Em Manaus, músicos de universidade americana fazem imersão cultural sobre a Amazônia

Mais de 75 músicos e pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology), prestigiada universidade norte-americana e considerada a melhor do mundo há mais de 10 anos, participam de intercâmbio cultural e científico sobre música, tecnologia e ritmos da Amazônia, em Manaus.

Até a próxima sexta-feira (31), os estudantes passam por uma série de atividades com artistas da região, ao mesmo procuram entender o papel central da Amazônia na luta contra a crise climática e a importância do desenvolvimento sustentável para manter a floresta em pé.

A programação inclui troca de experiências e aprendizados com instrumentistas e artistas indígenas, como a cantora Djuena Tikuna, compositoras indicadas ao Grammy, e encontro com a Amazonas Jazz Band.

As atividades encerram-se com a realização de um espetáculo no Teatro Amazonas, liderado pelos músicos e com a participação de artistas convidados, como a cantora brasileira Luciana Souza, radicada nos EUA, a clarinetista norte-americana Anat Cohen, o baterista ganhador do Grammy, Edu Ribeiro, o percussionista Vinicius Barros, além de 10 músicos locais.

Finalizando a intensa semana de intercâmbios culturais e científicos, os músicos do MIT, acompanhados de convidados especiais, apresentam um concerto no Teatro Amazonas em celebração à música brasileira e indígena da Amazônia, junto com os ritmos do jazz norte-americano.

A apresentação acontece na sexta-feira (31), a partir das 20h, no Teatro Amazonas, com entrada gratuita sem necessidade de retirada de ingressos antecipados. Muito bom!

Em visita a Manaus Alckmin garante manter competitividade da ZFM

Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, presidente da Fieam, Antonio Silva e o vice-presidente do Brasil e ministro, Geraldo Alckmin no concorrido jantar oferecido pela Fieam (Divulgação)

Em jantar promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Suframa, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, falou sobre a preocupação do Brasil em relação à reforma tributária e disse que a Zona Franca de Manaus pode contar com ele para manter a sua competitividade. “A Zona Franca é um case de sucesso. São quase 500 empresas, mais de 100 mil empregos diretos e quase meio milhão de empregos indiretos”, disse. Alckmin destacou que não são só 30% do PIB do Estado, mas 40% da arrecadação do Estado, e que movimenta o comércio, os serviços, que são inseparáveis da indústria. “Com o CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia, que será gerido como Organização Social), nós vamos poder aproveitar melhor o momento que nós estamos vivendo. Hoje o que todos querem saber é: onde eu produzo bem, barato e onde consigo compensar as emissões de carbono e gás de efeito estufa? É no Brasil. Então nós vamos poder atrair mais investimentos para o nosso País”, avaliou o vice-presidente. “Estamos convencidos de que o MDIC está em ótimas mãos. E apostamos na sua experiência, habilidade política e conhecimento das prioridades para o fortalecimento da indústria e desenvolvimento da economia brasileira. Com uma vida dedicada à política, sua trajetória é um exemplo de atuação pautada na gestão do setor público e na contribuição efetiva para a melhoria das condições econômicas e sociais “, frisou o presidente da FIEAM, Antonio Silva.

Seminário “Mulheres da Floresta”

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) inicia, às 9h desta terça-feira (28), em Manaus, o seminário “Mulheres da Floresta”, com 80 participantes, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino em territórios da região amazônica, incluindo em Unidades de Conservação (UCs), Terras Indígenas (TIs) e Comunidades Quilombolas Remanescentes. O simpósio desta terça-feira começa com uma roda de conversas sobre os desafios e vantagens de ser mulher nos territórios amazônicos, o papel das políticas públicas para mulheres da floresta, atuação das mulheres da FAS, as mulheres nos movimentos sociais, importância na gestão de negócios, autoestima e autoimagem.A conferência se encerra na quinta-feira (30), com debates sobre educação, empreendedorismo, impacto socioambiental, protagonismo feminino e política nacional, com entrega e envio do documento “Manifesto das Mulheres da Floresta” para representantes políticos do Amazonas e do país. 

