Parceria entre Suframa e Exército Brasileiro possibilitará georreferenciamento do DAS

Com o objetivo de georreferenciar glebas em Manaus e no município de Rio Preto da Eva, localizadas no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), a Autarquia assinou nesta semana um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) do Exército Brasileiro.

O georreferenciamento do DAS – demanda antiga na Suframa – é um passo importante e necessário para que famílias de produtores atuantes na área e que estejam amparadas pelos casos previstos na legislação vigente possam, futuramente, dar entrada no processo de regularização fundiária.

O TED prevê que a execução do georreferenciamento estará a cargo do 4º Centro de Geoinformação (4º CGEO), organização militar subordinada à DSG, enquanto que à Suframa caberá acompanhar e fiscalizar a execução técnica e financeira do referido trabalho.

A expectativa é que, após a conclusão do georreferenciamento do DAS e o potencial destravamento de questões relacionadas à regularização fundiária da área, uma parcela da comunidade local possa ter acesso a uma série de novas oportunidades e benefícios, incluindo maior facilidade para obtenção de crédito e serviços de assistência técnica e extensão rural, entre outros. Muito bom!

Ednailson Rozenha é o novo presidente da Federação Amazonense de Futebol

Após 32 anos sem eleição, o empresário Ednailson Rozenha foi escolhido como novo presidente da FAF- Federação de Futebol Amazonense (Divulgação)

Após 32 anos sem haver eleição, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) elegeu, ontem (04), o empresário Ednailson Rozenha como novo presidente da entidade. Até então presidente da FAF, Dissica Valério Tomaz, e o seu vice, Pedro Augusto, não estiveram presentes. Com as ausências, a condução da sessão precisou ser definida em assembleia. Coube ao presidente do Esporte Clube Tarumã, Ademir Maquiné, a missão de presidir o pleito. Rozenha foi eleito pela maioria e com aproximadamente 70% de apoio dos clubes de futebol profissional do Amazonas e 100% das ligas presentes na assembleia. Apenas os representantes do município de Parintins eram contrários, mas não se fizeram presentes.

Projeto beneficia mais de 680 crianças e adolescentes ribeirinhos em Eirunepé

Mais de 680 crianças e adolescentes foram beneficiados por programa que promove desenvolvimento integral de jovens em comunidades ribeirinhas no município de Eirunepé-AM. Esse foi o impacto do programa implementado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), cujo evento de encerramento ocorreu no último 25 de junho. A cerimônia recebeu mais de 170 pessoas, entre as quais 81 crianças e adolescentes, e foi realizada na comunidade Lago Grande, localizada na Reserva Extrativista (Resex) Rio Gregório, nos municípios de Eirunepé e Ipixuna, interior do Amazonas. Ao todo, 18 comunidades da Resex foram representadas no dia. Aplausos pela iniciativa!

Vasco Vasques tem movimento intenso na reabertura para vacinação contra a Covid-19

O posto de vacinação instalado no Centro de Convenções Vasco Vasques vacinou no primeiro dia cerca mais de 1.600 pessoas (Camila Batista-Semsa)

O Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, no Bairro Flores, registrou um movimento intenso na manhã de ontem (04), no primeiro dia de reabertura para a vacinação contra a Covid-19. As dez estações de trabalho começaram a funcionar às 10h e o trabalho foi acompanhado pelo prefeito David Almeida. Até às 16h, de acordo com dados parciais do Sistema Municipal de Vacinação (SMV), 1.689 pessoas haviam sido vacinadas local. O Vasco Vasques é um dos três pontos estratégicos abertos nos últimos dias pela Semsa, como resposta emergencial ao aumento da procura pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Lar Batista Janell Doyle recebe visita de alunos do Literatus

No sábado (02), o Lar Batista Janell Doyle recebeu a visita de alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro de Ensino Literatus. A  ação fez parte da disciplina de Assistência Enfermagem à Criança e ao Adolescente e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Sarah Lima, diretora de ensino e gestão do Literatus, ressalta que essas práticas de interação e integração social fazem parte do cotidiano da formação do Técnico em Enfermagem no Literatus e tem se tornado uma prática rotineira nas ações e projetos encabeçados pela instituição. Além de conhecer a realidade das crianças e adolescentes do Lar Batista Janell Doyle, os alunos levaram doações de roupas, cadeira de rodas e brinquedos às crianças acolhidas pelo abrigo. Maravilha!

