Começa hoje o 56º Festival Folclórico de Parintins, o maior do Brasil

O start foi dado! Promovido pelo Governo do Estado começa hoje, na Ilha Tupinambarana, no Amazonas, o 56º Festival Folclórico de Parintins, que vai reunir até domingo, 02 de julho, centenas de milhares de pessoas vindas dos quatro cantos do planeta no Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo, para assistir durante três dias o embate dos bois, Caprichoso e Garantido, em busca do título vitorioso de 2023;

O Boi Caprichoso leva para a arena o tema “O Brado Do Povo Guerreiro”, que exalta a construção coletiva a qual surgiu o bumbá negro com uma estrela na testa. O brado que o Caprichoso pretende ecoar na arena é a brincadeira de criança surgida do sonho promessa e anseio de uma gente que teceu uma nova forma de revolução forjada na simplicidade de ser e na de seguir vivendo em meio às adversidades.

O Boi Garantido apresentará um manifesto dos povos da floresta em defesa da vida. Por todas as vidas. Acreditando que a resistência cultural é poderosa aliada em uma luta de escala universal, na qual a arte, a criatividade e a paixão, são as principais ferramentas na conquista de corações e mentes para a causa de uma sociedade em que, a liberdade e a vida sejam os bens mais valiosos.

Conforme sorteio, o Garantido abre as três noites do festival, enquanto o Caprichoso encerra o espetáculo com garra e a esperança de conquistar o bicampeonato. Na arena da disputa, o visitante terá a oportunidade de assistir a maior ópera a céu aberto do mundo, contando e cantando os mistérios e lendas dos povos originários da floresta amazônica. Espetáculo formidável. Que vença o melhor!

Ministra da Cultura participa da abertura do 56° Festival Folclórico de Parintins

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Meneses é presença confirmada para participar da abertura do 56º Festival Folclórico de Parintins (Reprodução Internet)

A ministra da Cultura do Brasil, Margareth Meneses chega nesta-sexta-feira (30), à Ilha Tupinambarana para participar da abertura do 56º Festival Folclórico de Parintins. Esta será a primeira visita oficial da ministra à região Norte, quando aproveitará a oportunidade para falar sobre a importância da disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, para a Cultura do País. Entre outros assuntos a ministra vai abordar a Lei Paulo Gustavo e o trabalho para descentralizar os recursos de fomento à Cultura, especialmente para esta região do país. Seja bem-vinda, ao maior festival folclórico do Brasil, senhora Ministra!

Monitoramento epidemiológico

Técnicos da Vigilância em Saúde do Amazonas realizaram, ontem (29), um treinamento para capacitar a equipe responsável pela coleta de dados em serviços que vão integrar o monitoramento epidemiológico do 56º Festival Folclórico de Parintins. A capacitação é iniciativa da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). O treinamento foi realizado no Centro do Idoso Pastor Lessa, no bairro Itaúna, em Parintins. Durante o curso, a equipe tirou dúvidas sobre as formas de preenchimento dos dados em formulários de forma a facilitar a atuação e monitoramento da Vigilância em Saúde durante a festa de boi-bumbá. Muito bom!

Festa dos Visitantes agita Parintins

Palco da Festa dos Visitantes, o Bumbódromo recebeu ontem à noite, milhares de pessoas que se divertiram até as primeiras horas desta sexta-feira em grande confraternização (Marcio James)

Parintins ferveu à noite de ontem (29) com a “Festa dos Visitantes”, dando início ao 56º Festival Folclórico de Parintins . A folia aconteceu no Bumbódromo, local que é a identidade cultural da cidade dos bumbás. Para quem não pôde ir à Ilha Tupinambarana, a festança foi transmitida ao vivo no telão instalado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Promovida pelo Governo do Estado, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e apoio cultural da Eneva, a Festa dos Visitantes 2023 teve como atração nacional as cantoras Ludmila e Simone Mendes, além de atrações locais de diferentes gêneros musicais, se revezando no palco 360º montado na arena e proporcionando uma experiência única para parintinenses e visitantes. Neste ano, a Festa dos Visitantes reforçou o papel social ao incentivar a troca de um quilo de alimento não perecível por uma pulseira de acesso ao evento. A festa iniciou com a rapper Rafa Militão na sequência, Mikael, George Japa, Uendel Pinheiro, Jr Paulain, David Assayag e Fafá de Belém, seguida das atrações nacionais, Ludmila e Simone Mendes . Foram 8 horas de muita alegria e descontração. Valeu!

Delegacia do Turista

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) inaugurou, ontem (29), a Delegacia do Turista. A unidade funcionará exclusivamente durante o 56° Festival Folclórico de Parintins, das 8h às 17h, nos dias 29/06, 30/06 e 1°/07, e das 8h às 12h, no dia 2/07. A estrutura está preparada para atender as demandas dos brincantes que vieram prestigiar a disputa dos bumbás Caprichoso e Garantido. Maravilha!

