenas” (Divulgação)
As cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Ana Carla Bruno e Ruby Vargas-Isla, com dois jovens estudantes amazonenses: Samuel Minev Benzecry e Juliano Dantas Portela, criadores do “Linklado: teclado digital para línguas indígenas” (Divulgação)

Realizado anualmente pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Prêmio Jabuti é o mais importante do mercado editorial brasileiro. Em sua 65ª edição, a premiação tem entre seus semifinalistas a obra “Linklado: teclado digital para línguas indígenas”, fruto de uma parceria entre as cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Noemia Kazue Ishikawa ,Ana Carla Bruno e Ruby Vargas-Isla, com dois jovens estudantes amazonenses: Samuel Minev Benzecry e Juliano Dantas Portela. Concorrendo no eixo Inovação, categoria Fomento à Leitura, o projeto é sobre o desenvolvimento de um aplicativo que reúne caracteres especiais e combinações de diacríticos para mais de 40 línguas indígenas: o Linklado. A ideia de criar um teclado inclusivo nasceu por volta de 2009, enquanto Noemia e Ruby realizavam um trabalho com os povos Tikuna (Magüta), no Alto Rio Solimões. “Em 2001, eu tinha escrito parte da minha tese [de Doutorado] em língua japonesa, em um computador com teclado em japonês. Então, eu não me conformava. Se dá para escrever em língua japonesa com milhares de ideogramas, que é muito mais complexo, por quê não conseguir escrever menos que uma dezena de caracteres da língua indígena?”, questionava Noemia. Foram necessários aproximadamente 14 anos de discussões sobre o assunto entre as cientistas do Inpa e consultas com o setor de Tecnologia da Informática, até encontrar os jovens universitários Samuel Minev Benzecry e Juliano Dantas Portela, responsáveis pelo desenvolvimento do Linklado. Na época, ambos tinham 17 anos. O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store, App Store e Microsoft Store.

CineMaterna desta terça-feira exibe filme “As Marvels”

“As Marvels”, a sequência direta de Capitã Marvel, foi o filme escolhido para ser exibido pelo projeto CineMaterna, nesta terça-feira (21), às 14h, na sala VIP da Rede Cinépolis do Shopping Ponta Negra. As dez primeiras pessoas com bebês que chegarem 30 minutos antes do início do filme e procurarem a coordenação do projeto ganham cortesia no ingresso. O CineMaterna comemorou 15 anos em setembro. É um projeto nacional que organiza sessões inclusivas de cinema para mães, pais e acompanhantes com bebês de até 18 meses. O objetivo é oferecer entretenimento para este segmento de público, mas em ambiente especialmente montado para os bebês. O projeto é realizado uma vez por mês e os filmes são escolhidos por meio de voto popular no site https://www.cinematerna.org.br/. Maravilha!

Sai a lista de aprovados em concursos da área de Segurança Pública

A lista de nomeação dos 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública, no Diário Oficial do Estado (DOE), no último dia 18 (Divulgação)

O Governo do Amazonas divulgou a nomeação dos 1.704 aprovados em concursos da área de Segurança Pública, no Diário Oficial do Estado (DOE), de sábado (18). Todos os candidatos serão notificados por e-mail e telefone para apresentar os exames médicos e a documentação exigida para tomarem posse. Os aprovados prestaram concurso em 2022, ainda no primeiro mandato do governador Wilson Lima, 11 anos após o último certame para as forças de segurança realizado pelo Estado. Do total, foram nomeados 1.121 aprovados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM); 253 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM); 170 da Polícia Civil do Amazonas (PCAM); 108 do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM); 40 da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AM); e 12 do Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), vinculado à SSP/AM. Os convocados da PM terão de 21 a 27 de novembro, no horário das 8h às 18h, para apresentar a documentação necessária, no Comando-Geral, na rua Benjamin Constant, bairro Petrópolis, zona sul. A lista dos nomeados pode ser acessada no link https://diario.imprensaoficial.am.gov.br/portal/visualizacoes/jornal/17351/#e:17351. 

Amazonas Band homenageia o Dia da Consciência Negra

A Amazonas Band promoveu ontem (20), o espetáculo “A Grande Música Negra”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A programação, gratuita e começou às 20h, no Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no Centro. O show foi foi chancelado pelo Governo do Amazonas, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Segundo o regente da orquestra, Rui Carvalho, o objetivo foi refletir sobre a influência da música de raiz africana em diversos gêneros da América, a partir do século XVI. Muito bom!

