Novo ano, esperanças renovadas

Hoje, é o último dia de 2020, que se vai deixando no rastro grandes tristezas. A pandemia do Covid-19 ceifou implacavelmente milhares de vidas e abalou profundamente a economia global. Aqui no Brasil não foi diferente, quase 200 mil vidas se foram. Aproveitando o momento, governos desonestos fizeram a festa com a pandemia para furtar e engordar suas contas bancárias. O povo que se lixasse com sua aflição e perdas. Felizmente, a vacina contra o terrível mal está a caminho. Oremos!

Neste dia 31 de dezembro vamos festejar sim. Vamos celebrar a esperança de dias melhores. Vamos comemorar amizade e a solidariedade que se fez presente em todos os momentos da pandemia. Vamos solenizar os médicos do mundo inteiro pela sua luta constante para salvar vidas. Eles são os grandes heróis da batalha. Enfim, vamos comemorar a vida, a grande dádiva divina, com a expectativa de dias melhores que haverão de vir. FELIZ 2021 PARA TODOS!

Nas mãos do Prefeito

O Movimento Ficha Verde (MoFV) enviou na terça-feira (29),  uma Nota ao prefeito Arthur Neto solicitando que vete o Projeto de Lei 280/2020, que promove a revisão de limites e prejudica a Área de Proteção Ambiental (APA) da Floresta Manaós, localizada na região do campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e representa importante espaço de preservação do meio ambiente na cidade.  

O Projeto de Lei é de autoria do vereador Reizo Castelo Branco, que tramitou e foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Segundo os membros do MoFV, essa área é a mesma que está sendo pleiteada desde 2016 por uma empresa privada para a construção de um posto de gasolina no local. O processo de mudança foi negado em todas as instâncias jurídicas, principalmente por estar em área vetada para esse tipo de empreendimento e também, atendendo a uma mobilização popular. Será que o prefeito assinará?

Dona Zezé virou estrela

Uma mulher admirável, bondosa e adorável, assim era Dona Zezé Pio de Souza. Tive o privilégio de conhecer essa mulher incrível, desapegada e agregadora. Conversar com ela era uma lição de vida. Com simplicidade e carinho, conquistou o coração de todos que tiveram a honra de conhecê-la, inclusive eu. Ela partiu na segunda-feira rodeada pelo carinho da família. Foi encontrar o marido Fernando Mattos de Souza e o primogênito Elton Pio de Souza. Dona Zezé é hoje uma brilhante estrela na constelação divina. Descanse em paz, amável senhora!

Vacina à vista

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), laboratório público ligado ao Ministério da Saúde, deve pedir até a próxima semana o registro da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e o grupo farmacêutico AstraZeneca. O imunizante é a principal aposta do governo federal — que já tem contrato assinado — para combater a pandemia do novo coronavírus. A Fiocruz pretende entregar 210,4 milhões de doses no País ao longo de 2021, soma suficiente para vacinar mais de 105 milhões de pessoas. Oremos!

Interrupção no atendimento 

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) informa que os prazos processuais, em trâmite no órgão, estão suspensos. A previsão de retomada será no dia 20 de janeiro de 2021. A interrupção do calendário de audiências consta em portaria do Procon-AM. O documento apresenta orientações aos servidores, consumidores e fornecedores com base no decreto  N° 43.234, publicado na imprensa oficial com o intuito de garantir a contenção dos casos de Covid-19 no Estado.

Premiadíssimo

Olha que legal! A capital amazonense conquistou o Prêmio Lixo Zero Brasil, na categoria “Melhor evento municipal”. Ao todo, 11 projetos de Manaus de instituições públicas e privadas, além de pessoas físicas, concorreram nas 16 categorias do prêmio idealizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), instituição que atua em todo o país no desenvolvimento de ações com foco na destinação correta dos resíduos. Muito bom!

Arregaçando as mangas

Antes mesmo de assumir oficialmente o comando da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), o ex-deputado estadual Sabá Reis (Avante) já definiu que a Zona Leste será a primeira a receber, já no primeiro dia de 2021, os serviços da sua futura equipe. É por aí. Aliás, lembro ao futuro secretário, que inclua o término do asfaltamento do Bairro de São Jorge na sua planilha de obras. Nós moradores, agradecemos. Até lá!

Nas redes sociais

Obedecendo ao decreto do Governo do Amazonas com novas medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19 no Estado – entre elas o fechamento de espaços públicos e o cancelamento de eventos, o projeto ‘Elas Cantam Samba’ lançou no último dia 29, o videoclipe ‘É Coisa de Deus’, nas redes sociais das cantoras Márcia Siqueira (2marciasiqueira_) e Lucilene Castro (@lucilenecasttro), também é possível assistir pela rede YouTube.  O clipe com a música ‘É Coisa de Deus’ composta pelo músico amazonense Júnior Rodrigues em parceria com Don Don, foi todo gravado no flutuante The Float House, com imagens que mesclam o samba com imagens da Amazônia. Confira!

Bom senso

Nós, Norma e Antônio Silva; visando a segurança e bem-estar, de todos os nossos amigos e familiares, optamos por transferir a comemoração de nossas BODAS DE OURO que seria realizada no dia 03 de janeiro de 2021, para outra oportunidade, sem data ainda definida. Certos de estarmos tomando a melhor decisão e atendendo ao que foi estabelecido pelas autoridades locais. Desde já agradecemos o carinho e amizade. Certíssimos, amigos queridos. Decisão mais do que acertada!

BDay

Ozias dos Santos Santiago, Margareth Lobato, Jair Becil, Eduardo Vieiralves e Pedro César Ribeiro figuram na lista das festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

Por conta da pandemia de Covid-19 e preservar a saúde de familiares e amigos, Antonio e Norma Silva transferiram para uma outra data a ser definida, o festejo de suas Bodas de Ouro. Isso se chama bom senso
Mecenas amazônico, o empreendedor Zeca Nascimento saúda a chegada de 2021 no aconchego de sua morada no Centro antigo. Um vencedor
Artur e Gracélia Benacon de Oliveira recebem restrito grupo de amigos na sua morada do Ephigênio Salles para saudar a chegada de 202. Finos
A elegante, charmosa e descolada Carol Assi Alencar, está em Búzios com os filhos onde passa a virada do ano. Chique demais
Presidente da Amazonastur, Roselene Medeiros fecha 2020 com resultados positivos para a empresa que dirige. Uma guerreira
A arquiteta e urbanista Leila Barakat conseguiu superar as dificuldades de 2020 com muita criatividade e bom humor. Poderosa