Festival Amazonas de Ópera prepara novidades para celebrar os 25 anos do evento, em 2023

Em 2023, o Festival Amazonas de Ópera (FAO) completa 25 anos e o Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, prepara uma série de novidades para o maior evento do gênero na América Latina, que inclui títulos inéditos e a presença de diretores de casas de ópera europeias e latinoamericanas em Manaus, pela primeira vez.

A 24ª edição do FAO chegou ao fim na terça-feira (31/5), com a apresentação da obra de Verdi, ‘Il Trovatore’, no Teatro Amazonas. Sucesso de público e crítica, a edição deste ano apresentou cinco óperas, em inglês, português, italiano, além de workshop, masterclass, concertos, recitais, Encontro de Economia Criativa e apresentações no interior do Estado, com teatro de marionetes.

A programação do Festival incluiu apresentações pagas e gratuitas. Para os 25 anos do FAO, o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, adianta que o Amazonas irá sediar, pela primeira vez, a assembleia geral da Ópera Latinoamérica (OLA). Agora, restar aguardar a novidade!

Decretos para reforçar combate ao desmatamento e queimadas no Amazonas

Decretos reforçando o combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas serão assinados nesta quinta-feira pelo governador Wilson Lima (Reprodução Internet)

O governador Wilson Lima assina hoje (02), decretos reforçando o combate ao desmatamento e queimadas ilegais no Amazonas. Será decretada Situação de Emergência Ambiental nos municípios do sul do Amazonas e na Região Metropolitana de Manaus (RMM). Outro decreto vai permitir ampliar o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais no estado. Ao ampliar o combate ao desmatamento e às queimadas ilegais, o Governo do Amazonas expande o poder de fiscalização ambiental, também, a órgãos de segurança pública. E, ao decretar Situação de Emergência Ambiental nas áreas consideradas as mais vulneráveis para o desmatamento ilegal e queimadas não autorizadas, será possível coordenar, articular e executar estratégias em caso de ocorrências. Muito bom!

Dia Livre de Impostos

O Amazonas Shopping participa, nesta quinta-feira (02) do Dia Livre de Impostos, movimento nacional que tem por objetivo mostrar para a população em geral, o tamanho da carga tributária dos produtos e serviços.  A campanha é organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Mais de 70 lojas do shopping, de segmentos como vestuário, calçados, eletrônicos, cosméticos, entre outros, já confirmaram participação nesta edição do DLI. Para maior participação do público, o mall vai ampliar o horário de funcionamento em uma hora, abrindo às 10h e encerrando às 23h. Maravilha!

Nostro pane

Localizada no Soberane Mall, q Braceria Torino conta com uma carta de pães artesanais únicos, assinada pelo chef padeiro Edgard Montrezol, da Montrezol Pane. Vale conferir

Nova casa de carnes especiais e cortes argentinos de Manaus, a Braceria Torino, no Soberane Mall, conta com uma carta de pães artesanais únicos, assinada pelo chef padeiro Edgard Montrezol, da Montrezol Pane. O prazer por fazer pães é herança de família. Foi o pai, João Vicente Vitalli Montrezol, que despertou o interesse de Edgard em colocar a mão na massa, que hoje é um negócio. Vale conferir!

FAS lança cartilha e jogo “Curupira na Amazônia”

A cartilha e o jogo virtual “Curupira na Amazônia”, que ensina crianças e adolescentes de forma lúdica e educativa sobre as características da fauna e flora amazônicas, além de mostrar ações para a conservação da floresta, serão lançados nesta semana pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS). A publicação e o game foram feitos em parceria com a Petrobras. O lançamento ocorrerá como parte da exposição sobre o Projeto Amazonas Sustentável (PAS), que acontece de 1º a 5 de junho no Studio 5, localizado no bairro Aleixo. Com entrada gratuita, o evento faz parte da programação especial que a FAS está realizando para celebrar a Semana do Meio Ambiente. 

Casarão de Ideias fomenta o empreendedorismo local

O Bazar de Ideias volta a ocupar o espaço cultural Casarão de Ideias, na Rua Barroso, 279, Centro, aos domingos, de forma fixa, com participarão empreendedores que queiram expor seus produtos de alavancar suas vendas. Confira

Com o objetivo de impulsionar a retomada da economia na capital, o espaço cultural Casarão de Ideias, localizado na Rua Barroso, 279, Centro, irá promover aos domingos, de forma fixa, um bazar do qual participarão empreendedores que queiram expor seus produtos e, consequentemente, alavancar suas vendas e alcance de público. Batizado de ‘Bazar de Ideias’, a primeira edição ocorreu no domingo (29/05) e de acordo com João Fernandes, diretor do espaço cultural, foi um sucesso. A iniciativa ocorrerá sempre das 15h às 21h e a entrada é gratuita. Na edição do próximo domingo (05) estarão presentes: Camu Camu, Geeks Love, Dona Bicha, Nativa da Amazônia e Brechó 3.30. Mais informações podem ser obtidas por meio do número (92) 3633-4008.