Um festival de patrocínios para Parintins

O Governo do Amazonas atraiu grandes empresas brasileiras para patrocinar o 56º Festival Folclórico de Parintins, contribuindo para a divulgação da cultura amazonense (Divulgação)

 A magia da Amazônia atrai muitas pessoas para os estados que estão na floresta por diversos motivos e razões. Um dos motivos que tem atraído a cada ano mais pessoas para o Amazonas é o Festival Folclórico de Parintins, um dos eventos mais incríveis da América Latina. Um espetáculo envolto de artes cênicas, música, dança, artes plásticas, ritos, lendas e cotidiano da vida cabocla, se projeta a cada ano como um dos eventos mais cobiçados do grande público e por empresas. Além da injeção de patrocínio do Governo do Estado do Amazonas e Ministério do Turismo, os Bois de Parintins têm há 28 anos o patrocínio da Coca-Cola Brasil, 21 anos do banco Bradesco e 12 anos da companhia de cervejas Ambev, em mais: Tec Toy, Pixbet, Samel, Eneva, Bemos, Assaí, O Boticário, Nívia, InfoStore, Lupo e o retorno da estatal Correios e da companhia espanhola de telefonia VIVO, após 5 anos da última parceria. Um grande feito dada a invisibilidade que sobrevoa a região Norte do país e a dificuldade de grandes empresas patrocinarem projetos em estados distantes do eixo sul-sudeste. Aplausos!

Torcedores rumam a Parintins

De malas prontas, vestidos com as cores dos seus bois, torcedores de Caprichoso e Garantido continuam embarcando com destino a Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Eles fazem parte dos mais de 120 mil turistas que vão curtir o Festival de Parintins, que acontece de 30 de junho a 2 de julho. No Porto de Manaus, os dias que antecedem a festa dos bumbás são os mais agitados. Teve torcedor que deixou para comprar e arrumar tudo na última hora. O importante para os torcedores é curtir como manda o figurino todos os dias do festival. É por ai! 

Saiba como se prevenir de doenças com alimentação segura e hidratação durante o festival de Parintins

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), listou alguns cuidados sanitários para seguir e ficar longe de doenças causadas por alimentação insegura no Festival de Parintins (Girlene Medeiros)

Se você está na ilha da magia para assistir o 56º Festival Folclórico de Parintins e passar mal de saúde por ter ingerido algum alimento que não fez bem? A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), listou alguns cuidados sanitários para seguir e ficar longe de doenças causadas por alimentação insegura. A principal medida a ser tomada pelo visitante é conferir as condições de armazenamento e refrigeração dos produtos comercializados. Quem comprar comida em barracas deve verificar o acondicionamento dos alimentos, principalmente, sopas, churrasquinhos, kikão e sanduíches de forma geral. Verificar as condições higiênicas de quem está manipulando o alimento, desde a roupa até a higiene das mãos. Fazer a compra de alimentos em comerciantes credenciados que passaram por treinamentos de boas práticas de manipulação junto à Vigilância Sanitária de Parintins em conjunto ao Devisa da FVS-RCP. Caso estabelecimentos ou barracas desrespeitem as normas sanitárias de alimentação segura, o visitante deve fazer denúncias para a Vigilância Sanitária por meio do numero: (92) 99169-8671. Para driblar o calor é melhor se hidratar com água de qualidade. A hidratação deve ser constante, e para evitar mal-estar, é importante intercalar bebidas alcoólicas com goles de água. Simples assim!

Acessórios para brincar de boi

Com  alta procura por acessórios e adereços inspirados nos bois Garantido e Caprichoso, a 18ª Mostra de Artesanato e Economia Solidária, demandou o aumento da produção dos artesãos para atender todos os que estão em busca daquele item charmoso para completar o visual e curtir o 56º Festival Folclórico de Parintins. Com mais de 50 artesãos espalhados pela tradicional tenda localizada defronte a Praça da Catedral, a Mostra de Artesanato já é um ponto de referência para moradores da Ilha e visitantes, repercutindo no aumento da vendas de cocares, brincos, colares, ombreira e outros acessórios, como peças feitas de marchetaria. As peças têm agradado ao público que vista o local. Maravilha!

Alavancando patrocínios

O Festival de Parintins, que acontece em 30 de junho, 1º e 2 de julho, chega à sua 56ª edição comemorando o crescimento de 30% nos patrocínios, reforçando sua marca como potência artística do Brasil. Responsável por este crescimento está a produtora de eventos Maná Produções, que há 20 anos cuida de toda área comercial e gestão executiva do projeto incentivado e não tem medido esforços para submeter projetos para a captação de patrocínios na busca da manutenção da cultura nortista e Amazônica e do respeito aos povos originários e a floresta.Muito bom!

BDay

Márcia Batista Santoro. Denise Morgado Junqueira, Dirce Seixas Nunes e Autamine Salum figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna! 

GALERIA

Parintinense e oriunda de família torcedora do Boi Caprichoso, a juíza de Direito, Andrea Medeiros, está preparadíssima para vibrar pela vitória do boi da estrela na testa
Diretor comercial da Speed Comunicação, Ricardo Cruz não teve dúvida, atou sua rede em motor de linha e já está em Parintins para torcer por sua grande paixão; o Boi Garantido
A querida Ione Dantas Pinheiro preparadíssima para torcer e vibrar com a evolução do Boi Caprichoso em busca do bicampeonato
O juiz de Direito, Eliezer Júnior, participou ontem da Festa dos Visitantes e está afiadíssimo para vibrar por sua grande paixão, o touro negro de Parintins nas três noites do festival
A cantora Ludmilla lacrou geral na Festa dos Visitantes levando a galera à loucura interpretando seus grandes sucessos. Foi ovacionadíssima
Ícone do Boi Caprichoso, o saudoso levantador de toadas Arlindo Júnior. foi imortalizado com uma estátua fincada em frente ao curral Zeca Xibelão, em Parintins, por sua contribuição nas vitórias do Boi Caprichoso. Justa homenagem do presidente Jander Lobato