Vem aí a ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, maior feira de tecnologia e negócios da Região Norte

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023, maior feira de tecnologia e negócios da Região Norte, já movimenta os ecossistemas de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com a crescente busca de grandes empresas, startups e instituições de ciência e tecnologia (ICTs) por espaços para apresentar seus produtos e serviços, além de realizar negócios durante o evento, programado para ocorrer entre os dias 09 e 11 de novembro, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM).


A intensa demanda ocorre após o sucesso da primeira ExpoAmazônia, que gerou negócios que superaram os R$ 2,5 milhões, reuniu mais de 85 empresas nascentes de base tecnológica, 120 palestrantes de diversos temas dos ecossistemas de Bio e TIC, gerou mais de 900 empregos diretos e indiretos e atraiu um público superior a 16 mil pessoas nos três dias de evento.


Para este ano, o espaço da ExpoAmazônia está sendo reordenado de forma a trazer maior dinamismo tanto para o público interessado em se aproximar das empresas que atuam com bioeconomia e tecnologia na região, quanto para realizar negócios, network e se conectar a empreendedores, expositores e demais atores que apresentarão suas inovações para um público esperado de mais de 20 mil pessoas.

A ExpoAmazônia Bio&TIC 2023 é uma realização da Associação do Pólo Digital de Manaus (APDM), Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), governo do Amazonas – por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti-AM) -, e a prefeitura de Manaus – por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Praça dos Amigos irá reabrir em grande estilo

A badalada Praça dos Amigos, no São Jorge, retorna à cena social da Grande Manaus reabrindo em grande estilo com jantar fechado no próximo dia 23 de junho (Divulgação)

Após dois anos fechada por conta da pandemia de Covid-10, a Praça dos Amigos, fincada no roof top da morada de Pedrinho Aguiar, no São Jorge, reabre em grande estilo completamente repaginada no próximo dia 23 de junho, com um jantar supimpa preparado pela banqueteira Cleide Sousa. Na oportunidade será inaugurado o Bistrô 141, com predominância das cores azul e branco e totalmente refrigerado. Sobre a mesa, delícias caseiras tipo camusquim, pernil suíno assado, vatapá, tambaqui assado de forno, pato no tucupi e o imbatível pirarucu manauense, todos devidamente acompanhados de seus complementos. O incensado músico Jubert Mecenas dará o tom musical da noitada com set list irrepreensível. São apenas 60 lugares à mesa e que já estão sendo vendidos. No preço está incluso água, refrigerante e cerveja. Maiores informações pelo whatsapp 92-98110-4843. Vai perder?

Começam os Jogos Sesi 2023

Cento e trinta e cinco empresas do Pólo Industrial de Manaus (PIM) irão competir na 21ª edição dos Jogos SESI 2023, que se inicia com a modalidade Futebol de Campo Masculino no dia 06 de junho, a partir das 19h, no SesiI Clube do Trabalhador. Ao todo são mais de quatro mil trabalhadores da indústria que vão disputar em seis modalidades: Futebol 7 Principal, Futsal e Vôlei de Quadra e Areia, Masculino e Feminino, além do Futebol 7 Master e de Campo, masculino. A modalidade Futebol 7 principal masculino terá atletas de 110 empresas nas competições que seguem até novembro, sendo 16 chaves, nove com quatro equipes e sete com três. Já no naipe feminino, 17 empresas brigarão pelo pódio, incluindo a Salcomp, campeã de 2022. São apenas quatro chaves, três com quatro equipes e uma com cinco. Que venha a competição!

Suframa recebe apoio do Cieam para realização de feira em Brasília

Em reunião na sede da Suframa, comandada pelo superintendente Bosco Saraiva, o presidente do Conselho Superior do Cieam, Luiz Augusto Rocha, deu seu aval para a realização da Zona Franca de Manaus, em Brasília (Divulgação)

A proposta da Suframa de realizar uma grande feira da Zona Franca de Manaus em Brasília, até o fim deste ano, ganhou um aliado de peso nesta sexta-feira (26) em Manaus: o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam). O apoio foi anunciado de forma oficial pelo presidente do Conselho Superior, Luiz Augusto Rocha, durante reunião ordinária da instância realizada na sede da entidade. A reunião foi marcada pelo diálogo com jornalistas convidados e por temas relevantes como a própria realização da feira, prevista para ocorrer em novembro. A ideia é chamar a atenção do Brasil para a importância do modelo e a manutenção das vantagens comparativas da ZFM diante da reforma tributária, além de destacá-lo como instrumento gerador de emprego e renda para o País, com ênfase nos cinco estados que integram a área de atuação da Autarquia: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá. O superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, participou da reunião no Cieam e aproveitou para destacar a grandeza do evento em Brasília, como resultado da união de forças cada vez mais necessária entre os empresários locais e a bancada federal amazonense no Congresso Nacional. “Teremos um espaço grandioso, quando estará fervendo o debate sobre a reforma tributária, e nós deveremos colocar todas as nossas empresas em exposição, com estandes da UEA, do CBA e a nossa parte cultural. Nós vamos mostrar para eles o que a Zona Franca fez nesse pedaço importantíssimo de Brasil, nos últimos 50 anos”, destacou Bosco Saraiva. É por aí!

