Decreto sobre IPI dos concentrados de refrigerantes é garantia para a Zona Franca de Manaus

O Amazonas comemora a decisão do presidente Jair Bolsonaro de fixar permanentemente em 8% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os concentrados de refrigerantes. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) de anteontem (20), a medida beneficia as indústrias do segmento instaladas na Zona Franca de Manaus, que têm direito a crédito fiscal presumido no valor da alíquota. 

“Isso é muito importante para o estado do Amazonas, é a garantia da permanência dessas empresas do setor de concentrados e também da geração de emprego e renda. Então, ficam aqui os nossos agradecimentos ao presidente Jair Bolsonaro pela sua sensibilidade, pela maneira diferente como ele tem olhado para o estado do Amazonas e também tem ajudado na proteção da Zona Franca”, comentou o governador. 

O percentual de 8% de IPI sobre os concentrados já estava em vigor desde 20 de fevereiro, mas o decreto anterior tinha validade até 30 de novembro deste ano. Com a nova determinação, o benefício passa a ser definitivo.

 “A elevação de alíquota de IPI busca assegurar uma política fiscal adequada para a Zona Franca de Manaus (ZFM), tendo em vista que, atualmente, a maior parte da produção do extrato concentrado de refrigerante está centralizada neste local”, afirmou o Ministério da Economia, em nota divulgada pela pasta. Coisa boa!

Reconhecimento internacional

O guaraná nativo e o bastão de guaraná da Terra Indígena Andirá- Marau, localizada no município de Maués, receberam o registro de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência (IP), do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O reconhecimento divulgado no início dessa semana foi comemorado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que acompanha os produtores rurais e o desenvolvimento da atividade no estado. Com isso, a planta típica da região Norte recebeu o reconhecimento nacional de qualidade, que garante a procedência e traz mais valor ao produto. Coisa boa!

Vivo busca profissionais

A Vivo está em busca de profissionais para a área de relacionamento com cliente da companhia. Ao todo são 1.000 vagas disponíveis para atuar como analista de relacionamento nos Call Centers próprios em Curitiba (PR) e Fortaleza (CE). Os interessados precisam ter o ensino médio completo, domínio de informática e pacote office. Importante também ter um perfil consultivo, analítico, com experiência em outros mercados, além de atributos como empatia, entusiasmo, energia, foco no cliente e estar conectado com o propósito da empresa de digitalizar para aproximar, com pensamento digital e inovador. Estar cursando ou ter completado o ensino superior será um diferencial. os interessados devem acessar a página https://talentosvivo-relacionamento.gupy.io/.

Cooperação técnica

A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TER-AM), abrirá, nesta sexta-feira (23), inscrições para o Processo Seletivo 008/2020. A finalidade é atender ao Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre os dois órgãos para a contratação de profissionais que irão trabalhar na realização das Eleições Municipais 2020, em todo o Amazonas. As inscrições poderão ser feitas até segunda-feira (26) e as contratações iniciarão já na quarta-feira (28), obedecendo à lista de classificação e cadastro de reserva. O edital completo e informações sobre as inscrições estarão disponíveis no site da Aadesam:http://www.aades.am.gov.br/

Dia Mundial da Ópera

Em 25 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Ópera, uma iniciativa das organizações Opera America, Ópera Latinoamérica e Opera Europa, além de representantes da ópera pelo mundo. Para celebrar a data será realizado um recital de canto e piano com obras de grandes nomes como Claudio Santoro, Giacomo Puccini, Giuseppe Verdi, entre outros, neste domingo (25/10), às 19h, no Teatro Amazonas. Para prestigiar é preciso agendar a vaga pelo Portal da Cultura (bit.ly/diamundialopera). O recital terá a participação do tenor Juremir Vieira, da soprano Raquel de Queiroz e do maestro Marcelo de Jesus, ao piano. Além de Santoro, Puccini e Verdi, o repertório ainda conta com obras de Richard Strauss, Arrigo Boito e Amilcare Ponchielli.

