Em solenidade concorrida, Luís Fabian toma posse como novo conselheiro do TCE-AM

Doutor em direito e ex-secretário de Estado de Articulação, Luís Fabian Pereira Barbosa, tomou posse, ontem (05), como conselheiro do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM). O novo conselheiro foi nomeado pelo governador Wilson Lima após ter o nome aprovado por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Após empossar o novo integrante do colegiado, o conselheiro-presidente Érico Desterro, destacou a carreira pública de Luís Fabian que substitui o então decano da Corte de Contas, o agora conselheiro-aposentado Julio Cabral.

Ao assinar o termo de posse, o conselheiro Luis Fabian falou sobre a honraria do cargo e destacou sua experiência à frente de diversos órgãos da administração pública. “Minha atuação no TCE será sempre moldada pelos valores de ética, transparência e moralidade, tal qual determina a constituição, assumo hoje esse compromisso perante meus pares e a sociedade. Os últimos 15 anos em que estive à frente de várias pastas enquanto ordenador de despesas, certamente me legitimam para estar aqui nesse momento. Eu penso que o mais importante enquanto julgador de contas é orientar. Creio que o trabalho do TCE na formação e orientação desses gestores é fundamental para o bom uso da coisa pública”, disse o conselheiro Luís Fabian Barbosa.

Convênio inédito na área educacional

O Reitor Antônio Sousa Pereira, da Universidade do Porto e a Reitora Gisélle Lins Maranhão, da Universidade Nilton Lins celebram na sede da instituição portuguesa o início das tratativas entre as universidades (Divulgação)

A Universidade Nilton Lins e a Universidade do Porto formalizaram na última semana, convênio visando a atuação e o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas em diversos setores. A reunião entre a Reitora Gisélle Lins Maranhão e o Reitor Antônio Sousa Pereira aconteceu na sede da instituição portuguesa e marcou o início das tratativas entre as universidades visando a implementação de atividades planejadas e programadas a partir deste ano letivo. De acordo a Reitora da universidade amazonense, a troca de experiências já entusiasma as instituições. “A língua, os costumes e, portanto, as raízes, favorecem o intercâmbio de docentes e discentes de ambas as instituições, em cursos de Graduação e Pós-graduação, Lato e Stricto Sensu”, acrescentou Gisélle Lins.

Palestras e orientações on-line para agentes

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do Programa Saúde na Floresta (PSF), alcançou a marca de 938 webpalestras e teleorientações destinadas a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Indígenas de Saúde (AIS), que atuam em comunidades do interior do Amazonas. Os profissionais receberam formação em temas como urgência e emergência, saúde da mulher, saúde da criança e imunização, saúde do homem, saúde mental, alimentação saudável x obesidade, entre outros. Muito bom!

Espirais moldam novas joias HStern

O caminho tomado pela energia quando ganha liberdade, a forma livre do crescimento, lá estão as espirais que inspiram as novas joias HStern (Divulgação)

Espirais são as formas mais comuns encontradas no mundo natural. Do desenho fascinante das galáxias, passando pelo desabrochar das flores, o mistério dos embriões, o assombro dos furacões e redemoinhos, o caminho tomado pela energia quando ganha liberdade, a forma livre do crescimento, lá estão as espirais que inspiram as novas joias HStern. Motivos espirais são vistos no mundo todo e associados a simbologias ligadas à religião, arte, sonhos, lendas populares ou à mitologia. Em matemática, uma espiral é uma linha simples que cresce continuamente em direção ou a partir do seu centro. Mas o seu poder simbólico está na evocação de um caminho de crescimento, transformação e de uma jornada evolutiva.  Na nova coleção HStern, as espirais refletem as formas da Natureza por meio do Ouro Nobre 18K – a liga exclusiva da HStern com tom champanhe – e diamantes, com círculos infinitos formando as joias.

1° Festival de Música e Arte de Manaus

Começa nesta quarta-feira (06), a partir das 18h, no Parque Municipal do Idoso, localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, o 1° Festival de Música e Arte de Manaus (Femuarte).O festival, que acontece nos dias 06, 07 e 8/4, é aberto ao público, e busca descobrir e divulgar talentos culturais, escolher a melhor composição inédita, estimular a participação de compositores, cantores e artistas de Manaus, além de fomentar a cultura da economia criativa, com uma feira de artesanato. Serão apresentadas 19 composições inéditas, nos intervalos das apresentações, ocorrerão shows de nove bandas regionais, entre boi-bumbá, MPB, rock nacional e música do beiradão. A chancela do evento é da Prefeitura de Manaus via Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Suframa usa tecnologia mobile para otimizar vistorias e fiscalizações

A Suframa está utilizando a tecnologia mobile para otimizar o processo de vistorias físicas nas fiscalizações do ingresso de mercadorias nacionais na área de atuação da Autarquia (Divulgação)