Vitória do Sistema S

O senado enterrou a sorrateira e esdrúxula pretensão da Embratur de sangrar parte dos orçamentos do Sistema S. A decisão será levada ao presidente Lula que atenderá o pleito da Embratur, através de outras fontes de recursos. Foi luta árdua. Odisseia que envolveu milhões de brasileiros. Trabalhadores do comércio, artistas e atletas.  Vitória dos políticos conscientes. Vitória da justiça e da verdade. Vitória dos argumentos irretocáveis. Vitória da sensatez. Vitória da Confederação Nacional do Comércio, de Bens, Serviços e Turismo(CNC), que trabalha para manter e melhorar a qualidade de vida de milhões de brasileiros. Vitória da respeitabilidade e competência jurídica de Bernado Cabral. Vitória do operoso presidente da CNC, o gigante José Roberto Tadros, que dedica a vida pela valorização do comércio do Brasil. (Vicente Limongi Netto)

Dicas preciosa para o sucesso de uma festa junina

Se você pretende realizar um arraial junino com decoração exclusiva, a loja Magazine Vieiralves está à disposição com consultores, para lhe dar dicas preciosas para o sucesso da sua festa (Divulgação)

Considerada por muitos, uma das épocas mais aguardadas do ano – principalmente pelas guloseimas – a festa junina já está ‘batendo na porta’. E nada melhor do que se programar para uma comemoração tradicional e com todos os elementos indispensáveis. Realizados a partir de junho, no Amazonas, os festejos juninos seguem, também, pelos meses de julho e agosto. Mas não importa a data, o importante é comemorar. De acordo com Ruy Valente, proprietário da loja Magazine Vieiralves, as festas juninas são um dos eventos mais comemorados pelos amazonenses. “Com certeza, para muitos, esta é a melhor época do ano. Hoje em dia, é possível montar seu arraial sem precisar gastar muito e nem ter que enfrentar a ‘loucura’ de ir ao Centro da cidade, pois possuímos consultoras especializadas para ajudar em todo o processo, estacionamento e segurança. Além, claro, de preços bons que fazem toda a diferença”, comenta ele. A loja está localizada na Rua Rio Jutaí, 325, Vieiralves. Fica a dica!

Cursos da área de Gestão e Negócios oferecem ampla atuação no mercado

Para quem deseja investir em uma carreira que oferece ampla atuação no mercado, os cursos de Gestão e Negócios são o caminho certo. Além de atuar em empresas de diferentes nichos e portes, os profissionais também podem trabalhar em empresas públicas, ONGs, agências ou até mesmo empreendendo. Segundo a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, a área de gestão também permite que o profissional tenha a oportunidade de progredir com sua carreira, chegando a uma gerência, elevando seu cargo e salário à medida que conquista mais qualificações e experiência. A visão multidisciplinar do profissional se caracteriza pela agilidade com que consegue solucionar problemas. “Por isso, são carreiras que possuem alta empregabilidade e garantia de demanda futura no Brasil”, destaca Elaine Saldanha.

‘Eco Podcast’ debate uso sustentável da floresta no Amazonas 

O empresário e engenheiro Angelus Figueira, idealizador da proposta voltada para divulgar e incentivar os potenciais econômicos sustentáveis da região, e seus convidados no estúdio do “Eco Podcast” (Divulgação)

Reunindo empresários e especialistas em economia sustentável, o segundo episódio do “Eco”  (25), destacando iniciativas ecossistémicas de sucesso no Estado. “O Amazonas presta um importante serviço ambiental ao mundo e não somos remunerados por isso. Nossa população passa por dificuldades, vivendo em meio a maior potência bioeconômica do mudo”afirmou Angelus Figueira, empresário e engenheiro, idealizador da proposta voltada para divulgar e incentivar os potenciais econômicos sustentáveis da região. E para debater essas questões, Angelus recebeu no estúdio do “Eco Podcast o diretor-presidente da Mil Madeiras Preciosas, João da Cruz Rodrigues; o presidente do Instituto Piatam, Alexandre Rivas; e o presidente do Instituto Piagaçu e da Na Floresta Alimentos Amazônico, Artur Bicelli Coimbra. “Temos empresários comprometidos com as causas ambientais no Amazonas e que estão gerando emprego, criando novas oportunidades, mas falta incentivo, falta tornar essas iniciativas em novas matrizes econômicas”, ressaltou Figueira. O bate-papo rendeu bons resultados.

