Brasil doará 30 milhões de vacinas contra Covid-19 a países pobres

O governo brasileiro doará 30 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 para o consórcio Covax Facility, que tem como objetivo distribuir imunizantes a países mais pobres que ainda não avançaram em seu calendário de vacinação.

As informações são da Folha de São Paulo. A doação tem a ver com um compromisso assumido pelo governo de Jair Bolsonaro em outubro após a Cúpula do G20, no qual os países signatários se comprometeram em contribuir com nações que não conseguiram adquirir volumes suficientes de doses dos imunizantes.

A doação não afetará a distribuição de vacinas para brasileiros. Atualmente, metade da população mundial já foi imunizada com ao menos uma dose da vacina. Porém, enquanto nações ricas e emergentes já aplicam a terceira dose, ou dose de reforço, países pobres ainda possuem quantidades insuficientes para manter seus calendários de vacinação.

Rogério Canto lança o seu primeiro álbum, “Tempo”

“Tempo”, álbum inaugural do cantor e compositor Rogério Canto já chegou em todas as plataformas digitais. Confira

Como fazer cada minuto valer a pena, semeando o amor até mesmo diante de reviravoltas, desencontros e dificuldades, como os impactos da pandemia de Covid-19. Esse é o ponto central de “Tempo”, álbum inaugural do cantor e compositor Rogério Canto, que chega a todas as plataformas digitais. Canto mergulha em elementos da Música Popular Brasileira, flertando com a Bossa Nova e o Pop/Rock, fios condutores da poesia que lança luz às suas reflexões. Com os arranjos e a produção musical e fonográfica assinada pelo músico, produtor . Para conferir “Tempo”, acesse https://rogeriocanto.hearnow.com/tempo

Prêmio Lixo Zero

A realização da cerimônia de entrega do Prêmio Lixo Zero, pela primeira vez em Manaus, trouxe para a capital amazonense as pessoas envolvidas na difusão desse conceito no Brasil, e rendeu dividendos ao estado. A avaliação é do embaixador do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) em Manaus, o biólogo Daniel Santos, diretor da Damata Consultoria. A entrefa do prêmio contou com a presença do presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini, que cumpriu na cidade uma extensa agenda nos órgãos envolvidos com o tratamento e coleta de resíduos. Dentre eles, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Limpeza Urbana (Semulsp), com a qual fechou parceria para implantação em Manaus do primeiro bairro a adotar o conceito Lixo Zero, no Brasil.

Novos profissionais no mercado de trabalho

Ao todo 1.151 técnicos nas áreas de saúde, estética, indústria, infraestrutura, segurança, gestão e negócios formados pelo Centro de Ensinol Literatus estão aptos ao mercado de trabalho (Divulgação)

O Centro de Ensino Literatus formou, ao todo, 1.151 técnicos nas áreas de saúde, estética, indústria, infraestrutura, segurança, gestão e negócios. Somente neste mês, 235 alunos receberam o diploma. Ao longo de 30 anos de atuação em Manaus, a instituição já formou cerca de 40 mil profissionais e mais de 70% deles estão hoje atuando no mercado de trabalho local. Segundo a mantenedora do Centro de Ensino Literatus, Elaine Saldanha, o curso que mais formou profissionais em 2021 foi o de Técnico em Enfermagem, considerado o carro-chefe da instituição, sendo oferecido desde 1999. Ela explica que a atuação do Técnico em Enfermagem não é restrita apenas aos hospitais. A formação também permite oportunidades em escolas, laboratórios, ambulatórios de empresas e até com “home care” (atendimento em domicílio). Muito bom!

“Imaginando … Cantos da Floresta”

Os músicos amazonenses Adalberto Holanda, Eliberto Barroncas e Osmar Oliveira se unem em apresentação inédita para o lançamento dos álbuns mais recente de cada um. A live show será no Teatro da Instalação, às 19h, do próximo dia 30, com participação de público reduzido. Os projetos foram contemplados no edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. Intitulada “Imaginando … Cantos da Floresta”, a apresentação traz composições inéditas e regravações com nova roupagem e arranjos diferenciados de grandes sucessos dos artistas que se consagraram com o grupo Raízes Caboclas. O pocket show será transmitido por meio da página do facebook criada para o projeto “Mulheres que cantam” (@MulheresQueCantamAm). Para assistir ao espetáculo presencialmente é preciso inscrever-se no site https://cultura.am.gov.br/portal/. Serão disponibilizadas 25 vagas em atendimento ao protocolo sanitário de segurança do espaço.

