Desafio de integrar o rio, o Centro e as pessoas é apresentado pela prefeitura em webinário

Uma das pautas abordadas durante o webinário “Estratégias de reabilitação para centros históricos: estudos de caso”, organizado pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana e Regional América Latina (Iurc-LAC), realizado na quinta-feira (24), foi o desafio de trazer o rio para o Centro e o Centro para as pessoas. A Prefeitura de Manaus tem um termo de cooperação com o Iurc.

A apresentação de Manaus fez um apanhado histórico da capital, cuja área urbana é de 427 quilômetros quadrados, trazendo mapas da mancha urbana de ocupação e dos eixos estruturantes de transporte e infraestrutura em contraponto ao crescimento da população para fora desta região, seguindo um fluxo diferente. “A cidade cresce ainda espraiada, horizontalmente e sem preencher os vazios urbanos nas regiões onde se tem melhor infraestrutura”, explica o arquiteto e urbanista Leonardo Normando, coordenador de programa no Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

As cidades de Manaus, Nápoles (Itália), e Cienfuegos (Cuba) apresentaram ações estratégicas de regeneração urbana durante o evento virtual, que se debruçou sobre a crise dos centros urbanos, que se agravou especialmente com a pandemia da Covid-19.

O material ficará disponível no canal do Iurc no YouTube, podendo ser acessado posteriormente, tão logo a edição do conteúdo seja finalizada pelo programa.

Nota oficial Fieam – Redução IPI 

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) vem, por meio desta nota oficial, externar seu repúdio à publicação do Decreto nº 10.979, datado de 25 de fevereiro de 2022, e promulgado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A medida contradiz tudo o que havia sido sinalizado pelo próprio governo federal em tratativas anteriores, por intermédio do Ministro Paulo Guedes e da Secretária Especial de Produtividade e Competitividade, Daniella Consentino.

O decreto, que reduz em 18,5% o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de automóveis de passageiros, e em 25% a alíquota de IPI incidente sobre os demais produtos, exclusive tabaco e seus sucedâneos manufaturados, desfere um duro golpe na competitividade dos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus, além de impactar as receitas de estados e municípios.

O governo se utilizou de sofismas para decretar uma medida que, em linhas gerais, reduz o apelo da produção local e torna mais vantajosa a produção em outras Unidades da Federação que não possuem as dificuldades logísticas e peculiaridades do Amazonas.

Tal acinte fere indiretamente as prerrogativas constitucionais da Zona Franca de Manaus. O segmento industrial amazonense assevera que não se posiciona contrário às medidas que beneficiem a indústria nacional e o desenvolvimento de novas matrizes para o estado. É imperioso, contudo, que essa transição seja de forma gradual e planejada, não de maneira arbitrária e abrupta. O respeito à condição legal de excepcionalidade do Amazonas é fundamental.

A Fieam permanece à disposição para discutir alternativas que resguardem o modelo de desenvolvimento mais exitoso do país e que manteve 96% da floresta preservada.

Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário

Propostas pertinentes à segurança no transporte de cargas e passageiros, principalmente na bacia amazônica, foram discutidas exaustivamente no Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário (Divulgação)

A modernização e a necessidade de novos investimentos das hidrovias e portos brasileiros e a segurança no transporte de cargas e passageiros, principalmente na bacia amazônica, foram parte das propostas debatidas no encerramento do Fórum Brasileiro de Transporte Aquaviário, realizado ontem (25), em Manaus, e que serão encaminhadas para diversos órgãos públicos estaduais e federais do setor. Durante o principal encontro nacional desde 2019 e que reuniu na capital amazonense, lideranças de todos os estados e os presidentes da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), e da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega). Na oportunidade foi empossada a nova diretoria do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial do Estado do Amazonas (Sindarma), sob o comando de Galdino Alencar Júnior.

Covid-19: AM na fase laranja

O Amazonas segue na fase laranja (risco moderado) para a transmissão do novo coronavírus, com redução de 69% na média diária de casos e de 64% hospitalizações para Covid-19. O cenário epidemiológico atualizado consta em novo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), disponível em: https://bit.ly/3IrsHzV. A análise compreende o período de 9 a 22 de fevereiro e é consolidada pela equipe da Sala de Análise de Situação de Saúde (SASS) da FVS-RCP. Na média diária de casos, houve redução de 49% na capital do estado, Manaus, e 90% no interior. Nos 14 dias analisados, foram registrados 18.665 casos, representando uma taxa de incidência de 443 casos por 100 mil habitantes no estado.

Chinesa Hexing de olho no Amazonas

Na sede da Sedecti, representantes da multinacional chinesa Hexing sinalizaram ao Governo do Amazonas a instalação de uma unidade no Amazonas (Divulgação)

Representantes da multinacional chinesa Hexing sinalizaram para o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em reunião ocorrida ontem (25), a instalação de uma unidade (planta) no Amazonas. O interesse para o investimento será aplicado na produção de inversores para energia fotovoltaica (solar) no Amazonas. O inversor de energia solar é um item essencial do kit de energia solar, com função de converter a energia elétrica gerada pelos painéis de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA), além de garantir a segurança do sistema e medir a energia produzida pelos painéis solares. O secretário em exercício da Sedecti, Renato Freitas, avaliou que a sinalização dos investidores chineses vem em um momento importante para a retomada da economia no Amazonas. É por aí!