Aula em Casa

O projeto “Aula em Casa” ganhará uma nova faceta, a partir de sexta-feira (23). Desta vez, o regime especial de aulas não presenciais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto passará a exibir o cursinho pré-vestibular “Conquistar”, realizado pela pasta desde 2018. A iniciativa visa, como o nome indica, preparar os alunos do Ensino Médio para as próximas avaliações externas, como Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Ingresso Seriado (SIS, para UEA) e Processo Seletivo Contínuo (PSC, Ufam). Agora, sempre às sextas-feiras, dentro da programação do “Aula em Casa”, os estudantes poderão revisar os conteúdos curriculares e se preparar, da melhor maneira possível, para os vestibulares. As aulas já foram gravadas e dívidas por ano (1ª, 2ª e 3ª série), ou seja, cada horário será destinado a um grupo de alunos. As videoaulas preparatórias serão exibidas pelo canal 2.3.

Idam convoca aprovados em concurso

O auditório da Secretaria de Produção Rural (Sepror), no Japiim, ficou movimentado ontem (21), por ocasião da assinatura do decreto de nomeação dos 227 aprovados no concurso do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), realizado em 2018. Os profissionais atuarão nos 62 municípios do Amazonas e serão lotados, conforme o pólo de aprovação, em uma das 66 unidades locais do Idam na capital e no interior do estado. Segundo o governador Wilson Lima, a convocação é resultado do compromisso do Governo do Amazonas com o setor primário, fundamental para a economia do estado durante a pandemia. É por aí!

Bem avaliados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019 dos cursos avaliados em todo o Brasil. O curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desenvolvido na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), alcançou o conceito 5, nota máxima da avaliação. Também obtiveram ótimas avaliações no exame os cursos da UEA de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Farmácia e Odontologia, que alcançaram nota 4. Os cursos de Engenharia Química, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica obtiveram nota 3. Nesta edição, dos 8.368 cursos avaliados, apenas 510 atingiram a maior nota. Maravilha!

Coletiva na Suframa

A Superintendência da Zona Franca de Manaus- Suframa promove, às 15h (horário de Manaus) desta quinta-feira (22), no auditório da Autarquia, entrevista coletiva com o superintendente Algacir Polsin para tratar sobre a 294ª Reunião do Conselho de Administração da Suframa e outros temas afetos à Zona Franca de Manaus. A coletiva será realizada presencialmente, mediante observação a todos os cuidados e recomendações relacionados à Covid-19. Fica o registro!

BDay

Betty Suely Lopes Quintas, Luismar Rocha (em Itumbiara-GO), Dora Roldão, William Costa, Clariça Caires, Charles Bastos Neves e Luisete Oliveira figuram na lista das festejados aniversariantes desta quinta-feira. Personalíssimos e muito estimados por certo serão alvo dos merecidos cumprimentos. A todos, os parabéns da coluna.

GALERIA

A queridíssima Dora Roldão é uma das festejadas aniversariantes desta quinta-feira. Cheers
Luismar Rocha celebra hoje em Itumbiara-GO, onde é cerimonialista e colunista Social na Revista Perfil Magazine, mais um outubro na sua vida. Santé, ami
Em Sampa, a bela urbanista Clariça Caires de Lima emplaca mais um ano de vida. O festejo será com o marido empresário Ruy Carlos Tone. Félicitations ma chère
Dirce e Nelson Nunes, casal querido nas altas rodas sociais da Grande Manaus. Gosto deles
Alice Villela Lins, personalidade estimada em sociedade que dispensa maiores comentários
Sônia Jinkings e seu inseparável amigo de todas as horas Manoel Moreno
Hiroya e Maria Olinda Takano dois queridos da cena social manauense
A fixação permanentemente em 8% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os concentrados de refrigerantes, beneficia as indústrias do segmento instaladas na Zona Franca de Manaus, que têm direito a crédito fiscal presumido no valor da alíquota (Reprodução)