Organização Internacional para as Migrações doa equipamentos para o fortalecimento de cobertura vacinal de migrantes em Manaus

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) realizou na quinta-feira (31), a doação para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), de equipamentos para fortalecer as ações de saúde no plano de coberturas vacinais de migrantes em Manaus. 

A OIM faz parte do Sistema das Nações Unidas e integra a organização intergovernamental promovendo ações no campo da migração. Os equipamentos serão encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), órgão responsável pela imunização no território. 

“Os equipamentos serão utilizados para ampliar a cobertura vacinal e o acesso da vacina para a população de migrantes, além de integrar outras ações estratégicas voltadas para esse público em Manaus”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

‘Plantão Tira Dúvidas’ sobre declaração do IR

De acordo com a coordenadora do curso de Contabilidade da Nilton Lins, Renata da Costa Sales (foto), a Universidade já realiza este projeto para a comunidade há mais de 15 anos, esclarecendo dúvidas e questionamentos do IR (Divulgação)

 Faltando exatamente 30 dias para o final do prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda 2022 (IR), a Universidade Nilton Lins promove o ‘Plantão Tira-Dúvidas’ para orientar, esclarecer e auxiliar os contribuintes de Manaus ao correto preenchimento da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física. Os atendimentos são gratuitos e serão feitos por professores e alunos treinados do curso de Ciências Contábeis da instituição em dois horários: pela manhã, de segunda a quinta-feira, no horário de 8h às 12h, na sala 226 da Universidade; e no período da noite, a partir das 18h20màs 21h00m em todos os dias da semana (com exceção dos sábados, domingos e feriados) na sala 116.

Fieam lança Prêmio Qualidade Amazonas 2022

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) por meio do Programa Qualidade Amazonas lançou, na quinta-feira (31), o Prêmio Qualidade Amazonas – PQA 2022. Realizado no auditório Auton Furtado Júnior, o evento contou com a presença de representantes da Estação Naval do Rio Negro, organização vencedora do PQA 2021, troféu Diamante em Gestão. Na ocasião, o capitão de Fragata, Luiz Heleno Machado Maia, atual comandante da Estação Naval do Rio Negro, expôs os avanços conquistados pela organização com a aplicação do Modelo de Excelência em Gestão para a instituição quanto para a sociedade. Muito bom!

Empoderamento feminino

Empresárias do Vieiralves encerraram o mês de março com uma roda de conversas das mais proveitosas. A programação contou com a defensora pública e pré-candidata ao governo do Amazonas, Carol Braz –PDT (Divulgação)

A Associação de Empresários do Vieiralves (AEV) realizou, na quarta-feira (30), o ‘Beauty Talks: O que é beleza para você?’ e uma roda de conversas, para encerrar o mês de homenagens às mulheres. A programação também contou com a presença da defensora pública e pré-candidata ao governo do Amazonas, Carol Braz (PDT), que abordou o empoderamento feminino sob diversos aspectos. O Vieiralves um dos bairros mais antigos de Manaus, conta com mais de 3 mil empresas. A grande maioria dos estabelecimentos tem como foco as camadas A e B da sociedade. A região que surgiu de um conjunto habitacional tornou-se uma área comercial consolidada, onde a presença feminina tem crescido.

Apib convoca indígenas para Acampamento Terra Livre 2022 em Brasília

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) realiza a 18ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), entre os dias 04 e 14 de abril. Com o tema ‘Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política’, em 2022 a mobilização retorna a Brasília após dois anos de atividades online devido a pandemia da Covid-19.O acampamento acontecerá no mesmo período em que o Congresso Nacional e o Governo Federal pautam a votação de projetos que violam os direitos dos povos indígenas como o Projeto de Lei 191/2020. O PL abre as terras indígenas para exploração em grande escala, como mineração, hidrelétricas e outros planos de infraestrutura. 

