Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores em ocupações industriais até 2025

Até 2025, o estado do Amazonas precisará qualificar 114 mil pessoas em ocupações industriais, sendo 19,3 mil em formação inicial – para repor inativos e preencher novas vagas – e mais de 94 mil em formação continuada, para trabalhadores que devem se atualizar.  De acordo com Antonio Silva, presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), os dados fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025, estudo realizado pelo Observatório Nacional da Indústria.

 As ocupações industriais são aquelas que requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes também em outros setores da economia. O presidente também cita que o mercado de trabalho passa por uma transformação, ocasionada principalmente pelo uso de novas tecnologias e mudanças na cadeia produtiva. “Cada vez mais, o Brasil precisará investir em aperfeiçoamento e requalificação para que os profissionais estejam atualizados”.

Em todo o país, a demanda é de 9,6 milhões de trabalhadores qualificados. O Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025visa identificar demandas futuras por mão de obra e orientar a formação profissional de base industrial no país. 

As áreas com maior demanda por formação são: Transversais, Eletroeletrônica, Metalmecânica, Logística e Transporte, e Construção. As ocupações transversais são aquelas que permitem ao profissional atuar em diferentes áreas, como técnico em Segurança do Trabalho, técnico de Apoio em Pesquisa e Desenvolvimento e profissionais da Metrologia, por exemplo.

 GACC-AM festeja 23 anos de bons serviços

As crianças atendidas pelo GACC-AM aproveitaram ao máximo o festejo de comemoração dos 23 anos de bons serviços da casa à população manauense (Divulgação)

Nesta semana, o Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Amazonas (GACC-AM) comemora seu 23º aniversário. Para celebrar a data, a entidade realizou uma confraternização divertida e emocionante com os pequenos e seus familiares. “Ao longo desses 23 anos, o trabalho desenvolvido pela instituição se deve graças a doadores, voluntários e parceiros, que com muito amor contribuem de diversas formas para apoiar o GACC-AM. Nosso sentimento é de total gratidão”, destacou a presidente voluntária Jakeliny Bastazini, que há 16 anos faz parte da direção da instituição. Para contribuir basta entrar em contato com a central de doações pelo whatsapp (92) 3659-5000 ou acesse o site da instituição www.doegacc.org.br. Que tal ajudar?

Mezatrio lança “Centrípeto”

Formado há quase 20 anos em Manaus, o Mezatrio mostra a maturidade de seu som com o novo álbum,“Centrípeto”. O trabalho é o terceiro disco completo do grupo, originado como um trio e agora um quinteto com integrantes em três regiões do Brasil. Se os músicos buscam maior abrangência e circulam por diferentes cenas e estados, o álbum faz o caminho inverso. As canções voltam-se para si mesmas, enquanto melodias, arranjos e letras bem trabalhados ao longo das suas 14 faixas. “Centrípeto” chega a todas as principais plataformas.Ouça “Centrípeto”: https://smarturl.it/CentripetoMezatrio

Vem aí o Homeschooling (ensino domiciliar)

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o controverso projeto de lei que regulamenta o homeschooling (ensino domiciliar), espera somente o sinal livre do Senado Federal para ser posto em prática (Divulgação)

O projeto de lei que regulamenta o homeschooling (ensino domiciliar) foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, em Brasília, e está agora nas mãos do Senado Federal. Para virar lei, ainda é necessária a sanção do presidente Jair Bolsonaro. Na avaliação do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), caso seja aprovado, o ensino domiciliar trará prejuízos ao desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes do país. “É uma modalidade de ensino que possui mais pontos negativos que positivos, isso porque contribui para a desvalorização do profissional de educação. Ensinar não é o mesmo que ajudar no dever de casa. Os pais e responsáveis não possuem a formação pedagógica necessária para que a aprendizagem seja efetiva, por meio de metodologias e ferramentas de ensino”, destacou a presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade. E agora José?