Musical “Escola do Rock” estreia no Teatro Amazonas 

Trupe de atores do musical ‘Escola do Rock’ foi ovacionada e aplaudida de pé na estreia do espetáculo no Teatro Amazonas (Divulgação)

Produzido pela Casa de Artes Trilhares, de Rafaela Margarido, o musical “Escola do Rock” estreou sábado (25), no Teatro Amazonas, lotando nosso maior templo de arte com talentos em evidência e público emocionado. Licenciado e autorizado pelo escritório do musical original da Broadway, em Nova York (EUA), “Escola do Rock” teve elenco e equipe técnica aplaudidos de pé pelo público no Teatro Amazonas, ao final da apresentação, no sábado. A direção cênica do espetáculo é de Matheus Sabbá e Dávilla Holanda. Baseado no filme homônimo de 2003, o musical foi composto por Andrew Lloyd Webber, compositor de musicais como “O Fantasma da Ópera”, “Cats” e “Sunset Boulevard”. Maravilha!

Memorial 50 anos de Academia 

O professor doutor e Livre Docente (LD), João Bosco Botelho lança no fim de semna, digitalmente no Rio de Janeiro, sua obra ‘Memorial 50 anos de Academia. A apresentação acontece na Escola Superior de Guerra. São três volumes, com mais de 2 mil páginas, elaborados para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O memorial apresenta um balanço de 50 anos de atuação do professor doutor e Livre Docente (LD) João Bosco Botelho. Anos de escolhas pessoais, profissionais e acadêmicas, refazendo o traçado de toda a sua trajetória. João Bosco Botelho, desde 2010 é Membro da Academia Brasileira de Medicina Militar, onde realizou seu segundo pós-doutorado, na Escola Superior de Guerra (2018), em Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia. Atualmente, o otorrinolaringologista e cirurgião de cabeça e pescoço, é professor da UEA e aposentado da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Com dois pós-doutorados, sendo o primeiro pela Université Paris Diderot, Universidade de Paris VII, França.

Imóveis de interesse histórico e de patrimônio no centro antigo de Manaus podem ter isenção do IPTU

Imóveis de interesse de preservação histórica e de patrimônio no centro antigo no centro histórico de Manaus com fachadas preservadas estão isentos de pagamento do IPTU, pelo prazo de três anos conforte decreto municipal 7.126/2004 (Divulgação)

Proprietários de imóveis listados no decreto municipal 7.126/2004 podem solicitar da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), conforme legislação, isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por estarem em unidades de interesse de preservação histórica e de patrimônio no centro antigo da capital, também chamado de centro histórico. Ficam isentos de pagamento do IPTU, pelo prazo de três anos, os imóveis de interesse histórico ou cultural, assim reconhecidos pelo órgão municipal competente, que tenham suas fachadas e coberturas restauradas em suas características arquitetônicas originais. Para ter acesso ao benefício, o proprietário do imóvel deve apresentar um laudo de conclusão da obra de restauração de fachadas e coberturas; comprovar o uso residencial ou empresarial do imóvel; e de sua função social, quando sua utilização envolver o exercício de atividade econômica. O laudo deve ser solicitado ao Implurb, via Gerência de Atendimento (Geat), que encaminha o pedido à Gerência de Patrimônio Histórico (GPH).

Parceria possibilita linha de crédito para negócios de impacto positivo 

Até 31 de março, negócios que atuam em prol do desenvolvimento sustentável de suas regiões poderão se inscrever na 1ª chamada para investimento de impacto de 2023, da Sitawi Finanças do Bem, em parceria com o Instituto Sabin. Serão selecionados empreendimentos de todo o Brasil aptos a captar entre R$100 mil e R$500 mil, em uma rodada de investimento na Plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi. Além do acesso aos recursos, outros atrativos para os empreendedores sociais incluem a possibilidade de carência de até 6 meses e até 42 meses para o repagamento. Para participar, além de contar com negócio viável e capacidade de pagamento do empréstimo, as organizações devem possuir CNPJ e serem voltadas para algum impacto positivo, sem restrição de tema (social, ambiental, entre outros). Muito bom!

