Secretário de Saúde, Anoar Samad, recebe título de Cidadão do Amazonas e Medalha Ruy Araújo

O médico urologista e secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad recebeu, ontem (07), o título de Cidadão do Amazonas e a Medalha Ruy Araújo na Assembleia Legislativa do Amazonas, por seus relevantes serviços prestados à saúde do Estado. A sessão especial de outorga foi realizada no Plenário Ruy Araújo.

As duas homenagens representam as maiores honrarias concedidas pela Casa Legislativa, que foram propostas, por meio do Projeto de Lei de Nº 361/2021, do deputado Dr. Gomes. 

Em seu discurso, Anoar Samad destacou sua trajetória profissional; o momento em que foi convidado pelo governador Wilson Lima para assumir o comando da Secretaria; e o trabalho de toda equipe da SES-AM.

A trajetória na carreira médica e como secretário de Saúde foi destacada durante a homenagem. Com quase 30 anos de experiência, o secretário de Saúde, Anoar Samad, é médico urologista prestigiado nacional e internacionalmente por sua atuação profissional. Homenagem merecida!

FCecon abre inscrições para programa de iniciação científica

Estão abertas na FCecon, as inscrições para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) edição 2022/2023 (Laís Pompeu-FCecon)

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) abriu, ontem (07), as inscrições para o Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) edição 2022/2023. O Paic é um programa vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que incentiva e fomenta iniciativas na ciência. Na FCecon, todos os projetos devem ter relação com a Oncologia. O programa tem duração de 12 meses e é coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Nesta edição, das 65 vagas disponíveis, 50 serão financiadas com recursos do tesouro estadual, por meio da Fapeam. O edital está disponível no site da Fundação (www.fcecon.am.gov.br).

“Empodera Ela”

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Manauara Shopping, participará, no período de 08/3 a 10/4, do espaço colaborativo ”Empodera Ela”, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, para promover o trabalho de mulheres empreendedoras da capital. O objetivo da ação é incentivar o empreendedorismo feminino e contará com workshops e mentorias gratuitas, além de beneficiar 18 artesãs cadastradas no Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi. Localizado no piso Castanheiras do Manauara Shopping, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul, o espaço colaborativo terá dois ambientes, para seis empreendedoras. Um deles terá uma vitrine com salão principal e o outro será destinado aos provadores.

No Dia da Mulher, live sobre Síndrome da Impostora

Luciana Nogueira Minev, diretora executiva da empresa de consultoria Impact Hub Manaus, apresenta nesta terça-feira, a live “Uma Outra Perspectiva da Síndrome da Impostora” comemorando o Dia Internacional da Mulher (Divulgação)

Comemorado o Dia Internacional da Mulher nesta terça-feira (08), a Singulari apresenta a live “Uma Outra Perspectiva da Síndrome da Impostora”, com Luciana Nogueira Minev, diretora executiva da empresa de consultoria; e Juliana Teles, sócia-fundadora do Impact Hub Manaus. “A live vai trazer outra perspectiva a respeito da Síndrome da Impostora porque, normalmente, existe o entendimento que é uma questão individual, por insegurança ou questões pessoais. No entanto, essa sensação é uma construção social, tem muito a ver com o meio, o ambiente que essa mulher está inserida”, comenta Luciana. A transmissão inicia às 8h, no Youtube (@singulariconsultoria).

Projeto Mulheres Positivas

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a TIM reuniu as empresas que fazem parte do projeto Mulheres Positivas em uma grande “feira virtual de empregabilidade”. De 7 a 11 de março, estarão disponíveis seis vagas no Amazonas, além de cursos e workshops para apoiar as mulheres em seu desenvolvimento pessoal e profissional. No Amazonas, há vagas para a cidade de Manaus. Os postos de trabalho são para as áreas, comercial e vendas. Muito bom!