Casa do Jazz tem programação cultural gratuita no Largo São Sebastião

Localizada ao lado do Teatro Amazonas, a Casa do Jazz. Funciona como convite à população a “entrar no clima” do Amazonas Green Jazz Festival, que acontece em Manaus de 22 a 30 de julho (Divulgação)

Reaberta na semana passada, a Casa do Jazz, no Largo São Sebastião, ao lado do Teatro Amazonas, com entrada gratuita apresenta várias atividades com o objetivo de fazer a população “entrar no clima” do Amazonas Green Jazz Festival, que acontece de 22 a 30 de julho, reunindo em Manaus grandes nomes musicais do Brasil e dos Estados Unidos, considerado o berço mundial do jazz. Funcionando diariamente, das 9h às 21h, o espaço possui  ambientes “instagramáveis”; um Jazz Club inspirado nos clubes de jazz de Nova York; a sala “Faça o Seu Som”, que permite aos amantes da música conhecer alguns instrumentos musicais. O espaço vai funcionar até o dia 31 de julho e também terá uma programação com pocket shows gratuitos para o público curtir boa música e o por do sol no Largo São Sebastião. Imperdível!

Finalista nacional do prêmio Live 2022

 Super Nova Era é finalista do Prêmio Live 2022, na categoria “Ação promocional ao Consumidor”. A premiação reconhece os principais cases na área de marketing, no país. O superatacado concorre ao prêmio com a campanha “Vou de Nova Era”, realizada entre 2021 e 2022, em Manaus, Boa Vista e Porto Velho. A campanha presenteou os clientes da rede com voucher da Uber, na volta para a casa, depois das compras. Os vencedores do prêmio serão escolhidos por voto popular e a avaliação de um júri formado por colunistas do site Promoview. As pessoas podem votar no case “Vou de Nova Era” pelo site https://premiolive.com. O voto é único e atrelado ao cadastro de cada profissional. Parabéns!

Arraial da Solidariedade do Rotary Club Manaus

Chancelado pelo Rotary Club Manaus, o XXVIII Arraial da Solidariedade acontece no Balneário do Sesc, localizado na Avenida. Constantinopla, Bairro Alvorada. Prestigie (Divulgação)

Com o intuito de contribuir com instituições sociais de Manaus o Rotary Club Manaus Distrito Industrial e Rotaract, realizarão no próximo sábado (09), a partir das 19h o XXVIII Arraial da Solidariedade, no Balneário do Sesc localizado na Avenida. Constantinopla, Bairro Alvorada. A programação terá atrações musicais, sorteios e comidas típicas. A ação visa arrecadar alimentos que serão destinados a instituições sociais que trabalham com pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na entrada, o público que comparecer deve contribuir com 1 kl de alimento não perecível. Haverá leilão de 2 relógios de pulso e sorteio do tradicional bingão que está no valor de R$15,00 e tem como prêmios: 1 motocicleta, 1 televisor de 42 polegadas e 1 ar condicionado 12.000 btus. Prestigie!

Tendências Manauara

O Manauara Shopping promove está promovendo no período de 01 a 10 de julho, a mostra “Tendências Manauara – Edição Kids”. A programação, durante as férias, voltada para o público kids e teen, visa apresentar as principais tendências atuais da moda global presentes nas lojas do centro de compras. O evento traz looks para a criançada usar em diversos momentos, e até combinando com os papais e mamães. Nesta edição foi realizada a curadoria de mais de trinta looks das lojas do Manauara. Serão expostos 10 looks em manequins e os demais no totem digital que traz um verdadeiro desfile virtual. Assinam a curadoria do projeto, a estilista Gigi Cunha e o produtor Jefferson Cunha. Vale conferir!

Público prestigia o estande da FPFtech na ExpoAmazônia e se surpreende com projetos tecnológicos

Milhares de pessoas prestigiaram o estande da Fundação Paulo Feitoza (FPFtech), que encantou o público na ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, encerrada no sábado (02), com projetos de inovação tecnológica que chamaram a atenção dos visitantes. Um público expressivo visitou o estande da Fundação, que apresentou soluções inovadoras como a Impressora 3D, o projeto Onboat de sensoriamento de embarcações; o Kanban, um software de gerenciamento de projetos; e o Garra, um braço robótico utilizado na indústria e que na feira foi transformado em um caça-objetos dentro de uma cabine para capturar o Bit, mascote da FPFtech. Também foram apresentados projetos desenvolvidos por alunos da etech, escola tecnológica da FPFtech, inaugurada recentemente, além da divulgação das vagas de trabalho. Tá valendo!

BDay

Noval Benayon Melo e Guilherme Vieira (no belo Rio) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimas e muito estimadas por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada, a bela Dani Aufiero de Paula recebeu ontem, muitas flores e mimos por sua nova troca de data. Parabéns
Tonny Cardoso, um amigo que a vida me deu festejou ontem em família, mais uma virada de folhinha. Parabéns, irmão amado. Saúde
Gimol e Fernando Prestes, bem-casados, felizes e de bem com a vida. Carece mais?
Em animada festa caipira no fim de semana, meu amigo Djanir Cavalcanti emoldurado pelos filhos Mano e Marcos Ricardo.Família é assim, unida
Macileia Leão foi eleita presidente do Rotary Manaus Distrito Industrial. A posse festiva aconteceu no sábado passado nos salões do Novotel. Sucesso