Para que não esqueçamos 14 de janeiro de 2021

O dia 14 de janeiro de 2021 ficou marcado como o momento de colapso da saúde no Amazonas em decorrência da pandemia de Covid-19. Há um ano todos os hospitais de Manaus encontravam-se sem oxigênio para atendimento das pessoas internadas.

Faltava este insumo em todo o estado e a empresa produtora não dava mais conta de atender a demanda. Para piorar o cenário: o poder público havia sido informado semanas antes e nada fez. Uma intensa mobilização da sociedade civil buscou compensar o pior da crise, mas muitos perderam a vida.

Para lembrar a data, um grupo de ativistas fez projeções em pontos da cidade à noite de quinta-feira (13) para relembrar este grave momento. Frases como “Para que não se esqueça” e “Janeiro de 2021 nos deixaram sem respirar”, atraíram e sensibilizaram as pessoas que passavam pelos pontos de projeção.

Agora, neste 14 de janeiro de 2022, o pesadelo volta a rondar os amazonense. Os casos de Covid-19 da variante Ômicron começam a crescer assustadoramente. A vacina não cura, mas ajuda na imunização do organismo para que a infecção não seja violenta. Vamos nos vacinar gente, chega de negacionismo. Temos o dever de evitar nova tragédia!

Covid-19: retorno das aulas na rede pública adiado e desfile das escolas de samba cancelado

Em reunião com o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, o governador Wilson Lima adia o retorno das escolas públicas e cancela o desfile das escolas de samba de Manaus (Diego Peres Secom)

O Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19, em reunião, ontem  (14), decidiu adiar, para o dia 14 de fevereiro, o início presencial do ano letivo de 2022, das escolas da rede pública estadual. O grupo também recomendará que as escolas da rede privada iniciem as aulas presenciais na mesma data. Após a avaliação do cenário epidemiológico, o grupo decidiu, ainda, pelo cancelamento do desfile das escolas de samba no Centro de Convenções. O Estado deverá realizar uma live para minimizar os prejuízos dos profissionais que reforçam sua renda com o Carnaval. As medidas foram debatidas com representantes dos poderes legislativo e judiciário e de órgãos de controle. O decreto estadual que trata sobre o início do ano letivo entra em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 17. A validade será por tempo indeterminado. Aplausos pela iniciativa, Manaus agradece!

UEA suspende aulas presenciais

Em reunião extraordinária do Conselho Universitário da Universidade do Estado do Amazonas (Consuniv/UEA), por meio de videoconferência, ocorrida ontem (14), o reitor da instituição, Cleinaldo de Almeida Costa, determinou a suspensão das atividades presenciais em todas as Escolas, Centros e Núcleos da instituição de segunda-feira (17/01) ao dia 28 de janeiro. A decisão levou em conta o atual cenário da pandemia de Covid-19 no estado e visa conter a disseminação da doença entre a comunidade acadêmica na capital e no interior. “Essa decisão será revista a cada semana, por meio de reunião entre o Consuniv, Gestão Superior e o GGCovid da UEA, para que a gente continue acompanhando a curva de casos”, assinalou o reitor.

O poeta partiu

A voz do ilustre poeta amazonense Thiago de Mello calou-se. Ele agora habita na eternidade, na memória e no coração de todos nós (Reprodução)

A voz do nosso maior poeta calou-se para sempre. Ontem (14), aos 95 anos, Thiago de Mello atravessou o espelho para morar na lembrança de amigos, familiares e daqueles que o admiravam. Thiago agora é uma estrela brilhante no infinito do céu. O mundo ficará mais cinza sem a beleza dos seus versos. Descansa em paz, trovador!

O Marmiteiro

Os empresários Helena Brito apresentam ao público consumidor “O Marmiteiro”, um restaurante que fornece marmitas, ou seja: refeições para viagem. É um local simples, que trabalha com preço bem popular e é destinado a uma clientela que quer praticidade em seu dia a dia. São comidinhas caseiras, saborosas, preparadas com amor e com preços que realmente atendem a todos. O Marmiteiro é também uma excelente opção para aquele empresário que precisa fornecer refeições para os seus funcionários. As marmitas tradicionais custam R$ 14,90 e as marmitas executivas, apenas R$ 21,00. Você pode buscar a sua refeição (no Vieiralves) ou solicitar o delivery (taxas variadas de acordo com a localização). Experimente! Ligue 99500-0094. Bom apetite!

