Abrasel/AM estima que empresas demitam mais pessoas durante esta fase da pandemia e fechem em definitivo

A Abrasel no Amazonas está pedindo urgência na aceleração da vacinação na população do estado e vem tentando uma flexibilização maior por meio de reuniões realizadas com o governo. Ate o momento houve somente a liberação do delivery e drive-thru, porém, muitos empreendimentos não tiveram como se adaptar a esta realidade, só apenas 50% deles estão atendendo desta forma e mesmo assim não conseguem manter os custos em dias.

Proprietários de restaurantes, bares e similares estão aguardando a liberação da coleta balcão para que se tenha o mínimo de faturamento, pois temem o fechamento de seus negócios. Desde março até dezembro de 2020 cerca de 40% das empresas fecharam suas portas e 30% dos colaboradores foram demitidos até o momento, antes o setor empregava cerca de 160 mil pessoas, direta e indiretamente.

“Muitos estão aguardando a abertura presencial. Se o decreto continuar sendo feito sem nenhuma perspectiva ao retorno deste atendimento, mais empregos serão perdidos e empresas fecharão suas portas”, diz o presidente da Abrasel, Fábio Cunha.

As dívidas acumuladas desde o início da pandemia como empréstimos, aluguel do ponto, fornecedores, prejuízo financeiro de 100% e em muitos casos, dificultam cada vez mais para que os empresários consigam manter o colaborador, fornecedores e terceirizados.

Neste mês de fevereiro donos de restaurantes, bares e similares vão fechar o mês, como de costume, mas sem conseguir manter seus custos, portanto acabarão quebrando, fechando definitivamente seus empreendimentos. A situação é desesperadora e merece uma resposta rápida. Oremos!

Vacinas garantidas

Em reunião virtual do Fórum Nacional de Governadores, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o Governo Federal distribuirá 230,7 milhões de doses de vacinas em todo o país até 31 de julho (Diego Peres-Secom)

Em reunião virtual, ontem (17), do Fórum Nacional de Governadores, com a participação do governador Wilson Lima, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que o Governo Federal distribuirá 230,7 milhões de doses de vacinas em todo o país até 31 de julho. Desse total, 11,3 milhões de doses serão enviadas aos estados, incluindo o Amazonas, ainda no mês de fevereiro. O Ministério da Saúde está concluindo o cronograma das entregas com o quantitativo para todos os estados, para posterior divulgação. Para execução do Plano de Aceleração de Vacinação, o Ministério da Saúde prevê o envio, ainda neste mês de fevereiro, de novas doses da vacina da AstraZeneca e da Coronavac para os estados. No Amazonas, o plano abrange a imunização de pessoas acima dos 50 anos de idade.

Minissimpósio

Fake news, Covid-19 e evidências científicas na prática clínica são alguns dos temas que serão abordados em um minissimpósio realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), nos próximos dias 22 e 23 de fevereiro. O evento “Dos artigos para a beira dos leitos: Saúde baseada em evidências” vai reunir, de forma on-line, renomados pesquisadores do Amazonas e de outros estados brasileiros. O simpósio é organizado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da FCecon e busca discutir aspectos práticos da aplicação das evidências científicas em saúde nas diversas áreas de conhecimento.

Retomadas as obras de intervenção no Igarapé do 40

As obras de intervenção do Programa Social e Ambientais dos Igarapés de Manaus (Prosamim) no leito do Igarapé do 40 foram retomadas nesta semana (Tiago Corrêa-UGPE)

A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), retomou nesta semana a intervenção do Programa Social e Ambientais dos Igarapés de Manaus (Prosamim), no leito do Igarapé do 40, que se encontrava suspensa devido ao decreto n° 43.303, que ampliou as medidas de restrição em virtude da disseminação do Covid-19, permitindo apenas a execução de obras e serviços de engenharia relacionados à saúde. A intervenção está sendo retomada gradualmente nesta semana, seguindo todos os protocolos de segurança, com reforço na higienização dos contribuintes, disponibilização de álcool em gel e uso obrigatório de máscaras. Desde março de 2020, quando foram registrados os primeiros casos de Covid-19, as obras executadas pela UGPE já vinham adotando os protocolos de segurança nos canteiros

Vestibular on-line

Para quem deseja iniciar um curso de graduação ainda neste semestre, a Faculdade Santa Teresa está com inscrições abertas para o vestibular online. O formato digital da prova foi adotado pela instituição como forma de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações. As inscrições podem ser feitas no site https://faculdadesantateresa.edu.br/vestibular/.