Universidade amplia estrutura e serviços do programa de incentivo ao esporte

Os alunos-atletas da Universidade Nilton Lins e das Escolas Nilton Lins, das unidades em Manaus e Manacapuru, passarão a receber atendimentos odontológicos, de nutricionistas, fisioterapêuticos e psicológicos para melhorar suas habilidades e rendimentos esportivos e também para auxiliar na formação individual como cidadãos. O anúncio, inédito no esporte universitário e escolar no Amazonas, foi feito pelo presidente da mantenedora, Nilton Lins Júnior. Os atendimentos serão feitos por profissionais da Universidade e fazem ao Programa de Incentivo aos Esporte desenvolvido pela instituição há mais de duas décadas, que visa integrar a formação educacional de alta qualidade com o incentivo a prática esportiva em diversas modalidades. Muito bom!

Tecnologia 5G à vista

Com a atualização da Lei Complementar 002/2023, Manaus poderá começar a receber a nova tecnologia 5G a partir de 31 de julho, prazo estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações-Anatel (Reprodução Internet)

Como parte do processo de modernização da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida sancionou a Lei Complementar 002/2023, que regulariza a tecnologia 5G na cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e autoriza a instalação das estruturas necessárias para a nova internet móvel. De acordo com a mensagem do Executivo, está liberada a  instalação das antenas 5G na capital em até dois dias. O prazo anterior de espera era de 60 dias ou mais. Esse licenciamento não será cobrado na zona rural. Com a atualização da lei, Manaus pode começar a receber a nova tecnologia a partir do dia 31 de julho, prazo estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Taí uma boa notícia!

Expofeira de Arte e Cultura

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deu início, ontem (1º), à Semana do Meio Ambiente, com a realização da Expofeira de Arte e Cultura, organizada pelos servidores e colaboradores do Instituto. O mostra aconteceu na área externa do órgão durante todo o dia. Com o tema “Bem-estar animal: na natureza sim, preso não”, a feira retornou em 2022, após cinco anos de pausa e contou com entrega de mudas de plantas medicinais, ornamentais e frutíferas de forma gratuita, venda de artesanatos e ainda, guloseimas produzidas pelos participantes e sorteio de brindes.

PGE-AM tem trabalho de defesa do meio ambiente reconhecido pelo Greenpeace

O trabalho da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) tem sido reconhecido pelo Greenpeace, Organização Não Governamental que atua em questões relacionadas à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Ontem (1º), o procurador do Estado Daniel Viegas, chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA), realizou visita técnica no escritório da ONG em Manaus. Com sua sede estabelecida na Holanda, o Greenpeace possui departamentos dispersos por todo o globo. Para Rômulo Batista, da campanha Amazônia do Greenpeace, a parceria com a PGE-AM é de fundamental importância para a preservação na região.

BDay

Eduardo (Dudu) José Cavalcanti Monteiro de Paula, Melissa Dutra Mantovani (em São Paul-Capital), Rogério (Roca) de Jesus, Ana Rita Antony, Rainier de Carvalho, Érika Baranda, Evandro Almeida Lima, Lúcia Paes Barreto e Manoel Paixão figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amigo de bons tempos de juventude, Eduardo (Dudu) Monteiro de Paula recebe hoje todos os conferes por mais uma virada de folhinha. Parabéns, mano querido
Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), junto com sua Norma, foram perfeitos recebendo os ilustres convidados na noite de gala da indústria amazonense com a premiação dos melhores do ano
O artista plástico Raiz Campos brinda Manaus seu mais novo trabalho; um belo mural homenageando o índio Raoni de forma guerreira utilizando o estilo psicoamazônico, com abundância de cores para representar a diversidade da mata e as medicinas sagradas da floresta. Aplausos
Incensado cirurgião plástico brasileiro com fama correndo o mundo, mei amigo Rômulo Mêne curte férias na Europa ao lado da fiancée Victoira Pinheiro. Ontem, em Paris, o casal desfrutou da companhia da amazonense Marina Nunes e do marido Guy Hautefeuill, em jantar intimista. Magnifique
Os irmãos empresários Cristovão e Franklin Pinto emolduram Edgard Montrezol e Franklin Pinto durante degustação de pães e e carnes da Braceria Torino, no Soberane Mall. Gostaram de tudo