Operação ‘Mercado Seguro’

A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) dá continuidade à operação “Mercado Seguro” neste sábado (26). A iniciativa busca levar orientações sobre boas práticas sanitárias ao público e aos funcionários nos supermercados da capital amazonense. A operação teve início no dia 12 deste mês, e já percorreu 25 estabelecimentos. Outros dez estão previstos para este fim de semana. Ao longo do dia os fiscais sanitários irão visitar estabelecimentos em diferentes bairros, para observar as condições de armazenamento e manipulação dos produtos, e, em casos de possíveis irregularidades, prestar orientações e descartar itens em situação considerada imprópria para consumo. Eles também vão conversar com os clientes, para conhecer mais sobre as práticas de atendimento dos supermercados, além de entregar cartilhas educativas sobre condutas sanitárias.

Projeto do Colégio Palas Atena vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Com o tema “Master Palas: Receitas com Alimentos Não Convencionais”, o Colégio Palas Atena foi o grande vencedor da etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021na categoria Ensino Fundamental (Divulgação)

O Colégio Palas Atena foi o grande vencedor da etapa regional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora 2021. Com o tema “Master Palas: Receitas com Alimentos Não Convencionais”, a instituição conquistou o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental e agora irá concorrer na fase nacional da premiação, prevista para ser realizada no dia 28 de abril. O evento aconteceu nesta quinta-feira (24), na sede da entidade, localizada no Centro de Manaus. Além de reconhecer e valorizar os professores que tenham implementado práticas criativas e inovadoras para desenvolver competências empreendedoras em seus alunos, a premiação tem o potencial de oferecer ao ecossistema educacional  projetos inspiradores que podem dar origem a novas ações. O projeto vencedor da premiação contou com a participação dos educadores Lúcio Flávio, Keyce Fontenele e Eucilene Santos.

Motorola Edge 30 Pro

Seguindo a estratégia de ser uma empresa cada vez mais digital e tecnológica, a Vivo incorpora ao seu portfólio mais um lançamento global e amplia o portfólio de produtos prontos para a rede 5G. Assim, a Vivo dá início às vendas nas mais de 1,7 mil lojas físicas e Loja Online da Vivo do Motorola Edge 30 Pro. Lançado pelo fabricante no Brasil na última quinta-feira (24), o smartphone pode ser adquirido por até 21 parcelas sem juros no cartão Vivo Itaucard, que oferece ainda cashback de até 10% do valor da compra. As condições são válidas para todos os canais de venda da Vivo e, na Loja Online, o frete é por conta da companhia. Entre as ofertas, o motorola edge 30 pro 5G sai por R$ 3.799 à vista ou em 21 vezes de R$ 181, junto com o plano Vivo Família 60GB. Muito bom!

Joli Joli Parfum, essência da mulher parisiense

O Paris Joli é um floral oriental que revela pura sensualidade. É um perfume must-have coringa de cada mulher (Divulgação)

A essência da mulher parisiense representada por aromas, este é o conceito da Joli Joli Parfum. Na nova coleção, cada fragrância busca identidade com uma personalidade feminina. À venda nas lojas da Top Internacional, a marca francesa traz as impressões mais memoráveis de cada mulher. O Paris Joli é um floral oriental que revela sensualidade. É um perfume must-have coringa de cada mulher. Tem uma personalidade singular que os distingue de todas as outras fragrâncias. A nota de cabeça carrega a flor de laranjeira e a de coração, o jasmim e a tuberosa. Um perfume que remete à sensualidade e a delicadeza, ao mesmo tempo. Um luxo!

“Sopão Solidário Hermanitos”

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos está realizando aos sábados, a partir das 11h, o “Sopão Solidário Hermanitos”, na Praça Francisco de Queiroz, a Praça dos Hermanitos, localizada na Rua Quintino Bocaiúva, 626, no Centro de Manaus. A ação é realizada com o apoio de voluntários e visa a integração de brasileiros e venezuelanos. São distribuídos, em média, 300 copos grandes de sopa aos moradores do entorno do Hermanitos, incluindo brasileiros, venezuelanos, população em situação de rua e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os interessados em apoiar a ação, como voluntários ou doadores, devem entrar em contato com o Hermanitos por meio dos telefones (92) 98403-0112 e (92) 99431-5431.

BDay

Fadul Bacry, Lisla Borborema Blash, Rodolfo Chamma, Maria Helena Pinheiro e Joaquim Fonseca Gouveia figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Sempre de bem com a vida, o descolado Rodolfo Bader Chamma celebra neste sábado, no belo Rio, mais um fevereiro na sua vida. Parabéns, amigo
Momento plácido da bela Tatiana Sobreira, uma fera da comunicação amazonense. Te gosto, menina
A solfejada odontóloga Selene Costa, recebeu ontem no Terra & Mar, os devidos cumprimentos dos amigos queridos por mais uma virada de folhinha. Félicitations mon cher
Por mérito, o médico oftalmololgista Cláudio Chaves Filho foi nomeado professor de Oftalmologia do quadro efetivo da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Parabéns, guerreiro