Cidade Global – Prefeitura de Manaus estreia em programa internacional da União Europeia

A abertura do Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (Iurc) reunirá representantes e líderes de mais de 60 cidades e regiões da América do Norte, América Latina e Europa durante encontro virtual às 10h desta terça-feira (28), e a Prefeitura de Manaus é uma das participantes desta segunda fase do projeto. 

A etapa busca liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional internacional para o desenvolvimento urbano sustentável, em uma grande rede global de referência para inovação, incluindo 140 cidades e regiões de seis áreas geográficas.

Manaus é uma das cidades do Brasil selecionadas para integrar a segunda fase do programa internacional da Comissão Europeia. A Prefeitura Municipal via Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), vai integrar a plataforma de cidades convidadas. Não há custo para participar das ações internacionais e o financiamento das atividades é feito pela União Europeia. 

O Iurc é um projeto global que apoia cidades de diferentes regiões para conectar e compartilhar soluções para desafios comuns no desenvolvimento urbano sustentável, no âmbito da nova agenda urbana e no combate às mudanças climáticas.

Os trabalhos de 2021 iniciam neste mês, quando Manaus vai conhecer a cidade-membro com quem compartilhará experiências, expertise e transformações.

Saudade

Para o amigo Murilo Rayol que nos deixou no fim de semana: “Os covardes morrem várias vezes antes da sua morte, mas o homem corajoso experimenta a morte apenas uma vez” (William Shakespeare)

Dia Mundial do Coração

O diretor do Hospital FranciscaMendes, Marcus Grangeiro, juntamente com sua valorosa equipe irão comandar a programação alusiva ao Dia Mundial do Coração, festeajdo no dia 29 de setembro (Divulgação-SES-AM)

O Hospital Francisca Mendes, da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM) iniciou, ontem (27), programação alusiva ao Dia Mundial do Coração, comemorado no dia 29 de setembro. Com o tema “Todo dia é dia de cuidar dele”, a programação da semana inclui palestras, rodas de conversas, seminário on-line (webinar), entre outras atividades, com o objetivo de sensibilizar sobre a importância de manter hábitos saudáveis e preservar a saúde do coração. O diretor do hospital, Marcus Grangeiro explicou que as atividades serão realizadas para alertar sobre a prevenção de doenças cardiovasculares intervencionista. O hospital é o único no Amazonas, e um dos poucos na região Norte credenciado a realizar atendimento cardiovascular de alta complexidade.

Vamos criançar?

Com o objetivo de comemorar o Dia das Crianças e ainda ajudar a mudar a realidade daquelas que estão em situação de vulnerabilidade o Instituto Educadoras do Brasil (ELA), dá início ao projeto “Um olhar para ELA: vamos criançar?”. De 24 de setembro a 8 de outubro, a ação pretende arrecadar livros, brinquedos e itens de higiene para crianças da comunidade ribeirinha Nossa Senhora do Livramento, do Educandário Gustavo Capanema, Lar Fabiano de Cristo e Lar Batista Janell Doyle.A mobilização da campanha é encabeçada pela educadora Nelly Falcão, que é representante regional do Instituto ELA. “Queremos levar alegria para as crianças”, destacou.

FAS lança guias inéditos de saúde indígena e ribeirinha

Agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes indígenas de saúde (AIS) acabam de ganhar da Fundação Amazônia Sustentável (FAZ) dois guias que servirão como ferramenta de apoio no seu trabalho (Divulgação)

Para apoiar o trabalho de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes indígenas de saúde (AIS) em comunidades ribeirinhas e aldeias do Amazonas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) lança dois guias que servirão como ferramenta de apoio a esses profissionais. As publicações têm o apoio do Todos Pela Saúde, iniciativa do Itaú Unibanco para combater a covid-19, e do Grupo JBS. O Guia de Saúde Ribeirinha e o Guia de Saúde Indígena contém orientações para o trabalho de ACS e AIS. Os temas incluem: como fazer um diagnóstico, como realizar uma visita domiciliar, promoção de hábitos saudáveis, saúde mental e bem-viver, imunização, principais doenças transmissíveis e não-transmissíveis e primeiros socorros.

