Coleção de vasos criada por ribeirinho do Amazonas é finalista do Prêmio Casa Vogue Design 2021

A Coleção Tumbira, criada pelo artesão ribeirinho Manoel Garrido, morador da comunidade Tumbira, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Negro (AM), em parceria com os arquitetos Marcelo Rosenbaum e Fernanda Marques, é uma das finalistas do Prêmio Casa Vogue Design 2021, um dos mais prestigiados do país. 

Composta por cinco vasos e três bowls, a coleção recebe apoio do Projeto Amazonas Sustentável, correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e o Instituto A Gente Transforma (AGT), em parceria com a Petrobras.

A ideia da coleção surgiu quando a arquiteta Fernanda Marques e o amigo Marcelo Rosenbaum, estavam visitando comunidades da RDS do Rio Negro. Conversando com algumas pessoas sobre artesanato, souberam do trabalho de Manoel. Foi assim que surgiu a oportunidade de integrar a parceria em colaboração com o Instituto A Gente Transforma, projeto de Rosenbaum que usa o design para expor a alma brasileira, um mergulho na cultura dos povos que formam o nosso país. 

A quinta edição do Prêmio Casa Vogue Design, que reconhece anualmente os principais lançamentos do design nacional, destaca  55 finalistas distribuídos em 11 categorias. Os vencedores são escolhidos por um  júri de experts e votação popular, que está sendo realizada até o dia 30 de março, por meio do site https://glo.bo/2OJQcx0.

A inveja mata

No BBB-21, a inveja da brasiliense Sarah, pela Juliette, é patética e maior do que o Lago Paranoá e o Estádio Mané Garrincha juntos. Há dias a bolsonarista debochou do uso da máscara.A dissimulada Sarah faz o diabo para desestabilizar a sagaz advogada paraibana. Enche os ouvidos do atilado Gil de intrigas.  Depois de receber, segunda-feira, no jogo da discórdia, o maior número de placas de adjetivos, na tentativa de fragilizá-la junto ao público, Juliette chegou a incrível  marca de 15 milhões de seguidores nas redes sociais. (Vicente Limongi Netto)

Amazonas zera chamados por leitos de UTI-Covid em Manaus 

Continua em baixa o número de chamados de transferência de pacientes com Covid-19 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Estadp do Amazonas (Divulgação)

O Estado do Amazonas zerou o número de chamados de transferência de pacientes com Covid-19 para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na rede pública de Manaus. Pelo segundo dia consecutivo, o Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) fechou sem registrar pedidos de transferências em aberto na capital. O secretário executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, afirma que a redução no número de chamados de transferência para UTI-Covid, na capital, possibilitou a oferta de leitos para outros estados, por meio da “Operação Gratidão”. “Nos últimos dias estamos percebendo uma redução alta dos chamados para leito de UTI-Covid. E nesta semana temos zero chamados para UTI-Covid em Manaus, e pouco mais de seis, sete casos no interior, o que, no geral, deixa o Amazonas com uma taxa de ocupação bem tranquila. Essa folga é que nos permite ofertar leitos para outros estados”, declarou o secretário executivo. O Boletim Epidemiológico da FVS-AM de segunda-feira (22) apontou 11 chamados para UTI-Covid do interior e zero para a capital. Ontem, (23), o boletim registrou apenas 7 chamados do interior e nenhum da capital. Maravilha!

Tarô: um aliado da criação artística

Jogo de cartas que remonta aos Séculos XV e XVI, difundido em áreas como o esoterismo e a psicologia junguiana, o tarô pode ser também aliado da criação artística. Esse é o eixo da oficina on-line “Uma Imagem Atrás da Outra: Tarô enquanto iminência à prática artística”, que acontece de 29 de março a 2 de abril, segunda a sexta-feira, das 14h30 às 16h30. A formação gratuita integra a agenda do projeto “Pitiú Textual das Artes: Jovens Artistas”. Inscrições abertas on-line https://cutt.ly/OficinaBrunaMazzotti. A oficina é voltada a artistas interessados em observar seus afazeres em Arte por meio do tarô, conforme assinala a artista visual e arte educadora Bruna Mazzotti, facilitadora da formação.

Sesi oferece teste rápido de antígeno da Covid-19

Além do teste Rápido IgG/ IgM e o sorológico, o Sesi agora oferece o teste antígeno Panbio™ Covid-19 que possui maior sensibilidade para detecção da doença e menor tempo de resultado (Reprodução Internet)

O Serviço Social da Indústria (Sesi Amazonas) está ofertando agora mais um tipo de teste para identificar pacientes infectados com Covid-19, tendo resultado rápido, em 15 a 20 minutos. Além do teste Rápido IgG/ IgM e o sorológico, o Sesi agora oferece o teste antígeno Panbio™ Covid-19 que possui maior sensibilidade para detecção da doença e menor tempo de resultado. Com coleta de amostra nasal, o teste realizado pelo SESI possui maior sensibilidade para detecção da doença em pacientes com carga viral elevada do 1° ao 3° dia e na fase sintomática inicial, do 5º ao 7º dia da doença. O serviço laboratorial para industriário está no valor de R$ 85,00 e para não-industriário R$ 97,00. Para os atendimentos in company, com no mínimo 20 trabalhadores, o SESI oferece também valores diferenciados para indústria. Para sua melhor comodidade o atendimento pode ser previamente agendado pelo número (92) 3216-1220 ou no Whatsapp: (92) 98471-6795.