“Mãos e Obras”

A Águas de Manaus selecionou 25 mulheres para a segunda edição do projeto “Mãos e Obras”, que oferece curso gratuito de bombeiro hidráulico. O objetivo é incentivar a inserção das mulheres no mercado de trabalho, além de capacitá-las para atuação em serviços particulares. Neste ano, mais de 3 mil mulheres se inscreveram no projeto. A concessionária irá entrar em contato com as selecionadas e, caso não haja retorno da aluna, uma lista de espera será consultada. O curso terá 15 dias de duração e, ao final, as alunas receberão certificado. O “Mãos e Obras” conta com aulas teóricas e práticas no complexo da Ponta do Ismael, que abriga as duas maiores Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade. Durante o curso, as alunas aprendem sobre as técnicas utilizadas para pequenos reparos nas tubulações e conserto de vazamentos internos das residências.

Dia multicultural na casa de Praia Zezinho Corrêa

Mais uma conquista para o setor cultural. No domingo (28), o prefeito David Almeida vai sancionar o Plano Municipal de Cultura (PMC), instrumento jurídico que reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas que vai orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos dez anos, e que abre portas para recursos e investimentos na área cultural, visando propor e executar as políticas públicas de cultura de curto, médio e longo prazo, articulando entes federados e sociedade civil. A cerimônia de sanção do PMC acontecerá às 18h, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra. Com uma programação multicultural, o público que visitar o local terá a oportunidade de ter uma experiência imersiva em mais de três segmentos artísticos, entre eles música, teatro e malabarismo. Muito bom!

Arte Hixkaryana presente na Feira de Artesanato Indígena em Nhamundá

A Fundação Estadual do Índio (FEI), realiza em parceria com prefeitura de Nhamundá via Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), a I Feira do Artesanato Indígena Hixkaryana entre os dias 26 e 28 de maio, em frente ao Estádio Municipal “Batistão”, no município de Nhamundá-AM. Mostra conta com a participação de 20 artesãos locais e aberta ao público. A feira tem o objetivo de valorizar cada vez mais a cultura e a história dos povos indígenas Hixkaryanas de Nhamundá e incentivar o empreendedorismo entre as comunidades originárias do Estado. Segundo o técnico da FEI, Ricardo Peiguete,, os Hixkaryanas têm uma arte plumária rica e isso está presente na maioria das peças vendidas na exposição. Maravilha!

Curso de Boas Práticas no Cultivo e Derivados de Mandioca

Encerrou-se ontem (26), o curso ‘Boas Práticas Agrícolas do Cultivo, Processamento e Beneficiamento da Mandioca no Amazonas’, realizado em parceria entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Empresa Brasília de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A programação que ocorreu ao longo durante duas semanas teve como objetivo capacitar técnicos do Idam em todos os aspectos da cadeia produtiva da mandioca e seus derivados. Com a participação de 25 técnicos do Idam, atuantes em diversos municípios do estado, o curso envolveu palestras e aulas práticas que abordaram desde a escolha e preparo do solo até o beneficiamento da mandioca e preparo de seus subprodutos. Em seu último dia, os participantes receberam uma aula prática de processamento de raiz de mandioca em uma unidade da Embrapa no município de Iranduba-AM. É por aí!

Balanço do primeiro mês de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional no Amazonas

O governador do Amazonas, Wilson Lima apresentou, ontem (26), balanço do primeiro mês de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Amazonas. O Governo do Estado já emitiu 11,2 mil documentos, dos quais 1,3 mil já foram entregues e os demais estão prontos para entrega. “São avanços importantes que o Brasil está dando nesse sentido e o Amazonas foi o sexto estado brasileiro a fazer parte desse sistema”, destacou o governador. “Agora, seguinte, não há necessidade de pressa para poder tirar essa nova carteira porque a antiga, a que a gente tem agora, ela vale até 2032, então há um processo de transição para que isso aconteça”, alertou Wilson Lima. O balanço foi feito durante visita ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus.

BDay

Maria Helena Fonseca, Carlos Valente, Goreth Garcia, Feliciano Mêne, Nicole Loureiro Amorim e Mencius Melo figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Os agentes de viagens Aquiles Pires e Maria Helena Fonseca, uma das festejadas aniversariantes deste sábado, marcando presença na Feira de Turismo do Amazonas, no centro Cultural Povos da Amazônia
O engenheiro civil e arquiteto Luiz Oswaldo Tinoco e sua amada Ana Claudia, lacrando nos agitos sociais da Grande Manaus. Somos amigos
Osny Fonseca, o fiel guardião apaixonado da empresária Lílian Guedes sua companheira de todas as horas. Gosto deles
Meus amigos jornalismo; Herivaldo da Matta Vianna, o Kuca (melhor diagramador de Manaus) e sua cara-metade Roseane. Gente da melhor qualidade
Empresário vitorioso o querido Luís Eduardo Brandão e sua amada mãe, dona Dalva, presentes na mostra Naval Shore Amazônia, com um bem montado estande de sua Importadora Luanjo
Graça Ferraz promoveu bota-fora ontem, para marcar seu retorno à Fortaleza. No clique, a anfitrião com as amigas Dirce Seixas Nunes e Etelvina Andrade. Finas