TCE-AM recebe prestações de contas de 98% dos órgãos jurisdicionados

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) recebeu as prestações de contas do exercício 2021. Sete gestores não realizaram o envio da documentação e um entregou fora do prazo (Divulgação

Ao final do prazo de entrega das prestações de contas, exercício 2021, ao Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), sete gestores não realizaram o envio da documentação e um entregou fora do prazo. Pelo descumprimento legal, os gestores são considerados inadimplentes com o TCE-AM e podem ser punidos com multas — a partir de R$ 1,5 mil — pelo não envio. Ao todo, dos 368 gestores públicos que deveriam enviar as prestações de contas dos respectivos órgãos, 360 cumpriram com o prazo e enviaram a prestação por meio do sistema e-Contas e um enviou na manhã de ontem (1º). O número representa 98,1% de entrega. Os jurisdicionados tinham até as 23h59 do dia 31/03 para o envio no prazo legal.

Autismo no centro dos holofotes no mês de abril

No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, neste sábado (02), o Manauara Shopping, administrado pela Aliansce Sonae, terá suas fachadas iluminadas de azul, cor que simboliza a luta pela compreensão a respeito do TEA (Transtorno do Espectro Autista). Antes invisibilizado, o tema tem ganhado a cada ano mais atenção das iniciativas privada e pública a partir do movimento Abril Azul. Segundo dados da OMS cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo são diagnosticadas com autismo, 2 milhões só no Brasil.

Boulanger Rogério Shimura assina novidades no Pátio Gourmet

O incensado boulanger Rogério Shimura é quem assina as novidades do setor no Pátio Gourmet. Ele foi para prestar consultoria, capacitando as equipes do segmento de padaria e criando novos produtos (Reprodução Internet)

 Referência em panificação, o boulanger Rogério Shimura assina as novidades do setor no Pátio Gourmet. Ele foi convidado pela marca para prestar consultoria, capacitando as equipes do segmento de padaria e criando novos produtos. Experiente, Rogério Shimura foi eleito em 2019 o  melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC), entidade que reúne associações do segmento da panificação de todo o mundo. Ele é fundador da escola Levain, onde são oferecidos cursos em todas as áreas da gastronomia, incluindo a panificação. Fino, hein?

Valorização da cultura indígena

Em celebração ao mês dos povos indígenas, a Feira da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), mais conhecida como Feira da FAS, vai celebrar a Identidade Indígena em sua próxima edição, marcada para o dia 10 de abril, das 8h às 19h. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e terá mais de 70 expositores vendendo produtos diversificados. Nesta edição especial da Feira da FAS, 70% dos expositores trarão a identidade indígena, onde estarão distribuídos em todos os espaços, variedade, gastronomia e cidadania.

BDay

Marcelo Dutra e Simone Ale  figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Amiga querida, a jornalista e imortal Mazé Mourão, ganhou ontem no ZefinhaAmazonas, almoço surpresa orquestrado por um grupo de amigas antecipando o festejo da sua troca de data na segunda-feira. No clique, a homenageada e a amiga advogada Denise Macedo
Adilton Gentil Filho é o mais novo médico da capital amazonense. Feliz, ele recebeu ontem seu diploma de modo virtual concedido pela Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Amazonas. Parabéns
Bem resolvida e de bem com a vida, a médica obstetra e ginecologista Glenda Tussolini celebra nesta sábado mais um abril na sua vida. Parabéns, moça bonita
O empresário Rodrigo Waughan festeja o quarto ano consecutivo do Grupo Gerbera no Great Place To Work. É um certificado de qualidade que atesta que a empresa está entre as melhores para se trabalhar no Brasil. Sucesso!
Escorpiana das boas Baby Rizzato é um bólido, sempre arrasa por onde passa, com sua postura correta e comentários bem postos e francos. Gosto dela de montão. Carece mais?
Colaboradoras da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), junto aos equipamentos doados pela OIM, para fortalecer as ações de saúde no plano de coberturas vacinais de migrantes em Manaus (Quézia Pinheiro)