McDonald’s apaga luze das fachadas dos restaurantes em apoio à Hora do Planeta 

A cadeia McDonald’s desligou, no sábado (23), as luzes das fachadas e letreiros de seus restaurantes por uma hora pelo 15º ano consecutivo sinalizando apoio à companhia Hora do Planeta (Divulgação)

Com 52% dos restaurantes próprios abastecidos com energia renovável, a Arcos Dorados realiza ato simbólico em apoio à campanha para reforçar seu compromisso com o planeta. O McDonald’s desligou as luzes das fachadas ou dos letreiros de seus restaurantes por uma hora no sábado (25), às 20h30. A ação foi realizada pelo 15º ano consecutivo e sinaliza o apoio da companhia à Hora do Planeta, campanha global da WWF que movimenta milhares de pessoas em uma grande discussão sobre a importância de agir pelo planeta e conscientizar sobre as mudanças climáticas. O gesto simbólico é uma iniciativa da Arcos Dorados, empresa que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, com o objetivo de reforçar o trabalho consistente que a companhia realiza a partir da Receita do Futuro, sua estratégia ESG. A plataforma reúne metas e compromissos socioambientais da companhia, inclusive em relação às mudanças climáticas, e evolui a cada ano. Atualmente, 52% dos restaurantes McDonald’s próprios são abastecidos por energia limpa. Aplausos!

Defesa por uma ‘Zona Franca do Brasil’

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin informou, na sexta-feira (24), em Manaus, durante a 308ª Reunião Ordinária Conselho de Administração da Suframa (CAS), que o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) poderá em breve ter seu processo de gestão definido na forma de uma Organização Social, por meio de decreto presidencial a ser publicado, possivelmente, na próxima semana. Na ocasião, Alckmin reforçou também a importância de o modelo de desenvolvimento Zona Franca de Manaus (ZFM) ser reconhecido, cada vez mais, como a “Zona Franca do Brasil”. Maravilha!

Curso sobre a Nova Lei de Licitações do TCE em Manicoré

Depois do sucesso do curso ‘Nova Lei de Licitações e Contratos’ na capital amazonense e no município de Parintins, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP-AM), leva a formação à cidade de Manicoré, na região do Madeira. A capacitação inicia na próxima terça-feira (28), de 14h às 17h, no teatro Ana Elizabeth (Educandário Nossa Senhora das Graças) e terá duração de quatro dias, totalizando uma carga horária de 12 horas. Ministrado pelo auditor técnico de controle externo da Corte de Contas amazonense, Paulo Afonso, o curso tem o intuito de aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na administração pública de acordo com as novas diretrizes da Lei de Licitações e Contratos. O curso é voltado para jurisdicionados e público em geral. Os interessados ainda podem se inscrever pelo endereço eletrônico tceam.moodle360.com.br/ead/. A certificação será entregue para os alunos que completarem, pelo menos, 75% do curso.

Sindarma apresenta demandas do transporte fluvial de cargas para Marinha do Brasil

O Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) deu as boas-vindas ao vice-almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho, Diretor de Portos e Costas (DPC) da Marinha Brasileira, em cerimônia realizada no último dia (24), em Manaus. Na ocasião, a entidade entregou extraoficialmente, um documento com uma série de sugestões e demandas do setor para melhorar a segurança e a navegabilidade nos rios da região e que será pauta de uma reunião que será realizada entre o Sindarma, a Federação Nacional de Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega) e o DPC no Rio de Janeiro. De acordo com o presidente do Sindarma, Galdino Alencar, entre os principais pontos abordados estão os ataques dos piratas fluviais aos comboios de transporte, principalmente de combustíveis, avaliação das normas e regulamentações das embarcações. É por aí!

BDay

Suely Viana (no belo Rio), José Abelardo dos Santos e Ray Lima figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Notário Eron Ribeiro e sua amada Claudia festejaram ontem 36 anos de um casamento feliz e equilibrado. Parabéns amigos queridos e muitas bênçãos
Empresário Armando Clóvis Mendes emoldurado pela historiadora Etelvina Garcia e pela jornalista Menga Junqueira em agito social no Tarumã
De férias pelos Estados Unidos, a querida e desccolada Ana Guerra deixou-se fotografar sob uma frondosa cerejeira em flor em Washington-DC. Poderosa
Maria Mestrinho e Virna Miranda Pereira, sempre simpáticas e de bem com a vida. Gosto delas
Amazonense e conceituado profissional da Medicina, o professor doutor João Bosco Botelho lança, digitalmente no fim de semana no belo Rio, sua obra “Memorial 50 anos na Academia”
A elegante restauradora de arte Lucita Castelo Branco em momento de relax no seu confortável flat do Parque Estadual do Cocó, na ensolarada Fortaleza-CE