Gilberto Novaes é homenageado pela Fieam como Industrial do Ano de 2021

O empresário Gilberto Novaes, CEO da Transire Eletrônicos recebe nesta sexta-feira (27), o título de Industrial do Ano 2021, concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), em solenidade no Sesi Clube do Trabalhador.

O reconhecimento será feito ao empresário que desde 2015 investe na produção das maquininhas de cartão de crédito e débito que abastecem o mercado nacional. A Transire Eletrônicos representa 80% do mercado brasileiro, empregando mais de três mil colaboradores no grupo, sendo 2.300 na fábrica instalada no Pólo Industrial de Manaus.

Gilberto Novaes anuncia que o Brasil é o mercado mais atraente do mundo para maquininhas, e a empresa já investiu R$ 2 bilhões nos produtos POS, com base na tecnologia asiática.

Casa Mamãe Margarida recebe doação de alimentos da Aadesam e FPS

A primeira-dama do Amazonas Taiana Lima e os responsáveis pela ação humanitária que contemplou a Casa Mamãe Margarida com duas toneladas de alimentos (Divulgação)

Uma ação promovida pela Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), garantiu a doação de duas toneladas de alimentos para Casa Mamãe Margarida, instituição que atende crianças em situação de vulnerabilidade social e com vínculos familiares rompidos. A entrega dos alimentos ocorreu ontem (26) e os mantimentos foram arrecadados por servidores da Aadesam, em menos de 24 horas. A doação foi entregue na sede da instituição, localizada no Bairro São José Operário, zona leste de Manaus.  A atividade teve a participação da secretária do FPS, Kathelen Braz, e da primeira-dama Taiana Lima, que durante atividade ressaltou a importância de iniciativas como a da Aadesam.

FAS promove Semana do Meio Ambiente

A cantora amazonense Eliana Printes volta a Manaus para celebrar a vida em show movimentado no Teatro Manauara no dia 09 de junho. Imperdível

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) realizará uma programação especial para celebrar a Semana do Meio Ambiente, do dia 31 de maio a 5 de junho, com diversas atividades gratuitas com o tema  “Uma Só Amazônia”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do bioma para mitigação dos efeitos da crise climática em todo o mundo. A programação da instituição terá exposições abertas ao público em Manaus, lançamento de um livro sobre Unidades de Conservação (UCs) no estado do Amazonas, divulgação de cartilha e jogo educativo sobre conservação ambiental e o plantio de duas mil mudas de árvores, As feiras periódicas promovidas pela instituição, a Feira do Pirarucu e a Feira da FAS, também integrarão a agenda comemorativa.

Agenda cultural movimentada

A cantora amazonense Eliana Printes volta a Manaus para celebrar a vida em show movimentado no Teatro Manauara no dia 09 de junho. Imperdível

A Apalu Eventos está com a agenda movimentada. No dia 05 de junho (domingo), às 18h, apresenta a comédia romântica “Precisamos falar de amor sem dizer eu te amo”, estrelada pelos atores Priscila Fantin e Bruno Lopes. Já no dia 09 de junho (quinta-feira), às 20h, será a vez do show com a cantora amazonense Eliana Printes, que volta a Manaus para celebrar a vida! Os eventos acontecerão no Teatro Manauara, no Manauara Shopping. Mais informações pelo zap: 92 99193-0405.

Sessão especial de cinema para autistas

O cinema Cinépolis do Shopping Ponta Negra realiza uma vez por mês sessões adaptadas para pessoas com Transtorno Espectro Autista (TEA) e suas famílias. Nesta quinta-feira (26), às 13h05, será exibido a animação Meu AmigãoZão.Mais informações sobre as sessões e os valores podem ser consultados no site www.cinepolis.com.br.

Universitários fazem visita técnica no Teatro Amazonas

Alunos de diversos cursos da Faculdade Santa Teresa fizeram visita técnica no Teatro Amazonas e no entorno do Largo de São Sebastião para estimular questionamentos sobre o contexto social e suas problemáticas na época da Belle Époque (Divulgação)

 Acadêmicos de psicologia, arquitetura e urbanismo, antropologia e sociologia da Faculdade Santa Teresa, fizeram nesta semana uma visita técnica no Teatro Amazonas e no entorno do Largo de São Sebastião para estimular os questionamentos sobre o contexto social e suas problemáticas na época da Belle Époque. A visita faz parte da disciplina de sociologia e antropologia que é ministrada pelo Mestre Ricardo Felipe. A atividade de extensão foi organizada pelos coordenadores José Roberto, Juliana Coutinho e Melissa Toledo. Para mostrar de forma mais eficiente para os estudantes entenderem como o profissional estará sempre mudando de acordo com a sociedade.