Especializações em técnicas de enfermagem

O Centro de Ensino Técnico (Centec) está lançando duas novas especializações voltadas para técnicos de enfermagem (Divulgação)

Com a pandemia de Covid-19, o trabalho de técnicos de enfermagem se tornou um dos mais demandados no setor de saúde, e quanto mais expertise na área, mais valorizados são esses profissionais. É nesse contexto que o Centro de Ensino Técnico (Centec) está lançando duas novas especializações voltadas para técnicos de enfermagem: ‘urgência e emergência’ e ‘instrumentação cirúrgica’. As aulas iniciam dia 1º de março e as matrículas já estão abertas, podendo ser feitas diretamente no site da instituição: www.centec-am.com.br

Vestibular on-line

Para quem deseja iniciar um curso de graduação ainda neste semestre, a Faculdade Santa Teresa está com inscrições abertas para o vestibular on-line. O formato digital da prova foi adotado pela instituição como forma de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações. As inscrições podem ser feitas no site https://faculdadesantateresa.edu.br/vestibular/.

Escolas particulares se reinventam

Apesar da pandemia, as instituições de ensino particular, em Manaus, conseguiram oferecer um programa de qualidade levando aos seus alunos (Divulgação)

A oferta das aulas 100% remotas foi o grande desafio do ensino privado no ano passado, quando teve início a pandemia do Coronavírus. Apesar do cenário, as instituições, em Manaus, conseguiram oferecer um ensino de qualidade levando aos alunos o melhor conteúdo, além de proporcionar aos professores e funcionários o acesso a novas e modernas tecnologias. Com a volta às aulas a partir de 1º de fevereiro deste ano, ainda no sistema totalmente remoto, seguindo as determinações do governo, as escolas estão prontas e experientes para esse novo momento. Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Laura Cristina Vital, desde o início da pandemia a entidade tem destacado a importância do diálogo e relacionamento com os pais e alunos.

Encontro Nacional de Embaixadores do ILZB

O Instituto Lixo Zero Brasil realiza, nesta sexta-feira e sábado (19 e 20), o 4º Encontro Nacional de Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil-ILZB. O evento acontece de forma online e reunirá representantes da instituição em todo o país, incluindo os cinco embaixadores de Manaus. No encontro, serão definidas as ações para este ano e principais pautas de discussão nos estados.

Novos postos de combustíveis

A Distribuidora Atem segue investindo em novos negócios e inaugura esta semana dois novos postos de combustível em Manaus, serviços considerados essenciais durante a pandemia. Os empreendimentos estão localizados nas Avenidas Torquato Tapajós, na zona Norte, e Silves, na zona Sul, e estão gerando neste primeiro momento 11 vagas de emprego.

BDay

Nadja Toledo, Roberto Sá Gomes, Suely Vieira Barreto e Geraldo Simeão da Silva figuram na lista das festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

A elegante advogada Nadja Toledo é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Cheers
Em tempos de pandemia o economista liberal Bruno Veiga continua executando seu trabalho no mais puro estilo home office. É por aí
Avis rara nos grandes acontecimentos sociais da Grande Manaus, a queridíssima Carol Assi enfeita a coluna desta quinta-feira. Gosto dela
O presidente da Abrasel/AM, Fábio Cunha diz que proprietários de restaurantes, bares e similares estão aguardando a liberação da coleta balcão para que se tenha o mínimo de faturamento, pois temem o fechamento de seus negócios (Divulgação)