Mototaxistas recebem crédito por meio de programa de financiamento do Governo do Amazonas

Com o objetivo de fortalecer microempreendedores de Manaus e do interior, além de fomentar a geração de empregos, o programa +Crédito Amazonas, do Governo do Estado, está beneficiando mototaxistas com financiamento de até R$ 5 mil. Na sexta-feira (25/02), foram entregues os primeiros cheques aos profissionais contemplados pela iniciativa, viabilizada pela parceria entre a Agência de Fomento do Estado (Afeam) e o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

O pagamento poderá ser feito em até 24 meses, com carência de 90 dias para a quitação da primeira parcela do financiamento. Clientes especiais da Afeam poderão fazer parcelamento em até 36 meses, com carência de 180 dias para pagamento da parcela inicial.

Para solicitar o financiamento, é necessário que o mototaxista tenha o curso de Especialização ou de Atualização do Detran-AM. O curso precisa estar válido; caso esteja vencido, é preciso que o profissional se atualize. A inscrição é feita exclusivamente pelo site da Afeam, por meio do link: www.afeam.am.gov.br.

Em defesa da Zona Franca de Manaus

O prefeito de Manaus, David Almeida reuniu-se com lideranças políticas e empresariais do Estado, para que, juntos, enviem uma Carta Aberta ao governo federal em defesa da Zona Franca de Manaus-ZFM (Antonio Pereira-Semcom)

O prefeito de Manaus, David Alemeida reuniu-se na segunda-feira (28/2), com lideranças políticas e empresariais do Estado, para que, juntos, enviem uma Carta Aberta ao governo federal em defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), atingida duramente na última sexta-feira (25/2), pelo Decreto Federal nº 10.979, que reduz em 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tornando insustentável a produção na capital amazonense. O encontro aconteceu no Palácio Rio Branco, no Centro. Após a reunião, David Almeida anunciou que uma Carta Aberta seja enviada ao governo federal solicitando que os incentivos a ZFM sejam mantidos, garantindo assim a competitividade do modelo econômico instalado no Amazonas. É por aí! 

Ações voltadas para empreendedorismo impulsionam economia verde na Amazônia 

Garantir formação empreendedora, capacitações, parcerias e apoio  financeiro para desenvolver negócios sustentáveis na Amazônia. Essas são as estratégias de empreendedorismo executadas pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) em Manaus e em Unidades de Conservação (UCs) no interior do Amazonas. Para que isso se torne possível, o projeto oferece suporte para os novos empreendedores amazônicos por meio de formação e capacitação gratuitas, abordando os temas como educação financeira, gestão de negócios, mercado e comercialização, inovação, tecnologia, entre outros. Após promover a organização produtiva das cadeias estratégicas locais, a FAS ainda facilita o acesso dos empreendedores à educação financeira, microcrédito e investimentos de impacto, garantindo que eles tenham controle sobre a gestão financeira de seus próprios negócios. Muito bom!

Letreiro turístico da Prefeitura de Manaus ganha piso acessível

Atração da capital amazonense, o letreiro turístico oficial de Manaus instalado no complexo da Ponta Negra, teve obra concluída e já pode receber visitantes e turistas (Antonio Pereira-Semcom)

O piso acessível do letreiro turístico oficial da Prefeitura de Manaus instalado no complexo da Ponta Negra, zona Oeste, foi concluído e já pode receber visitantes e turistas. Sua instalação usou piso de bloco pré-fabricado de concreto, também chamado de paver. O material é mais resistente ao fluxo de pessoas e permite acessibilidade universal para pessoas com mobilidade reduzida e com deficiência (PcD). O letreiro turístico está instalado nas proximidades do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em uma área que tem como fundo a vista para o rio e a ponte jornalista Phelippe Daou. A iluminação cênica vai proporcionar interatividade com o público, além de acompanhar as campanhas de saúde que usam as cores como referência. Muito bom!