Caravana de Natal da Coca-Cola encerra programação em Manaus

Após levar encantamento às ruas de Manaus, a Caravana de Natal da Coca-Cola encerra sua programação nesta quinta-feira (Divulgação)

A Caravana de Natal da Coca-Cola segue com a sua programação até esta quinta-feira (23). Promovida pelo Grupo Simões, a atração tem desfilado pelas principais ruas de Manaus desde o dia 10 de dezembro, levando o espetáculo de luzes e cores dos tradicionais caminhões vermelhos, com a presença do Papai Noel. Como no ano passado, para evitar aglomerações e garantir a segurança do público que prestigia a atração, a programação das rotas da caravana não foi divulgada. Neste ano, a novidade é que o Grupo Simões, juntamente com as empresas varejisotas Atack, Baratão da Carne, DB e Nova Era, estão realizando a Caravana Social, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis para a Casa Vhida, Comunidade Parque das Tribos, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC-AM) e Instituto Indígena Makira Mura. Maravilha!

“Corrente Solidária Nova Era”

Cerca de 76 toneladas de alimentos, o que equivale a 10 mil cestas básicas serão doadas pelo Super Nova Era. Os itens serão divididos entre as cidades de Manaus, Porto Velho e Boa Vista. A ação faz parte da campanha “Corrente Solidária Nova Era” que vai beneficiar instituições filantrópicas que desenvolvem ações em prol de famílias em situação de vulnerabilidade social. As entidades que desejam receber doações devem se inscrever no site http://correntesolidaria.novaeranet.com.br/ . Fica a dica!

Pesquisa amazonense sobre piscicultura é destaque em revista científica nacional

O Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, foi destaque na edição deste mês, da revista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (Divulgação)

Com resultados que apontam um aumento da produtividade de até 5 vezes na criação de peixes como o tambaqui e a matrinxã, a pesquisa realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Nilton Lins, para o desenvolvimento de um novo composto (bioflocos) que retira impurezas e compostos tóxicos da água dos tanques dos criadouros, foi destaque na edição deste mês, da revista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação. De acordo com a coordenadora do projeto e professora da universidade, Elizabeth Gusmão, a pesquisa dos bioflocos teve início em 2015 e resultou em uma tecnologia limpa que usa microrganismos e zooplânctons e que também permitem o uso sustentável e ambientalmente responsável da água, uma vez que possibilita o reuso e não há necessidade de reposições constantes de grandes volumes como no sistema utilizado atualmente. Ainda segundo a pesquisadora, o trabalho científico desenvolvido no PPG Aquicultura da Nilton Lins, em ampla associação com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia- INPA poderá tornar o Amazonas autossuficiente na produção dos peixes que consome, gerando novos postos de trabalho e renda a partir de uma atividade econômica consolidada em novas tecnologias e na sustentabilidade. Coisa boa!

BDay

Francisco de Assis Mourão, Olenka Derzi, meu irmão Stanley de Aguiar Corrêa, Fábio Alencar, Cristiano Silveira Paiva, George Lins, Israel Paulain, Sérgio do Areal Souto, José Otávio Jatene, Rubens Rangel, Paulo De Carli Filho figuram na lista dos festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Incensado médico urologista, Cristiano Silveira Paiva recebe nesta quinta-feira todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Congratulations my friend
Socorro Iannuzi Lacerda com o marido Sérgio dividem o clique com os amigos Manuel e Lenize Rodrigues. Gosto deles
Com a carreira em alta o cantor amazonense Lorenzo Forte entra em 2022 com a corda toda. No primeiro dia de janeiro ele brilha no Luau do LF com o show Atemporal. Imperdível
O coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas, engenheiro civil Marcellus Campêlo, Shádia Fraxe, secretária municipal de Saúde e o sub secretário Djalma Coelho. Olha o passarinho
A maioria deles já chegou aos cinqüenta anos. Eles formavam nos anos 80 a ouriçada ‘Turma da Rebelde’. Ontem, eles se reuniram em confraternização para festejar os 35 anos da atiçada turma. Vocês sabem quem são?