ACNUR divulga estudo socioeconômico e laboral de pessoas venezuelanas em Manaus

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o Instituto Pólis e a AVSI divulgam nesta quinta-feira (26), às 14h (horário local), no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho do Amazonas e Roraima (MPT/AM-RR), na Av. Mário Ypiranga, 2479, Flores. os resultados de uma pesquisa inédita sobre o perfil socioeconômico e laboral de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus. Intitulada “Diagnósticos para a promoção da autonomia e integração local de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus: pesquisa de perfil socioeconômico e laboral”, o estudo ouviu cerca de 1.056 pessoas refugiadas e migrantes, em 419 entrevistas realizadas em outubro de 2021, e contempla recortes sobre gênero, perfil educacional, ocupação e outros.

I Congresso de Processo Constitucional e Direito Eleitoral

Chancelado pelo Uninorte I Congresso de Processo Constitucional e Direito Eleitoral que acontece em Manaus entre os dias 9 e 11 de junho, está com as inscrições abertas (Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Processo Constitucional e Direito Eleitoral, que acontece em Manaus entre os dias 9 e 11 de junho. O evento é uma realização do grupo Ser Educacional e do Uninorte – Centro Universitário do Norte, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre a legislação dos sistemas eleitorais e o controle da constitucionalidade. As inscrições podem ser feitas no site eventos.sereduc.com. O congresso terá a participação de juristas renomados da região Norte e do Brasil. A programação inclui painéis com os palestrantes e rodas de conversas. Alguns dos temas que serão abordados incluem a Lei da Ficha Limpa e Lei da Improbidade Administrativa; a OAB e combate à corrupção nas eleições; e a nova lei que pune a violência política contra as mulheres.

Equipe da gigante LG visita FPFtech

A Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), instituição privada que propõe soluções inovadoras, recebeu recentemente o time da LG de Manaus e da Coréia do Sul, para conhecer as instalações da FPFtech e projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria. A ocasião serviu para estreitar ainda mais a parceria e a troca de experiências nas tecnologias que vem sendo utilizadas. Muito bom!

Balé e dança contemporânea no Millennium Shopping

O Millennium Shopping recebe no sábado dançarinos do Centro de Artes Márcia Costa para uma apresentação que vai do balé clássico à dança contemporânea. Confiara (Divulgação)

No sábado (28), o Millennium Shopping recebe dançarinos do Centro de Artes Márcia Costa para uma apresentação que vai do balé à dança contemporânea. O público poderá acompanhar gratuitamente o espetáculo às 17h, na praça do mall. Segundo a coordenadora de marketing do Millennium, Elizandra Xavier, essa é uma oportunidade para valorizar os artistas locais e mostrar o trabalho desenvolvido pela escola de dança que, nesta semana, foi destaque no Festival de Dança de Manaus.

BDay

Soraya Michiles Vianez, Humberto Amorim, Isolda Campos, Eliel Lopes, Jamil Júnior, José Cruz Filho e Durval Salermo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Ao lado do marido Belmiro Vianez Neto a bela Soraya Michiles Vianez festeja hoje mais uma virada de folhinha. Parabéns, amiga
A sultana dos seringais Charufe Nasser recebeu nos seus domínios o governador Wilson Lima para provar os seus quitutes no almoço das quintas-feiras
Meus considerados amigos, engenheiros Lenize e Manoel Figueiredo circularam no friozinho das serras gaúchas, voltaram renovados para reassumir o comando da sua Leman Engenharia. Gosto deles
Ricardo e Vânia Atala emolduram Grecemar Abrahim Lustosa, que esteve entre nós para matar saudades dos amigos em voo relâmpago, e já voltou para João Pessoa onde mora atualmente
A camaleônica Mary Tuma arrasando a galera com novo corte nas suas louras madeixas. Adorei o visual
De bem com a vida Alberto Chã Filho foi recebido pelo assessor Hugo Araújo ontem no MiBar, para degustação do novo cardápio da casa