Semana da Mulher Economista

A Semana da Mulher Economista será comemorada com palestras e rodadas de debates com a participação da presidente do Corecon-GO, Kerssia Preda Kamenach; das psicólogas Cynthia Rocha Mendonça e Almilene Figueira, e da professora universitária Cleisa Bessa (Divulgação)

A Comissão de Valorização Profissional do Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) vai promover nos dias 8, 9 e 10 de março a Semana da Mulher Economista, com palestras e rodadas de debates sobre o protagonismo da mulher no enfrentamento da crise econômica, a violência contra a mulher, o empoderamento feminino e o conhecimento como inclusão da mulher. As lives serão transmitidas via YouTube e Instagram do Corecon-AM. Participam da ação, a presidente do Corecon-GO, Kerssia Preda Kamenach; as psicólogas Cynthia Rocha Mendonça e Almilene Figueira. Encerra a programação, a professora universitária Cleisa Bessa. De acordo com o presidente do Corecon-AM, Marcus Anselmo Evangelista, as inscrições para a Semana da Mulher Economista estão abertas no link http://encurtador.com.br/asCVZ

O canto das deusas

A aurora do amanhecer das mulheres, nasce no céu. Com aromas de arco-íris. Suavizam o tempo. Bordadas com a essência da vida. Espantam desventuras. Acordam o silêncio. Embelezam jardins da alma. São as mulheres que guardam as horas da esperança e do amor. Com sorrisos ecoando pétalas. (Vicente Limongi Netto)

Dia da Mulher é celebrado com atividades gratuitas no Shopping Manaus ViaNorte

Em parceria com o Instituto Mãos que Criam Arte, o Shopping Manaus ViaNorte celebra o Dia Internacional da Mulher com atividades gratuitas como limpeza de pele, esmaltação das unhas, maquiagem, massagem, design de sobrancelhas, além de oficinas de artesanato (Divulgação)

A celebração do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), será ainda mais especial com a programação que o Shopping Manaus ViaNorte, em parceria com o Instituto Mãos que Criam Arte, preparou. As mulheres que comparecerem ao centro de compras poderão participar, gratuitamente, de atividades como limpeza de pele, esmaltação das unhas, maquiagem, massagem, design de sobrancelhas, além de oficinas de artesanato, das 14h às 17h. O Mãos Que Criam Arte é um instituto que realiza ações com mulheres que já passaram pelo tratamento contra o câncer. Para enfatizar a força das mulheres, durante a programação haverá uma palestra motivacional sobre cuidados com a saúde e a autoestima,  com a participação da assistente social Sibelhe Botelho.  As atividades acontecerão no segundo piso do shopping, ao lado da loja Favorita. Não há necessidade de inscrição prévia para participar.

Oferta de qualificação exclusiva para mulheres no Cetam

Nesta terça-feira (08), o governador Wilson Lima faz um balanço das inscrições do pacote de cursos do Centro de Tecnologia do Amazonas (Cetam) exclusivo para mulheres anunciado no último sábado, como parte da programação em alusão ao Dia Internacional da Mulher. Estão sendo ofertadas 4.335 vagas em 33 cursos de qualificação e as inscrições são on-line, Começa nesta terça-feira, ainda, a oferta da linha de financiamento “Crédito Rosa”, também anunciada pelo governador. A nova linha da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) vai contemplar mulheres empreendedoras com crédito de R$ 500 a R$ 21 mil.

BDay

Elidith de Amorim Toledo, Ronaldo Leite Filho, minha irmã Suely Aguiar, Dinah Abrahim (em São Paulo-Capital), Carolina Toledo e Josene Araújo (em Parintins-AM) figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada a bela arquiteta Jória Guerreiro Simões festejou no sábado, ao lado do marido Lucas Simões, a chegada dos seus 40 anos redondinhos com almoço concorrido no salão de festas do chicoso condomínio Paraíba 275
Dama da tradicional sociedade amazonense, Jória Tapajóz Said com seu amicíssimo Zeca Nascimento, prestigiando o aniversário da neta Jória Guerreiro Simões. Somos amigos
Carla Pedrosa, Ana Guerreiro, Zeca Nascimento e Ana Claudia Ribeiro Tinoco no níver de Jória Guerreiro Simões
Ghislaine Oliveira feliz da vida com o filho Paulo. Haja corujice
Reitora da Universidade Nilton Lins, Gisélle Lins Maranhão festejou ontem, em família, os 24 anos do filho caçula Gustavo. Parabéns, garoto
Sempre de bem com a vida, Letizia Barros enfeita a coluna desta terça-feira, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher
O mais novo cidadão amazonense, secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad festeja a honraria ao lado de sua mulher, a doce Adriana. Gosto deles