Farmácias Santo Remédio doam medicamentos ao governo do AM e Prefeitura de Manaus

Solidária ao povo do Amazonas nesse momento de dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, a direção da rede de farmácias Santo Remédio, do Grupo Tapajós, está doando ao Governo do Estado, à Prefeitura de Manaus e a 10 mil famílias, o equivalente a R$ 1 milhão e 100 mil em medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs) e atendimentos médicos por teleconsulta.

Os produtos farmacêuticos foram divididos de forma igualitária e entregues ao Departamento de Logística da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Já as teleconsultas médicas serão entregues a entidades sem fins lucrativos para que façam a distribuição, seguindo critérios que beneficiem ao público menos assistido pelas instituições de saúde. Cada família poderá cadastrar até quatro membros, o que representa 40 mil beneficiados com atendimentos médicos gratuitos.

Exoneração

A Controladoria Geral do Estado (CGE) e a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD) terão 48 horas para concluir uma auditoria na lista de vacinação contra a Covid-19, apresentada pelas unidades da rede estadual de saúde do Amazonas. A determinação foi dada ontem (25), pelo governador Wilson Lima e consta no decreto 43.314, publicado no Diário Oficial do Estado. Quem for identificado furando a fila da vacina, será exonerado, responderá a procedimento administrativo, além de ser denunciado ao Ministério Público Federal. De acordo com o decreto, a CGE e a SEAD devem analisar criteriosamente as listas, para identificar nomes e CPFs e verificar se, de fato, são de profissionais da área de saúde, e se atendem aos requisitos de prioridade previstos nos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Imunização contra a Covid-19. É por aí!

Doação valiosa

As miniusinas de produção de oxigênio doadas pelo Hospital Sírio-Libanês e Grupo Lojas Americanas irão atender a demanda dos hospitais do interior do estado (Divulgação)

O Hospital Sírio-Libanês de São Paulo e o Grupo Americanas se uniram à Fundação Amazônia Sustentável (FAS), numa parceria para a entrega de duas miniusinas de produção de oxigênio, destinada a atender principalmente o interior do estado do Amazonas, onde a crise pela falta do gás é mais grave. O Sírio-Libanês recebeu miniusinas e reservou duas delas para o Amazonas. O Grupo Americanas foi o responsável pela logística de transporte das miniusinas que chegaram ontem (25), a Manaus. A capacidade de produção das unidades é de 26m3 de oxigênio por hora, o suficiente para atender 50 leitos, e devem ser destinadas ao interior.

Hospital Nilton Lins inicia atendimento a pacientes com Covid-19

O Hospital Nilton Lins (HNL), em Manaus, começa a receber pacientes a partir desta terça-feira (26). A casa de saúde é referência para atendimento de pacientes com Covid-19, transferidos de outras unidades por meio do sistema de regulação. O HNL tem 80 leitos clínicos e 22 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, nesta semana, vai iniciar com o atendimento de 30 pacientes. O atendimento será ampliado à medida que for equacionada a oferta de oxigênio de forma sustentável. A unidade não será de porta aberta e atenderá apenas pacientes internados em unidades de urgência e emergência, que serão encaminhados por meio do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), sob responsabilidade da Central Única de Regulação e Agendamentos de Consultas e Exames (Cura). Até que enfim!

Minha Vida Música

Osmar Oliveira inicia o projeto “Minha Vida Música”, com a gravação de canções inéditas e regravações de grandes sucessos (Divulgação)

O cantor, compositor, instrumentista e professor Osmar Oliveira, integrante do grupo Raízes Caboclas, inicia o projeto “Minha Vida Música”, com a gravação de canções inéditas e regravações de grandes sucessos que marcaram sua carreira. O CD, que registra 38 anos de sua carreira, está em fase de produção e foi contemplado no edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais, da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. A obra traz composições poéticas consagradas, inspiradas na floresta amazônica e nos povos que nela habitam. O álbum, segundo Osmar Oliveira, contempla canções, a partir do olhar do artista caboclo, nascido em Benjamin Constant (a 1.116 quilômetros de Manaus), onde, inclusive, nasceu o grupo Raízes Caboclas. Muito bom!

