Manaus 354 anos: vexame das pedras portuguesas pintadas e o lixo no Porto de Manaus

Após a grita geral da população e protestos de renomados arquitetos e estudiosos sobre a pintura das pedras portuguesas em vermelho berrante no calçamento da Praia da Ponta Negra, onde está sendo implantada parte de uma faixa de 3.6 quilômetros de uma ciclovia em trecho da Avenida Coronel Teixeira, zona Oeste, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), responsável pela obra, solta uma nota no domingo dizendo que a ciclovia segue parâmetros definidos de forma prévia em conjunto com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE-AM).

Até ai tudo bem, mas, será o MPE sabia da marmotagem de pintar o trecho calçado com pedras portuguesas na cor vermelho hemorragia? Será que tal absurdo constava da solicitação? Ora, ora, primeiro foi a presepada de colorir de dourado a estátua de Tenreiro Aranha, na Praça da Saudade, que por sinal continua banhada em ouro,  pois a tinta que seria removida, até hoje não aconteceu. O tempo é que está fazendo o serviço.

Até parece que a Seminf tem livre arbítrio de fazer o que bem quer, com intervenções de mau gosto em praças e logradouros da nossa Manaus, sem pedir opinião. Gente! Pedras portuguesas não se pintam. Imaginem o calçamento da Praça do Largo de São Sebastião com as cores que a Seminf pinta as calçadas de Manaus? Seria um Deus nos acuda!

O mais engraçado, é que o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, reuniu ontem de manhã, a imprensa para mostrar que a pintura estava sendo removida sem nenhum custo para nós contribuintes. Vocês acreditam? Du-vi-de-o-dó! O preço da papagaiada será rateado, com certeza nosso IPTU do ano vindouro, podem apostar!

Mudando de assunto, seria de bom tom, que a nossa operosa Prefeitura mandasse uma equipe de trabalhadores fazer a limpeza da praia onde fica o Porto de Manaus, juntamente com a praia da Manaus moderna, que estão tomadas por muito lixo. Inclusive, há imagens que já viralizaram o Brasil a fora mostrando mais este descaso do Poder Municipal.

Em breve, as águas do Rio Negro subirão e a lixarada permanecerá por lá até a próxima. Nossa Manaus não merece esse presente, logo hoje, em que ela completa 354 anos. Pobre de ti Manaus, só Jesus na causa!   

O Amazonas vence o Brusque e torna-se campeão da Série B 2024

O Amazonas Futebol Clube venceu o Brusque FC na tarde de domingo (22), pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Brasileiro Série C, tornando-se o grande campeão (Reproução Internet)

Pela primeira vez um clube amazonense conquista um título do Campeonato Brasileiro. O Amazonas Futebol Clube venceu o Brusque Futebol Clube na tarde de domingo (22), pelo jogo de volta da grande final do Campeonato Brasileiro Série C. O Amazonas carimbou o histórico acesso para a Série B de 2024 e com a taça na mão. Diego Torres e Sassá garantiram a título para o futebol amazonense no Estádio Augusto Bauer. A onça-pintada conseguiu administrar o resultado até o fim, e conquistou um título histórico para o futebol amazonense ao derrotar o Brusque por 2×1 em sua casa.Parabéns, equipe “Onça Pintada”, pelo grande feito. Somos campeões!

Ânsia de vômito!

O Amazonas precisa deixar de ser terra de muro baixo. É preciso que se respeitem os profissionais amazonenses. de todos os segmentos. desde o humilde vendedor de picolé e pipoca, ao mais graduado. os de fora, ganham dinheiro no Amazonas e levam tudo para outros estados. Até quando seremos rebaixados a cidadãos de segunda classe? Voltamos a série B do brasileirão, sem uma rádio de Manaus ter-merecer o direito de transmitir o jogo que brindou o Amazonas FC com o título. Vergonhoso. absurdo. Duvido que dirigentes como Flaviano Limongi e desportistas como Belmiro Vianez e Umberto Calderaro, ou o governador Gilberto Mestrinho, aceitariam ultrajante deboche e falta de consideração? Tenho ânsia de vômito. (Vicente Limongi Neto)

Grupo de Trabalho é criado para definir ações de enfrentamento à Esporotricose no Amazonas

Ações de Prevenção da Esporotricose foram iniciadas em toda a Grande Manaus (Divulgação-Semsa)

Reforçando o monitoramento da esporotricose no Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), estabeleceu um Grupo de Trabalho (GT) para monitorar a incidência da doença no estado. O grupo conta com a integração de outras instituições de saúde do Amazonas. Segundo  diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescenta que o objetivo do GT também é desenvolver diretrizes e protocolos, promovendo capacitação e incentivando pesquisas científicas para facilitar a integração entre instituições envolvidas no controle da doença. A Esporotricose é uma micose subcutânea que surge quando o fungo do gênero Sporothrix entra no organismo, por meio de uma ferida na pele. A doença pode afetar tanto humanos quanto animais. A infecção ocorre, principalmente, pelo contato do fungo com a pele ou mucosa, por meio de trauma decorrente de acidentes com espinhos, palha, contato com madeira em decomposição e mordedura de animais doentes, principalmente gatos. Olho vivo!

Aulas em comunidades ribeirinhas são prejudicadas com seca extrema no Amazonas

A professora Antônia Madalena Rodrigues, da Comunidade do Tumbira, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro, em Iranduba (AM), é uma das 584 mil pessoas impactadas pela estiagem extrema que assola o Amazonas e dificulta o acesso da população a serviços básicos como transporte, saúde e educação. Segundo dados da Secretaria de Educação do Amazonas, mais de 5,5 mil alunos em comunidades ribeirinhas foram impactados pela vazante dos rios. O acesso às escolas, geralmente feito por embarcações, fica impossibilitado pelo baixo nível das águas e os estudantes precisam enfrentar longos percursos, passando por barrancos íngremes, para assistirem às aulas. Somado às altas temperaturas comuns nesse período do ano, comparecer às aulas escola se torna um grande desafio para os estudantes. A situação é vexaminosa!