Samsung Ocean abre inscrições para janeiro

O Programa Samsung Ocean abriu inscrições para estudantes acima de 13 anos, professores e profissionais em geral interessados em se aprofundar nas temáticas dos jogos digitais (Divulgação)

O Samsung Ocean, programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung, caba de divulgar a agenda de cursos on-line e gratuitos para o mês de janeiro. Com um total de 25 atividades mediadas por instrutores das Universidades do Estado do Amazonas (UEA), de São Paulo (USP) e Estadual de Campinas (Unicamp), a grade tem início no dia 17 e aborda temas como programação Phyton, Design Thinking e até introdução aos jogos digitais. As inscrições já estão abertas para estudantes acima de 13 anos, professores e profissionais em geral que estão interessados em se aprofundar nas temáticas abordadas pelo programa. As atividades do Samsung Ocean são totalmente gratuitas e oferecem certificado de participação. Os interessados podem se inscrever pelo site www.oceanbrasil.com ou pelo aplicativo do Samsung Ocean, disponível para download na Play Store.

Portaria conjunta traz avanços na legislação da ZFM

O Diário Oficial da União de quinta-feira (13), trouxe a publicação da portaria conjunta ME/SUFRAMA nº 254, que regulamenta o Relatório Consolidado e o Parecer Conclusivo de que trata a Lei nº 8.387/1991, bem como estabelece o modelo para apresentação do Relatório de Asseguração Razoável por meio do Manual de Análise de Relatório Demonstrativo. De acordo com o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, a portaria representa um passo relevante para a efetivação da política pública e para a estruturação da exigência do relatório consolidado e do parecer conclusivo elaborado por auditoria independente no âmbito da Lei n° 8.387/1991, os quais passam a vigorar tendo 2020 como ano-base. A Suframa divulgará em seu canal oficial do YouTube (www.youtube.com/suframanews), no próximo dia 26 de janeiro, a partir das 9h (horário de Manaus), vídeo institucional tratando da matéria e de outros temas de interesse do ecossistema de inovação e desenvolvimento da Amazônia Ocidental e Amapá. É por aí!

Membros do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas tomam posse

Flagrante dos novos conselheiros e suplentes do Conselho Estadual de Cultura (Conec), que tomaram posse para o exercício 2021/2023 (Márcio Leal)

Ao todo, 44 novos conselheiros e suplentes do Conselho Estadual de Cultura tomaram posse ontem (14), para o exercício 2021-2023, no Salão Solimões, do Centro Cultural Palácio Rio Negro. A reestruturação do Conselho Estadual de Cultura (Conec), que estava há mais de dez anos sem atividades, é uma ação do programa +Cultura e faz parte do plano do Governo Wilson Lima para o setor no Amazonas, que tem como uma das diretrizes a implantação do Sistema Estadual de Cultura. Presidido pelo secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, o conselho é uma forma de integração da classe cultural. O processo eleitoral para o mandato 2021-2023 aconteceu de forma virtual, no final de outubro 2021, e elegeu representantes dos segmentos de Teatro, Dança, Circo, Música, Literatura, Artes Visuais e Novas Mídias, Audiovisual, Cultura Popular de Matriz Ibérica, Cultura Indígena, Cultura Afrodescendente, Folclore e Carnaval. Maravilha!

BDay              

Fabiano Affonso, Rosa dos Anjos, Marcus Vinícius Paracat de Paula, Luiza Benaion, Zeca Torres, Henry Pinheiro e Luso Neto figuram na lista dos festejados aniversariantes deste sábado. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Fabiano Affonso, professor universitário de muitas qualidades é um dos festejados aniversariantes deste sábado. Parabéns, primo. Saúde
Os irmãos Afonso e Abílio Marinho Nery, personalidades queridas aqui, ali e acolá. Gosto deles
A talentosa artista plástica e artesã amazônida, Rosa dos Anjos, recebe hoje todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Parabéns, minha querida
O procurador Alberto Nascimento Jr, e o secretário de Cultura do Amazonas Marco Apollo em encontro executivo na Grande Manaus (Ana Claudia Jatahy)
O médico dermatologista Simão Pecher todo feliz ao lado da metade de sua laranja, a esteticista Nina Pecher. Dois queridos