Em baixa

Manaus registrou, no domingo (21), o menor número de internações diárias de pacientes com covid-19 desde novembro de 2020. Foram 19. O número é o menor desde o dia 25 de novembro, quando a capital amazonense teve 16 registros de hospitalizações pela doença. Os dados são da Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM). No entanto, segundo o boletim de domingo (21), o estado tem 934 pessoas internadas com a doença ou suspeita dela. 44 aguardam na fila por um leito, seja de UTI ou clínico. O número total de casos confirmados se aproxima dos 340 mil e as mortes quase 12 mil.

Operação Gratidão em evolução

Além do recebimento de pacientes, a Operação Gratidão tem dado assistência a outros estados com o envio de insumos para o Paraná, Rio Grande do Norte e Rondônia (Rodrigo Santos)

E prossegue a “Operação Gratidão”!  O Governo do Amazonas disponibilizou mais 24 leitos para pacientes covid-19 no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. São 18 leitos clínicos e outros seis leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes de Rondônia e do Acre, ao todo são 72 leitos. A iniciativa realizada pelo Governo do Estado em parceria com o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, já transferiu para tratamento no Amazonas, 27 pacientes. A iniciativa estadual, além do recebimento de pacientes, tem dado assistência a outros estados com o envio de insumos. Foram enviados 200 cilindros de oxigênio para o Paraná, 70 concentradores de oxigênio para o Rio Grande do Norte e outros 50 concentradores para Rondônia. Rondônia também já recebeu 18 mil unidades de medicamentos para tratamento da Covid-19, dentre os quais neurobloqueadores e sedativos. 

Declaração gratuita do Imposto de Renda

A Faculdade Martha Falcão está fazendo declaração do Imposto de Renda de forma gratuita mediante a entrega de uma lata de leite em pó (Reprodução)

O atendimento gratuito para declaração de Imposto de Renda 2021 da Faculdade Martha Falcão já começou e segue até (29/04), penúltimo dia previsto pela Receita Federal do Brasil para a entrega da declaração. Alunos do curso de Ciências Contábeis realizarão as declarações sempre às terças e quintas-feiras, de 14h às 17h. O contribuinte deve deixar os documentos referentes à declaração em um envelope na portaria da faculdade, localizada na Rua Natal, nº 300, Bairro Adrianópolis, com o número de telefone para contato que será utilizado para o atendimento. O declarante deve deixar, juntamente com o envelope, uma lata de leite em pó. A arrecadação será revertida em doações para instituições beneficentes, como foi feito em anos anteriores.

Tombamento do Encontro das Águas em pauta

A polêmica referente ao tombamento do Encontro das Águas como patrimônio cultural e natural da Amazônia será debatida em um webinar, na próxima quarta-feira, dia 24, às 18h30 (Manaus), sob coordenação dos movimentos Ficha Verde, SOS Encontro das Águas e Fórum das Águas. O evento é gratuito e será transmitido através do canal no Youtube e na página do Facebook do Movimento Ficha Verde, além de fazer referência ao mês em celebração ao Dia Mundial da Água. Entre os participantes, o deputado federal e membro do Fórum das Águas, José Ricardo; o doutor em Ciências Sociais em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade CPDA/UFRRJ, André Bazzanella; a membro do SOS Encontro das Águas, Elisa Wandelli e o poeta e músco Celdo Craga. Luciana Valente membro do Ficha Verde fará a mediação.

BDay

Nazaré Limongi Cabral, Belisário Arce, Maria Tereza Guerreiro, Pedro Côrtes, Tainá Vieira, Julio Antônio Lopes, Bendita Guimarães Corrêa e Gabriel Ferreira figuram na lista das festejados aniversariantes desta quarta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Engenheira/arquiteta/urbanista solfejada, a queridíssima Maria Tereza Guerreiro é uma das festejadas aniversariantes desta quarta-feira. Salut, cher ami
A sempre elegante e classuda Nazareth Limongi Cabral recebe hoje todos os confetes por mais uma virada de folhinha. Happy birthday dear friend
Aniversariante desta quarta-feira, o colega colunista Pedro Côrtes emoldurado pelas amigas Carol Assi Alencar e Mazé Chaves de Oliveira. Salute, ragazzo
Criada pelo artesão ribeirinho Manoel Garrido, a coleção Tumbira é uma das finalistas do Prêmio Casa Vogue Design 2021, um dos mais prestigiados do país (Divulgação)