Mais de 23 mil pessoas iniciam a disputa por vagas no Vestibular da UEA 2024 

Ontem, mais de 23 mil pessoas iniciaram a disputa por vagas no Vestibular da UEA 2023, acesso 2024 (Daniel Brito-UEA)

Com o maior número de inscritos após o período de pandemia, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) iniciou, ontem (23), as provas do Vestibular 2023, acesso 2024, na capital e nos outros 61 municípios do Amazonas. Ao todo, 30.061 mil pessoas disputam as 3.429 vagas do Vestibular, sendo 1.155 para a capital e 2.274 para o interior. As provas acontecem em 52 escolas de Manaus e 87 escolas do interior. Além disso, o certame oferece, nesta edição, 127 cursos em 32 municípios, sendo 48 cursos destinados à capital e 79 cursos ao interior. No primeiro dia de certame, foram aplicadas avaliações de conhecimentos gerais. Nesta terça-feira (24), o vestibular encerra o processo com as provas de conhecimentos específicos e redação. Os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 12h50. As provas iniciam às 13h (horário de Manaus). O gabarito oficial será divulgado na quarta-feira (25/10), a partir das 20h. Sucesso, vestibulandos!

Halloween Kids anima crianças com balada infantil

Fantasmas, Wandinhas, vampirinhos, Frankensteins mirins ou mini Coringas. podem, na baladinha infantil Halloween Kids, promovida pelo Shopping Ponta Negra (Divulgação)

Fantasmas, Wandinhas, vampirinhos, Frankensteins mirins ou mini Coringas. Qualquer um desses personagens pode surgir no próximo sábado e domingo (28 e 29), das 14h às 20h, na baladinha infantil Halloween Kids, promovida pelo Shopping Ponta Negra. O acesso é gratuito e contará com oficinas de pintura de rosto, de balão e desenhos, contação de histórias, desfile de fantasias e caça aos doces, em uma programação assustadoramente animada. Diversão garantida para a garotada, aliás, o Halloween já é tradição no Shopping Ponta Negra, reunindo criatividade, animação e música em um só evento. Maravilha!

Curso de Design da UFAM realiza 2ª edição do Desfile Conceitual

Objetivando exercitar a criatividade dos alunos do curso de Design, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) realizará, no dia 01 de novembro, a 2ª edição do ‘Desfile Conceitual’, no auditório Rio Javari da Faculdade de Tecnologia, às 14h. A proposta da ação é expor o imaginário dos estudantes, possibilitando a experimentação de materiais não convencionais no âmbito da indústria têxtil. O desfile é fruto do trabalho dos alunos do departamento de Design e Expressão Gráfica – DEG/UFAM, pelas disciplinas de Representação Tridimensional I e Fashion Design. De acordo com a professora Magnólia Grangeiro Quirino, orientadora do projeto, 20 peças desenvolvidas por aproximadamente cinquenta discentes serão apresentadas ao público. Muito bom! 

Gratidão!

Foi nessa cidade que me acolheu há 42 anos que constitui minha família. Primeiro, vieram os filhos, e hoje, meus netos me enchem de alegria. Em Manaus fiz minha história, conquistei objetivos e muito contribui para a gastronomia local, pois fundei o Restaurante Sabor a Mi, fidelizei clientes e ganhei amigos para toda vida. Toda essa trajetória me levou a receber o título de Cidadã do Amazonas! Minha querida Manaus, nestes teus 354 anos, um sentimento de gratidão brota em mim! Parabéns Manaus pelos seus 354 anos. (Luciana Felicori – Empresária)

Início da temporada de cruzeiros em Parintins impulsiona economia local

No domingo, 22 de outubro, Parintins deu as boas-vindas ao navio “Seabourn Pursuit”, marcando o início da temporada de transatlânticos 2023/2024 na região. Esta estação promete não apenas encantar os turistas, mas também impulsionar a economia local de maneiras significativas. Com 21 navios programados para atracar na sede do município e outros nove na região de Valéria, espera-se receber aproximadamente 17 mil turistas ao longo da temporada. Esse fluxo turístico não apenas beneficia os visitantes, mas também energiza a economia local, movimentando a cadeia produtiva do turismo. Maravilha!

BDay

Carlinhos Rosas Monteiro, Vera Figueira da Costa Lima, José Carlos Nunes de Melo, figuram na lista de aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna. Agora, vamos às devidas comemorações.

GALERIA

Meu amigo querido Carlinhos Rosas Monteiro emplaca, nesta terça-feira, seus 72 anos bem vividos. O festejo será em família. Happy birthday
A elegante e discreta Vera Figueira da Costa Lima recebe hoje, 24 de outubro, os devidos cumprimentos por mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga
Com sua beleza ímpar, a linda Isabella Limongi enfeita a coluna desta terça-feira. Gosto dela
Empresária Zeina Russo feliz com o filho primogênito Wellington da Silva Moreira e o neto Wellington Barreto Moreira. Carece mais
– Parintinense da gema e torcedora apaixonada do Boi Caprichoso, Nazaré Leitão é uma das festejadas aniversariantes desta terça-feira. Parabéns, parente
Com sua cara de boneca, Loló da Matta foi cumprimentar sua prima rica Mariza Mascarenhas no dia do seu aniversário. Somos amigos