Desde o começo de abril, a Suframa está utilizando a tecnologia mobile com uso de dispositivos móveis contendo aplicativo para otimizar o processo de vistorias físicas nas fiscalizações do ingresso de mercadorias nacionais na área de atuação da Autarquia. Com o aplicativo, o vistoriador faz o registro fotográfico da mercadoria e com a imagem ocorre a captura automática de itens de rastreabilidade do local e dos procedimentos da vistoria como, por exemplo: marca d’agua da Suframa nas fotos, data, hora. Também permitirá capturar a latitude e longitude do local (geolocalização) para a confirmação da localização exata da realização da vistoria; e ainda as imagens dos itens da mercadoria discriminadas na nota fiscal eletrônica (NF-e), dados do transporte, bem como a leitura automática de código de barras dos produtos.

Musical encerra a programação de Páscoa no Sumaúma

No próximo domingo (10), a programação de Páscoa no Sumaúma Park Shopping se encerra com o musical ‘As Aventuras da Família Coelho’, encenado pelos artistas da Espatódea Trupe Produções Artísticas. Além do espetáculo, as crianças ainda participam de brincadeiras, oficinas de máscaras, maquiagem artística e competições divertidas. As ações acontecem na praça de alimentação, das 16h às 19h. Para participar, o público não paga nada. A Espatódea Trupe atua há 6 anos promovendo eventos e cursos de teatro, balé, modalidades da dança, circo, TV e cinema, canto e musicalização infantil.

‘Te Encontro na Barroso’

O Casarão de Ideias anuncia o evento ‘Te Encontro na Barroso’, que busca proporcionar uma experiência diferenciada por meio da arte do entretenimento e de novos negócios no Centro de Manaus (Divulgação)

Com o objetivo de transformar a Rua Barroso em uma via cultural e de fomento ao empreendedorismo, o Casarão de Ideias anunciou, na última semana, o evento ‘Te Encontro na Barroso’, que busca proporcionar uma experiência diferenciada por meio da arte, do entretenimento e de novos negócios no Centro de Manaus. A ocupação está marcada para ocorrer no dia 24 deste mês, das 16h às 22h. E para compor os atrativos da ocupação, o Casarão abriu um chamamento público para todos aqueles expositores que tenham interesse em apresentar seus produtos e/ou inovações.Os interessados devem encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] até esta quarta-feira (06), e colocar no assunto ‘Chamada Criativa’. Já no corpo do e-mail devem informar nome completo, telefone para contato, nome do negócio e/ou empreendimento, além de cinco fotos no máximo do produto e/ou ideia.

Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas

O 1º Encontro de Profissionais da Dança do Amazonas será realizado de 8 a 12 de abril, no salão nobre do Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, Centro). O evento vai receber bailarinos, artistas independentes, produtores culturais e palestrantes renomados para discutir a identidade da dança no Amazonas, política, economia, cultura de incentivos e educação pela dança, além do formato do Festival Amazonas de Dança (FAD 2022). A abertura do evento acontece na sexta-feira (08), às 18h, com duas palestras, performances e debates. O encontro é gratuito, mediante apresentação da carteira de vacinação contra a Covid-19 atualizada.

BDay

Mazé Mourão, Sérgio Tomaz Avelino, Alcy Hagge Cavalcante, Vladimir Macedo, Jaurícia Loureiro, Júlio Pedrosa, Wrilene Limongi (em Brasília-DF), Caroline Frota e Ana Loureiro Muniz Melo figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Ariana das boas e, imortal duas vezes (AAL e ALCAMA), a jornalista e minha amiga querida de longas datas, Mazé Mourão recebe hoje todos os confetes e merecidos paparicos pelos seus 69 anos bem vividos. Parabéns, Mazé, te amo. Sabes disso
Aniversariante da temporada, a bonita Isabella Benacon de Oliveira ganhou ontem, festejo intimista preparado pelos pais José Artur e Gracélia. Ganhou flores e outros mimos merecidos
Em São Paulo, o empresário grego Jean Andrés Papaprodromon festejou a chegada dos seus 30 anos em jantar com a família e amigos no Restaurante Pino. No clique, o aniversariante com sua mãe Rulla e a namorada Victoria Chioramital
Zeca Nascimento fez questão de prestigiar o níver do amigo grego Jean Andrés. No clique, dona Rulla Papaprodromon e o advogado Paulo Meira
No restô Pino, o tio do aniversariante Nicolas Papaprodromon e sua bela namorada Sávia Rego
O conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro e Silva; o recém-empossado conselheiro Luís Fabian Pereira Barbosa e o governador Amazonas Wilson Lima, nos domínios da Corte de Contas do Estado (Ana Claudia Jatahy)