Literatus festeja Dia da Indústria

Celebrando o Dia da Indústria (25/05), setor responsável por movimentar parte considerável da economia local e nacional. Para comemorar na terça-feira (25), uma programação especial para os alunos dos cursos técnicos em Automação, em Eletrotécnica, e em Mecânica. A mantenedora do Literatus, Elaine Saldanha, destacou que um dos maiores desafios do setor industrial é a falta de mão de obra técnica especializada. “Por isso buscamos incentivar a educação contínua”, comentou a gestora. Cerca de 120 alunos participaram da Jornadas da Indústria. Fica o registro!

 Romário chega para prestigiar o lançamento do Projeto Mais Futevôlei nos Bairros

O senador e ex-jogador Romário participa do evento de lançamento do projeto Mais Futevôlei nos Bairros, que oferecerá, de forma gratuita, aulas da modalidade a crianças e jovens da capital (Reprodução Internet)

O governador Wilson Lima anuncia, nesta sexta-feira (27), a implantação de escolinhas de futevôlei em bairros da capital, por meio do projeto inédito Mais Futevôlei nos Bairros. O senador e ex-jogador Romário participa do evento de lançamento do projeto, que oferecerá, de forma gratuita, aulas da modalidade a crianças e jovens da capital. Executado por meio da Fundação de Alto Rendimento (Faar), com o objetivo de incentivar práticas esportivas, a iniciativa está integrada ao Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e funcionará primeiramente nos campos revitalizados pelo Governo do Estado. Aplausos!

Concurso público da SSP-AM dá continuidade a cronograma classificatório 

Com a cassação da medida cautelar que suspendia as atividades relacionadas ao concurso público da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), expedida na quinta-feira (26) pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), o cronograma classificatório do certame foi retomado. Aos classificados na primeira etapa do concurso, a entrega dos exames médicos acontece nos dias 28 e 29 de maio, com resultado preliminar previsto para o dia 6 de junho. A etapa classificatória é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Olho vivo! 

Aliança Francesa festeja 50 anos de atuação em Manaus

A diretoria da Aliança Francesa em Manaus reuniu convidados para bridas os 50 anos da instituição na capital amazonense (Rodrigo Aguiar)

A diretora-presidente da Aliança Francesa em Manaus, Claúdia Mendonça, reuniu a press, convidados, alunos e ex-alunos da instituição, no começo da noite de ontem (26), no terraço do Hotel Casa dos Frades, para celebrar os 50 anos de presença da AF em Manaus. Um farto coquetel foi servido aos presentes, com direito a audição de afinado coral e a deslumbrante vista do Largo de São Sebastião e do Teatro Amazonas, O encontro terminou com o toque dos sinos da Igreja de São Sebastião anunciando chegada das 21h. Foi tudo de bom!

Fiscalização de transportes turísticos no Porto de Manaus

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) realizam, nesta sexta-feira (27), uma ação de orientação e fiscalização integrada de transportes turísticos no Porto de Manaus. A atividade é resultado do termo de cooperação técnica assinado na quinta-feira (26). Muito bom!

BDay

Maria Helena Fonseca, Carlos Valente, Goreth Garcia, Feliciano Mêne, Maturina Albuquerque, Mencius Melo e Nicole Loureiro Amorim figuram na lista dos festejados aniversariantes desta sexta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

A diretora-presidente da Aliança Francesa Manaus, Cláudia Mendonça brinda com Isabella Thiago de Mello e Davis Benzecry (Rodrigo Aguiar)
João Araújo, Cláudia Mendonça e Luzanira Muniz brindam no terraço do Hotel Casa dos Frades os 50 anos de atuação da Aliança Francesa em Manaus (Rodrigo Aguiar)
No festejo da Aliança Francesa, Jaqueline Veiga e o marido Helso do Carmo Ribeiro (Rodrigo Aguiar)
Josette Baptiste, Claudia Mendonça Avelino Rodrigues, João Luiz de Souza, Mylena Pantoja e Juliana Rodrigues celebrado a cultura francesa (Rodrigo Aguiar)
O diretor Avelino Rodrigues e Eline Barros, coordenadora pedagógica da Aliança Francesa