‘Fios da juventude’ viram tendência em 2022

A biomédica esteta Aline Vizioli trabalha com implante de fios desde 2014 e detalha que o procedimento tem feito cada vez mais sucesso por auxiliar no rejuvenescimento sem modificar as características (Divulgação)

Utilizados há mais de três décadas em forma de fios para sutura de cirurgias, os fios de polidioxanona (PDO) – popularmente conhecidos como ‘fios da juventude’ – ganharam espaço entre os tratamentos de estética e chegaram para ficar. Bioestimuladores de colágeno, eles viraram tendência este ano por se mostrarem seguros e eficazes na redução do processo de envelhecimento, melhorando a textura e elasticidade da pele e eliminando marcas de expressão. Segundo a biomédica esteta Aline Vizioli que trabalha com implante de fios desde 2014 e detalha que o procedimento tem feito cada vez mais sucesso por auxiliar no rejuvenescimento sem modificar as características naturaiscompletamente absorvida pelo organismo. Aline comenta que, embora não exista uma fórmula milagrosa para impedir a ação do envelhecimento, os fios de PDO são excelentes aliados nesse processo, com efeitos que se mantêm por aproximadamente dois anos. “É um investimento que vale a pena e não gera arrependimentos”, enfatiza.

McDonald’s estreia no Lollapalooza Brasil  

Pela primeira vez, o McDonald’s confirma sua participação no Lollapalooza Brasil, um dos festivais de música alternativa mais diversificados e famosos do país. Para atender o público, a marca está trabalhando em uma estrutura com duas cozinhas e mais de 200 pessoas envolvidas na operação. O McDonald’s também patrocina as transmissões ao vivo no canal Multishow, e prepara uma série de ofertas para o McDelivery, além de combos temáticos.  Assim, quem optar por curtir o Lollapalooza Brasil no sofá, também pode ter um momento Méqui ao som de sua atração preferida.  

Março lilás: prevenção do câncer de colo do útero

A médica ginecologista Mônica Bandeira, chefe do serviço de Ginecologia da FCecon, diz que é importante que as mulheres sejam alertadas para a conscientização sobre o câncer de colo do útero (Lucas Silva)

O mês de março marca um período de atenção especial à saúde da mulher. Além de estar relacionado ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8, o Março Lilás é dedicado também à campanha de prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Esse tipo de câncer é uma das maiores causas de morte pela doença entre as mulheres no mundo. Em 2021, 270 mulheres morreram devido ao câncer de colo de útero, uma média de 23 mulheres por mês, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O câncer de colo de útero, excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina. O fortalecimento da prevenção ao câncer de colo uterino é uma das metas principais da saúde pública. Hoje é a terceira neoplasia maligna que mais mata mulheres no Brasil, sendo a principal causa de mortalidade de mulheres em idade fértil no Amazonas. Prevenção é tudo!

Insensatez 

A indignação da jornalista Ana Dubeux “A insensatez, sempre ela” (Correio Braziliense- 27/02),  repudiando o conflito sangrento entre Rússia e Ucrânia reflete a angústia e a tristeza dos homens de bem, defensores da paz, do diálogo, da solidariedade e do amor. “Faça amor, não guerra”, exortava o slogan pacifista que ecoou pelo mundo, na década de 60. A intolerância de Vladimir Putin é própria dos governantes autoritários. Coloca em primeiro lugar a soberania da Rússia e dos russos, para defender e expandir seus atos beligerantes. O mais penoso e doloroso é que crianças já estão morrendo.  Como bem salientou e lamentou, no face, o ex-presidente e senador Collor de Mello, “Infelizmente a humanidade ainda não aprendeu com as dores das guerras que já enfrentamos”. (Vicente Limongi Netto)

BDay

Kathleen Neves Lima, Claudia Teixeira Lopes, Cassandra Castro, Berna Monte (em Roma) e Ísis Fróes figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Aniversariante da temporada, Rômulo Mêne festejou ontem, no Rio, seu aniversário com a noiva Victoria Pinheiro no restaurante Gajos D’Ouro, em Ipanema. Congratulations my friend
Amigo querido de uma vida, Bosco Fonseca celebrou ontem mais uma virada de folhinha. Parabéns, meu irmão
Em Parintins, dona Cezarina Fernandes reuniu a família no domingo para comemorar mais um março na sua vida. Foi cumprimentadíssima
Mílcia Maria Braga Portella com o marido Nílio e o filho Nílio Jr, festejou seu níver no domingo na sua morada do Condomínio Alphaville. Saúde, amiga
Sempre de bem com a vida a descolada Kátia Vasconcelos prestigiou a domingueira carnavalesca do agitado e fechadíssimo Buteco da Maru
Eunice Lopes (Maru), Amália Affonso e Creusa Lopes fervendo no domingo de Carnaval no exclusivo Boteco da Maru. Gosto delas