Carnaval no Legislativo 

Continua animado, com manjadas promessas, lorotas,conversas fiadas, juras de amor, lero-leros e clichês surrados dos candidatos, o baile das eleições na Câmara e no Senado.  O deputado Rodrigo Maia lidera o bloco dos independentes. Fantasiados de Legislativo valorizado, sem dobrar a espinha para o Palácio do Planalto. O bloco adversário, liderado  pelo deputado Arthur Lira, exibe a original fantasia de sabujos. Bordada com paetês, cristais, plumas, serpentinas e confetes, para agradar Bolsonaro. De camarote, o mito de barro garante cargos e emendas para quem manter-se serviçal  e fiel aos sussurros do Planalto. No Senado, o Rei Momo Davi Alcolumbre escolheu Rodrigo Pacheco para porta-estandarte dos fantoches palacianos. Do outro lado,   apresenta-se  a senadora Simone Tebet. Desfila no sambódromo como mestra de bateria. Jurando que rufa tambores sem dobrar a espinha para Bolsonaro.  Nas arquibancadas virtuais, o povo, que sempre paga as contas, sem jamais ser ouvido nem cheirado, vaia a colossal pantomima. (Vicente Limongi Netto)

Reforço

Saúde mental: SES reforça quadro de psicólogos para atendimento a profissionais da Saúde ( Raine Luiz / Divulgação)

Quem cuida também precisa de cuidados. Essa foi a prerrogativa da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) para a contratação de 50 psicólogos, duas psiquiatras e 20 assistentes sociais para o atendimento de profissionais da Saúde, atuantes nas unidades hospitalares e em licença por transtornos psicológicos. As contratações reforçam os atendimentos de acolhimento, que já vinham sendo realizados desde o início da pandemia em Manaus, pela rede pública. Todos os profissionais que atuam nos HPSs e SPAs poderão ter o atendimento, como médicos, enfermeiros, técnicos, maqueiros, auxiliares de serviços gerais, recepcionistas e outras funções. A consulta poderá ser presencial, na própria unidade onde o profissional atua, ou virtual, com aqueles que estão licenciados. Maravilha!

Bendita vacina

Com a chegada no domingo (24), a Manaus, de 132.500 doses da vacina AstraZeneca será possível imunizar 74,45% dos trabalhadores da saúde, além de 100% dos idosos acima de 75 anos que moram no Amazonas. Por recomendação do Ministério da Saúde, as doses de AstraZeneca irão atender 35% de trabalhadores de saúde; 100% de idosos acima de 75 anos; e 37% de idosos entre 70 e 74 anos. A Nota Informativa nº 02/2021 da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que orienta a distribuição das vacinas aos municípios, foi apresentada e aprovada na noite de domingo, em reunião com representantes dos órgãos de controle do Estado do Amazonas.

No estaleiro

Titular da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), meu considerado Sabá Reis, se afastou de suas funções, na última sexta-feira (22), para tratamento de saúde. Ele testou positivo para Covid-19. Devido a alta demanda nas redes hospitalares locais, orientado por familiares, o secretário se deslocou para São Paulo-SP para tratamento. Seu estado de saúde é considerado estável, com sintomas até o momento leves. Ele só retorna a Manaus depois que for integralmente liberado pelos médicos. Fica o registro!

BDay

Belmirinho Vianez, Chico Rodrigues, Rafael Grosso, Cileide Moussalem Rodrigues, Valdir Diniz Júnior e Marcos Alcântara figuram na lista das festejados aniversariantes desta terça-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna!

GALERIA

Valdir Diniz Júnior é um dos festejados aniversariantes desta terça-feira. Parabéns
Em Brasília, meu considerado Haroldo César Michiles festejou ontem mais uma virada de folhinha. Salue mon ami