 “Orquidário Amazônico”, de Jandr Reis na 2ª edição do Glocal Experience Rio

Jandr Reis leva seu “Orquidário Amazônico” para a segunda edição do Glocal Experience Rio, que acontece de 22 a 25 de novembro, no Rio de Janeiro (Divulgação)

O artista plástico Jandr Reis leva seu “Orquidário Amazônico” para a segunda edição do Glocal Experience Rio, que acontece de 22 a 25 de novembro, na Marina da Glória, na capital carioca. Estarão expostas 18 obras de médio formato da série, inéditas e produzidas especialmente para o evento. Tendo a exuberância da natureza como fonte de inspiração, o artista plástico transfere instintivamente para as suas obras toda a grandeza, diversidade e beleza dos rios e da floresta amazônica, sendo o “Orquidário Amazônico” uma das suas produções mais populares. Com acrílica sobre tela predominando as cores terrosas e nuances primaveris, as telas retratam as seivas, resinas, a putrefação da flora e a própria umidade da floresta. Com mais de 30 anos de carreira, Jandr Reis é um dos maiores nomes do cenário das artes visuais contemporâneas do Norte do Brasil. Natural de Óbidos, no Pará, mas radicado na capital do Amazonas nos anos 1980, possui uma trajetória consolidada, marcada por diversas exposições individuais e coletivas, nacionais e internacionais. Jandr Reis é mais um artista amazônida no cenário da pintura brasileira. Sucesso, amigo

“Week Tudo”

O Amazonas Shopping iniciou a campanha de Black Friday, “Week Tudo”. Descontos a partir de 10% em todos os segmentos, como vestuário, perfumaria e eletrônicos, prometem chamar atenção dos consumidores, que aguardam esse período para comprar os produtos desejados. Para que todos possam fazer as compras com tranquilidade, o Amazonas Shopping ampliou a campanha até o domingo (26). Que tal aproveitar?

Celebrando a vida

Editor deste blog, Pedrinho Aguiar recebeu amigos para celebrar a chegada dos seus 77 anos em grande estilo (Natan Zanes)

Foi para comemorar em grande estilo a chegada dos meus 77 anos, que reuni um grupo interessante em jantar de adesão na Praça dos amigos, na última sexta-feira. Foi uma noitada sui generis, com decoração festiva, boa música do cantor Matheus Goiano, bufê irrepreensível assinado pela banqueteira, e a presença de amigos queridos que têm alta estima e consideração por mim. A noite foi animadíssima chegando ao final com gosto de quero mais. Quem não compareceu, perdeu uma ótima oportunidade de confraternizar comigo. No mais, a vida segue e eu, na expectativa de celebrar os meus 78 anos em 2024, se Deus assim permitir. Até lá! (Fotos by Natan Zanes)

Vinci Airports no GRI Amazonia Summit 2023

A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, e o diretor nstitucional da Vinci Concessions, no Brasil, Thierry Besse participaram, no fim de semana, do painel “Redes de Transporte Sustentáveis – Como conectar a Amazônia ao Brasil e ao mundo?”, dentro da programação do GRI Amazonia Alliance Summit 2023, no Novotel Manaus. A conferência reuniu investidores nacionais e internacionais, autoridades do setor público, organismos multilaterais, think tanks e organizações da sociedade civil com o objetivo de lançar a agenda do GRI Amazonia Alliance. Thierry Besse foi o mediador da atividade. Muito bom!

Em Brasília, líderes da Igreja Católica se reúnem em defesa da Amazônia e do equilíbrio climático

Bispos da Igreja Católica na Amazônia, entre eles o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler, iniciaram ontem (20), uma intensa agenda de diálogos para apresentar as demandas dos povos amazônidas sobre direitos territoriais, impactos de grandes projetos econômicos e a crise climática. A ação que segue até o dia 24, tem como objetivo dialogar e aprofundar a reflexão sobre temas chave como direitos dos povos e comunidades tradicionais, crise e mudanças climáticas, impactos de grandes projetos, direitos fundiários e conflitos agrários, bem como estabelecer uma pauta de incidência junto aos órgãos do governo federal. 

BDay

Vicente Limongi Netto (em Brasília-DF), Priscilla Antony, Ramiz Braga, Mychelle Mattos Monteiro e Pedro de Souza Neto figuram entre os festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Roselene Medeiros e Felipe Cunha
Heloísa Helena Veloso de Lima, Hebe Pereira e Virna Miranda Pereira
Aline Rocha, Geraldo-Nelly Falcão de Souza e Carlos Aguiar
Cleia Viana, Jandr Reis e Andréa Medeiros
Luciana Felicori, Rui Machado e Carla Frota
Com Ana Ribeiro e Luiz Oswaldo-Ana Claudia Tinoco
Tocandira Benaion e Carol Assi Alencar
José Artur e Gracélia Benacon de Oliveira
George e Andréa Reis com a filhota Anna Thereza
Lílian Guedes e Osny Fonseca
Com Rodriguinho Aguiar, Ângela Segaldilha e Cleide Sousa
Geraldo dos Anjos, Jaime de Araújo Covas, Amadeu Pinto e Eduardo Correia
James Cavalcante e Bosco Fonseca
Igor Carvalho e Ana Carolina Ferreira
O aniversariante com o vereador Rodrigo Guedes
O excelente músico Matheus Goiano animou a noitada