Perfil do Jornalista Brasileiro 2021

Atenção, profissionais da imprensa local. Termina na próxima quinta-feira (30) o prazo para responder o questionário da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”. Para participar, de forma anônima e gratuita, basta acessar o link: surveymonkey.com/r/perfiljornalista. O público-alvo são jornalistas profissionais que trabalham em três segmentos: mídia, fora da mídia e docência, em todas as regiões do país. Este é um estudo representativo da categoria, que busca compreender quem são, como trabalham e se organizam os jornalistas brasileiros. A investigação irá atualizar e ampliar levantamento demográfico  desenvolvido em 2012, estimando a divisão por gênero, cor-raça, escolaridade, salário, função e outros estratos sociodemográficos. Que tal participar?

Empreendedorismo com Felipe Molero, o ‘Kid Investor’

O jovem Felipe Molero, o “Kid Investor”, é presença confirmada no evento solidário que o de Educação Professor Denizard Rivail vai realizar na quinta-feira (Reprodução Internet)

O Instituto de Educação Professor Denizard Rivail vai realizar na quinta-feira (30), um evento solidário sobre empreendedorismo social com Felipe Molero, o “Kid Investor”, a partir das 19h, no Teatro Manauara, Para adquirir o ingresso basta doar 10 kg de alimentos não-perecíveis ou uma cesta básica com 14 itens. Tudo o que for arrecado será entregue para famílias que moram no Bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste da capital amazonense. Empreendedor desde os 11 anos, Felipe Molero, que hoje tem 13 anos, é o menino prodígio do mundo das finanças e está determinado a contribuir para educação financeira e para o futuro das próximas gerações. Referência entre os jovens que sonham em abrir um negócio, ele criou o canal no Youtube “Kid Investor”, que conta com mais de 68 mil inscritos, para falar sobre economia e como fazer o dinheiro render. No Instagram, ele é seguido por mais de 700 mil pessoas.

Millennium fecha parceria com o Lady Driver 

A partir desta quarta-feira (29), o Lady Driver passa a operar na capital amazonense e, para facilitar o dia a dia das motoristas e usuárias do aplicativo, o Millennium Shopping está oferecendo uma área exclusiva de embarque e desembarque. Localizado no estacionamento G1, o novo espaço vem para trazer maior conforto e segurança para as clientes do empreendimento. A coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier, destaca que a parceria tem como objetivo atender não somente o público feminino do centro de compras, mas também dos consultórios, laboratórios e clínicas que fazem parte do complexo. Muito bom!

Griffes famosas apostam na perfumaria masculina

A fragância K by Dolce & Gabbana é um perfume amadeirado inspirado pela paisagem terrestre e acidentada da Toscana (Divulgação)

Duas grandes marcas, Dolce & Gabbana e Paco Rabbane acenam com novidades para universo masculino, como o K e o Phantom. Disponíveis na Top Internacional, as duas fragrâncias são especiais e atendem a cada estilo. O K by Dolce & Gabbana é um perfume amadeirado inspirado pela paisagem terrestre e acidentada da Toscana. Phantom é a nova fragrância masculina de Paco Rabanne, a essência da autoconfiança movida por energias positivas. Uma fragrância aromática futurista criada a partir do choque entre o trabalho artesanal de luxo e as novas tecnologias. Fica a dica!   

BDay

Anabella Souza Lima, Turenko Beça, Sílvia Felizardo, Carlinhos Cavalcante, Lígia Pacheco Nogueira, Ronaldo Melo, Marlene Cardoso, Walmir Lima, Quelri Pontes e Carlos Costa figuram na lista dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os cumprimentos da coluna!

GALERIA

Amigo querido o advogado Paulo Nogueira festeja hoje o níver de sua amada Lígia, o amor de sua vida. Parabéns, Lígia
No belo Rio, Zeca Nascimento aproveitou o domingo para almoçar com o primo Adrião Ribeiro, no tradicional Álvaro’s, badalado restaurante da cidade maravilhosa. Amigos queridos
Almerinho Botelho, Maru Lopes e Quelri Pontes, a festejada aniversariante desta terça-feira. Saúde, menina
Feliz, o amigo Alexandre Caxias celebrou a chegada dos 20 anos do amado filho Leandro no último dia 25. Eita pai coruja
Aniversariante da temporada, a queridíssima Lílian Guedes celebrou ontem a chegada de mais um setembro na sua vida. A comemoração foi em família. Coisa boa.
A equipe participante de Manaus no Programa de Cooperação Urbana e Regional Internacional (Iurc) é composta pelo diretor-presidente do Implurb Carlos Valente; pelo vice-presidente, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade; pelo diretor de Planejamento Urbano, Pedro Paulo Cordeiro; o coordenador de Projetos, arquiteto Leonardo Normando, e as arquitetas Luiza Lacerda e Rejane Gaston (Divulgação Implurb)